quarta-feira, 31 de maio de 2017

REPENSANDO A LIDERANÇA


Repensando a  liderança Cristã.

Texto Bíblico: "Um bom líder motiva, não engana, não explora." Não macula o nome de seus liderados.  Provérbios 4:10.

O Líder Autêntico

1. Os verdadeiros líderes se tornam verdadeiros líderes por causa do caráter ilibado que teem e que inspire confiança plena em seus liderados. Sempre vão mostrar quem são eles diante de Deus e da sociedade.

2. Os verdadeiros líderes se tornam verdadeiros líderes por causa dos relacionamentos. São honrados e sempre honrando a quem eles conhecem.

3. Os verdadeiros líderes se tornam autênticos líderes por causa do conhecimento profundo do amor ao próximo. Sua sabedoria e liderança estão fundamentadas na humildade da palavra de Deus e não somente no que eles sabem. Não somente nos seus anéis de formaturas ou cargos que ocupam, mas na somatória desses que o levam ao que preceitua a Bíblia: aqueles que querem ser os maiorais, sejam os que se tornem como servos, para servir.

4. Verdadeiros líderes se tornam autênticos líderes por causa da intuição. Sem amor pelo que faz e sem um sentimento verdadeiro de amor pelo próximo, jamais terão sucesso verdadeiro, farão apenas muito barulho como o sino que tine. O que eles sentem na verdade não é condizente com o que fazem.

5. Os verdadeiros líderes se tornam autênticos líderes por causa da experiência e do empenho pelo que fazem. Onde eles estiveram valorizando os seus liderados,  eles serão honrados também. Onde eles estiverem honrando mais o material e as riquezas provenientes das coisas materiais em detrimento dos seus seguidores e ou liderados, suas liderança pode ser profícua por um tempo mas, no final pode se tornar um fracasso.

6. Os verdadeiros líderes se tornam autênticos líderes por causa de sucessos passados, tudo o que plantaram e continuam plantando em sua liderança vai gerar uma colheita. Se eles fizeram, plantaram coisas boas vão colher coisas boas,  pelo contrário se fizeram e praticaram coisas ruins também vão ter a colheita daquilo que plantaram.  É a lei da semeadura que não perdoa ninguém. O sucesso de uma liderança Cristã nunca foi pisando em alguém, nunca foi humilhando alguém; devemos lembrar que líderes Cristãos que querem alcançar sucesso em suas lides de liderança ministerial de empreendimentos religiosos que estão sob sua batuta devem lembrar que, no reino de Deus ninguém é insubstituível.

7. Os verdadeiros líderes se tornam autênticos líderes por causa da habilidade em formar opiniões. Sempre são instados a revelar  o que eles podem fazer para melhorar sua participação junto aos seus liderados.

8. Os verdadeiros líderes Cristãos influenciam cada um em sua volta; desenvolvem a si mesmos para edificação dos seus liderados e estão atentos para serem sempre agradáveis e nunca desdenhar ou humilhar seus liderados em público ou em particular. Essas áreas de liderança Cristã são áreas de ação imprescindíveis para um verdadeiro líder Cristão obter o sucesso desejado.

9. Como identificar uma liderança Cristã em decadência: observando os objetivos acima, se tais objetivos estão sendo preservados em sua liderança ou não. Se continuam na liderança com a mesma simplicidade e amor do início de seu chamado para essa liderança ou sua liderança está desgastada por sua própria inconveniência de não ser verdadeiro em tudo o que faz ou que fala.

10. Encerrando quero refletir o momento em que pequenos e insignificantes líderes diante dos homens ao chegar diante de Deus vão receber a palavra: bom e fiel servo, entra para o gozo do teu Senhor. Enquanto que outros "grandes e altivos" líderes Cristãos poderão receber a sentença de sua má e opressora liderança: apartai-vos de mim Eu não vos conheço.

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza.
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário