sábado, 9 de dezembro de 2017

PERSONAGENS BÍBLICOS TIPOS DE CRISTO EM SUA SEGUNDA VINDA PARTE I

PERSONAGENS BÍBLICOS TIPOS DE CRISTO EM SUA SEGUNDA VINDA. PARTE I.



Vejamos o porquê de estes personagens serem tipos de Cristo em sua segunda vinda.


1) - Matusalém, Gn 5.21-27 - Matusalém viveu 969 anos. Ele é um tipo , é uma figura, representa figuradamente o reino duradouro de Cristo, que é o reino milenial de Cristo que  terá 1.000 anos de paz sobre a terra.

Segundo o relato bíblico Matusalém foi o homem que mais viveu: 969 anos. Ele era filho de Enoque e avô de Noé. Era um homem temente a Deus que viveu até bem próximo do dilúvio. Sua história está registrada em Gênesis 5:21-32: “Quando Enoque tinha sessenta e cinco anos, o seu filho Matusalém nasceu. Depois disso Enoque viveu em comunhão com Deus durante trezentos anos e foi pai de outros filhos e filhas. Enoque viveu trezentos e sessenta e cinco anos. Ele viveu sempre em comunhão com Deus e um dia desapareceu, pois Deus o levou. Quando Matusalém tinha cento e oitenta e sete anos, o seu filho Lameque nasceu. Depois disso Matusalém viveu mais setecentos e oitenta e dois anos. Ele foi pai de outros filhos e filhas e morreu com novecentos e sessenta e nove anos de idade. Quando Lameque tinha cento e oitenta e dois anos, foi pai de um filho e disse: —O SENHOR Deus amaldiçoou a terra, e por isso o nosso trabalho é pesado; mas este menino vai trazer descanso para nós. E Lameque pôs no filho o nome de Noé. Depois disso Lameque viveu mais quinhentos e noventa e cinco anos. Ele foi pai de outros filhos e filhas e morreu com setecentos e setenta e sete anos de idade. Depois que completou quinhentos anos de idade, Noé foi pai de três filhos: Sem, Cam e Jafé”.

02) - Isaque e Rebeca, Gn 24; 1Pe 1.18; Ap 21.9; Ef 5.27; Ap 19.8-21, um noivo a espera de sua noiva.

a) Em Gênesis 24 - Rebeca e Isaque são tipos do noivo aguardando ardentemente a chegada da noiva; tipologia da espera de Jesus, o noivo, aguardando a sua igreja, a noiva.

b) Em 1Pedro 1.18 - A prata e o ouro não puderam pagar o resgate; enquanto que Ele, Jesus, é o nosso resgate. Tipologia do preço que Ele, Jesus, pagou pelos seus.

c) Em Efésios 5.27 - A igreja, na segunda vinda de Cristo é a tipologia da santidade e pureza, de Rebeca.

d) Em Apocalipse 19.8-21 - Rebeca e Isaque recebem a justiça de Deus, em forma de amor, por esperarem no Senhor. Representa a vitória de Cristo sobre a besta, o falso profeta; na segunda vinda de Cristo.

e) O capítulo 24 do livro de Gênesis deve ser considerado sempre como uma das mais impressionantes figuras da vinda de Jesus Cristo. Em muitos sentidos  Isaque é considerado um tipo de Cristo. Ambos são ‘filhos da promessa’. Ambos nasceram de um modo maravilhoso; ambos receberam seus nomes antes do nascimento. A vida de ambos está intimamente relacionada com um sacrifício, com a diferença de que a de Isaque não se consumou.  Quando Abraão decidiu enviar seu servo de confiança, Eliézer, a uma terra longínqua a fim de buscar uma noiva para seu filho Isaque, começamos a ver o movimento maravilhoso do Espírito Santo na surpreendente obra de preparar aqui na terra a Noiva do Cordeiro. A disposição de Rebeca de ir com Eliézer, demonstra a atitude consciente dos homens em se unirem a Cristo. A longa viagem representa estes dois milênios de história da Igreja, sendo que agora estamos perto do fim da jornada. Vale notar que o encontro de Isaque com Rebeca não se deu na casa de qualquer um dos dois. A casa de Rebeca simboliza o céu aonde somente iremos depois de uma prestação de contas no Tribunal de Cristo, nos ares. O servo que somente falava de Isaque lembra o Espírito Santo que se ocupa de glorificar a Cristo, com Jesus ensinou. Devemos permanecer em atitude de completa expectativa e vigilância, pois está se aproximando o dia em que encontraremos o nosso maravilhoso Isaque, o Filho do Deus Vivo.  1Pe.1.8; Ap.21.9; Ef.5.27; Ap.19.8,21,22;

03) – Enoque, Gn 5; Jd 14 – A Igreja deve andar com Deus assim como Enoque andou com Deus e foi arrebatado, não passou pela morte.

Enoque tipifica a igreja que será arrebatada para estar eternamente com Deus. Enoque andou com Deus, a igreja anda com Deus; Enoque foi arrebatado vivo; a igreja será arrebatada vivificada em Cristo, através do consolador, para estar eternamente com o Pai. Certamente, um dos maiores homens que já viveram neste planeta foi Enoque, um dos homens a respeito dos quais a Bíblia fala: E andou com Deus. Profeta inspirado; sua mensagem era escatológica Jd.14.

No tempo de Enoque havia uma mensagem de alerta com respeito à Segunda vinda, e ele próprio é um tipo da Igreja de Cristo que será arrebatada, assim como ele o foi, sem conhecer a morte; milhares e milhares de Cristãos no mundo serão arrebatados sem ver a morte, serão transformados num abrir e fechar de olhos.

Haviam três povos representados pela geração antediluviana:

a) A multidão que pereceu no dilúvio, lembra os gentios que rejeitam a Cristo e sofrerão as penas da Grande Tribulação;

b) Noé e sua família que foram salvos através do dilúvio, tipificam os judeus que serão salvos através da Tribulação. Noé era chefe de uma família. Os judeus são uma família, a família de Abraão.

c) Enoque  que foi arrebatado; não provou a morte e escapou do dilúvio. Tipifica a Igreja fiel, uma só, de natureza universal, que não somente escapará ao rigor da grande tribulação, mas também escapará da morte, pois será arrebatada e não sofrerá os danos da segunda morte de Apocalipse 21.8.

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário