terça-feira, 31 de outubro de 2017

REBELIÃO II

REBELIÃO II

Quando a Bíblia diz que a rebeldia é como o pecado de feitiçaria, está falando sobre a rebeldia ou rebelião contra Deus ou também contra a obra de Deus. (1 Samuel 15:23). Todos devemos obediência a Deus, porque Ele nos criou e sabe o que é melhor para nós. Quem desobedece a Deus, sabendo que o que está fazendo é errado, entra em rebelião contra Deus. Essa pessoa rejeita a autoridade de Deus em sua vida. Viola o princípio de autoridade de Deus diretamente ou indiretamente.

Um exemplo de rebelião foi o rei Saul. Deus o mandou destruir completamente os amalequitas e tudo que possuíam mas quando Saul venceu a batalha, ele guardou para si o melhor dos rebanhos. O profeta Samuel repreendeu Saul por sua desobediência mas Saul achava que tinha feito o que era certo. Ele se desculpou dizendo que iria usar os rebanhos para oferecer sacrifícios a Deus. Então Samuel lhe disse que Deus prefere obediência a sacrifícios (1 Samuel 15:21-22).

Com a história de Saul podemos aprender algumas coisas sobre a rebelião:

Começa quando alguém acha que sabe melhor que Deus. Saul achava que seu plano de guardar os rebanhos era melhor que obedecer à ordem de Deus. Sua atitude irresponsável o levou a cometer atos de rebeldia e rebelião contra a ordem do proprio Deus. 

A desobediência Saul.

Saul sabia não estava fazendo a vontade de Deus. Por vezes se disfarçau. Saul tentou convencer Samuel que tinha feito tudo certo, mas sua desobediencia, rebelião e desonestidade para com Deus resultou em castigo por causa de sua atitude irresponsável e desobediência consciente. Por isso Deus rejeitou a Saul como rei de Israel. Qual é então a ligação entre rebeldia e feitiçaria?

Quem faz feitiçaria se envolve com demônios. Quem se rebela contra Deus também se abre à influência de demônios. Só existem dois lados, quem não se sujeita a Deus se sujeita ao diabo, o líder de toda rebelião contra Deus.

Vejamos também o que a Bíblia diz sobre bruxaria e feitiçaria?

A Bíblia proíbe a feitiçaria (Deuteronômio 18:10-12). Quando alguém se envolve em feitiçaria, está se opondo a Deus. Assim, feitiçaria é uma forma de rebelião contra Deus. Tanto a feitiçaria quanto a rebelião contra Deus têm consequências muito graves. Compensa fazer a vontade de Deus e ser fiel a Deus em tudo,  mesmo quando as situações são antagônicas.

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

REBELIÃO I

REBELIÃO I

Por quê a rebelião é como o pecado de feitiçaria?

A rebelião é como o pecado de feitiçaria porque desvia as pessoas dos propósitos deDeus. O feiticeiro rejeita Deus, procurando a ajuda de outros espíritos. Da mesma forma, o rebelde rejeita Deus, desobedecendo a Seus mandamentos, rejeitando, e até perseguindo, as autoridades constituídas por Deus.

1. O que é rebelião?

Rebelião é se recusar a obedecer a uma autoridade, é difamar, é caluniar, é mentir e enganar pessoas com relação à liderança espiritual a qual a pessoa está sujeita. O rebelde tem o compromisso e o dever de obedecer à autoridade mas decide desobedecer. Rebeldia é rejeitar a autoridade de outra pessoa. O elemento principal dos rebeldes ou rebelados é a desobediência ao princípio de autoridade, revoltando-se contra quem Deus constituiu como autoridade espiritual.

2. Sinais de Rebelião

Precisamos analisar quando o pecado da rebelião acontece para definirmos a primeira fronteira desse dilema. A rebelião é o pecado mais antigo, segundo a Bíblia. Começou com Lúcifer (Is 14.11-15; Ez 28.13-15). Desses dois textos, Isaías foi o que mais retratou esse episódio sobre o Querubim caído. Ele afirmou que esse anjo de muito esplendor dizia que “exaltaria seu trono acima das estrelas de Deus, acima das mais altas nuvens e seria semelhante ao Altíssimo” (Is 14.13,14). O texto demonstra que esse querubim queria ser semelhante ao Altíssimo. Essa expressão por si mesmo é cheia de soberba e pecado, pois se Deus é Altíssimo, como alguém pode ser semelhante a ele? A expressão hebraica " le eleyon " é usada somente para Deus no Sl 50.14. Esse adjetivo hebraico com a preposição antecedendo significa “ao Altíssimo” e demonstra que Lúcifer queria ter a autoridade que somente Yahweh tem, sendo mais que Deus, pois o adjetivo é superlativo e não dá espaço para duas autoridades com as mesmas características.

3. Como a rebelião se manifesta?

A rebelião se manifesta juntamente com a soberba e o desejo de ser e estar no lugar do líder. Dificilmente alguém em rebelião confessaria seu pecado, pois a soberba cega tais pessoas que o pratica, tendo sempre um pretexto que justifique tal prática. Satanás queria ser Altíssimo e tentou fazer isso levando consigo um terço dos anjos (Ap 12.3,4). Geralmente, a rebelião contamina outros também. Para isso, o rebelde precisa vender uma imagem negativa do líder para que ele possa chegar a seus objetivos. Tudo indica, que foi isso que Lúcifer fez para convencer um terço dos anjos. É assim que Absalão fez para fazer a maior rebelião em Israel de todos os tempos (2Sm 15.6). Esse texto afirma que Absalão “furtava” o coração do povo. Isso quer dizer que ele forjava uma conspiração contra Davi, seu pai, convencendo as pessoas e vendendo uma má imagem de Davi. A mesma coisa fez Jeroboão na divisão do reino de Israel (1Rs 12.15-18).

4. Consequências para quem faz rebelião.

A rebelião é tão forte que Samuel tratou como o pecado da feitiçaria (1Sm 15.23). Isso se harmoniza quando lembramos que a rebelião é o pecado inicial vindo de Satanás e muitos se assemelham a ele, fazendo a sua vontade. A rebelião é agir diretamente contra Deus, pois, com esta prática os rebeldes ou rebelados afirmam que aquele que constituiu o líder falhou e automaticamente o rebelde quer se colocar no lugar de Deus ou no lugar daqueles que Deus constituiu para liderar sua obra.

Que Deus nos livre dos rebeldes e dos rebelados.


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

HALLOWEEN - NÃO CELEBRE

7 RAZÕES PARA NÃO CELEBRAR O HALLOWEEN.

1. Trata-se de uma celebração pagã, relacionada com os mortos e os “maus espíritos” e que pouco a pouco foi sendo transformada em noite festiva. Segundo a Enciclopédia Barsa, "o Halloween tem sua origem nas festas pagãs de Samhain,celebradas pelos celtas durante a Idade Média, na Bretanha e na Irlanda. Durante os festejos, imensas fogueiras eram acesas no alto das colinas para afugentar os maus espíritos e acreditava-se que as almas dos mortos visitassem suas casas nesse dia.”

2. Trata-se de um ritual com raízes diabólicas. Em I Co 10.20,21 as Escrituras recomendam a total separação entre os servos de Deus e as práticas de demônios.

3. Trata-se de uma comemoração dedicada a fantasmas, vampiros, lobisomens, bruxas, caveiras, esqueletos e zumbis. A palavra halloween é uma contração de All Hallows' Evening, também conhecido por Allhalloween ou All Hallows' Eve, que significa a véspera do “dia de todos os santos”. (Wekipedia).

4. Trata-se atualmente de uma celebração que compreende um dia inteiro, denominado de dia das bruxas. Na Bretanha medieval, “pessoas iam de porta em porta pedindo comida em troca de uma oração pelos mortos e carregavam velas dentro de nabos esculpidos, que simbolizavam uma alma presa no purgatório”. (Halloween—From Pagan Ritual to Party Night Halloween) Outros dizem que essas velas eram usadas para afastar espíritos maus. Durante o século 19, na América do Norte, os nabos foram substituídos por abóboras, que eram mais fáceis de encontrar, bem como de esvaziar e esculpir.

5. Trata-se de algo absolutamente antibíblico. Em Dt 18.10-12 a Bíblia proíbe a consulta a espíritos, bem como a invocação aos mortos. Como escreveu Heverson Silva, “se apoiamos ou ignoramos o que o diabo lança no mundo através do Halloween, nunca teremos vitória em Cristo Jesus. Por essa razão, não podemos ficar calados, temos que ser corajosos e combater essa prática.

6. Trata-se de uma celebração de morte. Nos últimos anos nos Estados Unidos muitas crianças têm desaparecido e sido sacrificadas nesse dia. Veja Ez 44.23 e Os 4.7.

7. Trata-se de um golpe satânico, destinado a ocultar e tentar apagar a comemoração do Dia da Reforma, secularmente celebrada em 31 de outubro, I Pe 5.8.
A conclusão é simples e está na Bíblia: SAI DELA, POVO MEU. Não celebre essa festa de ocultismo e satanismo.

Pr.  Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

domingo, 29 de outubro de 2017

O QUE É O DIA DE FINADOS

O QUE É O DIA DE FINADOS.

Dia dos Fiéis Defuntos ou Dia de Finados (conhecido ainda como Dia dos Mortos no México) é celebrado pela Igreja Católica no dia 02 de novembro.

No século XIII esse dia anual passou a ser comemorado em 02 de novembro, porque 01 de novembro é o dia chamado de Todos os Santos.

O dia de Finados só começou a existir a partir do ano 998 DC. Foi introduzido por Santo Odilon, ou Odílio, abade do mosteiro beneditino de Cluny na França. Ele determinou que os monges rezassem por todos os mortos, conhecidos e desconhecidos, religiosos ou leigos, de todos os lugares e de todos os tempos. Quatro séculos depois, o Papa, em Roma, na Itália, adotou o dia 02 de novembro como o dia de Finados, ou dia dos mortos, para a Igreja Católica.

1. Como chegou aqui no Brasil essa celebração de 2 de novembro ser celebrado o dia de Finados?

O costume de rezar pelos mortos nesse dia foi trazido para o Brasil pelos portugueses. As igrejas e os cemitérios são visitados, os túmulos são decorados com flores, e milhares de velas são acesas.

2. Tem apoio bíblico essa tradição de se rezar pelos mortos no dia 02 de novembro? Como um cristão bíblico deve posicionar-se no dia de Finados?

Nada de errado existe quando, movidos pelas saudades dos parentes ou pessoas conhecidas falecidas, se faz nesse dia visita aos cemitérios e até mesmo se enfeitam os túmulos de pessoas saudosas e caras para nós. Entretanto, proceder como o faz a maioria, rezando pelos mortos e acendendo velas em favor das almas dos que partiram tal prática não encontra apoio bíblico.

3. A maioria das pessoas que visitam os cemitérios no dia de Finados está ligada à religião católica. Por que os católicos fazem essa celebração aos mortos com rezas e acendendo velas junto aos túmulos?

Porque segundo a doutrina católica, os mortos, na sua maioria estão no purgatório e para sair mais depressa desse lugar, pensam que estão agindo corretamente mandando fazer missas, rezas e acender velas. Crêem os católicos que quando a pessoa morre, sua alma comparece diante do arcanjo São Miguel, que pesa em sua balança as virtudes e os pecados feitos em vida pela pessoa. Quando a pessoa não praticou más ações, seu espírito vai imediatamente para o céu, onde não há dor, apenas paz e amor. Quando as más ações que a pessoa cometeu são erros pequenos, a alma vai se purificar no purgatório.

4. Existe base bíblica para se crer no purgatório, lugar intermediário entre o céu e o inferno?

Não existe. A Bíblia fala apenas de dois lugares: céu e inferno. Jesus ensinou a existência de apenas dois lugares. Falou do céu em Jo 14.2-3 e falou do inferno em Mt 25.41.

5. Segundo a Bíblia o que acontece com os seres humanos na hora da morte?

No livro de Hebreus 9.27 se lê que após a morte segue-se o juízo. E Jesus contou sobre a situação dos mortos Lc 16.19-31. Nessa parte bíblica destacamos quatro ensinos de Jesus: a) que há consciência após a morte; b) existe sofrimento e existe bem estar; c) não existe comunicação de mortos com os vivos; d) a situação dos mortos não permite mudança. Cada qual ficará no lugar da sua escolha em vida. Os que morrem no Senhor gozarão de felicidade eterna (Ap 14.13) e os que escolheram viver fora do propósito de Deus, que escolheram o caminho largo (Mt 7.13-14) irão para o lugar de tormento consciente de onde jamais poderão sair.

6. Fora a crença sobre o estado dos mortos de católicos e evangélicos, existem outras formas de crer sobre a situação dos mortos. Pode indicar algumas formas de crer? Sim.

A) Os espíritas crêem na reencarnação. Reencarnam repetidamente até se tornarem espíritos puros. Não crêem na ressurreição dos mortos.

B) Os hinduístas crêem na transmigração das almas, que é a mesma doutrina da reencarnação. Só que os ensinam que o ser humano pode regredir noutra existência e assim voltar a este mundo como um animal ou até mesmo como um inseto: carrapato, piolho, barata, como um tigre, como uma cobra, etc.

Ainda existem outras formas e crenças quanto à ressurreição dos mortos e estado dos mortos  que não vamos analisar aqui.

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.


sábado, 28 de outubro de 2017

A IMPORTÂNCIA DA AUTORIDADE ESPIRITUAL

A IMPORTÂNCIA DA AUTORIDADE ESPIRITUAL

TEXTO BÁSICO: ROMANOS 13.1-2

Em Romanos 13.1-2 a palavra de Deus diz: “Obedeçam às autoridades, todos vocês. Pois nenhuma autoridade existe sem a permissão de Deus, e as que existem foram colocadas nos seus lugares por Ele. Assim quem se revolta contra as autoridades está se revoltando contra o que Deus ordenou, e os que agem desse modo serão condenados”.

O EXEMPLO DO APÓSTOLO PAULO

Antes de reconhecer a Autoridade, Paulo tentou acabar com a igreja (Atos 8.3); mas depois de se encontrar com Jesus na estrada de Damasco entendeu que era difícil recalcitrar (revoltar-se; rebelar-se, dar coices), contra os aguilhões (autoridade divina) (Atos 9.5) Imediatamente Paulo caiu no chão e reconheceu Jesus como único Senhor e Salvador.

Em seguida, deu-se início ao tratamento de Paulo. O que precisava aprender aquele que tinha livre trânsito nas salas dos governadores e dos sumos-sacerdotes? O que precisava aprender aquele que fora instruído aos pés de Gamaliel, o homem mais sábio de sua época e que podia se comunicar livremente com qualquer estrangeiro do seu tempo? O que precisava aprender aquele que não parava de ameaçar e perseguir a igreja, por considerá-la a escória da humanidade?

A resposta é simples: Paulo precisava aprender a obedecer. A obediência era o ponto de partida não só para a restauração como para a confirmação da conversão de Paulo e posteriormente do seu ministério. Não nos esqueçamos de que foi ele quem escreveu a carta aos romanos. No momento em que foi salvo por Jesus, Paulo reconheceu a autoridade de Deus. Prova disso foi a sua atitude de submeter a sua vida a um Cristão simples de Damasco chamado Ananias.

Este Ananias é mencionado na Bíblia apenas uma vez. Humanamente não se tratava de um ilustre catedrático ou um respeitado homem de negócios. Era apenas um cristão cheio do Espírito Santo, cuja vida estava em total submissão a Deus. Este Ananias não é o mesmo de Atos capítulo 5 que mentindo ao Espírito Santo e a Pedro foi morto ele e sua mulher.

Como pode Paulo, que era formado e capacitado dar ouvidos às Palavras de Ananias, um ilustre desconhecido? A resposta é: o reconhecimento da Autoridade Espiritual. Se Paulo não tivesse tido um encontro com a Autoridade na estrada de Damasco jamais teria se sujeitado a Ananias.

Isto nos faz aprender mais um princípio: Todo aquele que conhece a autoridade lida com a autoridade e não com o homem. Não consideramos o homem, mas a autoridade investida nele. Não obedecemos ao homem, obedecemos à autoridade de Deus que está nesse homem.

Isto deve responder às nossas posturas equivocadas diante de um governante calhorda, de um pai estúpido, de um líder espiritual hipócrita ou de um policial que abusa da sua autoridade.

Certa vez, perguntaram a um grupo de membros de uma igreja: “Você é submisso aos seus líderes?”. As respostas mais comuns foram: ”Se eu achar que devo, sim”; “Se eles fizerem por onde merecer, sim”; “Se os líderes procurarem viver de acordo com a vontade de Deus, sim”.

O nosso erro está em sempre atrelar a nossa obediência a homens e não a Deus. Com isso damos lugar à rebeldia, alimentamos a desordem e saímos do propósito de Deus.

O que seria da família se os filhos só obedecessem aos pais que nunca cometeram erros? O que seria da nação? Não podemos esquecer disso: O princípio da Obediência não tem a ver com os homens, mas com Deus.

Um irmão querido me perguntou esta semana, o que fazer quando um pai ou uma mãe diz para o filho a não vir mais para a igreja. Esse filho deve obedecer aos pais? Claro, eu respondi. Então a pessoa me disse: Mas Jesus não disse que aquele que não deixar pai e mãe por amor a ele não é digno dele? Sim. Respondi;
Mas não confundamos Jesus com a instituição chamada “igreja”. Jesus irá resolver o problema desta pessoa, não porque ela foi fiel à igreja, mas porque foi obediente ao princípio da Autoridade Espiritual.

 Vejamos como Davi se relacionou com o princípio da autoridade. Quando Saul perseguia Davi, Davi teve oportunidades de sobra para aniquilar com a vida de Saul. Os seus guerreiros lhe disseram destas chances. Mas qual foi a resposta de Davi? “Longe de mim, tocar a mão no ungido do Senhor”. 1Sm. 24:1-22.

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.



sexta-feira, 27 de outubro de 2017

0S CINCO PILARES DO CRISTIANISMO

OS CINCO PILARES DO CRISTIANISMO OU AS CINCO SOLAS DEFENDIDAS POR MARTINHO LUTERO.

Os cinco pilares da fé Cristã:

Os Cinco Solas” que, traduzido literalmente, significa “Os Cinco Somentes”, aqueceram os corações dos reformadores do século XVI e foram os pilares da Reforma Protestante. Neste aniversário de 500 anos da Reforma, a Comunidade Cristã no Brasil e no mundo inteiro reafirmam a importância desses pilares do cristianismo:

Sola Scriptura (Somente as Escrituras),
Solus Christus (Somente Cristo),
Sola Gratia (Somente a Graça),
Sola Fide (Somente a Fé) e
Soli Deo Gloria (Somente a Deus a Glória).

O ponto de partida da reforma religiosa foi o ataque de Martinho Lutero, em 1517, à prática da Igreja de vender indulgências. Martinho Lutero era um monge da ordem católica dos agostinianos, nascido em Eisleben, em 1483, na Alemanha. Após os primeiros estudos, Lutero matriculou-se na Universidade de Erfurt, em 1501, onde se graduou em Artes. Após ter passado alguns anos no mosteiro, estudando o pensamento de Santo Agostinho, foi nomeado professor de teologia da Universidade de Wittenberg.

Lutero admirava os escritos e as ideias de Jan Huss sobre a liberdade cristã e a necessidade de reconduzir o mundo cristão à simplicidade da vida dos primeiros apóstolos. Através de exaustivo estudo, Lutero encontrou respostas para suas dúvidas e, a partir desse momento, começou a defender A doutrina da salvação pela fé. Ele elaborou 95 teses que criticavam duramente a compra de indulgências. Eis algumas delas:

Tese 21 - Estão errados os que pregam as indulgências e afirmam ao próximo que ele será liberto e salvo de todo castigo dos pecados cometidos mediante indulgência do papa.
Tese 36 - Todo cristão que se arrepende verdadeiramente dos seus pecados e sente pesar por ter pecado tem total perdão dos pecados e consequentemente de suas dívidas, mesmo sem a carta de indulgência.
Tese 43 - Deve-se ensinar aos cristãos que aquele que dá aos pobres ou empresta a quem necessita age melhor do que se comprasse indulgências.

Esses princípios foram considerados uma afronta à Igreja Católica. Em 1521, o monge agostiniano, já declarado herege, foi definitivamente excomungado pela Igreja Católica, refugiando-se na Saxônia. Lutero não tinha a pretensão de dividir o povo cristão, mas a repercussão de suas teses foi amplamente difundida; e suas ideias, passadas adiante. Através da tradução da Bíblia para o idioma alemão, o número de adeptos às ideias de Lutero aumentou largamente; e, por outro lado, o poder da Igreja diminuiu consideravelmente.

Seus ideais reformistas religiosos desencadearam revoltas e assumiram dimensões politicas e socioeconômicas que fugiram do seu controle. A revolta social instalou-se e o descontentamento foi geral. Os príncipes tomaram as terras pertencentes à Igreja Católica e os camponeses revoltaram-se, em 1524, contra a exploração da Igreja e dos príncipes. Lutero, que era protegido pelos príncipes, condenou a revolta dos camponeses e do líder protestante radical, Thomaz Munzer. Munzer foi decapitado e um grande número de camponeses revoltados foi massacrado pelos exércitos organizados pelos príncipes locais apoiados por Lutero, que dizia “não há nada mais daninho que um homem revoltado...”.

A preocupação de Lutero em defender as aspirações feudais fez com que sua doutrina fosse considerada uma religião, a religião dos nobres. Esses nobres assumiram cargos importantes na Igreja, que foi chamada de Igreja Luterana. A reforma religiosa de Lutero chegou a outros países, como a Dinamarca, Suécia, Noruega, os quais foram rompendo os laços com a Igreja Católica, fomentando a reorganização das novas doutrinas religiosas.

A Deus seja a Glória para todo sempre e eternamente.

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

OS 500 ANOS DA REFORMA

DIA 31 DE OUTUBRO DE 2017 FOI COMEMORADO OS 500 ANOS DA REFORMA PROTESTANTE.

Dia da Reforma Protestante. Saiba o que ela trouxe para a educação moderna

No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero fixou nas portas da Igreja de Wittenberg, na Alemanha, as 95 teses contra a venda de indulgências. A data marca o início da Reforma Protestante e de um novo momento na história da humanidade. Vários pre reformadores já tinham até sido martirizados e até mortos queimados vivos por tamanha afronta ao papa.

A Reforma Protestante  mexeu com todos os segmentos da sociedade de então. “Nenhum aspecto da vida humana ficou intacto, pois abrangeu transformações políticas, econômicas, religiosas, morais, filosóficas, literárias e nas instituições. Foi, de fato, uma revolta e uma reconstrução do norte da Alemanha”, afirma o escritor Eby Frederick.

Na educação, os impactos foram determinantes. Na Idade Média, a igreja era a única responsável pela organização e manutenção da educação escolar. A partir do século 16, surgiram as nações-estados, que se opuseram ao poderio universal do papa e formou-se a classe média.

O historiador e professor da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, pastor José Carlos de Souza, explica que o comércio, a atividade pública e as próprias igrejas, entre muitos outros setores, possuíam demandas que requeriam cuidadoso preparo. Toda mudança social traz novos desafios.

Certamente, por essa razão, Lutero sentiu-se impelido para falar e se pronunciou de modo enfático sobre a necessidade das autoridades civis investirem na educação e ele próprio se tornou professor dando o exemplo do que queria para o povo.q

Neste contexto, os movimentos da Renascença e da Reforma são precursores de profundas mudanças na concepção de ensino. A educação começa a visar de modo claro e definido a formação integral do homem, o seu desenvolvimento intelectual, moral, físico e espiritual.

Quanto à Cidadania

Martinho Lutero também estimula a criação de escolas para toda a população. Houve forte ênfase ao ensino para suprir as demandas da recém chegada sociedade moderna, com dimensões geográficas, políticas, econômicas, intelectuais e religiosas em transformação.

A contribuição da Reforma no contexto educacional é tamanha que, de acordo com renomados educadores da época, a educação pública teve origem nesta época o movimento já estimulava a educação pública, universal e gratuita, para quem não poderia custeá-la.

Portanto a educação pública, isto é, a educação criada, organizada e mantida pelas autoridades oficiais tais como municípios, províncias, estados começaram com o movimento da Reforma religiosa.

Em correspondências aos conselhos de todas as cidades da Alemanha incentivou para que criassem e mantivessem escolas cristãs; nos textos  publicados em 1524 Martinho Lutero desafia a sociedade a promover uma educação integral. “Lutero queria todos os cidadãos bem preparados, para todas as tarefas na sociedade. Propôs uma escola Cristã que visasse não uma abstração intelectual, mas a uma educação voltada para o dia a dia da vida”.

O pastor luterano Walter Altmann comenta a referência de Lutero para o desenvolvimento da educação. “Rompeu com o ensino repressivo, introduzindo o lúdico na aprendizagem. Amarrou o estudo das disciplinas a um aprendizado prático. Também lutou por boas bibliotecas, dentro de sua ótica cristocêntrica”, revela Altmann no livro ‘Lutero e a Libertação’.

“Pela graça de Deus, está tudo preparado para que as crianças possam estudar línguas, outras disciplinas e história, com prazer e brincando. As escolas já não são mais o inferno e o purgatório de nosso tempo, quando éramos torturados com declinações e conjugações. Não aprendemos simplesmente nada por causa de tantas palmadas, medo, pavor e sofrimento”, escreveu Martinho Lutero.

A aprendizagem construiria cidadãos capacitados, honestos e responsáveis. Era exatamente esta a necessidade do novo modelo de sociedade que surgia na época. De acordo com o pesquisador Evaldo Luis Pauly a rápida divulgação de ideias e concepções por meio da imprensa descoberta por Gutemberg, também contribuiu para que as iniciativas de estímulo educacional crescessem.

O ensino educacional superior

As mudanças e ênfases da Reforma estimularam o surgimento das instituições de ensino. “A história das universidades nos estados alemães durante os séculos 16 e 17 foi determinada pelo progresso da religião e é quase idêntica a do desenvolvimento da teologia protestante”, declara Paul Monroe no livro História da Educação.

Nestor Beck diz que a universidade de Wittenberg atraiu um número crescente de novos alunos, pela fama que passou a ter, entre os anos de 1517 a 1520. A Reforma Protestante deixou a concepção de que a ignorância é o grande mal para a verdadeira religião, por isso, superá-la é uma responsabilidade de todos. “O melhor e mais rico progresso para uma cidade é quando possui muitos homens bem instruídos, muitos cidadãos ajuizados”, dizia Martinho Lutero.

A expansão da reforma

O pensamento e o movimento protestante logo se expandiram. A América do Norte por exemplo contou com a colonização de vários grupos protestantes na chamada segunda reforma. Antropólogos afirmam que nos Estados Unidos o ensino superior cresceu mais livre, democrático e fecundo.

As igrejas cristãs prevalecem no cenário educacional norte-americano no século 17 e início do 18. Após a independência dos Estados Unidos em 1776 e a separação entre igreja e estado, houve uma ênfase ao ensino superior público, secularizado e sob controle do estado.

A igreja reagiu por meio da educação. As confissões, principalmente presbiteriana, batista, congregacional, metodista se lançaram no ensino superior sempre olhando para as lições positivas e bem defendidas e elaboradas por Martinho Lutero.

Deus abençoe você e sua família. 


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

O QUE É HALLOWEEN

O QUE É HALLOWEEN

O Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas, é um evento tradicional e cultural, que ocorre basicamente em países de língua inglesa, mas com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos desses países.

O que diz a Bíblia

A Bíblia não faz nenhuma menção ao Halloween, ou Dia das Bruxas. Mas as antigas origens e os atuais costumes dessa celebração provam que ela se baseia em crenças falsas sobre os mortos e os espíritos do mal, ou demônios. Veja “História e costumes do Halloween”.

A Bíblia alerta: “Não haja em seu meio alguém que . . . consulte espíritos ou . . . que invoque os mortos.” (Deuteronômio 18:10-12). Embora alguns encarem o Halloween como diversão inofensiva, a Bíblia mostra que suas práticas não são. Em 1 Coríntios 10:20, 21, a Bíblia diz: “Não quero que vocês tomem parte nas coisas dos demônios. Vocês não podem beber do cálice do Senhor e também do cálice dos demônios". Bíblia na Linguagem de Hoje.

História e costumes do Halloween

Samhain: De acordo com a Enciclopédia Barsa, “o Halloween tem origem nas festas pagãs de Samhain, celebradas pelos celtas durante a Idade Média, na Bretanha e na Irlanda. Durante os festejos, imensas fogueiras eram acesas no alto das colinas para afugentar os maus espíritos e acreditava-se que as almas dos mortos visitassem suas casas nesse dia.” No entanto, a Bíblia ensina claramente que os mortos “não estão cônscios de absolutamente nada”. (Eclesiastes 9:5). Assim, eles não podem entrar em contato com os vivos.

Usar fantasias e ir de casa em casa pedindo doces: De acordo com o livro Halloween. An American Holiday, An American History (Halloween: um Feriado Americano, uma História Americana), alguns celtas se vestiam de fantasmas para que os espíritos os confundissem com um deles e não os incomodassem. Outros ofereciam doces aos espíritos a fim de apaziguá-los. Na Europa medieval, os clérigos católicos adotaram costumes pagãos locais e incentivavam os fiéis a ir de casa em casa vestindo fantasias e pedindo pequenos presentes em troca de uma oração pelos mortos. Por outro lado, a Bíblia não permite misturar práticas da religião falsa com a adoração de Deus. 2 Coríntios 6:17.

Fantasmas, vampiros, lobisomens, bruxas e zumbis: Já por muito tempo, essas criaturas têm sido relacionadas ao mundo espiritual maligno. A Bíblia é clara ao dizer que devemos nos opor aos espíritos maus, não festejar com eles. Efésios 6:12.

Abóboras decoradas: Na Bretanha medieval, “pessoas iam de porta em porta pedindo comida em troca de uma oração pelos mortos” e carregavam “velas dentro de nabos esculpidos, que simbolizavam uma alma presa no purgatório”. (Halloween, From Pagan Ritual to Party Night [Halloween: Ritual Pagão Transformado em Noite de Festa]). Outros dizem que essas velas eram usadas para afastar espíritos maus. Durante o século 19, na América do Norte, os nabos foram substituídos por abóboras, que eram mais fáceis de encontrar, bem como de esvaziar e esculpir. As crenças por trás desse costume como a imortalidade da alma, o purgatório e as orações pelos mortos, não se baseiam na Bíblia. Ezequiel 18:4. Gl.5.19-21.

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres?
Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado.
Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre.
Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. João 8:32-36.

Pr.waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.



quinta-feira, 26 de outubro de 2017

ADVERSÁRIO SEGUNDO A BÍBLIA

ADVERSÁRIO SEGUNDO A BÍBLIA.

"CONHECENDO O NOSSO ADVERSÁRIO À LUZ DA BÍBLIA SAGRADA".

 Satanás, o Adversário.

“VAI-TE, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás e só a Ele servirás” (Mt 4.10).

Satanás (do grego satan, que significa adversário), foi antes um elevado anjo, criado perfeito e bom. Foi designado como ministro junto ao trono de Deus, porém num certo tempo, antes de o mundo existir, rebelou-se e formou-se o principal adversário de Deus e dos homens (Ez 28.12-15).

(1) Satanás na sua rebeldia realizou uma grande rebelião contra Deus e arrastou consigo uma grande multidão de anjos de ordens inferiores (Ap 12.4) que talvez possam ser identificados (após sua queda) com os demônios ou espíritos malignos. Satanás e muitos desses anjos inferiores decaídos foram banidos para a terra e sua atmosfera circundante, onde operam limitados segundo a vontade permissiva de Deus.

(2) Satanás, também chamado “a serpente”, provocou a queda da raça humana (Gn 3.1-6).

(3) O império do mal sobre o qual Satanás reina (Mt 12.26) é altamente organizado e exerce autoridade sobre as regiões do mundo inferior, os anjos caídos (Mt 25.41; Ap 12. 7), os homens perdidos (Mt 4.8,9; Jo 12.31; Ef 2.2) e o mundo em geral (Lc 4.5,6; 2 Co 4.4). Satanás não é onipresente, nem onisciente; por isso a maior parte da sua atividade é delegada a seus inumeráveis demônios (Mt 8.28; Ap 16.13, 14).

(4) Jesus veio à terra a fim de destruir as obras de Satanás (1 Jo 3.8), de estabelecer o reino de Deus e de livrar o homem do domínio de Satanás (Mt 12.28; Lc 4.19; 13.16; At 26,18). Cristo, pela sua morte e ressurreição, derrotou Satanás e ganhou a vitória final de Deus sobre ele (Hb 2.14).

(5) No fim da presente era, Satanás será preso e confinado no abismo durante mil anos (Ap 20.1-3). Depois disso será solto por um pouco de tempo, após o que fará uma derradeira tentativa de derrotar a Deus, seguindo-se sua ruína final, que será o seu lançamento no lago que arde com fogo e enxofre, que é a segunda morte. (Ap 20.7-10).

(6) Satanás atualmente guerreia contra Deus e seu povo (Ef 6.11-18), procurando desviar os fiéis da sua lealdade a Cristo (2 Co 11.3) e fazê-los pecar e viver segundo o sistema do mundo ((cf. 2 Co 11.3; 1 Tm 5.15; 1 Jo 5.19). O cristão deve sempre orar por livramento do poder de Satanás (Mt 6.13), para manter-se alerta contra seus ardis e tentações (Ef 6.11), e resistir-lhe no combate espiritual, permanecendo firme na fé (Ef 6.10-18); 1 Pe 5.8,9).

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

AUTORIDADE ESPIRITUAL

AUTORIDADE ESPIRITUAL

As igrejas estão precisando de pessoas que preguem com autoridade espiritual (unção). Não estou dizendo que precisamos de boas pregações, boas técnicas profissionais no púlpito ou uma oratória impecável, muito embora todos os recursos aqui citados possam abrilhantar a pregação e a explanação da palavra de Deus. Estou falando de pregações simples que fazem as pessoas quererem se humilhar diante de Deus e buscarem uma real mudança de vida. Se você quer essa autoridade espiritual, você deve abrir mão de todo tipo de manipulação e pregar a verdade da Palavra de Deus em amor. Veja o que o apóstolo Paulo disse:

"Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos. Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano nem torcemos a palavra de Deus. Pelo contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus." (2 Coríntios 4:1-2)

Paulo estava falando sobre as suas motivações. Ele não queria agir com má-fé, distorcendo a Palavra de Deus para manipular as pessoas. Pelo contrário, ele decidiu arrancar do seu coração toda raíz de pecado e intenções erradas, ao pregar o Evangelho. Eu acredito que este é o caminho para recebermos a unção e autoridade espiritual - A honestidade e transparência com Deus e com as pessoas.

Sei que é mais fácil identificarmos essas falhas em muitos líderes da atualidade, mas será que conseguimos enxergar pecados em nossas próprias vidas? Se quisermos ser cheios do Espírito Santo e ser exaltados por Deus, devemos primeiramente nos esvaziar de todo pecado e de nossa natureza egoísta e orgulhosa. Em Filipenses 2:5-9 diz que Jesus, mesmo sendo Deus, esvaziou a si mesmo para se tornar servo dos homens, e foi obediente até a sua morte, e morte de cruz! Depois isso, Deus lhe deu a posição mais alta e o nome que está acima de todo nome. Repare que antes de sermos exaltados, há um preço que devemos pagar, e é justamente disso que quero falar. Se você quer ter autoridade espiritual, ou seja, unção de Deus na sua vida:

1) ESTEJA DISPOSTO A SENTAR NO LUGAR DE HONRA "O ÚLTIMO BANCO".

Jesus fala da natureza da humildade daqueles que se humilham debaixo da potente mão de Deus.
No livro de Lucas capítulo 14, Jesus foi convidado para comer na casa de um líder fariseu e outros mestres da lei foram junto com ele. Mas, quando chegaram e foram se assentar, aqueles homens ficaram disputando quem se assentaria nos melhores lugares da mesa. Eles queriam posições de destaque, mas ao perceber isso (v.7) Jesus lhes disse uma palavra bem dura:

"Quando alguém o convidar para um banquete de casamento, não ocupe o lugar de honra, pois pode ser que tenha sido convidado alguém de maior honra do que você. Se for assim, aquele que convidou os dois virá e lhe dirá: ‘Dê o lugar a este’. Então, humilhado, você precisará ocupar o lugar menos importante. Mas quando você for convidado, ocupe o lugar menos importante, de forma que, quando vier aquele que o convidou, diga-lhe: ‘Amigo, passe para um lugar mais importante’. Então você será honrado na presença de todos os convidados. Pois todo o que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado." (Lucas 14:8-11)

Jesus estava mostrando que essa busca por honra e reconhecimentos das pessoas, só nos atrapalha e nos impede de recebermos algo de Deus.

"Como vocês podem crer, se aceitam glória uns dos outros, mas não procuram a glória que vem do Deus único?" (João 5:44)

"Cuidado com o farizaismo e com os mestres da lei. Eles fazem questão de andar com roupas especiais, e gostam muito de receber saudações nas praças e de ocupar os lugares mais importantes nas sinagogas e os lugares de honra nos banquetes." (Lucas 20:46)

Enquanto continuarmos nos vangloriando, achando que od "dons" são nossos, que o ministério é "nosso", que as obras são "nossas" e que somos melhores do que os outros, não teremos e nem seremos autoridade espiritual. É tão bom quando encontramos pessoas que falam pouco sobre elas e muito sobre o que Deus tem feito, não é verdade? Por isso exalte a Deus e confie que Ele é quem honra as pessoas, no tempo certo.

"...Sejam todos humildes uns para com os outros, porque "Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes". Portanto, humilhemo-nos debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele exalte a quem Ele quiser exaltar e no tempo devido que também Ele,  Deus, determinar.

Pr.waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.



terça-feira, 24 de outubro de 2017

O PECADO DA TRANSGRESSÃO

O PECADO DA TRANSGRESSÃO

Existem dois pilares fundamentais da fé Cristã: confiar na salvação de Deus por meio de Jesus Cristo e obedecer à sua autoridade. Confiar e Obedecer.

A Bíblia define o pecado como transgressão (1João 3.4). Em Romanos 2.12, a palavra “sem” lei é o mesmo que “contra” a lei. A transgressão é desobediência à autoridade de Deus; e isto é pecado. Pecar é uma questão de conduta, mas transgressão é uma questão de atitude do coração. O presente século caracteriza-se pela transgressão, e logo o fruto desse pecado aparecerá. A autoridade no mundo está sendo cada vez mais solapada até que, finalmente, todas as autoridades sejam destruídas e a transgressão governe. Saibamos que no universo existem dois princípios: o da autoridade de Deus e o da rebeldia satânica. Não podemos servir a Deus e simultaneamente andar pelo caminho da rebeldia. Satanás ri quando uma pessoa rebelde prega a palavra, pois nessa pessoa habita o princípio satânico. O princípio do serviço tem de ser a autoridade, se obedecemos ou não a autoridade de Deus”.

Na palavra de Deus há linhas específicas de autoridade que devemos obedecer para não estarmos em rebeldia que pode se transformar em rebelião contra o próprio Deus:

1. Em relação a Deus. (Daniel 9.5-9)

2. Ao governo civil. (Romanos 13.1-7, 1Timoteo 2.1-4; 1Pedro 2.13-17)

3. Aos pais. (Efésios 6.1-3)

4. Esposa em relação ao marido no Senhor.  (1Pedro 3.1-4)

5. Aos patrões. (1Pedro 2.18-23)

6. Aos líderes da igreja. (Hebreus 13.17)

7. Uns aos Outros. (Efésios 5.21)

As normas (anti) sociais do politicamente correto, da depravação moral e da inversão de valores querem determinar uma nova modalidade de moral sem qualquer comprometimento com o que é correto e moral verdadeiramente.

Na sociedade moderna de hoje em dia não existe mais o temor a Deus e não consideram pecado a tudo o que no decorrer de todos os séculos até a bem pouco tempo era tido como pecado e transgressão contra Deus.

Os transgressõres,  os devasdos, os omissos e os falsos líderes religiosos que se utilizam do nome de Deus para enganar o povo, terão um acerto de contas com o próprio Deus. Ap. 21.8.

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

A DEFESA DOS UNGIDOS DO SENHOR

A DEFESA DOS UNGIDOS DO SENHOR.

AI DE QUEM TOCAR NOS UNGIDOS DO SENHOR

Porque o SENHOR defenderá a sua causa em juízo, e aos que os roubam lhes tirará a vida.
Provérbios 22.23.

Rebeldia ou rebelião é como o pecado de feitiçaria diz a palavra de Deus.
1 Samuel 15.23.

Não é bom tocar em um ungido do Senhor (Sl 105.15; 1 Sm 24.6,7). Ai de quem ousa tocar em alguém que tenha recebido a unção divina, mesmo que, aos olhos do homem, aquela pessoa seja tida como insignificante. Deus – o nosso Defensor – não faz nada fora da Sua Palavra, ainda que aquilo pareça necessário. O Senhor é varão valoroso e perfeito nas batalhas, e, uma vez a guerra tendo-se iniciado, não haverá tréguas.

O erro de muitos é não conhecer os termos das alianças que o Senhor firmou com o Seu povo. Quando Golias, pelos seus deuses, amaldiçoou Davi (1 Sm 17.43), o filisteu cavou sua própria cova, pois, naquele momento, mesmo sem saber, colocou o poder divino operando contra si mesmo. Davi, por conhecer o que o Todo-Poderoso havia prometido a Abraão – e, por extensão, aos seus herdeiros –, sorriu e gritou que, naquele mesmo dia, Deus poria aquele adversário em suas mãos (v. 46).

O cristão não é alguém que anda desprotegido. Por motivos que ainda não entendemos, há casos em que, aparentemente, as pessoas que não temem a Deus obtêm sucesso contra nós. No entanto, isso é só questão de tempo; breve o período de oportunidades daquela pessoa passará, e ela verá o quanto o Senhor ama e defende os que depositam a sua confiança nEle. Deus é e sempre será o Guarda de quem verdadeiramente Lhe serve (Sl 91, 121).

Contudo, para experimentarmos essa proteção, temos de saber que o Senhor nunca agirá fora do que está registrado em Sua Palavra, ainda que, algumas vezes, julguemos necessário que Ele faça algo diferente. Ora, o Altíssimo sempre respeita os Seus preceitos e espera que nós também os respeitemos. Ademais, Ele não é injusto nem para com os maus, mas, quando provocamos a Sua ira e Ele passa a agir, ninguém e nada O detêm. Portanto, tenha sempre mãos e vestes limpas (Ec 9.8).

Ai de quem intenta fazer mal contra um dos que creem no Senhor, ainda que, humanamente, aquela pessoa seja taxada como insignificante. Deus proíbe que toquem em Seus profetas e que maltratem os Seus ungidos. Quem agir assim descobrirá que cometeu um erro grave. Antes de tirar Israel do Egito, o Senhor vingou o Seu povo, e Faraó viu o que a ira divina pode fazer contra quem não respeita o povo santo.

Não tenha receio de obedecer ao Senhor. Nada, absolutamente nada, sucederá a você por dar ouvido ao que Ele fala. O demônio ameaça, e, por incrível que pareça, há quem o respeite, mas, se essa pessoa soubesse o que sofrerá nas mãos do inimigo, ela jamais teria desobedecido ao Varão valoroso e perfeito nas batalhas (Is 42.13).

Deus é tardio em irar-Se (Na 1.3a), mas, tendo-Se irado, não há como detê-lO. Com o Senhor em ação, nunca haverá tréguas para o adversário, e, sim, vitória completa para quem serve ao Altíssimo. Ele não para de edificar a torre por falta de recursos, pois estes Lhe são ilimitados. Portanto, quando você entender que algo é seu e orar tomando posse disso, o Senhor Deus operará em seu viver até a vitória total. Assuma sua posição nesta batalha.

Pr.  Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

A AUTORIDADE ESPIRITUAL


A AUTORIDADE ESPIRITUAL
RECONHECIDA POR DEUS

"Quando alguém o convidar para um banquete de casamento, não ocupe o lugar de honra, pois pode ser que tenha sido convidado alguém de maior honra do que você. Se for assim, aquele que convidou os dois virá e lhe dirá: ‘Dê o lugar a este’. Então, humilhado, você precisará ocupar o lugar menos importante. Mas quando você for convidado, ocupe o lugar menos importante, de forma que, quando vier aquele que o convidou, diga-lhe: ‘Amigo, passe para um lugar mais importante’. Então você será honrado na presença de todos os convidados. Pois todo o que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado". Lucas 14.8-11.

Jesus estava mostrando que essa busca por honra e reconhecimentos das pessoas, só nos atrapalha e nos impede de recebermos algo de Deus.
"Como vocês podem crer, se aceitam glória uns dos outros, mas não procuram a glória que vem do Deus único?" (João 5:44)
"Cuidado com os mestres da lei. Eles fazem questão de andar com roupas especiais, e gostam muito de receber saudações nas praças e de ocupar os lugares mais importantes nas sinagogas e os lugares de honra nos banquetes." (Lucas 20:46)
Enquanto continuarmos nos vangloriando, achando que o ministério é "nosso", que as obras são "nossas" e que somos melhores do que os outros, não teremos autoridade espiritual. É tão bom quando encontramos pessoas que falam pouco sobre elas e muito sobre o que Deus tem feito, não é verdade? Por isso exalte a Deus e confie que Ele é quem honra as pessoas, no tempo certo.
"...Sejam todos humildes uns para com os outros, porque "Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes". Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês." (1 Pedro 5:5-7)
2) RECONHEÇA A INVEJA E CIÚMES NO SEU CORAÇÃO
Todos nós temos esses dois pecados no coração. Eles vieram junto com nossa natureza pecaminosa, mas quem está disposto a reconhecê-los e abandoná-los? A inveja e  ciúmes fazem com que não consigamos nos alegrar com as bênçãos dos outros. Podemos até não dizer nada, mas o nosso coração se fecha e isso impede o crescimento do Reino de Deus, pois onde há inveja e ciúmes, não há unidade.
"O rancor é cruel e a fúria é destrutiva, mas quem consegue suportar a inveja?" (Provérbios 27:4)
Tiago ainda diz: "Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade." (Tiago 3.14)
O REI SAUL É UM CLARO EXEMPLO DE PESSOA INVEJOSA E CIUMENTA:
No livro de I Samuel capítulo 18, vemos Davi voltando de uma batalha em que ele matou os filisteus. Ao entrar em Jerusalém junto com o rei Saul, as mulheres saíram de todas as cidades de Israel dançando e cantando a seguinte música: "Saul feriu milhares, porém Davi feriu dezenas de milhares." (v. 6 e 7) Saul ficou tão irritado e enciumado com música que fizeram para Davi, que pensou: "Atribuíram a Davi dezenas de milhares, mas a mim apenas milhares. O que mais lhe falta senão o reino?" (I Samuel 18:8).
Imediatamente Saul foi tomado por um espírito de ciúme e inveja, e vemos o efeito mortal que isso teve nele: "Daí em diante Saul olhava com inveja para Davi. No dia seguinte, um espírito maligno mandado por Deus apoderou-se de Saul e ele entrou em transe profético em sua casa, enquanto Davi tocava harpa, como costumava fazer. Saul estava com uma lança na mão e a atirou, dizendo: "Encravarei Davi na parede". Mas Davi desviou-se duas vezes. Saul tinha medo de Davi porque o Senhor o havia abandonado e agora estava com Davi." (1 Samuel 18:10-12)
Aquela noite toda Saul não deve ter dormido, pois ele alimentou em seu coração esse sentimento ruim e se tornou uma pessoa amarga e cheia de raiva. Acredito que ele deve ter pensado: "Eu trabalhei tanto, fiz de tudo como rei para servir este povo e agora eles preferem honrar mais a Davi do que a mim." Infelizmente, depois disso, Saul continuou inimigo de Davi pelo resto de sua vida. (1 Samuel 18:29)
Mesmo diante dessa situação trágica, devemos lembrar que Saul ainda era rei. Ele tinha autoridade e unção para liderar Israel. Deus o amava e o povo de Israel também. Mas, ele precisava se arrepender, pois esse sentimento de amargura o destruiria aos poucos. Contudo, a Bíblia mostra que o ciúme e inveja de Saul só aumentaram e isso destruiu tudo o que ele tinha. Por isso, se você é um cristão que deseja ter o favor de Deus na sua vida, reconheça seus pecados, peça perdão e se humilhe na presença de Deus.

Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará." (Tiago 4:6-10).

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 

domingo, 22 de outubro de 2017

AUTORIDADES E PROFETAS II

AUTORIDADES E PROFETAS II

E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. Mateus 24.11

COMO RECONHECER SE UM PROFETA É REALMENTE UMA AUTORIDADE ENVIADA POR DEUS.

1 - PELOS FRUTOS QUE O PROFETA APRESENTAR NA SUA VIDA DIÁRIA. OBSERVE A SUA MANEIRA DE VIVER, SEU TESTEMUNHO DIANTE DA SOCIEDADE. :16-18: “Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos; porém a árvore má produz frutos maus. Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má dar frutos bons”.

2 – VERIFIQUE SE A PROFECIA QUE SAIU DA BOCA DO PROFETA GLORIFICA A CRISTO? SE NÃO GLORIFICAR NÃO PROVÉM DELE. LEIA: JO. 16.14 e AP.19.10: “Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará”. “… adora a Deus; pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia”.

3 – CONFIRA SE A PROFECIA CONCORDA COM A PALAVRA DE DEUS, POIS TODA PROFECIA DEVERÁ  ESTAR DE ACORDO COM A PALAVRA QUE RECEBEU DE DEUS.
MT.7.  LEIA: JO 15.7; IJO 14: “Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito”. “E esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve”.

4 – OBSERVE SE A PROFECIA SE CUMPRIU. LEIA: DT. 18.20-22: “ Mas o profeta que tiver a presunção de falar em meu nome alguma palavra que eu não tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá. E, se disseres no teu coração: Como conheceremos qual seja a palavra que o Senhor falou? Quando o profeta falar em nome do Senhor e tal palavra não se cumprir, nem suceder assim, esta é a palavra que o Senhor não falou; com presunção a falou o profeta; não o temerás”.

5 – MESMO QUE SE CUMPRA, CUIDADO. DT. 13:1-5 – NEM TUDO QUE PARECE BOM E ESPIRITUAL É REALMENTE VERDADEIRO: “Se levantar no meio de vós profeta, ou sonhador de sonhos, e vos anunciar um sinal ou prodígio, e suceder o sinal ou prodígio de que vos houver falado, e ele disser: Vamos após outros deuses que nunca conhecestes, e sirvamo-los, não ouvireis as palavras daquele profeta, ou daquele sonhador; porquanto o Senhor vosso Deus vos está provando, para saber se amais o Senhor vosso Deus de todo o vosso coração e de toda a vossa alma. Após o Senhor vosso Deus andareis, e a ele temereis; os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis; a ele servireis, e a ele vos apegareis. E aquele profeta, ou aquele sonhador, morrerá, pois falou rebeldia contra o Senhor vosso Deus, que vos tirou da terra do Egito e vos resgatou da casa da servidão, para vos desviar do caminho em que o Senhor vosso Deus vos ordenou que andásseis; assim exterminareis o mal do meio vós”.

6 – ESTA PROFECIA ESTARÁ PRODUZINDO LIBERDADE OU ESCRAVIDÃO? LEIA: RM 8.15; IITM.1:7: “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai!” “Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação”.

7 – A UNÇÃO DE DEUS TE REVELARÁ SE DEUS LIBEROU A REFERIDA PROFECIA, POR ISSO É IMPORTANTE ESTAR EM COMUNHÃO COM DEUS. IJO 2.20 E 27: “ Ora, vós tendes a unção da parte do Santo, e todos tendes conhecimento”. “E quanto a vós, a unção que dele recebestes fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como vos ensinou ela, assim nele permanecei”.

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

AUTORIDADES E PROFETAS I

MENSAGEM PROFÉTICA AOS LÍDERES RELIGIOSOS E AUTORIDADES EM GERAL PROFERIDA PELO PROFETA MIQUÉIAS. 3.1-12.

Mensagem contra as autoridades e os profetas

1 Escutem, líderes e autoridades de Israel! Vocês deviam praticar a justiça

2 e, no entanto, odeiam o bem e amam o mal. Vocês tiram a pele do meu povo e arrancam a carne dos seus ossos.

3 Vocês devoram o meu povo: arrancam a pele, quebram os ossos e cortam a carne em pedaços, como se faz com a carne que vai ser cozinhada.

4 Virá o dia em que vocês clamarão ao Senhor Deus, mas ele não os atenderá; vocês fazem o que é mau, e por isso ele não ouvirá as suas orações.

5 Os profetas enganam o povo. Para os que lhes pagam eles prometem paz, mas ameaçam com guerra os que não lhes dão nada. O Senhor diz a esses profetas:

6 Em vez de visões vocês terão a escuridão, e em vez de revelações haverá somente trevas para vocês. A luz do dia vai desaparecer para vocês, e a escuridão da noite cairá sobre vocês.

7 Os adivinhos e os que dizem o que vai acontecer no futuro passarão vergonha. Não receberão resposta de Deus e por isso ficarão desmoralizados.

8 Mas, quanto a mim, o Espírito do Senhorme dá poder, amor pela justiça e coragem para condenar os pecados e as maldades do povo de Israel.

9 Escutem, líderes e autoridades de Israel! Vocês odeiam o que é bom e torcem a justiça.

10 Vocês estão construindo Jerusalém, a cidade santa, sobre um alicerce de injustiças e de crimes de sangue.

11 As autoridades de Jerusalém aceitam dinheiro para torcer a justiça, os sacerdotes cobram para ensinar a Lei, e os profetas exigem pagamento para adivinhar o futuro. Mas mesmo assim eles afirmam que recebem ajuda de Deus. Eles dizem: “Nenhum mal vai acontecer porque o Senhor está do nosso lado.”

12 Portanto, por causa de vocês, Jerusalém vai virar um montão de pedras, o monte Siãovai ser arado como um campo, e o lugar onde fica o Templo se tornará uma floresta.

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor

sábado, 21 de outubro de 2017

PROFETAS MODERNÍSSIMOS

PROFETAS MODERNÍSSIMOS

Um problema cada vez mais comum no meio cristão é a terceirização da relação com Deus.
Ninguém mais quer "pagar o preço" de suas bênçãos diante de Deus com orações, jejuns,  consagrações,  vigílias, joelhos no chão e boca no pó em sinal de humilhação e temor a Deus; acham que nestes tempos modernos é mais fácil ir na igreja mais próxima entrar na corrente de oração que mais lhe interessar e pagar o preço literalmente em dinheiro para os "profetas moderníssimos" que garantem que quanto maior a contribuição em dinheiro para "sua obra" mais depressa Deus vai responder a oração e a bênção vai chegar.
Muitos cristãos deixam que sua relação com Deus seja intermediada por sacerdotes, pastores, bispos, apostolos, evangelistas, missionários, presbíteros e tudo mais a que se intitularem e até  pelos modernos e auto intitulados “Profetas que teem privilegios diante de Deus”, e Deus responde a oração deles primeiro do que qualquer outra pessoa ou igreja. Pessoas há que  deixam de lado a leitura da Bíblia e a oração para se engajarem fortemente apenas em cultos, seminários e palestras quando podem ir, às vezes uma ou duas vezes ao ano. Basicamente, o cristão deixa de procurar a Deus diretamente, deixa de se relacionar com intimidade com nosso Criador e passa a ouvir e dar crédito apenas às experiências que outros cristãos, normalmente de posição de liderança,  têm com Deus.
Neste campo da fé tem muitos exploradores que só faltam auto intitularem-se vice  Deus. Parece, segundo fazem acreditar, que o céu é só deles e só vai pra lá quem eles determinar que vá.

Vejamos o que Moisés acha disto:

“Quando o profeta falar em nome do Senhor, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o Senhor não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele.” Dt 18:22

No livro de Deuteronômio  Moisés declara uma regra para que um profeta seja levado a sério: o que ele proferisse deveria se cumprir. Caso contrário, aquele profeta não era digno de crédito. Moisés ainda alerta para um pecado perigoso entre os profetas: a soberba! Talvez o fato de falar em nome de Deus, e de liderar pessoas, leve alguns homens a se colocarem em patamar superior, louvando a si mesmo em lugar de louvar a Deus. Este é um dos perigos de se tornar alguém influente no meio cristão. Ser profeta não é fácil. Profetas aqui são considerados todos os ministros de Deus que pregam a Sua Palavra e zelam, ou deveriam zelar, pelo nome do Senhor Deus.

Notem que esta relação de falar/acontecer nos parece clara, mas deixa em aberto um problema levemente mais crônico do tipo: basta apenas prever o futuro para ser considerado um profeta? A simples adivinhação e futurologia basta para consagrar um homem como profeta do Deus Altíssimo? Claro que não. Esta suposição é perigosa pois, afastados outros critérios de seleção, qualquer adivinho sendo ele charlatão ou não poderia ser considerado alguém que fala em nome de Deus? Também afirmamos que não. Nem adivinho e nem charlatão falam em nome de Deus;  podem até mencionar que falam em nome de Deus mas é apenas para enganar seu público. Então, como saberemos se aquele profeta é digno de ser ouvido?

O próprio Moisés nos responde:

“Quando profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti, e te der um sinal ou prodígio, E suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los; Não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos; porquanto o Senhor vosso Deus vos prova, para saber se amais o Senhor vosso Deus com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma.” Dt 13:1-3

Notem como um profeta precisa de dois passos para ter crédito. Primeiro, deve acertar previsões, e segundo, deve conduzir seus ouvintes sempre ao serviço do Deus verdadeiro. A primeira parte é mais simples, basta aguardar o desenrolar dos fatos para constatar a veracidade. Mas o segundo envolve mais responsabilidade. Envolve conhecer Deus e distinguir se o profeta fala ou não a respeito Dele. E neste caso, muito claramente, precisamos conhecer a Deus. Precisamos saber se o profeta à quem damos crédito está nos conduzindo para o caminho da verdade.

No tempo de Moisés, os profetas eram os homens encarregados de trazer a palavra de Deus. Acredito que o dom de profecia ainda seja um dom ativo dentro do corpo de Cristo. Acredito que líderes, pastores e palestrantes possam sim trazer uma palavra de Deus para suas comunidades. Mas também acredito que este dom carece de muita disciplina e muito cuidado em sua utilização e interpretação.

Você já colocou o profeta à quem você escuta nestes filtros?
O profeta ou pregador ou líder que você dá crédito na palavra dele, é digno de você imitá-lo como o apóstolo Paulo disse: sede meus imitadores assim como eu sou de Cristo?

Se não conhecemos a Deus, não adianta termos profetas, pois não saberemos distinguir os falsos dos verdadeiros. Primeiro, conheça a Deus e aos seus mandamentos, para depois julgar os ditos “profetas” que insistem em prever seus caminhos e traçar seus passos e ações.  Não terceirize sua relação com Deus. Deus quer ouvir você falar diretamente com Ele. Escute-O em seu coração,  e saberá escolher à quem você deve escutar.

“Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.”
Mt 24:24.

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

ORAR PARA AS CRIANÇAS É NOSSO DEVER

ORAR PARA AS CRIANÇAS É NOSSO DEVER

No mês de setembro passado publiquei uma mensagem, que transcrevo abaixo, sobre um clamor urgentíssimo  em favor das crianças do Brasil,  incluo aqui adolescentes e jovens,  porque a perseguição satânica tem sido massificada em cima dessas crianças. Lamentamos o ocorrido hoje em Goiânia Go. Que Deus conforte as famílias enlutadas bem como das crianças e adolescentes feridas. Vejam minha publicação abaixo:

Estou empenhado em incentivar os pastores e obreiros em geral e pessoas que se interessarem que é urgentíssimo nós levantarmos um clamor a Deus em favor das crianças. Sei que todos têm esta mesma preocupação e sabem que o inimigo tem se aproveitado para bombardear psicologicamente e espiritualmente as crianças com as coisas do mal.
Sentindo a fragilidade das crianças e diante de tamanha perseguição maligna contra elas resolvi pedir orientação a Deus sobre o que fazer para ajudar os pais e responsáveis por crianças. Deus me orientou que deveria levantar um alerta "urgentíssimo" para realizar um grande clamor no Brasil em favor das crianças. Então comecei uma campanha de oração e clamor a Deus no domingo dia 24/setembro/2017 em favor das crianças mostrando aos presentes no culto que "quem ama as crianças,  ora e protege as crianças". Até o último domingo deste ano,  em todos os domingos vou orar por todas as crianças nominalmente e ungir as que estiverem presentes no culto. Pedi aos pais e responsáveis para se esforçarem mais e trazer as crianças para a igreja todos os domingos à noite. Se você sentiu no coração de também orar por todas as crianças,  faça isso. Deus abençoe a todos. Obrigado.

Obs: Coisas estarrecedoras estão acontecendo com as crianças do Brasil.

Pr. Waldir Pedro de Souza.
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

FALSOS PROFETAS NA BÍBLIA

FALSOS PROFETAS NA BÍBLIA

Falsos profetas são pessoas que pregam o que não vem de Deus. Seus ensinamentos não são bíblicos e eles inventam profecias, sonhos e visões. Os falsos profetas enganam outras pessoas, desviando-as de Deus, e causam conflitos e confusão.

Como podemos reconhecer um falso profeta? Estudando a Bíblia. Se alguém prega algo que vai contra a Bíblia, é falso profeta. Também é importante ver se a profecia se cumpre. Se não acontecer, é porque veio da imaginação da pessoa, não de Deus.

Devemos evitar os falsos profetas. Seus ensinos só trazem problemas e podem enganar até os crentes. Por isso, é muito importante conhecer a Bíblia e ter intimidade com Deus, para distinguir entre o certo e o errado.

Falsos profetas na Bíblia

Mas o profeta que ousar falar em meu nome alguma coisa que não lhe ordenei, ou que falar em nome de outros deuses, terá que ser morto'. "Mas talvez vocês se perguntem: 'Como saberemos se uma mensagem não vem do Senhor?' Se o que o profeta proclamar em nome do Senhor não acontecer nem se cumprir, essa mensagem não vem do Senhor. Aquele profeta falou com presunção. Não tenham medo dele.
Deuteronômio 18:20-22

"Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas? Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins. A árvore boa não pode dar frutos ruins, nem a árvore ruim pode dar frutos bons. Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e lançada ao fogo. Assim, pelos seus frutos vocês os reconhecerão!
Mateus 7:15-20

Não tratem com desprezo as profecias, mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom.
1 Tessalonicenses 5:20-21

Recomendo, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e põem obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles. Pois essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas a seus próprios apetites. Mediante palavras suaves e bajulação, enganam o coração dos ingênuos.
Romanos 16:17-18

Se alguém ensina falsas doutrinas e não concorda com a sã doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino que é segundo a piedade, é orgulhoso e nada entende. Esse tal mostra um interesse doentio por controvérsias e contendas acerca de palavras, que resultam em inveja, brigas, difamações, suspeitas malignas e atritos constantes entre aqueles que têm a mente corrompida e que são privados da verdade, os quais pensam que a piedade é fonte de lucro.
1 Timóteo 6:3-5

Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.
1 João 4:1

Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão sinais e maravilhas para, se possível, enganar os eleitos. Por isso, fiquem atentos: avisei-os de tudo antecipadamente.
Marcos 13:22-23

No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. Muitos seguirão os caminhos vergonhosos desses homens e, por causa deles, será difamado o caminho da verdade. Em sua cobiça, tais mestres os explorarão com histórias que inventaram. Há muito tempo a sua condenação paira sobre eles, e a sua destruição não tarda.
2 Pedro 2:1-3

Sim, estou contra os que profetizam sonhos falsos", declara o Senhor. "Eles os relatam e com as suas mentiras irresponsáveis desviam o meu povo. Eu não os enviei nem os autorizei; e eles não trazem benefício algum a este povo", declara o Senhor.
Jeremias 23:32

Ezequiel 13.8-9 (NVI)
Portanto assim diz o Soberano Senhor: Por causa de suas palavras falsas e de suas visões mentirosas, estou contra vocês, palavra do Soberano Senhor.
Minha mão será contra os profetas que têm visões falsas e proferem adivinhações mentirosas. Eles não pertencerão ao conselho de meu povo, não estarão inscritos nos registros da nação de Israel e não entrarão na terra de Israel. Então vocês saberão que eu sou o Soberano Senhor.
Ezequiel 13.8-9 (NVI).

11As autoridades de Jerusalém aceitam dinheiro para torcer a justiça, os sacerdotes cobram para ensinar a Lei, e os profetas exigem pagamento para adivinhar o futuro. Mas mesmo assim eles afirmam que recebem ajuda de Deus. Eles dizem: “Nenhum mal vai acontecer porque o Senhor está do nosso lado.”
Miquéias 3.11

Na verdade todas estas coisas estão acontecendo nos nossos dias. O comércio da fé,  o comércio dos milagres,  o comércio de entrada para o céu conforme vemos hoje é de dar inveja à venda de indulgências no passado. A tradição religiosa de determinadas instituições centenárias que fazem com que a "tradição" sobreponha os princípios basilares da fé na Bíblia, trazem à tona os tempos de Martinho Lutero com suas 95 teses de defesa do Evangelho verdadeiro e da salvação gratuita pela graça do Senhor Jesus.

Voltemos ao Evangelho da verdade que é boas novas de grande alegria.

Falsos profetas,  falsos pregadores,  falsos doutores,  sempre existiram e continuarão existindo; compete aos profetas e pregadores da verdade não se deixarem ser intimidados mas continuarem sendo um apologeta da verdade mesmo em tempos modernos em que as perseguições aumentam sistematicamente.

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.





quinta-feira, 19 de outubro de 2017

FALSOS PROFETAS MODERNOS

FALSOS PROFETAS MODERNOS

"E farão negócio de vós". Muitos falsos profetas dos tempos modernos estão seguindo à risca os falsos profetas do passado, apenas modernizaram os métodos do espirito do engano. É de causar inveja e de estremecer os túmulos dos falsos profetas dos tempos de Jeremias que quando profetizava que os tempos de escravidão estava chegando para o povo hebreus, os reis e sacerdotes desviados dos propósitos de Deus contratavam outros profetas para profetizar somente aquilo que agradava o rei e castigavam o profeta Jeremias dizendo que ele não profetizava do Senhor,  mas sim era um perseguidor do rei.

Sim, estou contra os que profetizam sonhos falsos", declara o Senhor. "Eles os relatam e com as suas mentiras irresponsáveis desviam o meu povo. Eu não os enviei nem os autorizei; e eles não trazem benefício algum a este povo", declara o Senhor.  Jeremias 23:32.

"E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.
E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita". (2 Pedro 2:1-3)

Falsos profetas nunca vão dizer que são falsos profetas. Vão sempre focalizar no que poderão fazer para que as pessoas sejam impactadas com suas posições "teológicas avancadas" nos momentos de crise emocional das pessoas em diversas áreas da vida e do cotidiano.

Há também de se considerar que falsos doutores só são descobertos depois de causar muitos traumas e frustrações e estragos emocionais para as pessoas que acreditaram neles, e ainda acrescentamos que esses falsos profetas, falsos doutores, sempre agem com palavras fortes no que diz respeito ao dinheiro, prometendo soluções rápidas na vida financeira, na vida sentimental, enfim na saúde etc.

 Prometem muito sucesso, bom emprego,  muitas propriedades, desde que dêem tudo que teem para suas "obras". São verdadeiros mercenários da fé. São empresários dos milagres; se os seus seguidores teem dinheiro,  alcançam o milagre mais rapidamente. Quanto mais dinheiro investem nos seus líderes,  mais milagres teem. É o tempo do "vale quanto tem".

Os incautos infelizmente são enganados, são levados pela correnteza do espirito de engano. Serão negociados como se mercadoria fossem.  Serão vendidos e até prometidos como garantia de "altos negócios" ou de "negócios lucrativos". A única coisa que não prometem e nem fazem é pregar a Jesus Cristo como único e suficiente salvador porque isso não gera mais lucros, rendimentos e dividendos em suas contas bancárias. Pregar a Salvação? Nem pensar. Não dá dinheiro e não dá lucro.

A igreja de Jesus Cristo nestes tempos modernos precisa voltar para a era dos reformadores, para a época da igreja primitiva; a igreja precisa voltar ao início de tudo. A igreja precisa voltar ao primeiro amor.

 Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. II Timóteo 4: 3-4.


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.



quarta-feira, 18 de outubro de 2017

O ESTADO DAS SETE IGREJAS DA ÁSIA

O ESTADO DAS SETE IGREJAS DA ÁSIA.

A localização geográfica privilegiada das sete igrejas da Ásia fez com que se tornassem um referencial comercial, industrial e educacional estratégico.

O livro de Apocalipse foi escrito por João, que estava preso na ilha de Patmos (Ap 1.9). "Apocalipse" quer dizer "revelação", e por isso esse livro se chama também de A Revelação de Deus a João (Ap 1.1). O livro foi escrito durante um tempo em que as autoridades romanas estavam perseguindo os cristãos porque eles não prestavam culto ao imperador romano, que chamavam a si mesmo de "Senhor" e "Deus". O livro foi enviado a sete igrejas da PROVÍNCIA romana da ÁSIA (Ap 1.4,11) a fim de animá-las a continuarem fiéis a Jesus Cristo em tempos de perseguição e sofrimento. A partir do cap. 4, João conta uma série de visões que teve. Elas ensinam que as forças do mal serão derrotadas. A vitória final pertence a Deus e a Jesus Cristo. Os que continuassem fiéis na sua fé receberiam o prêmio da vida eterna no novo céu preparado por Deus. Os Cristãos de hoje têm dificuldade de compreender completamente as visões e os símbolos usados por João, mas a mensagem do livro é simples e clara e se encontra em 11.15 que diz: ‘O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu grandes vozes dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos’.

Vejamos o que diz o APOCALIPSE sobre o estado das 7 igrejas da Ásia descritos  nos capítulos 2 e 3 de Apocalípse.

1 - ÉFESO = Capital da PROVÍNCIA romana da ÁSIA, famosa por seu templo de DIANA. Era um grande centro comercial. Uma das sete cartas do Apocalipse foi dirigida à igreja de Éfeso (Ap 2.1-7).

2 – ESMIRNA = Cidade portuária da costa oeste do mar Mediterrâneo, localizada na PROVÍNCIA romana da ÁSIA. Ficava a 65 km de Éfeso. Foi sede de uma forte igreja cristã (Ap 1.11; 2.8-11).

3 – PÉRGAMO = Cidade da MÍSIA (Ap 2.12-17). MÍSIA: Distrito situado no noroeste da PROVÍNCIA romana da ÁSIA, junto ao mar Egeu (At 16.7-8).

4 – TIATIRA = Cidade da PROVÍNCIA romana da ÁSIA, de onde Lídia era natural (At 16.14). Uma das sete cartas do livro de Apocalipse foi destinada à Igreja de Tiatira (Ap 2.18-29).

5 - SARDES = Principal cidade da LÍDIA (Ap 3.1; RC, Sardo). LÍDIA = Cidade localizada uns 20 km a sudeste de Jope, em direção a Jerusalém (At 9.32-38).

6 – FILADELFIA = (Amor Fraternal). Nome de várias cidades e povoados do mundo grego. A Filadélfia mencionada no Apocalipse era um povoado da PROVÍNCIA romana da ÁSIA. Ali havia uma igreja (Ap 3.7-13).

7 – LAODICÉIA = Cidade da PROVÍNCIA romana da ÁSIA. Ficava próxima de Colossos e de Éfeso. Era uma cidade muito rica, na qual havia uma igreja (Cl 4.13-16; Ap 3.14-22).

As igrejas de hoje modernizadas por teologias próprias e que são facilmente assimiladas para endeusar seus líderes religiosos estão concordando com todas as coisas que antigamente Deus já condenava como pecado dentro das 7 igrejas da Ásia tais como:
Prostituição, traição, incesto, pedofilia, poligamia, lesbianismo, homosexualismo ( a Bíblia fala de efeminados em Apocalípse 21.8), adultério, emburrecimento ( ato ou efeito de emburrecer, tornar ou ficar burro ou estúpido), escárnio com Deus, falsidade intelectual e todo tipo de baixaria. Pessoas sem afeto natural, sem amor, sem compreensão, sem complacência, dementes por vontade própria, etc.
O apóstolo Paulo já alertava na sua segunda carta a Timóteo 2Tm. 2.11-26.

11 Este ensinamento é verdadeiro: Se já morremos com Cristo, também viveremos com Ele.
12 Se continuarmos a suportar o sofrimento com paciência, também reinaremos com Cristo. Se nós o negarmos, ele também nos negará.
13 Se não formos fiéis, Cristo continua sendo fiel pois Ele não pode ser falso para si mesmo.

(Vejam versículos 14-26).

Recomenda estas coisas. Dá testemunho solene a todos perante Deus, para que evitem contendas de palavras que para nada aproveitam, exceto para a subversão dos ouvintes.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. Evita, igualmente, os falatórios inúteis e profanos, pois os que deles usam passarão a impiedade ainda maior. Além disso, a linguagem deles corrói como câncer; entre os quais se incluem Himeneu e Fileto. Estes se desviaram da verdade, asseverando que a ressurreição já se realizou, e estão pervertendo a fé a alguns. Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor. Ora, numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira e de barro. Alguns, para honra; outros, porém, para desonra. Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra. Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor. E repele as questões insensatas e absurdas, pois sabes que só engendram contendas. Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente, disciplinando com mansidão os que se opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, mas também o retorno à sensatez, livrando-se eles dos laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade. II Timóteo 2: 14-26.

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.


terça-feira, 17 de outubro de 2017

AS SETE IGREJAS DO APOCALIPSE

AS SETE IGREJAS DO APOCALIPSE

Localização das igreja: na Ásia Menor

Apresento aqui um histórico de cada cidade naquela época.

As Sete igrejas da Revelação, também conhecidas como as Sete igrejas da Ásia Menor, são as igrejas das cidades mais importantes desta região no início do cristianismo, mencionadas no livro do Apocalipse (Apocalipse 2 e 3), no Novo Testamento. Atualmente, todas as ruínas destas antigas cidades encontram-se na Turquia. No Apocalipse, Jesus Cristo instrui o apóstolo João da seguinte forma:

“«...O que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas: a Éfeso, a Esmirna, a Pérgamo, a Tiatira, a Sárdis, a Filadélfia e a Laodiceia.» (Apocalipse 1:11)”

As sete igrejas citadas são:

Éfeso (Apocalipse 2:1-7)Esmirna (Apocalipse 2:8-11)Pérgamo (Apocalipse 2:12-17)Tiatira (Apocalipse 2:18-29)Sárdis (Apocalipse 3:1-6)Filadélfia (Apocalipse 3:7-13)Laodiceia (Apocalipse 3.14-22).

 Éfeso

Seu nome significa desejável, sua localização era um ponto importante tanto militar como comercial.

Éfeso era a maior cidade da costa oeste da Ásia Menor. Como um centro de comércio marítimo e rodoviário da região, Éfeso era uma próspera comunidade urbana. No final do século I d.C. era a quarta maior cidade do Império Romano. Os romanos fizeram de Éfeso o centro administrativo da província da Ásia. O governador e outros oficiais de Roma entravam na província através do porto e conduziam muitos dos seus negócios na cidade. Renomados santuários religiosos, como o espaçoso teatro, e elegantes prédios públicos deram a Éfeso uma lugar integral na vida cultural de toda região. Na metade do século I d.C., Paulo trabalhou em Éfeso por diversos anos.

Esmirna

Esmirna era a principal cidade que disputava com Éfeso e Pérgamo a fama de ser chamada de maior cidade da Ásia. Ruas e edifícios se estendiam através do litoral que circundava as montanhas. Fontes emanavam com águas do aqueduto da cidade. Um teatro ficava numa das áreas mais altas da cidade e de lá se contemplava a parte mais baixa da cidade. Esmirna reivindica o título de berço do poeta Homero e construiu um relicário em sua honra. Uma biblioteca, ginásios, termas e um estádio contribuíam para a vida cultural de Esmirna. A cidade atraiu oradores, como Apolônio de Tiana no primeiro século, e outros renomados, no segundo século.

Pérgamo

Pérgamo foi a maior cidade no oeste da Ásia Menor nos tempos do Novo Testamento. Pérgamo foi a primeira cidade do Império Romano a construir um templo dedicado ao Imperador Domiciano. Está situada em um espaçoso vale, a 26 quilômetros do mar Egeu, naquilo que é hoje a Turquia. Séculos antes de Cristo, Pérgamo foi a capital de um império independente (ver Dinastia Atálida). Seus templos impressionantes, biblioteca e recursos médicos

Tiatira

Tiatira era um centro comercial na Ásia Menor (moderna Turquia). Estava localizada num fértil vale no qual passavam rotas de comércio. Embora destruída por um terremoto durante o reino de Augusto (27 a.C.-14 d.C.), Tiatira foi reconstruída com a ajuda romana. Produtos têxteis eram os mais importantes em Tiatira . Uma das comerciantes de roupas da cidade era uma mulher chamada Lídia, que conduzia negócios em lugares distantes.

Sárdis

Sárdis foi uma das cidades legendárias da Ásia Menor, onde hoje é a Turquia. No século VII a.C., Sárdis foi a capital da Lídia. Ouro foi encontrado no rio próximo de Sárdis e reis que moravam lá foram renomados por sua riqueza. O Império Sassânidacapturou Sárdis no século VI e fez dela um centro administrativo para a parte oeste do seu império. A famosa "estrada real" conectava Sárdis com outras cidades do leste. Nos tempos do Novo Testamento, Sárdis foi parte da província Romana da Ásia.

Filadélfia

Filadélfia fica num vale aos pés de um platô montanhoso. A parte de baixo e escura, no centro da imagem, mostra a área da antiga cidade. Os reis de Pérgamo fundaram Filadélfia como um posto avançado do seu reino no século II a.C. A cidade estava localizada ao longo de uma importante estrada de viagem que ligava Pérgamo ao norte com Laodiceia ao sul. Nos tempos do Novo Testamento, Filadélfia fazia parte da província Romana da Ásia. A cidade foi devastada por um terremoto em 17 d.C. e por um tempo as pessoas viveram com medo de tremores. Filadélfia foi reconstruída com ajuda do imperador Tibério. O nome Filadélfia significa amor fraternal.
Hoje é ocupada pela cidade turca Alaşehir, situada a 130 km ao leste de Esmirna.

Laodiceia

Laodiceia fica no principal cruzamento de estradas dos vales da Ásia Menor, no que é hoje a Turquia. A cidade estava situada numa montanha que dava para um vale fértil e majestosas montanhas. Nos tempos romanos, a cidade era um importante centro de administração e comércio. As questões de justiça da região eram ouvidas em Laodiceia e fundos eram depositados nos bancos da cidade para segurança. Embora danificada por terremotos durante o reino de Augusto (27 a.C. - 14 d.C.) e novamente em 60 d.C., a cidade continuou reconstruindo e prosperando. Antigamente, a água da cidade vinha de aquedutos das fontes termais ao sul da cidade. Até chegar em Laodiceia, a água ficava morna.

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor