domingo, 10 de dezembro de 2017

PERSONAGENS BÍBLICOS TIPOS DE CRISTO EM SUA SEGUNDA VINDA PARTE II

PERSONAGENS BÍBLICOS TIPOS DE CRISTO EM SUA SEGUNDA VINDA.  

PARTE II


Vejamos o porquê de estes personagens serem tipos de Cristo em sua segunda vinda.

04) – Outro tipo figurativo de Cristo é José filho do patriarca Jacó, que ficou mais conhecido como José do Egito, Gn 37.26,27; 42.13; 44.29; Mt 3.17; Jo 16.16.

José foi vendido por um preço vil pelos seus irmãos aos Ismaelitas por recomendação de Judá, pois seus irmãos queriam matá-lo.

No Egito, José é provado, humilhado, encarcerado, mas permaneceu firme no seu propósito de obediência, sendo elevado, e exaltado por Deus para ser o libertador, quando foi elevado por Deus para estar ao lado de Faraó, no tempo da grande fome. Seus irmãos descem em busca de alimento e provisão, e indagados de quantos eles eram declararam que "Um já não existe"; Judá, aquele que o havia vendido por acordo com seus irmãos, se oferece como escravo um lugar de Benjamim; José, com o coração partido dá-se a conhecer a seus irmãos. José do Egito, portanto é uma tipologia de vinda futura do Messias, que se deu a conhecer aos seus irmãos quando o próprio Deus disse: "Este é meu filho amado, em quem me comprazo". A trajetória de José tipifica o Senhor Jesus: José foi vendido como escravo por seus próprios irmãos, Jesus Cristo foi vendido pelos seus irmãos na pessoa de Judas Iscariotes; mas depois, José foi conduzido à presença de faraó e elevado a governador do Egito, quando então chegou o momento de Deus exaltá-lo diante de seus irmãos, conforme suas visões e sonhos, seus irmãos se humilharam perante ele; é o que vai acontecer com os Judeus, que venderam Jesus, crucificaram Jesus; mas Ele ressuscitou, e na sua segunda vinda, na segunda fase no final da grande tribulação, se dará a conhecer aos seus irmãos, e os Judeus reconhecerão que Jesus, a que traspassaram e que lhe dizia "Um pouco, e não me vereis; e outra vez um pouco e ver-me-eis, porquanto vou para o Pai", voltará para reinar sobre todas as nações, e será plenamente reconhecido por Israel, como o Messias, ou o RABÍ, que quer dizer mestre, que eles próprios, na pessoa de seus ancestrais, crucificaram.

Os capítulos 37 e 42 de Gênesis, retratam a história de José, filho de Jacó, o qual, como já vimos acima, é outro tipo de Cristo. Existem muitos estudiosos da Bíblia que afirmam ser ele o tipo mais completo do filho de Deus. Ambos os filhos diletos, ambos sofreram nas mãos de seus irmãos, ambos foram vendidos por moedas de prata, etc. O último encontro de José com seus irmãos, na condição de Governador do Egito, quando eles se humilharam e reconheceram sua soberania, lembra naturalmente a próxima volta de Cristo, em sua segunda fase, quando o Senhor será identificado pela nação israelita e reconhecerão nEle o Messias que há milênios foi duramente rejeitado. Gn. 37.50; Mt.3.17; Gn.37.26,27; 42.13; 44.20; Jo 16.16.

05) – A tipificação na pessoa de Moisés Ex 1.22; Hb 11.23-26; Ex 14.17.18; 2Ts 2.8; Ap 12.5)

a) Moisés foi, já no seu nascimento, condenado à morte por afogamento nas águas do rio Nilo, por ordens de Faraó, é a prefiguração de Jesus, sendo condenado por Herodes. Moisés representa Jesus condenado à morte, logo ao nascer, Moisés sendo já grande recusou ser chamado filho da filha de Faraó, escolhendo, antes, ser maltratado com o povo de Deus do que, por um pouco de tempo, ter o gozo do pecado; tendo, por maiores riquezas, o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito "...Dize aos filhos de Israel que marchem..." e reforçando a fé abalada dos hebreus Moisés já lhes havia dito "...Não temais, estais quietos e vede o livramento do Senhor que vos fará, porque aos egípcios, que hoje viste, nunca mais vereis para sempre, o Senhor pelejará por vós, e vos calareis"; e eis que endurecerei o coração dos egípcios para que entrem nele, no mar vermelho, atrás deles, dos hebreus; e eu serei glorificado em Faraó, e em todo exército, e em seus carros, e em seus cavaleiros, e os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando for glorificado em Faraó, e nos carros, e nos seus cavaleiros; Assim será também a segunda vinda de Jesus quando Paulo afirma em 2Tessalonicenses 2.8 "e, então, será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca e aniquilará pelo esplendor da sua vinda"; A mulher revelada em Ap 12 é a nação de Israel que deu à luz o seu filho mais ilustre: "E deu à luz um Filho, um varão que há de reger todas as nações com vara de ferro, e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono".

b) Novamente, um grande tipo de Jesus. Filhos de pais pobres; ambos foram perseguidos em seu nascimento. Manifestaram a intenção de salvar o seu povo e foram, de igual modo, desprezados e rejeitados. Moisés esteve ausente do convívio de seus irmãos por um longo tempo e, depois, regressou triunfalmente, como seu libertador, credenciado para destruir Faraó. Jesus tem estado ausente por quase dois milênios, mas regressará triunfalmente e destruirá o Anticristo. Ex. 1.22; 14.4,17,28; 2Ts. 2.8; 1Co 8.9; At. 7.27; Hb. 11.23,26.

06) - Ló, sobrinho de Abraão, Gn 19; 2Pe 2.7; Lc 17.29,30; 1Co 3.15.

A história de Ló representa que ainda a terra não foi destruída por que há alguém, há ainda algum justo aqui intercedendo, suplicando; mas haverá um dia em que a igreja será tirada desta terra num abrir e fechar de olhos e a justiça e a ira de Deus serão derramadas. Assim, pela obediência de Ló, o apóstolo Pedro escreve em 2Pe 2.7: "e livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis", e em Lucas 17.29,30 diz: "Mas, no dia que Ló saiu: Ló sua mulher e suas duas filhas foram tiradas de Sodoma pelo Anjo do Senhor, choveu do céu fogo e enxofre consumindo a todos os habitantes daquelas cidades. Assim será no dia em que o Filho do Homem se há de manifestar". Naquele dia a obra de cada um será provada pelo fogo como diz Paulo aos Coríntios "Se a obra de alguém se queimar sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo". Jesus nos ensinou a comparar os dias de sua vinda com os dias de Ló. Existem certas informações sobre Ló, muito preciosas, que nos chegaram através do apóstolo Pedro, 2Pe 2.7,9. Certamente o fato de Ló haver sido salvo do incêndio fatal, que se abateu sobre Sodoma e Gomorra, que são um símbolo do mundo e ajuda-nos a estar seguros de que a Igreja será tirada deste mundo antes do próximo caos mundial,  o da Grande Tribulação. Lc 17.29,30; 1Co 3.15.


Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário