terça-feira, 25 de outubro de 2016

SACRIFÍCIO VIVO PARA DEUS

COMO SER UM SACRIFÍCIO VIVO PARA DEUS 

Em Romanos 12.1 a palavra que chama mais atenção é: ‘ Não vos conformeis com este mundo...’, sugerindo que temos que fazer ou ser um sacrifício vivo para Deus e não seguindo o curso deste mundo.

Tantas transformações aconteceram desde que publiquei a última postagem. O Brasil foi impactado pela operação Lava Jato que tem alcançado êxito no combate à corrupção. A Presidente Dilma sofreu um processo de impeachment, o presidente da câmara federal renunciou e foi cassado o seu mandato, o STF teve a troca de presidente, o Brasil tem novo Presidente da república, o Brasil que está (ou estava) falido está voltando aos trilhos e saindo do vermelho em suas estruturas político financeiras, as empresas estão lutando para recuperar o tempo perdido, apareceu a figura dos delatores (ou colaboradores da justiça) para entregar seus pares no mundo da corrupção; também apareceu a figura da leniência que é o processo pelo qual as empresas envolvidas em escândalos de corrupção fazem um acordo com a justiça pagando grande somas de reais; também estamos no processo de eleições municipais que na minha cidade ainda acontece pelo fato de termos o segundo turno das eleições para prefeito, etc,etc. 

Mas o que tem isso tudo com o SACRIFÍCIO VIVO PARA DEUS? Vejamos:

1) Rm 12.1 Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

Observemos que neste versículo há uma instrução básica para servirmos a Deus, que é prestar um culto racional à Ele. Um culto racional não é chegar na igreja e fazer tudo que o pastor ou líder manda fazer. Um culto racional vem do mais íntimo de nossa consciência que é o temor do Senhor em todos os lugares, em todas as horas e em todas as situações. Sendo transformados pelo Espírito Santo em cada instante e em tudo o que vamos ou desejamos fazer, fazendo tudo para glória de Deus.

2) Rm 12.2 E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Uma vida transformada pelo poder de Deus deve continuar sendo transformada também pela nossa força de vontade, ou pelo nosso livre arbítrio, não deixando que outras coisas ou bens ou situações tomem a primazia da vontade de Deus em nossas vidas, por que d'Ele, e por Ele, e para Ele são todas as coisas.

3) 1Co 6.12 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.

O controle de nossas vidas, pelo livre arbítrio, está em nossas mãos. Nossas escolhas vão definir nosso caráter Cristão ou anti Cristão. Eu e você podemos fazer tudo o que quisermos fazer, mas devemos lembrar que não podemos deixar que coisas ilícitas e que não nos convêm, venham dominar nossas vidas porque geralmente essas coisas trazem desequilíbrio emocional gerando traumas até incuráveis marcando profundamente a alma das pessoas que assim procedem.

4) 1Co 10.23 Todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.
Finalizando quero lembrar que aquilo que não edifica, destrói. Então se temos a alternativa de fazer só as coisas que edificam porque não fazer somente as coisas que edificam? Isso sim é oferecer um sacrifício vivo para Deus. Pensemos nisso. 

Deus abençoe vocês em nome de Jesus. 

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor