segunda-feira, 16 de outubro de 2017

SETE IGREJAS. TODAS COM DEFEITOS

SETE IGREJAS. TODAS COM DEFEITOS.

(1) Éfeso (Apocalipse 2:1-7) - Defeito: a igreja que havia abandonado o seu primeiro amor. (2:4).

(2) Esmirna (Apocalipse 2:8-11) - Defeito: a igreja que sofreria perseguição por haver se juntado ao estado.  (2:10).

(3) Pérgamo (Apocalipse 2:12-17) - Defeito: a igreja que precisava se arrepender. (2:16).

(4) Tiatira (Apocalipse 2:18-29) -Defeito: a igreja que tinha uma falsa profetisa. (2:20).

(5) Sardes (Apocalipse 3:1-6) - Defeito: a igreja que tinha adormecido. (3:2).

(6) Filadélfia (Apocalipse 3:7-13) - Defeito: a igreja que tinha sofrido pacientemente.  (3:10).

(7) Laodiceia (Apocalipse 3:14-22) - Defeito: a igreja com a fé morna.  (3:16).

As igrejas de hoje modernizadas por teologias próprias e que são facilmente assimiladas para endeusar seus líderes religiosos estão concordando com todas as coisas que antigamente Deus já condenava como pecado dentro das 7 igrejas da Ásia tais como:

Prostituição, traição, incesto, pedofilia, poligamia, zoofilia, lesbianismo, homosexualismo; a Bíblia fala de efeminados em Apocalípse 21.8; adultério, fornicação,  emburrecimento, ato ou efeito de emburrecer, tornar ou ficar burro ou estúpido, escárnio com Deus, zombarias, bebedices, glutonarias, vícios,  falsidade intelectual e todo tipo de baixaria. Pessoas sem afeto natural, sem amor, sem compreensão, sem complacência, dementes por vontade própria, etc.

O apóstolo Paulo já alertava na sua segunda carta a Timóteo 2 Tm. 3.1-13.

 Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes. Pois entre estes se encontram os que penetram sorrateiramente nas casas e conseguem cativar mulherinhas sobrecarregadas de pecados, conduzidas de várias paixões, que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade. E, do modo por que Janes e Jambres resistiram a Moisés, também estes resistem à verdade. São homens de todo corrompidos na mente, réprobos quanto à fé; eles, todavia, não irão avante; porque a sua insensatez será a todos evidente, como também aconteceu com a daqueles. Tu, porém, tens seguido, de perto, o meu ensino, procedimento, propósito, fé, longanimidade, amor, perseverança, as minhas perseguições e os meus sofrimentos, quais me aconteceram em Antioquia, Icônio e Listra, – que variadas perseguições tenho suportado! De todas, entretanto, me livrou o Senhor. Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados.
 2 Timóteo 3: 1-13.

Podemos dizer que nos nossos dias de pós modernidade as igrejas não estão mais se importando com seus defeitos e não fazem nada para melhorar sua comunhão com Deus. O Deus deste século cegou grande parte das lideranças evangélicas, se não a maioria, para dar mais valor ao dinheiro e às propriedades que ele lhes garante, do que o valor de uma alma. Defeitos todas as igrejas teem. Defeitos todos os líderes evangélicos teem. Mas ainda tem poucos que mesmo tendo defeitos procuram adorar a Deus em espírito e em verdade.


Morar no primeiro século na região das sete igrejas da Ásia não seria nada fácil para o discípulo de Jesus e para os crentes. Além das perseguições pelos judeus, eles enfrentavam uma ameaça mais organizada e mais poderosa. A idolatria oficial, juntando a religião à força do governo, prometia uma perseguição perigosa aos cristãos daquelas cidades, tentando-os a abandonarem a sua fé para melhorar as suas circunstâncias financeiras, patrimoniais e ou até para evitar a morte violenta. Para vencer esta tentação, teriam que acreditar no poder daquele que já venceu a morte. Mesmo se morressem, as suas vidas eternas seriam garantidas somente se mantivessem sua confiança no eterno Senhor, o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver para nos dar vida e vida com abundância. 


Deus abençoe você e sua família.  


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário