terça-feira, 13 de março de 2012

O DISCURSO DE UM PRÍNCIPE PARA OS NECESSITADOS.

Um discurso que pode mudar a sua vida para sempre.

É o que queremos que você entenda nesta curta mensagem. No evangelho de João capítulo 8, a partir do versículo 12 encontramos este discurso veemente proferido por Jesus Cristo anunciando sua missão e falando sobre o que e porquê Ele veio. Diz assim o texto: FALOU-LHES, POIS, JESUS OUTRA VEZ DIZENDO: ' EU SOU A LUZ DO MUNDO; QUEM ME SEGUE NÃO ANDARÁ EM TREVAS, MAS TERÁ A LUZ DA VIDA'.

Encontramos muitos discursos modernos de autoridades palacianas, inclusive de príncipes, que nasceram em berços de ouro, sempre tiveram muita fartura e muita bonança, nunca lhes faltou nada, não conhecem a pobreza e quando passam por perto dos locais mais pobres parece que estão apenas fazendo um marketing pessoal ou em defesa de seu principado e do trono que representam.

O discurso de Jesus mexeu com as pessoas, com os "donos" de lideranças políticas e religiosas de seu tempo. Eles eram os donos das pesquisas e do ibope daquele tempo. Eles eram os tais que Jesus os chamou em Mateus 23 de '...sepulcros caiados...', porque por fora tinham aparência de piedade, de amor, de compaixão; suas palavras eram proferidas em praças para que todos pudessem ouvi-los, suas orações eram feitas em voz alta e também eram longas e com palavras bem pensadas para comover qualquer um que estivesse ali ouvindo. SANTA IGNORÂNCIA !!!  

Os corações dos ouvintes ficavam vibrantes com aqueles discursos, seus olhos até enchiam de lágrimas, e o pouco de bens e dinheiro que possuíam naquela época ainda davam aos nobres por seus belos discursos e orações nas praças. No Evangelho de Mateus capítulo 6, versículo 5, o Senhor Jesus já ensinava: "E, quando orares, não sejais como os hipócritas, pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão". Jesus disse que eles eram pessoas que enganavam com seus discursos porque o que pregavam com palavras bem audíveis em suas orações e com louvor da multidão que os ouvia, porém não viviam nenhum pouco daquilo que procrastinavam em suas palavras; era como diz o ditado popular: " façam o que eu digo, mas não façam o que eu faço".

Naquele discurso de Jesus Ele apresentou a maneira como as pessoas poderiam descobrir se uma pessoa e seu discurso estão verdadeiramente comprometidos com o que falam. Ele, Jesus, disse no mesmo capítulo 8 de Mateus, versículo 32: "E CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ".

Porquê o tema desta mensagem é O DISCURSO DE UM PRÍNCIPE? Quando olhamos o que profetizou o profeta ISAÍAS no capítulo 9, versículo 6 de seu livro profético-messiânico, encontramos as seguintes palavras: " Um menino nos nasceu, um Filho se nos deu; E O PRINCIPADO ESTÁ SOBRE SEUS OMBROS; seu nome será Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, PRÍNCIPE DA PAZ".

Já vimos em nossas linhas acima o comportamento e maneira de liderança que a maioria dos príncipes religiosos e políticos antigos e modernos, com raras exceções, viveram e vivem: com suas belas palavras e com suas aparências impecáveis e com uma compostura digna de admiração por qualquer um que passe de largo, porque os de perto já estarão boquiabertos, eles vão ganhando a confiança do povo para que este mesmo povo os tenha em máxima consideração e lhes dediquem seus bens e até suas almas. Para ser mais preciso em minhas palavras e mais direto: se for preciso eles dão até suas vidas por seus ídolos vivos, que são endeusados por multidões e multidões, são verdadeiros artistas do engano. Vivem na luxuria, teem riquezas incalculáveis para promover as guerras, a destruição em massa de povos e nações; A mensagem deles é de paz, de bonança, de fartura e de amor; mas a realidade por traz disso tudo é que fabricam e compram mais armas letais e com maior poder de destruição em massa. OS POBRES, OS CANSADOS, OS OPRIMIDOS, OS EXCLUÍDOS, OS MISERÁVEIS, estes são apenas fábrica de votos  e defensores de seus "PRÍNCIPES (?)" que são elogiados; estes são os seus líderes bondosos que vivem no Farisaismo, numa vida de mentiras e enganos para conseguir seus objetivos sejam quais forem.

Jesus Cristo, o PRÍNCIPE DA PAZ, nasceu em um local simples, viveu no meio do povo mais pobre e necessitado de sua época e disse em seu discurso no evangelho de João 8.35 " Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente , sereis livres ". Vemos também no mesmo evangelho de João cap. 14. versículo 6 uma outra afirmativa de que Ele Jesus é a verdade, Ele afirma: " Disse-lhes Jesus: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.  Ninguém vem ao Pai se não for por Mim ". 

Jesus Cristo, o Filho do Deus vivo, que morreu crucificado, foi acusado injustamente, pagou um preço muito alto, o preço do derramamento de seu próprio sangue, para nos dar esperança de dias melhores, e muito mais ainda, nos libertar da escravidão do pecado, nos livrar da lei do pecado e da morte. Para nos salvar deste mundo perdido e nos dar a vida eterna. Ele, Jesus, ressuscitou dentre os mortos, seu túmulo está vazio em Jerusalém, com a inscrição em muitos idiomas: "ELE NÃO ESTÁ MAIS AQUI PORQUE ELE RESSUSCITOU". 

Neste Príncipe você pode confiar, porque Ele penetra dentro de sua alma para curar sua angústia, para libertar da depressão, para perdoar seus pecados, para curar seu corpo físico, para tirar o peso de seus ombros, enfim Ele quer fazer morada em seu coração. Abra seu coração hoje ainda e deixe Jesus limpar toda sua dor que pode até ser psicológica por tantos desvarios desta vida. Jesus Cristo te dá vida. Jesus Cristo te ama. 

Até breve. Deus abençoe a sua família. Obrigado.



Pr. Waldir Pedro de Souza

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor