quinta-feira, 17 de agosto de 2017

OS MALES DA AMBIÇÃO


OS MALES DA AMBIÇÃO.

A DESCOBERTA DA AMBIÇÃO.

A revista VEJA (Edição 1945) na página 54 traz um artigo "A DESCOBERTA DA AMBIÇÃO”. Diz o artigo, “O ambicioso não enxerga o cume nem quando o atinge. O céu para ele não é o limite. Não é por outra razão que os maiores desastres do mundo foram gestados pela ambição sem limites.” ... “Seja por amor, dinheiro, sabedoria, poder, glória ou fama, a ambição move o mundo.”

1. Qual a diferença entre ambição e ganância?

Ambição é o desejo veemente (de poder,glória, riqueza, etc); aspiração imoderada; pretensão; cobiça. A ganância é uma ambição desmedida (portanto patológica = doentia); é o desejo de obter riquezas, poder, glória ou honras, sem qualquer atitude ética. O próprio termo em si reforça o conceito acima: gana desejo, impulso ou ímpeto por algo. Ganância é a gana em ação.

2. Esse problema de ambição desmedida só atinge a sociedade secular ou pode também atingir a sociedade religiosa dos nossos dias?

O mundo religioso moderno também não fugiu a esta lógica e, para justificar práticas gananciosas, criou um sustentáculo teológico que ficou conhecido como teologia da prosperidade, que estudada corretamente tem amparo Teológico, mas na maioria dos casos se torna o efeito milagroso das pessoas de adquirirem riquezas a qualquer custo, em meros fantoches nas maos de Satanás para enganar as pessoas e lhes desferir um "golpe de misericórdia " tirando, solapando, todos os seus pertences e tudo em nome de uma promessa de prosperidade abundante àqueles que confiar em suas ilusórias  sugestões.
 Perdemos contato com nossas necessidades e entramos em uma compulsão ( entenda-se compulsão, aqui, como uma repetição exagerada de querer sempre e sempre mais,  não importando o quê e nem como conseguirão ).

3. Há cristão que diz a si mesmo: tenho ambições pessoais como posso atingir meus ideais sem que se tornem atitudes gananciosas? É claro que todos temos vontade de adquirir mais e melhor do fruto do nosso trabalho.
Com certeza, ambições, desejos, todos nós temos. Todavia, precisamos estar atentos para que eles não se tornem um comportamento ganancioso. Devemos entender que nossas ambições precisam estar em sincronia com nossas necessidades pessoais. O que vai além de nossas necessidades é ganância.

4. Que exemplo bíblico podemos citar de pessoas que demonstrou ambições pessoais que se transformou em atitudes gananciosas que acabou sendo uma tragédia ?

O filho de Davi chamado Absalão. A forma como ele demonstrou ambição gananciosa está apontado em (2Sm 15.1) "E ACONTECEU depois disto que Absalão fez aparelhar carros e cavalos, e cinqüenta homens que corressem adiante dele."(2Sm 15.2) "Também Absalão se levantou pela manhã, e parava a um lado do caminho da porta. E sucedia que a todo o homem que tinha alguma demanda para vir ao rei a juízo, o chamava Absalão a si, e lhe dizia: De que cidade és tu? E, dizendo ele: De uma das tribos de Israel é teu servo;" (2SMt 15:3) "Então Absalão lhe dizia: Olha, os teus negócios são bons e retos, porém não tens quem te ouça da parte do rei."(2Sm 15.4) "Dizia mais Absalão: Ah, quem me dera ser juiz na terra, para que viesse a mim todo o homem que tivesse demanda ou questão, para que lhe fizesse justiça!"(2Sm 15.5) "Sucedia também que, quando alguém se chegava a ele para se inclinar diante dele, ele estendia a sua mão, e pegava dele, e o beijava."(2Sm 15.6) "E desta maneira fazia Absalão a todo o Israel que vinha ao rei para juízo; assim furtava Absalão o coração dos homens de Israel."(2Sm 15.7) "Aconteceu, pois, ao cabo de quarenta anos, que Absalão disse ao rei: Deixa-me ir pagar em Hebrom o meu voto que fiz ao SENHOR."

5. Interessante a passagem que lemos sobre o filho do rei Davi Absalão e da expressão onde se diz assim "furtava Absalão o coração dos homens de Israel". Sei que pode alguém roubar dinheiro, jóias, animais, carros, mas nunca li de alguém que furtasse o coração de pessoas. Que estratégia diabólica movida pela ambição gananciosa do filho que queria tomar o trono do pai, sendo o pai ainda vivo. Isso pode repetir-se nas igrejas hoje? Claro que acontece.

A estratégia política de Absalão era conquistar o coração das pessoas com sua boa aparência, planejava fazer uma entrada triunfal rumo ao trono de seu pai para toma-lo à força. Demonstrava uma aparente preocupação com a falta de justiça e distribuia muitos abraços amigos. Muitos se deixaram enganar e mudaram sua submissão. Mais tarde, entretanto, Absalão revelou ser um governante cruel. Precisamos avaliar cuidadosamente os nossos pastores para termos a certeza de que seu carisma não é uma máscara que encobre a desejo de tomar o lugar do pastor dirigente de qualquer igreja, porque isso está na moda. Chegam como cooperadores, trabalham com aparente fidelidade à direção da Igreja onde são recebidos de braços abertos, ganham confiança do pastor dirigente, são indicados para pastores e quando vêem que o coração dos membros está voltado para eles, então, com o engano e ambição pelo poder retiram-se com acusações levianas e levam parte dos membros para os quais se mostraram tão atenciosos. Isso é furto de corações. É ambição gananciosa. Absalão esperou nada menos do que quarenta anos furtando corações com afagos, com beijinhos e depois deu o golpe. Hoje existem aqueles que não esperam tanto: com 1, 5,10 ou 15 anos já dão o golpe. Devemos certificar de que sob seu estilo e carisma está alguém capaz de tomar boas decisões e cuidar sabiamente do povo.

6. Que outros exemplos podemos tirar da Bíblia?

Nos seguintes textos podemos perceber que, tanto na espiritualidade judaica como na cristã, a ganância não condiz com os valores do Reino.

1.Jeremias 22.1-7 - Aqui o profeta Jeremias condena o rei Jeoaquim por sua ambição desmedida, que gera a morte de inocentes com violência e extorsão.

2. Hebreus 13.5-6 - O autor do livro de Hebreus critica a avareza e realça a total confiança na providência divina, no suprimento de nossas necessidades.

3. Mateus 5.3-10 - O texto das bem-aventuranças nos mostra que os valores do Reino de Deus têm a ver com o SER e não com o TER. Por exemplo: "Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça". Eles são perseguidos pelo que são: Justos. (Mt 5:3) "Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;" "Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados; "Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;" "Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;" "Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;" "Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;" "Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;" "Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;"

(Tg 4.1-2)
"DE onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?" "Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes...".

Portanto a ambição traz muitos efeitos negativos aos Cristãos e em muitos casos traz tragédias e derrotas.

Voltemos ao primeiro amor.

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.




LIBERDADE EM CRISTO OU LIBERDADE EM CRISE


Liberdade em Cristo ou liberdade em Crise.

Verdadeiramente a liberdade Cristã entrou em uma profunda crise de identidade e de credibilidade.

O Texto bíblico de Gálatas 5, versículos 1-26 nos traz ensinamentos eficientes e suficientes sobre nossa liberdade Cristã.
Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão. Eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. De novo, testifico a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a guardar toda a lei. De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes. Porque nós, pelo Espírito, aguardamos a esperança da justiça que provém da fé. Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor. Vós corríeis bem; quem vos impediu de continuardes a obedecer à verdade? Esta persuasão não vem daquele que vos chama. Um pouco de fermento leveda toda a massa. Confio de vós, no Senhor, que não alimentareis nenhum outro sentimento; mas aquele que vos perturba, seja ele quem for, sofrerá a condenação. Eu, porém, irmãos, se ainda prego a circuncisão, por que continuo sendo perseguido? Logo, está desfeito o escândalo da cruz. Tomara até se mutilassem os que vos incitam à rebeldia. Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor. Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não sejais mutuamente destruídos. Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei. Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam. Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros. Gálatas 5: 1-26.

Ao terminar de ler este texto bíblico certamente você vai questionar o porque as religiões mudaram as regras para pior e se distanciaram da liberdade cristã e criaram outro sistema operacional para dizer que estão servindo a Deus.

Na verdade o que fizeram foi e é o que estamos vivendo todos os dias: uma grande crise de identidade com relação ao que Jesus Cristo e os apóstolos nos prescreveram como uma receita de virtudes espirituais a seguir.

Deixaram o essencial amor Cristão pelas almas aflitas e necessitadas e adotaram um sistema religioso paralelo, utilizando-se da palavra de Deus, para enganar, para surrupiar e para adquirir riquezas,  levando as multidões ao delírio com coisas mentirosas,  milagres comprados, espirito de engano e outras maneiras de convencer multidões e multidões a se dobrar em seus pés.

Deveriam aprender com Jesus que multiplicou os pães e os peixes e distribuiu para as multidões e realizou milhares de milhares de milagres sem pedir um centavo ao povo.

Nossa liberdade de servir no reino de Deus por amor está em crise. Estão amando mais o dinheiro e as posses terrenas do que os neófitos e necessitados pecadores que clamam por liberdade em Cristo. Clamam a Cristo para serem libertos da escravidão do pecado.

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.


sábado, 12 de agosto de 2017

COMO TER UM CORAÇÃO NOVO


COMO TER UM CORAÇÃO NOVO

“E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.” (Ez:36:26).

Todos nós já ouvimos falar em pedra nos rins ou em pedra na vesícula. Claro que sim que já ouvimos.  Mas, eu tenho certeza que muitos poucos têm conhecimento da existência de pedra no coração. É isso mesmo, pedra no coração. É assim que o “doutor” profeta Ezequiel diagnosticou a enfermidade do povo de Deus em seus dias.

Eles estavam sofrendo dessa terrível e sombria doença: pedra no coração, ou antes, um coração de pedra. Mais próximo de nós o famoso escritor Machado de Assis, em vez de coração de pedra, cria uma expressão congênere: "Coração de granito" ou seja, corações petrificados. Quais são as suas sintomatologias? Você sabe quais são as sintomatologias deste problema?

1. Insensibilidade Diante das Maravilhas de Deus.

O Salmo 53.1 assegura: “... Disse o néscio no seu coração: Não há Deus. ...”(Sl 53:1).
Mas o Salmo 19.1 afirma categoricamente: “Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das Suas mãos.” (Sl 19:1).

Mas o coração de granito ou de pedra não vê nada disso. Ele olha para o céu e só vê nuvens negras, problemas, dificuldades; não enxerga nada das belezas e maravilhas de Deus.

O profeta Ezequiel estava rodeado de pessoas com um coração de petrificado; eram pessoas ingratas a Deus; eles estavam cegos demais para ver as maravilhas de Deus na história de suas próprias vidas. Israel atravessou o Mar Vermelho a pés enxutos, mas isso não diz nada ao coração de endurecido, petrificado,  e ainda enlameado com a idolatria, com as imodalidades sensuais e imorais como também culto aos ídolos e com toda apostasia reinante na nação.

Israel é sustentado 40 anos no deserto, mas isso nada diz ao coração dos hebreus. Seus corações estavam pedrados e embrutecidos para perceber as maravilhas de Deus em favor de Seu povo.

2. Insensibilidade diante da maravilhosa graça
e do grande amor de Deus.

Em João 3.16 e Romanos 5.8, o Espírito Santo, falando por meio de seus servos João e Paulo, respectivamente, nos dizem que, por amor, Jesus enfrentou a cruz, sofreu as terríveis e cruentas realidades do calvário. Bebeu o triste e ensanguentado cálice do sofrimento; sofrimento repulsivo, sofrimento moral e físico. Mas o coração de pedra não percebe os espinhos em Sua fronte, os pregos em Suas mãos e pés. Não se dá conta do alto preço que o Filho de Deus teve que pagar para que nós, miseráveis criaturas, pudéssemos receber o favor de Seu amado Pai. Nada da história de Jesus lhes toca, lhes impressiona, e isto, por uma simples razão: seus corações estão obturados, duros como pedra – são corações de granito mesmo.

3. Insensibilidade Diante da Gravidade do Pecado.

Uma característica de nossa geração é a sua indiferença para com o pecado. Nada pode ser pior para uma sociedade do que isso.

Zombava-se do pecado antes de Noé. Resultado: Dilúvio. Zombava-se do pecado em Sodoma e Gomorra. E, estas, foram varridas do mapa. Zombava-se do pecado nos Reinos do Norte e do Sul. Resultado: o do Norte, levado cativo para a Assíria, o do Sul, levado cativo para a Babilônia. Zomba-se do pecado hoje no Brasil... Se você fala do pecado, as pessoas riem, a televisão ironiza, os intelectuais pigarreiam. Resultados? Os principais jornais estão aí para apoiar a loucura de tais atos libidinosos e insanos como se não o fossem; mas a palavra de Deus nos assegura: "O salário do pecado é a morte". Como brasileiros, crescemos numa cultura em que somos condicionados a crer que sempre há um jeitinho à parte para lidar com todas as situações rígidas. E assim pensamos em referência ao pecado. Por isso, muitos de nós cristãos tupiniquins, nos achamos muito espertos, pensamos que podemos zombar do pecado sem pagar o preço que isso exige. Mas a Palavra de Deus diz tácita e categoricamente: “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6:7). Nunca em nosso meio tivemos tantos casos de pedra no coração ou coração de pedra. Beira à insanidade o que se fazem hoje em nome de Deus, achando tais mercenários que Deus não está vendo. É bem verdade que o Senhor Jesus nos adverte que o joio nasce no meio do trigo e chegará o dia em que o próprio Senhor Jesus fará a separação colhendo somente o trigo e deixando o joio para o fogo.

4. Insensibilidade diante da maravilha da Palavra de Deus.

Palavra que "para sempre permanece no céu" (Sal 119:89). Para o coração de pedra, a Bíblia é mais um livro no mercado editorial. Quando muito, é um livro de bolso, de prateleira, não serve nem para ter em seus aparelhos modernos de tecnologia. Não atentam para sua importância. Deixam-na por qualquer programa supérfluo. Esquecendo-se das maravilhosas palavras do Senhor Jesus “... Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.” (Mt 22:29). Negociam-na por qualquer valor. Desprezam-na não percebendo que ela é a única forma de nós permanecermos firmes servindo ao Senhor.

5. Insensibilidade Diante da Urgência da Salvação.

Outro sintoma do coração de endurecido, petrificado é ir prorrogando o dia de sua salvação. Lemos em Hb 3.7-8: “ 7 Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, 8 Não endureçais os vossos corações, ....” (Hb 3:7-8).
Mas o coração de petrificado pela sua propria ignorância não atenta para o tempo que passa. Ele ignora que cada minuto sem Jesus é um crime contra a própria alma. Alguns anos atrás, um avião caiu no aeroporto de Orly, em Paris. 122 pessoas morreram. A amargura foi maior quando as autoridades revelaram que apenas um minuto e meio seriam suficientes para a aterrissagem e consequente salvamento das vítimas. Só um minuto e meio. Sim, o tempo é muito importante.

Montaigne, conta uma história que retrata bem isso: "O rei Arquias, de Tebas, estava num banquete quando um mensageiro lhe entregou uma carta, enviada por um amigo. Por fora estava escrito: ‘Leia logo. É muito importante' Mas Arquias disse aos amigos: ‘Ora essa, coisas importantes ficam para amanhã'. Guardou a carta para ler no outro dia. Na manhã seguinte encontraram seu cadáver, crivado de punhaladas. Ao lado estava a carta. Alguém a abriu e leu: ‘Meu caro, conjuro-te a sair depressa de casa porque aí te espera o punhal de um assassino".

Queridos amigos de coração de pedra , não brinque com o tempo. Como diz a Bíblia, “Não presumas do dia de amanhã, porque não sabes o que ele trará.” (Pv 27:1). Convide Jesus a fazer em você uma cirurgia no seu coração e entre no tempo de um novo coração abençoado por Deus. Um tempo em que você terá prazer em viver e servir, com um coração novo , alegre e renovado. Ele vai arrancar o seu coração de pedra e no lugar porá um de carne. Mas faça isso, hoje, agora mesmo, creia nisto e aceite a Jesus como Salvador e Senhor de sua vida.

Jesus Cristo é o único Caminho. Jesus Cristo é a Verdade, Jesus é a Vida, Ele é a resposta para você.

COM JESUS É SÓ VITÓRIA.

PR. WALDIR PEDRO DE SOUZA
BACHAREL EM TEOLOGIA, PASTOR E ESCRITOR



A FIDELIDADE É DESAFIADA

 A FIDELIDADE É DESAFIADA

A FIDELIDADE DOS RECABITAS.

Os Recabitas eram uma seita ou ordem religiosa, que teve o seu princípio em Jonadabe, filho de Recabe. Os princípios dos recabitas consistiam numa reação e protesto contra o luxo e a licenciosidade que, no reinado de Acabe e Jezabel, ameaçavam destruir inteiramente a simplicidade da antiga vida nômade de Israel.

Em conformidade com as suas idéias, os recabitas não bebiam vinho, nem edificavam casas, nem semeavam grão, nem plantavam vinhas, nem possuíam coisa alguma. Habitavam em tendas, em memória de terem sido estrangeiros na terra. Pelo espaço de dois séculos e meio eles cumpriram fielmente as suas normas; mas, quando Nabucodonosor invadiu Judá, no ano 607 (a.C.), tiveram então que abandonar as suas tendas.

QUEM ERA RECABE.

1.  Pai de Jonadabe (2 Rs 10.15,23; Jr 35.6 a 19); está em conexão com os queneus (1 Cr 2.55).

2. Um guerreiro que, com o seu irmão Baaná, assassinou Is-Bosete, filho de Saul. Depois foram mortos por ordem de Davi, por terem praticado aquele homicídio (2 Sm 4.2).

3. O pai ou antepassado de Malquias, governador do distrito de Bete-Haquerém (Ne 3.14), que foi nomeado para reparar a Porta do Monturo, nas fortificações de Jerusalém, sob a direção de Neemias.

Vejamos o que diz o profeta Jeremias sobre os Recabitas.

JEREMIAS 35   - OS RECABITAS

Jr 35.1 A palavra que da parte do Senhor veio a Jeremias, nos dias de Jeoiaquim, filho de Josias, rei de Judá, dizendo:
Jr 35.2 Vai à casa dos recabitas, e fala com eles, introduzindo-os na casa do Senhor, em uma das câmaras, e lhes oferece vinho a beber.
Jr 35.3 Então tomei a Jaazanias, filho de Jeremias, filho de Habazínias, e a seus irmãos, e a todos os seus filhos, e a toda a casa dos recabitas,
Jr 35.4 e os introduzi na casa do Senhor, na câmara dos filhos de Hanã, filho de Jigdalias, homem de Deus, a qual estava junto à câmara dos príncipes que ficava sobre a câmara de Maaséias, filho de Salum, guarda do vestíbulo;
Jr 35.5 e pus diante dos filhos da casa dos recabitas taças cheias de vinho, e copos, e disse-lhes: Bebei vinho.
Jr 35.6 Eles, porém, disseram: Não beberemos vinho, porque Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, nos ordenou, dizendo: Nunca jamais bebereis vinho, nem vós nem vossos filhos;
Jr 35.7 não edificareis casa, nem semeareis semente, nem plantareis vinha, nem a possuireis; mas habitareis em tendas todos os vossos dias; para que vivais muitos dias na terra em que andais peregrinando.
Jr 35.8 Obedecemos pois à voz de Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, em tudo quanto nos ordenou, de não bebermos vinho em todos os nossos dias, nem nós, nem nossas mulheres, nem nossos filhos, nem nossas filhas;
Jr 35.9 nem de edificarmos casas para nossa habitação; nem de possuirmos vinha, nem campo, nem semente;
Jr 35.10 mas habitamos em tendas, e assim obedecemos e fazemos conforme tudo quanto nos ordenou Jonadabe, nosso pai.
Jr 35.11 Sucedeu, porém, que, quando subia Nabucodonosor, rei de Babilônia, contra esta terra, dissemos: Vinde, e vamo-nos a Jerusalém, por causa do exército dos caldeus, e por causa do exército dos sírios; e assim habitamos em Jerusalém.
Jr 35.12 Então veio a palavra do Senhor a Jeremias, dizendo:
Jr 35.13 Assim diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: Vai, e dize aos homens de Judá e aos moradores de Jerusalém: Acaso não aceitareis instrução, para ouvirdes as minhas palavras? diz o Senhor.
Jr 35.14 As palavras de Jonadabe, filho de Recabe, pelas quais ordenou a seus filhos que não bebessem vinho, foram guardadas; pois não o têm bebido até o dia de hoje, porque obedecem o mandamento de seu pai; a mim, porém, que vos tenho falado a vós, com insistência, vós não me ouvistes.
Jr 35.15 Também vos tenho enviado, insistentemente, todos os meus servos, os profetas, dizendo: Convertei-vos agora, cada um do seu mau caminho, e emendai as vossas ações, e não vades após outros deuses para os servir, e assim habitareis na terra que vos dei a vós e a vossos pais; mas não inclinastes o vosso ouvido, nem me obedecestes a mim.
Jr 35.16 Os filhos de Jonadabe, filho de Recabe, guardaram o mandamento de seu pai que ele lhes ordenou, mas este povo não me obedeceu;
Jr 35.17 por isso assim diz o Senhor, o Deus dos exércitos, o Deus de Israel: Eis que trarei sobre Judá, e sobre todos os moradores de Jerusalém, todo o mal que pronunciei contra eles; pois lhes tenho falado, e não ouviram; e clamei a eles, e não responderam.
Jr 35.18 E à casa dos recabitas disse Jeremias: Assim diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: Pois que obedecestes ao mandamento de Jonadabe, vosso pai, guardando todos os seus mandamentos e fazendo conforme tudo quanto vos ordenou;
Jr 35.19 portanto assim diz o Senhor dos exércitos, Deus de Israel: Nunca jamais faltará varão a Jonadabe, filho de Recabe, que assista diante de mim.

Diante da fidelidade daquele povo, que eram uma família unidade, Deus deu a eles grandes promessas por causa da fidelidade deles.

A sua, a minha,  a nossa fidelidade para com Deus e os princípios basilares da fé Cristã, estão sendo provadas e desafiadas a cada instante diante de uma sociedade corrompida que valoriza mais o erro dos errados do que os acertos dos honestos e sinceros.

A coisa mais fácil de se fazer para não ser perturbado é você ficar quieto, calado e se conformar com os erros dos errados do que confrontar ou deixar-se ser confrontado para mostrar ao mundo ao seu redor ou da sua convivência que o modernismo social,  porém imoral, é totalmente inverso ao que nos traz tranquilidade na alma e paz de espírito por sermos fiéis aos nossos princípios Cristãos e que nada nos separará do amor de Cristo.

No texto acima do Profeta Jeremias capítulo 35 nós vemos que a fidelidade dos Recabitas foi desafiada,  porém eles não quebraram o concerto de seus antepassados,  foram fiéis a Deus e aos seus princípios.

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.



terça-feira, 8 de agosto de 2017

LIDERANÇA COM CARÁTER E PERSONALIDADE


LIDERANÇA COM CARÁTER E PERSONALIDADE

Vejamos como é uma liderança com caráter e personalidade de um verdadeiro líder. A liderança revela o caráter e a personalidade do líder e vice-versa, não se dissociam.

Treze traços de caráter e personalidade de um verdadeiro líder. 

Aprendendo a liderar. Em todo tempo um verdadeiro líder com caráter e personalidade estará aprendendo simultaneamente junto com sua equipe de liderados.

1. Aprenda a ser forte mas não grosseiro.
    Nunca subestime ou maltrate seus liderados; valorize-os.

2. Aprenda a ser gentil mas não fraco.
    Nunca envergonhe seus liderados. Elogie-os.

3. Aprenda a ser ousado mas não valentão.
    Nunca despreze os contradizentes. Instrua-os
    naquilo que é correto. Nunca se exaspere.

4. Aprenda a ser humilde mas não tímido.
    Nunca deixe dúvidas sobre seu caráter,
    sua liderança, sua personalidade. 
    Honre para ser honrado.

5. Aprenda a ser altaneiro mas não arrogante.
    Nunca seja um que dê péssimos exemplos.
    Repreender qualquer um de seus liderados
    publicamente não deve ser feito, nem com 
    fortes motivos para tal, se assim não acontecer 
    será tido como ofensa para todos os seus liderados 
    e maculará sua liderança.Diversas lideranças perdem
    a oportunidade de continuar liderando 
    porque são muito arrogantes.

6. Aprenda a desenvolver humor mas com sensatez. 
    Nunca faça piadas de mal gosto com as situações
    vexatórias próprias ou dos outros. Respeite os
    limites de cada pessoa e ou de cada ambiente.  

7. Aprenda a lidar com a realidade do dia a dia
    valorizando a cada um de seus liderados.
    Nunca se sabe o que as pessoas estão
    passando ou pensando. A realidade das situações
    de cada pessoa,  as vezes, nunca é revelada.

8. Aprenda a dizer 'sim' quando é pra dizer sim.
    Não diga sim apenas para agradar e ou ficar
    livre do embate com as pessoas e ou situações.

9. Aprenda a dizer 'não' quando é pra dizer não.
    Não diga não apenas para fugir de situações
    embaraçosas e ou agradar ou desagradar seus
    liderados ou seus ouvintes, sejam eles seus
    amigos ou seus desafetos.

10. Aprenda a não discriminar ninguém: 
      diga 'não' para todos que você tiver que dizer 'não' 
      e diga 'sim' para todos que você tiver que dizer
      sim, independentemente de situações
      familiares, financeiras ou outras adversas
      como religiosas por exemplo.

11. Aprenda a nunca prometer o que não possa
     cumprir; lembre -se: promessa é dívida. Faça
     uma anotação de todas as suas promessas
     para, no tempo certo, cumpri-las. O quanto mais
     rapidamente cumprir suas promessas, mais a 
     sua liderança será tida como uma 
     liderança de sucesso.

12. Aprenda que quem promete e não cumpre
      nunca será esquecido por quem ouviu sua
      promessa. Será tido como mentiroso (a) e ou
      mercenário (a) que mesmo estando na posição
      de líder não será considerado e nem honrado como tal.

13. Aprenda que liderança com caráter e personalidade 
      é saber valorizar sua posição de líder não
      importando o tamanho do seu grupo de
      liderados. Todo líder que valoriza seus
      liderados será reconhecido (a) e terá
      seus momentos de glória. O que mais vai
      marcar uma liderança com caráter é o valor 
      e o peso da palavra empenhada.
      Palavra dita: palavra cumprida.

Conclusão:

 Você vai ser marcado e lembrado por tudo que fizer em vida. A vida é uma só.  aproveite para trabalhar seu caráter e sua personalidade para ser solidário com seus liderados. A liderança, às vezes, é a única oportunidade de você demonstrar o seu caráter e a personalidade que verdadeiramente você é. As habilidades que podem funcionar bem para uma pessoa ou liderança, pode não funcionar bem para outras situações de liderança, tenha a perspicácia de honrar o seu caráter e a sua personalidade mesmo não galgando os aplausos tão almejados.

As habilidades fundamentais de liderança podem ser adaptadas sem mudar seus princípios básicos. Para qualquer liderança funcionar bem e ser produtiva,  deve ser lembrado que a lógica do caráter com personalidade vai funcionar para qualquer um e nas diversas situações de liderança que forem conquistadas e ou  apresentadas  desde que seja uma liderança com total responsabilidade e compromisso.

Lembre sempre que: "Tudo se levanta ou cai por causa da liderança." Maxwell.

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.