sábado, 13 de agosto de 2011

O SALMO 100 E SUAS CARACTERÍSTICAS DE LOUVOR E ADORAÇÃO

O Salmo 100 e suas características de louvor e adoração a Deus.

O Salmo 100 termina uma série de salmos com louvor e adoração, entre outros assuntos,  que começou no salmo 90, com um cântico de pleno louvor até então não realizado, suprindo esta falta nos salmos já mencionados. Vamos ver como o salmista escreveu o salmo 100:


CONVITE AO LOUVOR

Sl 100.1 Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os habitantes da terra.

Sl 100.2 Servi ao Senhor com alegria, e apresentai-vos a ele com cântico.

Sl 100.3 Sabei que o Senhor é Deus! Foi ele quem nos fez, e somos dele; somos o seu povo e ovelhas do seu pasto.

Sl 100.4 Entrai pelas suas portas com ação de graças, e em seus átrios com louvor; dai-lhe graças e bendizei o seu nome.

Sl 100.5 Porque o Senhor é bom; a sua benignidade dura para sempre, e a sua fidelidade de geração em geração.


COMEÇAMOS com um convite todo especial de CELEBRAR COM JÚBILO, ou seja celebrar ao Senhor com entusiasmo, com menção jubilosa, com expressão de muita alegria; e esta conclamação é para todos os habitantes da terra. Quem celebra com alegria ao seu Senhor e salvador também tem a honra de servi-lo com mais alegria ainda e sempre se apresenta ao seu Senhor com cânticos (louvores do coração e da alma). Há uma nítida comparação entre os servos que servem com alegria ao seu Senhor e as ovelhas do seu pasto que representam criações domesticadas e humildes. Somos sim ovelhas do seu pasto, nosso Pastor é Jesus Cristo e por isso o louvamos e adoramos de coração. 

O Senhor é bom e a sua benignidade não tem fim; a sua fidelidade é infinita, o seu amor é imensurável, sua glória é esplêndida, seu sacrifício foi expiatório, sua jornada na terra foi de santidade para cumprir com toda a lei, sua submissão ao Pai foi e sempre será um exemplo para toda a humanidade de quem se submete a fazer um sacrifício em favor de outras pessoas e nunca será esquecido, será sempre lembrado; Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador é lembrado por todos os seus méritos, por ser o Filho unigênito do Pai, mas por seu sacrifício vicário (substitutivo) na cruz do calvário para salvar a todos quantos quizerem aceitá-lo com Salvador e Senhor de suas vidas. Nós é que deveríamos pagar o preço de nossa salvação, mas Jesus Cristo pagou um alto preço para nos salvar; Ele derramou seu sangue imaculado para pagar o preço de nosso resgate. Ele morreu mas ressuscitou dentre os mortos e está vivo e vive e reina para sempre junto do Pai.

HÁ UMA VIVA ESPERANÇA PARA A HUMANIDADE.  

Através do louvor e da adoração do salmo 100 nós podemos aprender que em todos os momentos de nossa vida aqui nessa terra, Deus tem grande amor por você e por mim nos dando a certeza de uma viva esperança de redenção e salvação através do seu plano para resgatar o perdido pecador. 

Nós todos estávamos sob a condenação da lei, em romanos 6.23 diz: " O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE, MAS O DOM GRATUITO DE DEUS É A VIDA ETERNA POR CRISTO JESUS...". Voltando para a mensagem do salmo 100  nós podemos dizer que quem está alegre canta, louva, pula de alegria, até o coração parece saltar para fora e bate forte de emoção quando alcança a vitória. 

Essa vitória pode até ser em qualquer área da vida secular, e muito mais alegre ficamos quando recebemos de Deus as bênçãos tão desejadas e com muita oração e sacrifício buscadas diante do Senhor. Quero aqui dizer para você uma coisa muito importante, você não deve ser conhecido por características negativas que são causadas por adversidades da vida, mas você deve ser conhecido por características de um vencedor que louva e adora ao Criador sabendo que se perder uma batalha não significa que perdeu a guerra e que vai continuar lutando para vencer com muito louvor e adoração ao Senhor nosso SALVADOR.


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor


terça-feira, 9 de agosto de 2011

LIBERTOS DA ESCRAVIDÃO DO PECADO.

Fomos libertos da escravidão do pecado, graças a Deus

A escravidão durou muitos anos no Brasil até que um dia a rainha Isabel aboliu a escravatura no Brasil em 13 de maio de 1888. Mas eu quero lhe dizer que existem escravos desde quando o Brasil foi descoberto até os nossos dias; e mesmo antes do Brasil ser descoberto já existia a escravidão. 

Estou falando de uma escravidão diferente, não é da escravidão comumente conhecida que estou falando. Quando se coloca as pessoas para fazer trabalho escravo nós ficamos revoltados de como pode um ser humano escravizar outro ser humano, simplesmente por causa de sua autoridade ou do seu poder aquisitivo. 

Mas sabia que você pode estar sendo contado como escravo nesse mundo, mesmo tendo dinheiro, bens, mesmo vivendo regaladamente, não importando com sua raça, crença, cor, conhecimento... a Bíblia diz: Jo 8.34 "Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: Todo o que comete pecado é escravo do pecado".

Agora que você já sabe que existem outros tipos de escravidão, quero convidar você a sair dessa vida de pecado, para que você possa viver como uma pessoa livre neste mundo, não sendo mais escravo do pecado; milhões e milhões de pessoas sabem que são escravos dos vícios, das drogas, da idolatria, da feitiçaria, da pornografia, do adultério, da prostituição, etc, e etc, mas existe UM que morreu e ressuscitou para nos garantir a libertação e nos perdoar todos os pecados e nos livrar da lei da escravidão; 

Jesus Cristo Salva, Jesus Cristo cura, Jesus Cristo Liberta, Jesus Cristo batiza com o Espírito Santo e em breve Jesus voltará para arrebatar a sua igreja. 

Em Romanos 7.22 e 23 diz: "Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação, e por fim a vida eterna: porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.


PELA GRAÇA SOIS SALVOS

Pela graça sois salvos e isso não vem de vós, é dom de Deus.

Tudo que Deus quis fazer para que sua criação principal o ser humano, pudesse ser salvo e o melhor que Ele fez foi lhe conceder o dom da graça para ser salvo gratuitamente. Porque diz a Bíblia " Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores". Rm. 5.8; 

O amor de Deus é tão grande que não se importou com a fraqueza do ser humano. 

O próprio ser humano que Deus criou, Ele, Deus, o dotou de capacidade para escolher o seu modo de viver. Deus o capacitou e deu inteligência suficiente para exercer o livre arbítrio. 

Todo ser humano tem capacidade de saber a diferença entre o bem e o mal. Todo ser humano tem capacidade de saber o que é felicidade e o que não é. Todo ser humano tem capacidade de saber o que é dor e o que não é. Todo ser humano tem capacidade de saber o que é amor e o que é ódio. 

Deus deu ao ser humano a consciência para saber das coisas que são e as que não são boas e excelentes ou ruins e más. Todo ser humano, enquanto criatura de Deus, vive no mundo querendo ser do mundo, mas quando ele aceita a Jesus e o plano de salvação que Deus planejou para resgatar a sua criatura do pecado e torná-lo filho, agora vive no mundo mas não é mais do mundo e sim de Deus, como disse o apóstolo Paulo: "...agora não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim...".

Acontece uma grande transformação na vida do ser humano quando ele aceita a Jesus como seu único e suficiente salvador. A velha natureza, a natureza da carne que nascemos com ela, só pode dominar o ser humano enquanto o ser humano der lugar a essa natureza carnal, fazendo tudo quanto a carne desejar.

Mas, quando a pessoa se converte, quando a pessoa aceita a Jesus como seu único e suficiente salvador, o milagre da mudança de natureza da pessoa tem que ser evidente, ou seja, agora salvo em Cristo a pessoa adota a nova natureza de Cristo como regra de fé para viver nela e por ela. 

O ser humano agora convertido ao Senhor vai perceber que a natureza da carne sempre vai te molestar para fazer e praticar tudo o que a carne gosta, mas a natureza de Cristo tem que ser imperativa na sua vida para rejeitar tudo que é errado e não praticar mais aqueles erros que praticava antes de aceitar a Jesus. No evangelho de João 3.16 diz: "Porque Deus amou o mundo (o ser humano) de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nÊle crer não pereça mas tenha a vida eterna". 

Essa garantia que Deus dá a todos os que acreditam na sua palavra, faz com que nós possamos viver pensando que não pereceremos aqui no mundo de pecado, mas que Deus nos abriu o caminho para a salvação e a vida eterna com Êle. Essa é a garantia de que o criador, Deus, preparou tudo para que sua criatura pudesse viver eternamente com ele como filho e junto com seu Filho amado Jesus. Ele repartiu da sua glória para com todos os que creem. Em Romanos 10.08-13 diz: "Porém, que se diz? A palavra está perto de tí, na tua boca e no teu coração, isto é, a palavra da fé que pregamos. 

Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 

Porque com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa a respeito da salvação. Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nÊle crêr não será confundido. ...Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo".


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.