sexta-feira, 28 de julho de 2017

UM REI COMIDO POR BICHOS

UM REI QUE FOI COMIDO POR BICHOS 


O rei que foi comido por bichos porque não deu glórias a Deus. Atos 12.1-25.

É aquela velha história: Deus não divide Sua Glória com ninguém. O que está escrito, veja: “A minha glória não a darei a outrem." (Isaías 48:11b). A maior besteira que alguém pode fazer é tomar para si a glória que é de Deus e foi o que fez o rei Herodes.

O rei Herodes que governava a Judéia estava agindo contra a nascitura Igreja de Jesus.

 Ele mandou matar Tiago, irmão de João e depois, como viu que estava agradando os judeus, mandou prender Pedro. O Evangelho vivia seu primeiro período de perseguição. Os ventos da perseguição assolavam os irmãos, que eram presos, espancados e maltratados até o esgotamento quase que total do sangue e suas carnes eram dilaceradas por ferozes guardas de Herodes.

Pedro teria sido executado não fosse a providencial intervenção de Jesus, que mandou um anjo libertá-lo da prisão de forma espetacular. Herodes ficou furioso quando foi comunicado que Pedro havia fugido das masmorras do Império Romano, isso soou como um insulto à autoridade de Herodes e os guardas foram açoitados, justiçados como diz o texto, afinal Pedro sumiu praticamente debaixo das barbas dos guardas que o levariam as pés de Herodes para serem executados friamente.

Era preciso fazer alguma coisa para resgatar a autoestima de Herodes e ele próprio teve uma ideia “fantástica”. Num determinado dia, Herodes vestiu suas vestes reais reluzentes e se assentou no trono do tribunal romano na Judeia e fez um belo discurso. Lá pelas tantas e já farto de tanto beber do seu vinho preferido, o povo começou a exclamar quando ele discursava suas arrogantes palavras contra os fiéis servos do Senhor Jesus com a intenção de matá-los, executá-los, na presença da multidão que gritava: “É voz de Deus, e não de homem.” (Atos 12:22). Observe que o povo não estava dizendo que Herodes era um deus, estava dizendo que Herodes era o próprio Deus.

Herodes ficou lisonjeado, todo orgulhoso, aquilo era a resposta que ele estava precisando para aplacar a vergonha de ter perdido Pedro dentro de seus cárceres. Só teve um problema: Herodes não deu glória a Deus. Herodes cometeu o erro fatal de tomar para ele a Glória de Deus, sua arrogância o cegou. Não foi uma boa ideia.

Com Deus não se brinca e no mesmo instante o anjo do Senhor feriu Herodes e ele foi comido de bichos e morreu. O “poderoso” Herodes da Judeia foi comido de vermes em vida. Deve ter sido uma cena terrível, o rei morreu na presença de todo aquele povo que, momentos antes, aclamava-o como sendo ele o próprio “Deus”.

Ficou provado que Herodes não era Deus e que o povo, com sua bajulação, causou ainda que indiretamente, a trágica morte do rei que perseguia o povo do verdadeiro Deus. Foi uma dura lição.

Hoje em dia os “poderosos” desse mundo não são mais comidos por vermes em vida, mas agonizam em sua arrogância, comidos por dentro pelo pecado. O pior é que o pecado da arrogância não atinge somente o povo que vive por conta própria, mas se espalha dentro dos arraiais cristãos com tão grande velocidade que alguns líderes chegam a dizer que só na igreja deles é que tem o poder de Deus, que só na igreja deles é que Deus opera milagres, que só na igreja deles é que o povo fica rico, que só na igreja deles é que o povo tem prosperidade, etc.

A regra é clara: não tome para você a glória que é de Deus. Isso nunca acaba bem. Nem Jesus tomou para Ele a glória de Deus Pai, veja: “Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus." (Mateus 19:17). Viu como se faz? Aprenda loogo antes que seja tarde demais. É melhor você aparentemente passar por desgastes aqui na terra e dizer ‘Eu vi o que aconteceu com Herodes e aprendi’. É melhor aprender o quanto antes com os erros dos outros do que apanhar e se desgastar emocionalmente e fisicamente até aprender com seus próprios erros. Quando se aprende vendo onde os outros erraram, você ou qualquer outro ser humano, vão tomar mais cuidado para não ofender seu semelhante, não vão fazer aquilo que desagrada a Deus; Não se ensoberbecerão querendo ser melhor do que os outros ou ser ‘endeusado’ pelos fiéis de sua igreja.

Assim como o descrito em Daniel capítulo 4:20-37 o rei Nabucodonosor, que Deus o transformou em um animal selvagem irracional durante sete anos, porque não atribuiu a Deus a glória, Herodes foi comido por vermes pela mesma razão. A melhor maneira de glorificar o Nome de Deus é reconhecer o sacrifício de Jesus para nos salvar. Jesus deixou a Glória de Seu Pai e entregou Sua preciosa vida para pagar o alto preço dos nossos pecados, então quando você reconhece Jesus como seu Salvador, você está glorificando a Deus Pai e vai receber o Espírito Santo em seu coração. Não há bem maior na vida de um ser humano do que ser salvo e reconhecer a Jesus Cristo como único e suficiente salvador.

Vejamos o que está escrito em Atos dos Apóstolos capítulo 12.1-25.
1. E por aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja para os maltratar;
2. E matou, à espada Tiago, irmão de João.
3. E, vendo que isso agradara aos judeus, continuou, mandando prender também a Pedro. E eram os dias dos ázimos.
4. E, havendo-o prendido, o encerrou na prisão, entregando-o a quatro quaternos de soldados, para que o guardassem, querendo apresentá-lo ao povo depois da páscoa.
5. Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.
6. E quando Herodes estava para o fazer comparecer, nessa mesma noite estava Pedro dormindo entre dois soldados, ligado com duas cadeias, e os guardas diante da porta guardavam a prisão.
7. E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro na ilharga, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias.
8. E disse-lhe o anjo: Cinge-te, e ata as tuas alparcas. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Lança às costas a tua capa, e segue-me.
9. E, saindo, o seguia. E não sabia que era real o que estava sendo feito pelo anjo, mas cuidava que via alguma visão.
10. E, quando passaram a primeira e segunda guarda, chegaram à porta de ferro, que dá para a cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e, tendo saído, percorreram uma rua, e logo o anjo se apartou dele.
11. E Pedro, tornando a si, disse: Agora sei verdadeiramente que o Senhor enviou o seu anjo, e me livrou da mão de Herodes, e de tudo o que o povo dos judeus esperava.
12. E, considerando ele nisto, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam.
13. E, batendo Pedro à porta do pátio, uma menina chamada Rode saiu a escutar;
14. E, conhecendo a voz de Pedro, de gozo não abriu a porta, mas, correndo para dentro, anunciou que Pedro estava à porta.
15. E disseram-lhe: Estás fora de ti. Mas ela afirmava que assim era. E diziam: É o seu anjo.
16. Mas Pedro perseverava em bater e, quando abriram, viram-no, e se espantaram.
17. E acenando-lhes ele com a mão para que se calassem, contou-lhes como o Senhor o tirara da prisão, e disse: Anunciai isto a Tiago e aos irmãos. E, saindo, partiu para outro lugar.
18. E, sendo já dia, houve não pouco alvoroço entre os soldados sobre o que seria feito de Pedro.
19. E, quando Herodes o procurou e o não achou, feita inquirição aos guardas, mandou-os justiçar. E, partindo da Judéia para Cesaréia, ficou ali.
20. E ele estava irritado com os de Tiro e de Sidom; mas estes vindo de comum acordo ter com ele, e obtendo a amizade de Blasto, que era o camarista do rei, pediam paz; porquanto o seu país se abastecia do país do rei.
21. E num dia designado, vestindo Herodes as vestes reais, estava assentado no tribunal e lhes fez uma prática.
22. E o povo exclamava: Voz de Deus, e não de homem.
23. E no mesmo instante feriu-o o anjo do Senhor, porque não deu glória a Deus e, comido de bichos, expirou.
24. E a palavra de Deus crescia e se multiplicava.
25. E Barnabé e Saulo, havendo terminado aquele serviço, voltaram de Jerusalém, levando também consigo a João, que tinha por sobrenome Marcos.


"De Deus não se zomba...." Galatas  7.7


Deus abençoe você e sua família. 


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário