quarta-feira, 18 de outubro de 2017

O ESTADO DAS SETE IGREJAS DA ÁSIA

O ESTADO DAS SETE IGREJAS DA ÁSIA.

A localização geográfica privilegiada das sete igrejas da Ásia fez com que se tornassem um referencial comercial, industrial e educacional estratégico.

O livro de Apocalipse foi escrito por João, que estava preso na ilha de Patmos (Ap 1.9). "Apocalipse" quer dizer "revelação", e por isso esse livro se chama também de A Revelação de Deus a João (Ap 1.1). O livro foi escrito durante um tempo em que as autoridades romanas estavam perseguindo os cristãos porque eles não prestavam culto ao imperador romano, que chamavam a si mesmo de "Senhor" e "Deus". O livro foi enviado a sete igrejas da PROVÍNCIA romana da ÁSIA (Ap 1.4,11) a fim de animá-las a continuarem fiéis a Jesus Cristo em tempos de perseguição e sofrimento. A partir do cap. 4, João conta uma série de visões que teve. Elas ensinam que as forças do mal serão derrotadas. A vitória final pertence a Deus e a Jesus Cristo. Os que continuassem fiéis na sua fé receberiam o prêmio da vida eterna no novo céu preparado por Deus. Os Cristãos de hoje têm dificuldade de compreender completamente as visões e os símbolos usados por João, mas a mensagem do livro é simples e clara e se encontra em 11.15 que diz: ‘O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu grandes vozes dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos’.

Vejamos o que diz o APOCALIPSE sobre o estado das 7 igrejas da Ásia descritos  nos capítulos 2 e 3 de Apocalípse.

1 - ÉFESO = Capital da PROVÍNCIA romana da ÁSIA, famosa por seu templo de DIANA. Era um grande centro comercial. Uma das sete cartas do Apocalipse foi dirigida à igreja de Éfeso (Ap 2.1-7).

2 – ESMIRNA = Cidade portuária da costa oeste do mar Mediterrâneo, localizada na PROVÍNCIA romana da ÁSIA. Ficava a 65 km de Éfeso. Foi sede de uma forte igreja cristã (Ap 1.11; 2.8-11).

3 – PÉRGAMO = Cidade da MÍSIA (Ap 2.12-17). MÍSIA: Distrito situado no noroeste da PROVÍNCIA romana da ÁSIA, junto ao mar Egeu (At 16.7-8).

4 – TIATIRA = Cidade da PROVÍNCIA romana da ÁSIA, de onde Lídia era natural (At 16.14). Uma das sete cartas do livro de Apocalipse foi destinada à Igreja de Tiatira (Ap 2.18-29).

5 - SARDES = Principal cidade da LÍDIA (Ap 3.1; RC, Sardo). LÍDIA = Cidade localizada uns 20 km a sudeste de Jope, em direção a Jerusalém (At 9.32-38).

6 – FILADELFIA = (Amor Fraternal). Nome de várias cidades e povoados do mundo grego. A Filadélfia mencionada no Apocalipse era um povoado da PROVÍNCIA romana da ÁSIA. Ali havia uma igreja (Ap 3.7-13).

7 – LAODICÉIA = Cidade da PROVÍNCIA romana da ÁSIA. Ficava próxima de Colossos e de Éfeso. Era uma cidade muito rica, na qual havia uma igreja (Cl 4.13-16; Ap 3.14-22).

As igrejas de hoje modernizadas por teologias próprias e que são facilmente assimiladas para endeusar seus líderes religiosos estão concordando com todas as coisas que antigamente Deus já condenava como pecado dentro das 7 igrejas da Ásia tais como:
Prostituição, traição, incesto, pedofilia, poligamia, lesbianismo, homosexualismo ( a Bíblia fala de efeminados em Apocalípse 21.8), adultério, emburrecimento ( ato ou efeito de emburrecer, tornar ou ficar burro ou estúpido), escárnio com Deus, falsidade intelectual e todo tipo de baixaria. Pessoas sem afeto natural, sem amor, sem compreensão, sem complacência, dementes por vontade própria, etc.
O apóstolo Paulo já alertava na sua segunda carta a Timóteo 2Tm. 2.11-26.

11 Este ensinamento é verdadeiro: Se já morremos com Cristo, também viveremos com Ele.
12 Se continuarmos a suportar o sofrimento com paciência, também reinaremos com Cristo. Se nós o negarmos, ele também nos negará.
13 Se não formos fiéis, Cristo continua sendo fiel pois Ele não pode ser falso para si mesmo.

(Vejam versículos 14-26).

Recomenda estas coisas. Dá testemunho solene a todos perante Deus, para que evitem contendas de palavras que para nada aproveitam, exceto para a subversão dos ouvintes.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. Evita, igualmente, os falatórios inúteis e profanos, pois os que deles usam passarão a impiedade ainda maior. Além disso, a linguagem deles corrói como câncer; entre os quais se incluem Himeneu e Fileto. Estes se desviaram da verdade, asseverando que a ressurreição já se realizou, e estão pervertendo a fé a alguns. Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor. Ora, numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira e de barro. Alguns, para honra; outros, porém, para desonra. Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra. Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor. E repele as questões insensatas e absurdas, pois sabes que só engendram contendas. Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente, disciplinando com mansidão os que se opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, mas também o retorno à sensatez, livrando-se eles dos laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade. II Timóteo 2: 14-26.

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário