segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

AS QUESTÕES DA CONSCIÊNCIA PARTE I

AS QUESTÕES DA CONSCIÊNCIA PARTE I

O que é Consciência: É a certeza interior instantânea que algumas atitudes são certas ou erradas.

A consciência no sentido moral também pode resultar no sentimento de culpa e ou em alegria, dependendo do valor moral das ações em questão.

O sentimento de culpa quando alguém faz alguma coisa errada é popularmente conhecido e descrito como “ consciência pesada”.

O que é Consciência: Consciência é o termo que significa conhecimento, percepção, honestidade.

A consciência também pode revelar a noção dos estímulos à volta de um indivíduo que confirmam a sua existência. Por esse motivo se costuma dizer que quem está desmaiado ou em coma está inconsciente.

A consciência também está relacionada com o sentido de moralidade e de dever, pois é a noção das próprias ações ou sentimentos internos no momento em que essas ações são executadas.

A consciência pode ser relativa a uma experiência, problemas, experiências e ou situações agradáveis e desagradáveis.

Vamos mencionar aqui um exemplo típico: Exemplo de um viciado que perde a consciência: “Ele estava completamente viciado, mas não tinha consciência disso”. Há casos de pessoas viciadas em drogativos que ficam completamente dementes, não assimilando o que realmente está acontecendo ao seu redor.

Há conceito de consciência que está intimamente relacionado com termos como “egolatria", “egocentrismo” "eu", “existência", "pessoa", revelando uma conexão existente entre consciência existencial e a consciência moral. Em várias situações, pode ser o oposto da autoconsciência, onde o "eu" é o objeto de reflexão e da consciência moral.

Vejamos alguns exemplos na Bíblia de consciência do que  ela faz ou da falta dela, ou seja, do que ela deixa de fazer.

Quando Davi soube que seu filho, Absalão, morreu, ele chorou dizendo: "Meu filho Absalão, meu filho, meu filho Absalão! quem me dera que eu morresse por ti, Absalão, meu filho, meu filho!" (2Sm 18.33).

Quando Jó soube que seus filhos morreram, ele diz: "O Senhor deu, e o Senhor tirou; bendito seja o nome do Senhor" (Jó 1.21).

Qual o motivo de respostas tão diferentes para eventos semelhantes? É A AÇÃO DA CONSCIÊNCIA AGINDO PLENAMENTE.

Jó era o pai que zelava pelos seus filhos, sacrificava-se por eles, investiu sua vida na vida deles. E quando eles morreram, ele sabia que tinha feito o melhor por eles enquanto em vida.

Davi, embora tivesse o coração de Deus, nunca conseguiu ter o coração dos filhos. Liderou uma nação mas não conseguiu liderar seu lar. Derrubou Golias mas não conseguiu derrubar as muralhas relacionais e morais dentro de casa. Foi o maior rei da história, mas não o melhor pai da Bíblia.

Ele quis morrer pelo filho, porém nunca viveu para o mesmo. Amou fora do tempo. Gritou quando seu filho não o podia ouvir mais.

Que hoje possamos abraçar quem ainda podemos, amar os que ainda podem receber nosso amor, nossos elogios e nossos abraços. E necessário estarmos mais próximos daqueles que amamos. Perdoe enquanto há tempo. Valorize enquanto você pode. É a lei da semeadura funcionando para todos indistintamente.

Diz um provérbio do sábio Salomão: "Os mortos recebem mais flores que os vivos, pois o remorso é mais forte que a gratidão".

Vejamos ainda o que diz o conceito filosófico sobre consciência.

É possível verificar que ao longo do tempo a filosofia abordou a consciência em duas vertentes: consciência intencional ou não intencional. De acordo com Edmund Husserl (fundador da fenomenologia), a consciência é uma atividade direcionada para alguma coisa da qual há consciência. A não intencional consiste a um mero reflexo da realidade que é apresentada.

Segundo Descartes, pensar e pensar que pensamos são coisas iguais (Penso, logo existo). Simples assim. Mas convenhamos que tem pessoas que não pensam mas existem.

Kant fez a distinção entre a consciência empírica, que faz parte do universo dos fenômenos e a consciência transcendental, que capacita a associação de todo o conhecimento com a consciência empírica.

O que é Empírico ou Consciência Empírica:

Empírico é um fato que se apoia somente em experiências vividas, na observação de e das coisas, e não em teorias e métodos científicos.

Empírico é aquele conhecimento adquirido durante toda a vida, no dia-a-dia, que não tem comprovação científica nenhuma.

O que é consciência transcendental:

É tudo aquilo que é transcendente.

Segundo Kant (filósofo alemão, 1724-1804): É o conteúdo de conhecimento conhecido como uma condição a priori e não como um dado da experiência, o que constitui a condição necessária de todo o conhecimento possível.

É como uma atividade do espírito, que pretendeu ultrapassar o domínio da experiência.

Outro filosófico chamado Hegel aborda a consciência como um crescimento dialético, que atinge um nível transcendente, alcançando a sua superação. Faz também a distinção entre consciência empírica, racional e teórica.

É também importante referirmos aqui que a filosofia contemporânea dá muita importância à vertente de atos da consciência, dando-lhe uma conotação mais funcional.

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário