sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

UM MENINO QUE MUDOU A HISTÓRIA DA HUMANIDADE

JESUS CRISTO NASCEU EM BELÉM DA JUDEIA; ELE É O MENINO QUE NASCEU E MUDOU A HISTÓRIA DA HUMANIDADE. TODO O QUE NELE CRER SERÁ SALVO, PORÉM O QUE NÃO CRER SERÁ CONDENADO. 

A promessa de Deus em Gênesis 3.15 de que iria nascer um que seria capaz de pisar na cabeça da serpente, aquela serpente que possuída pelo arqui inimigo de Deus enganou Eva, em todo o decorrer do Velho Testamento vemos o propósito de Deus em cumprir o prometido no tempo certo em que cada situação necessitava de intervenção do próprio Deus para fazer cumprir sua promessa preservando os antecedentes familiares das gerações de Jesus até Jessé pai de Davi e depois dele até Mateus capítulo 1 quando ali podemos ver a relação das gerações até o nascimento do Messias prometido que nas palavras do profeta Isaías 9.6,7 diz que: Um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz"...

Houve uma verdadeira corrida para ver que menino era aquele que tinha nascido em Belém da Judeia, Uma estrela guiava os 3 reis magos do oriente que vinham trazer presentes para aquele menino; muito embora Jesus tivesse nascido num dos lugares rejeitado até pelos pobres, junto com os animais numa estrebaria e colocado numa manjedoura como seu berço,  houve perturbação no palácio real quando tiveram notícia de que um menino diferente havia nascido no mundo, houve matança de crianças para ver se matavam aquele menino junto com os outros, houve a fuga de José e Maria para o Egito para proteger aquele menino.

Estava acontecendo algo na região da Palestina que nunca havia acontecido em qualquer parte do mundo, havia nascido um ser humano que fora gerado por obra e graça do Espírito Santo de Deus para cumprir aquela promessa feita em Gn.3.15 e desde o ventre materno já estava sendo perseguido, porque as pessoas não aceitavam o nascimento virginal de Cristo, e muito menos aceitavam a ideia de um REI QUE VINHA EM NOME DO SENHOR. Israel queria um REI POLÍTICO QUE NASCESSE EM BERÇO DE OURO NOS PALÁCIOS OU NO TEMPLO EM JERUSALÉM. José que era o noivo e futuro marido de Maria ao questionar sobre aquela gestação o próprio Deus tomou providências e um Anjo de Deus aparecendo em sonho confortou José para que acreditasse no milagre que Deus estava fazendo do nascimento virginal de Cristo Jesus que estava sendo gerado no ventre de sua AMADA MARIA, que também foi chamada de AGRACIADA, BEM AVENTURADA. Maria era uma jovem que tinha uma íntima comunhão com Deus, tinha compromisso com Deus e aquela gestação que lhe foi dada por Deus foi para honrá-la como serva do Deus Altíssimo.

Aquela criança cresceu brincando com outras crianças, ajudando seu pai José (adotivo, terreno) que era carpinteiro, e cumpriu todos os mandamentos das Leis e dos Profetas, e quando já tinha 12 anos de idade já estava no meio dos doutores da Lei no templo em Jerusalém discorrendo sobre as palavras Bíblicas a respeito do Messias.

Viveu prestando honra para sua família terrena, trabalhou como qualquer outro trabalhador no meio dos pobres, até chegar a hora de realizar sua principal missão, a dura hora de enfrentar a realidade de dizer que ERA O PROMETIDO, O FILHO DE DEUS, O REBENTO DE JESSÉ, O ESPERADO DAS NAÇÕES, O UNIGÊNITO FILHO DE DEUS, AQUELE QUE HAVIA DE VIR PARA CUMPRIR COM TODA A JUSTIÇA E A PROMESSA DO PAI. Realizou todos os tipos de milagres presenciais e à distância, tudo aquilo que era impossível até aquele tempo de acontecer estava acontecendo  e em todos os lugares por onde Ele passava percebiam que Ele tinha algo diferente e o procuravam para ser curados, libertos até da possessão de demônios, Ele era admirado e odiado por muitos ao mesmo tempo; causou inveja e causou tremores nos palácios e no meio daqueles que se achavam 'donos da legalidade religiosa'.

Ele veio para mudar a história da humanidade, Ele veio para perdoar e salvar a humanidade de seus pecados. Ele veio para abrir novamente o caminho de comunicação entre a humanidade e Deus, porque havia sido interrompido com o pecado chamado de original que não tem nada de original causado pelo primeiro casal que Deus criou, ADÃO E EVA. Aquela chaga profunda precisava ser curada, aquela separação precisava ter uma solução e a solução única encontrada por Deus foi de enviar seu próprio Filho, nascido de mulher para que morresse por nós pregado numa cruz que seus próprios concidadãos prepararam para matá-lo. 

O túmulo não o conteve, Ele ressuscitou dentre os mortos, ficou ainda quarenta dias na terra foi visto por centenas de pessoas e foi para o Céu aguardar sua Noiva gloriosa a Igreja do Senhor que segue seus passos deixados não só na areia mas em todos recantos por onde o Evangelho chega através de pessoas como eu e você que podemos anunciar que Jesus Cristo Nasceu e quer mudar a história de sua vida pra melhor assim como Ele mudou a minha vida e de milhões de CRISTÃOS NA FACE DA TERRA.

"GLÓRIAS A DEUS NAS ALTURAS, PAZ NA TERRA, BOA VONTADE PARA COM OS HOMENS". Lucas 2.14. 

Deus abençoe ricamente sua vida. Deixe Jesus Cristo fazer morada no seu coração e ser o dono, o proprietário, de sua vida e você terá um amigo confiável, um amigo fiel e que não vai te decepcionar.




Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.




segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O PROPÓSITO DO NATAL

Você já pensou qual o verdadeiro propósito do Natal? Qual o verdadeiro sentido do Natal?

Estamos chegando ao dia 25 de dezembro de 2011, porém o Natal se repete todos os anos, data esperada para grande venda de produtos natalícios, o público consumista está nas ruas gastando o que pode e o que não pode, para realizar o sonho de todos os anos: CONSUMIR MUITO, GASTAR MUITO, COMPRAR MUITO,  tudo o que puder e se possível mais do que no ano passado e mais de tudo o que todos os amigos compraram juntos. O que importa é gastar. O décimo terceiro salário já se foi, o mês ainda não acabou, o natal ainda não chegou, o fim de ano está próximo, mas a gastança ainda não parou. 

É bom gastar, é bom ir ao shopping, é bom ir às ruas para ver todo mundo gastando, comprando, e numa hora dessas você também não deixa de gastar. Dizem que comprar é bom até para a saúde, como é bom gastar minha gente, como é bom comprar presentes pra todo mundo e pra gente também, é aquele negócio que a gente costuma dizer: 'este presente é de mim para mim, porque não tem ninguém mais que mereça este presente do que EU'. Mas, espere, seja sensato, tenha a cabeça no lugar, seja sóbrio, escute os bons conselhos dos economistas para se conter e comprar somente o necessário porque nesta época do ano os produtos ficam muito caros, e depois não adiante chorar o leite derramado. 

Depois de dezembro vem o mês de janeiro e é aí que o 'bicho pega', depois vem o fevereiro com mais aperto ainda, com impostos pra pagar, com compras de materiais escolares, com pagamento dos pré-datados, pagamento das compras que foram feitas para começar a pagar com 60 ou 90 dias depois, etc, daí  em diante vai o ano todo só de sacrifício para pagar o rombo deixado no natal, porque as despesas correntes que são necessárias para sobrevivência, não param. Estas contas de consumo diário não dormem, assim como os juros também não dormem, então fica aqui nossa sugestão, CUIDADO, Deus te deu as bênçãos na vida material, então agradeça a Deus e não jogue tudo fora com a desculpa de que você estava precisando gastar tudo o que ganhou e ainda fazer dívidas para o próximo ano.

A Bíblia nos ensina sobre o nascimento de Jesus; Ele nasceu numa estrebaria, a estrebaria era um lugar onde se colocavam os animais para ficarem guardados ali até que seus donos viessem buscá-los. Ele foi colocado em uma manjedoura que era o lugar onde se colocavam capim para os animais comerem, ou seja para alimentar os animais. Ali foi o berço de Jesus, Ele nasceu de uma forma muito simples, em um lugar muito simples, seus pais Maria e José eram pobres, porém eram dignos e de famílias honradas, estavam ali para cumprir com a lei porque havia um decreto de que todas as famílias da região deveriam ir à sua cidade natal para se alistarem, ou cadastrarem como cidadãos daquela cidade ou região; José e Maria saíram de sua cidade chamada Nazaré e foram para Belém, Maria estava grávida já perto de dar a luz, e chegando lá na cidade de Belém da Judeia, a cidade estava toda cheia de pessoas que tinham vindo de muitos lugares para se alistarem; José e Maria não encontraram hospedagem e tiveram que ficar naquela estrebaria, mas, já era tudo plano de Deus, para mostrar ao mundo a simplicidade daquele que ia nascer e a simplicidade do evangelho do reino de Deus que Jesus iria anunciar ao mundo. Jesus nasceu, Glórias a Deus, para trazer as maiores e melhores transformações na vida do ser humano e oferecer gratuitamente a salvação para todos os que cressem em suas palavras e as adotassem como regras de fé. Deixe Jesus nascer hoje ainda em seu coração, porque o evangelho de Jesus é poderoso para te abençoar, te salvar, FELIZ NATAL EM NOJE DE JESUS. Sobre o nascimento de Jesus leia o Evangelho de Mateus capítulos 1 e 2. 

Deus abençoe vocês e a todos de sua família com a paz do Senhor Jesus.




Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor









sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL OU NATAL FELIZ.

 Feliz natal ou natal feliz pra todos.

Segundo uma regra básica da matemática, a ordem dos fatores não altera o produto. Eis a questão. Podemos ter um feliz natal ou um natal feliz. Vamos discernir a lógica desta mensagem. 

Para se ter um feliz natal muitas pessoas, se não a maioria, acha que para se ter um feliz natal tem que ter muito dinheiro no bolso e saúde pra dar e vender como na letra de uma música de fim de ano. Feliz natal pra muitas pessoas é ter como comprar todos os presentes que desejar, é comprar todas as coisas e objetos que julga que necessita para sua sobrevivência. É comprar o máximo possível de coisas, objetos, roupas, calçados, alimentos, bebidas. É se embriagar com o máximo de bebidas das mais caras que nunca tenha comprado mas abre o bolso e a conta, usa até o cartão de crédito ou o talonário de cheques para fazer os pré datados, mas, não deixa de saciar seus desejos imediatos de ter um 'FELIZZZ NATALLL'. 

Para muitos não importa o que vai acontecer depois, importa é viver o hoje, o presente, o dia ou a noite que antecede o natal. Leitoa assada não pode faltar, churrasco e outros pratos deliciosos e vinhos, castanhas e frutas da época também não podem faltar, os parentes e amigos também são convidados para a festança, a cachaça e o tabaco (muitos usam cigarro, outros usam é drogas mesmo) tem prioridade na festa. A noite de natal tem que ser perfeita, tem que ser muito 'alegre', tem que ser única, até as músicas tocadas são trocadas por músicas preferidas e não as de natal. Ganhar presentes fica em último plano, o importante é festejar a data da melhor maneira possível. Mas há algo estranho acontecendo nesse tipo de natal vocês não acham? Parece que o dono da festa que deveria ser homenageado, nem é lembrado.

NATAL FELIZ.

Para se ter um natal feliz muitas pessoas tem que esperar a ajuda e a solidariedade dos outros. Lutaram o ano inteiro para se ter pelo menos a sobrevivência e olha lá que foi muito duro, muito difícil. O dinheiro acabou antes de todos os meses. Os meses foram se acabando porém o dinheiro acabava antes de cada mês. E FALTOU DE TUDO OU QUASE TUDO. Só não faltou coragem para continuar na trilha da esperança. Esperança de que o outro dia seria melhor. Esperança de que o outro dia seria de mais saúde para trabalhar pelo pão nosso de cada dia. Para não faltar o pão na mesa no outro dia teria que se desdobrar mais e mais, porque o choro de uma criança pedindo 'mãe eu quero comer pão' ou 'mãe eu quero beber leite' dói mais do que no coração, dói na alma de quem tem coração e alma, e a mãe que, as vezes ajuda o marido a ganhar o pão para se ter na mesa de sua casa, vê o marido sair bem cedinho para trabalhar e ela cuida de seus filhos, sua casa, seu marido e ainda vai em frente sem olhar as dificuldades, trabalhar fora também, para não faltar o pão na sua mesa. Não estamos falando aqui de crianças abandonadas nas ruas, nem dos velhos nos abrigos dos velhos que são rejeitados por seus familhares. 

A pouco tempo fui visitar o abrigo dos velhos no dia de natal. Foi muita surpresa. Alguns me agradeceram por lembrar deles; outros diziam: que bom que você veio me visitar porque meu ou meus filhos se esqueceram de mim aqui e faz muito tempo que não vem me visitar. SERÁ QUE ELES SE ESQUECERAM DE MIM? Eu fiquei espantado com tantos idosos, velhinhos mesmo, abandonados nos abrigos dos velhos; estavam esperando pelo menos uma visita de seus filhos; esse seria o natal feliz para estes velhos abandonados nos abrigos. Estão desejosos de receber pelo menos um abraço de seus filhos, esse seria o melhor presente para eles.

As crianças são muito lembradas para que o papai noel dê presentes para elas, muitas crianças recebem como presente apenas um abraço de seus pais e familiares, quando recebem, porque estes são esquecidos da sociedade e não tem como comprar um presente. Quando muito vão aonde está um 'papai noel' pra ver se ganham pelo menos um abraço. Mas como não fizeram nenhuma compra na loja que patrocina o papai noel, não tem um tiket da loja ou do shopping para ganhar um tal abraço do papai noel. Ficam apenas esperando e pensando, quem sabe, quando chegará o dia que eu vou ser considerado gente para ganhar um abraço do papai noel, para tirar uma foto com o papai noel.

Bem, vocês viram até aqui um pouco da realidade do natal, e eu quero lembrar vocês que o dono da festa até agora não foi convidado ou lembrado em muitas situações; o natal tem que ser de alguém que nasceu, a festa tem que ser em honra ao que nasceu naquela data e o dia 25 de dezembro todos nós sabemos que é uma data irreal do nascimento de Jesus o filho de Deus. Apenas se marcou esta data para se ter motivo de comemoração do nascimento de Jesus Cristo salvador da humanidade, Jesus Cristo o Filho de Deus. Não é para se dar prioridade para as árvores de natal, para os presentes de natal, para as festas de natal, etc, etc, tudo isso é bom, mas a prioridade deve ser dada ao menino que nasceu em Belém da Judeia, chamado Jesus Cristo o Filho de Deus; Nasceu por obra e graça do Espírito Santo de Deus como vemos nos evangelhos.

Nasceu do ventre de uma jovem temente a Deus que não tinha coabitado com nenhum homem. Ela era virgem, por isso foi chamada de bem-aventurada. Seu noivo José não a infamou, porque acreditou na visão que Deus dera para ele, e como pais zelosos protegeram seu filho de todos os que queriam matá-lo antes do tempo. No seu nascimento foi visitado por reis magos do oriente que foram guiados por uma estrela que os conduziu até Belém. Ele nasceu numa manjedoura, num estábulo; seu nascimento foi dos mais simples de todos os tempos, mas foi o dia mais feliz para todos os que o conhecem e o aceitam, porque Ele Jesus nasceu para nos dar UM NATAL FELIZ. 

O profeta Isaías se referiu ao nascimento de Jesus da seguinte maneira: Isaías 9.6 "PORQUE UM MENINO NOS NASCEU, UM FILHO SE NOS DEU; O GOVERNO ESTÁ SOBRE SEUS OMBROS, E O SEU NOME SERÁ: MARAVILHOSO, CONSELHEIRO, DEUS FORTE, PAI DA ETERNIDADE, PRÍNCIPE DA PAZ".

Feliz Natal para você e toda a sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor