quinta-feira, 30 de novembro de 2017

O QUE A SEGUNDA VINDA DE CRISTO NÃO É PARTE I

O QUE A SEGUNDA VINDA DE CRISTO NÃO É. PARTE I.


Refutando as falsas teorias e as heresias quanto à segunda vinda de Cristo. Veja o que a segunda vinda de Cristo não é:

1) – A segunda vinda de Cristo não é a salvação individual daqueles que acreditam que uma vez salvo, salvo para sempre. A salvação é uma escolha pessoal, individual e cada um que tomar essa decisão deve permanecer firme na obediência da palavra de Deus, que pela graça está aberta a todos sem acepção de pessoas.  Quando Jesus vier em sua segunda vinda não virá para ser salvador, mas virá como noivo para arrebatar os salvos, buscar a sua igreja a noiva do Cordeiro. Portanto não haverá mais a oportunidade de conversão e salvação pela graça depois do arrebatamento da igreja. Então será que haverá salvação no dia do arrebatamento? Todos os que aceitarem o plano salvífico de Cristo, aceitando-O como Senhor e salvador de suas almas antes de soar as trombetas de Deus nos ares celestiais serão salvos se estiverem em plena comunhão com Cristo.

Portanto depois segunda vinda de Cristo em sua primeira fase que é o arrebatamento da igreja, não haverá mais conversão pela graça, porque quando Ele vier, virá para arrebatar, como já disse, sua igreja e não apenas uma pessoa individualmente.

Cada pessoa um dia vai ter de encarar a morte, o que para o crente fiel a Deus é chamado de ...passar da morte para a vida, esse sim é o arrebatamento individual. A conversão pela graça é somente no tempo da graça, antes do arrebatamento da igreja e é um processo de aceitação de Jesus como seu único e suficiente Senhor e Salvador de sua alma; esta conversão virá acompanhada de arrependimento, perdão de pecados, batismo nas águas, regeneração, justificação, At 2.38 enquanto que, quando Jesus voltar para arrebatar a Sua igreja, Ele virá nas nuvens com alarido e com voz de Arcanjo, e com as trombetas de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro 1Ts 4.16; Ele virá para arrebatar a igreja que permaneceu convertida e fiel anteriormente ao evento do arrebatamento e mesmo que o corpo físico já tenha sido colocado na campa fria, o túmulo, Jesus os haverá de ressuscitar num corpo incorruptível; Veja também Mateus. 24.27-51. Afirmar que na segunda vinda de Cristo haverá oportunidade de conversão do indivíduo pela graça, é claro que se trata de um grande engano, de uma falácia. A vinda de Jesus será num abrir e fechar de olhos, não haverá tempo de conversão em milésimos de um segundo. Quem se converteu de verdade antes do arrebatamento e está esperando a volta de Cristo, será arrebatado; quem não se converteu infelizmente não será arrebatado, ficará para a grande tribulação e aí entra outro processo de salvação que no período dos sete anos da grande tribulação serão salvos os milhares ou milhões de pessoas que pagarão sua salvação com suas próprias vidas. No tempo da grande tribulação quem quiser ser salvo arcará então com as consequências de sua decisão, ou seja, pagarão com o preço do derramamento de seu próprio sangue. O segundo advento, a vinda de Cristo, é para arrebatar a igreja; ao passo que a conversão de um pecador é a ida de um pecador a Jesus Cristo.

Veja o que afirma as Escrituras Sagradas sobre a conversão?

a) ‘Vinde a mim, todos os que estais cansados...’ Mt 11.28;
b) ‘O que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora’ Jo 6.37; 
c) ‘Se não vos converterdes e não fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus’. Mt 18.3; 
d) ‘Para que todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna’ Jo 3.16; 
e) ‘Arrependei-vos e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados...’ At 3.18; 
f) Quanto à Segunda vinda de Cristo, ‘o mesmo Senhor descerá do céu... e, os que morreram em Cristo, ressuscitarão primeiro’ 1Ts 4.16.

2) – O arrebatamento da igreja não é a pregação do evangelho como muitos afirmam que uma vez salvo a pessoa pode se considerar salvo para sempre; pelo contrário se quem pregar ou se quem aceitar a pregação do evangelho não se converter de verdade não será arrebatado naquele grande dia. Jesus não virá para pregar, Ele já pregou tudo o que tinha que pregar quando esteve na terra como ser humano.

A pregação do evangelho foi confiada por Jesus à sua igreja, que, mesmo sofredora, perseguida, abatida, humilhada permanece fiel até à volta de Jesus. A Segunda vinda de Cristo, portanto, não é a pregação do evangelho. Preconizada em Mt 25.31-46, vemos que esta passagem é um retrato fiel dos acontecimentos que se sucederão ao arrebatamento da igreja, pois o próprio Senhor Jesus fará que todas a nações sejam reunidas diante dEle apartando as ovelhas dos bodes, condenando aos que estiverem à sua esquerda "Como malditos para o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos:" e dando boas vindas aos salvos para a vida eterna; portanto, a pregação é o amor de Deus declarado em Jo 3.16, o vinde à mim, e de Mt 11.28-30, para a salvação gratuitamente, que só tem valor antes do arrebatamento. A pregação do Evangelho é a proclamação das boas novas de salvação aos perdidos. A próxima vinda de Jesus Cristo é o seu encontro com os salvos coletivamente quando virá para arrebatá-los e posteriormente nos ares celestiais galardoá-los; no final da segunda fase de sua segunda vinda Ele se dará a conhecer aos judeus para libertação daquela nação e juízo dos inconversos e perseguidores de Israel 1Co.10.32.

3) - A segunda vinda de Cristo não é a morte do corpo físico. Muitos acreditam que na morte física do corpo já é considerada a segunda vinda de Cristo. Podemos assegurar com toda a certeza que a morte física de uma pessoa salva é a promoção daquele crente fiel para a glória do Senhor. Jesus chama individualmente a quantos e quando Ele quiser chamar para a sua glória, mas, haverá um chamamento coletivo que é o arrebatamento da igreja.

Em Hebreus 9.27,28 encontramos uma passagem bíblica que nos demonstra claramente que: "aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disso o juízo". "Assim, também Cristo, oferecendo-se uma vez, para tirar os pecados de muitos..." Está bem claro o texto que aos homens está ordenado a morte física uma vez, depois da morte do ser humano, aqueles que fizeram a vontade de Deus, receberão as recompensas, os galardões, e estarão justificados por Jesus Cristo, no dia do Juízo, o chamado Juízo do grande trono branco.  Quando diz que: "Aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para a Salvação"; está bem claro que Jesus não aparecerá segunda vez para salvação dos que morreram; mas para o arrebatamento dos que dormiram no Senhor, e transformação, num abrir e fechar de olhos, dos que estiverem vivos, para estar com o Senhor Jesus nos ares. Se quando um crente morre, isto significa a vinda de Cristo, então Jesus já veio milhões de vezes, e continua vindo diariamente. Quando então terminará de vir? Pedro fala da ‘promessa de sua vinda’, uma única Segunda vinda, gloriosa, para um propósito determinado.
a) ‘Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em Mim, ainda que esteja morto, viverá’. Jo 11.25; 
b) ‘Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo. Fp 1.23; 
c) ‘O tempo de minha partida está próximo’. 2Tm 4.6; 
d) ‘Mas temos confiança, e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor’ 2Co. 5.8; 
e) ‘Senhor Jesus, recebe o meu espírito’. At 7.59; 
f) ‘E, como aos homens, está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disso o juízo, assim também Cristo... Aparecerá Segunda vez... aos que O esperam’. Hb 9.27,28;
g) ‘Na verdade nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados’, 1Co 15.51. 
h) Ap 19 completa nossa dissertação com a grande alegria e triunfo nos céus, dos salvos recebidos na glória. Apocalipse 19 é o capítulo dos "aleluias". Será grande o regozijo e alegria nos céus.


Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 


quarta-feira, 29 de novembro de 2017

PRINCIPAIS PROPÓSITOS DO ARREBATAMENTO

PRINCIPAIS PROPÓSITOS DO ARREBATAMENTO

Quais são os principais propósitos do arrebatamento da igreja e da segunda vinda de Cristo.


01) - 1Tessalonicenses 4.16,17 –
Ressuscitar os salvos que dormem no Senhor. Os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.

Buscar os que morreram em Cristo, que ressuscitarão primeiro; e nós os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. Veja também o que o próprio Senhor Jesus assegura sobre este assunto: Jo. 5.24,28-29.

02) - 1Tessalonicenses 4.15 – Arrebatar a igreja fiel.

Arrebatará a igreja atuante, militante, ativa e que permanecer fiel até aquele glorioso dia: os que estiverem vivos, preparados e aguardando a vinda do Senhor.

03) – Apocalipse 22.12 – Virá para galardoar os fiéis e justos. Dará galardão a cada um segundo as suas obras.

Apocalipse 22.12
E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.

04) - 2Tessalonicenses 1.7-10; Ap 19.11-21 – Tomar vingança dos que não fizeram caso de conhecê-lo e deliberadamente não quiseram aceitar a Jesus como Senhor e Salvador. 

2Tessalonicenses 1.7-10
... e a vós, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder em chama de fogo,
8 e tomar vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus;
9 os quais sofrerão, como castigo, a perdição eterna, banidos da face do senhor e da glória do seu poder,
10 quando naquele dia ele vier para ser glorificado nos seus santos e para ser admirado em todos os que tiverem crido (porquanto o nosso testemunho foi crido entre vós).

Apocalipse: 19:11-21
 E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava montado nele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga a peleja com justiça.
12 Os seus olhos eram como chama de fogo; sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo.
13 Estava vestido de um manto salpicado de sangue; e o nome pelo qual se chama é o Verbo de Deus.
14 Seguiam-no os exércitos que estão no céu, em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro.
15 Da sua boca saía uma espada afiada, para ferir com ela as nações; ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso.
16 No manto, sobre a sua coxa tem escrito o nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores.
17 E vi um anjo em pé no sol; e clamou com grande voz, dizendo a todas as aves que voavam pelo meio do céu: Vinde, ajuntai-vos para a grande ceia de Deus,
18 para comerdes carnes de reis, carnes de comandantes, carnes de poderosos, carnes de cavalos e dos que neles montavam, sim, carnes de todos os homens, livres e escravos, pequenos e grandes.
19 E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos para fazerem guerra àquele que estava montado no cavalo, e ao seu exército.
20 E a besta foi presa, e com ela o falso profeta que fizera diante dela os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e os que adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.
21 E os demais foram mortos pela espada que saía da boca daquele que estava montado no cavalo; e todas as aves se fartaram das carnes deles.

05) - Mateus 25.31-46 – Estará no seu trono por toda a eternidade. Fará separação entre os bodes e as ovelhas.

Mateus 25.31-46
31 Quando, pois vier o Filho do homem na sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
32 e diante dele serão reunidas todas as nações; e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos;
33 e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos à esquerda.
34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
35 porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes;
36 estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me.
37 Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
38 Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? ou nu, e te vestimos?
39 Quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-te?
40 E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes.
41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos;
42 porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
43 era forasteiro, e não me acolhestes; estava nu, e não me vestistes; enfermo, e na prisão, e não me visitastes.
44 Então também estes perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou forasteiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
45 Ao que lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixaste de fazer a um destes mais pequeninos, deixastes de o fazer a mim.
46 E irão eles para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna.

06) - Romanos 11.25-29; Zc 14; Is 63.1 – Estas passagens nos ensinam a não ignorarmos estes mistérios, mas crermos que eles serão reais.

Romanos 11.25-29:
25 Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado;
26 e assim todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador, e desviará de Jacó as impiedades;
27 e este será o meu pacto com eles, quando eu tirar os seus pecados.
28 Quanto ao evangelho, eles na verdade, são inimigos por causa de vós; mas, quanto à eleição, amados por causa dos pais.
29 Porque os dons e a vocação de Deus são irretratáveis.

Zacarias 14.1-21
1 Eis que vem um dia do Senhor, em que os teus despojos se repartirão no meio de ti.
2 Pois eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres forçadas; e metade da cidade sairá para o cativeiro mas o resto do povo não será exterminado da cidade.
3 Então o Senhor sairá, e pelejará contra estas nações, como quando peleja no dia da batalha.
4 Naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; se o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, do oriente para o ocidente e haverá um vale muito grande; e metade do monte se removerá para o norte, e a outra metade dele para o sul.
5 E fugireis pelo vale dos meus montes, pois o vale dos montes chegará até Azel; e fugireis assim como fugistes de diante do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então virá o Senhor meu Deus, e todos os santos com ele.
6 Acontecerá naquele dia, que não haverá calor, nem frio, nem geada;
7 porém será um dia conhecido do Senhor; nem dia nem noite será; mas até na parte da tarde haverá luz.
8 Naquele dia também acontecerá que correrão de Jerusalém águas vivas, metade delas para o mar oriental, e metade delas para o mar ocidental; no verão e no inverno sucederá isso.
9 E o Senhor será rei sobre toda a terra; naquele dia um será o Senhor, e um será o seu nome.
10 Toda a terra em redor se tornará em planície, desde Geba até Rimom, ao sul de Jerusalém; ela será exaltada, e habitará no seu lugar, desde a porta de Benjamim até o lugar da primeira porta, até a porta da esquina, e desde a torre de Hananel até os lagares do rei
11 E habitarão nela, e não haverá mais maldição; mas Jerusalém habitará em segurança.
12 Esta será a praga com que o Senhor ferirá todos os povos que guerrearam contra Jerusalém: apodrecer-se-á a sua carne, estando eles de pé, e se lhes apodrecerão os olhos nas suas órbitas, e a língua se lhes apodrecerá na boca,
13 Naquele dia também haverá da parte do Senhor um grande tumulto entre eles; e pegará cada um na mão do seu próximo, e cada um levantará a mão contra o seu próximo.
14 Também Judá pelejará contra Jerusalém; e se ajuntarão as riquezas de todas as nações circunvizinhas, ouro e prata, e vestidos em grande abundância.
15 Como esta praga, assim será a praga dos cavalos, dos muares, dos camelos e dos jumentos e de todos os animais que estiverem naqueles arraiais.
16 Então todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém, subirão de ano em ano para adorarem o Rei, o Senhor dos exércitos, e para celebrarem a festa dos tabernáculos.
17 E se alguma das famílias da terra não subir a Jerusalém, para adorar o Rei, o Senhor dos exércitos, não cairá sobre ela a chuva.
18 E, se a família do Egito não subir, nem vier, não virá sobre ela a chuva; virá a praga com que o Senhor ferirá as nações que não subirem a celebrar a festa dos tabernáculos.
19 Esse será o castigo do Egito, e o castigo de todas as nações que não subirem a celebrar a festa dos tabernáculos.
20 Naquele dia se gravará sobre as campainhas dos cavalos. Santo ao Senhor ; e as panelas na casa do Senhor serão como as bacias diante do altar.
21 E todas as panelas em Jerusalém e Judá serão consagradas ao Senhor dos exércitos; e todos os que sacrificarem virão, e delas tomarão, e nelas cozerão. Naquele dia não haverá mais cananeu na casa do Senhor dos exércitos.

 Isaías 63.1 - Quem é este, que vem de Edom, de Bozra, com vestiduras tintas de escarlate? este que é glorioso no seu traje, que marcha na plenitude da sua força? Sou eu, que falo em justiça, poderoso para salvar.

07) - Isaías 9.6,7; Jr 30.7-11 – O seu nascimento foi maravilhoso, porém seu governo futuro será muito mais glorioso com os salvos que Ele veio salvar, porque os salvos estarão com o seu Senhor para sempre.

Isaías 9.6,7
6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.
7 Do aumento do seu governo e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o estabelecer e o fortificar em retidão e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos exércitos fará isso.

 Jeremias 30.7-11
7 Ah! porque aquele dia é tão grande, que não houve outro semelhante! É tempo de angústia para Jacó; todavia, há de ser livre dela.
8 E será naquele dia, diz o Senhor dos exércitos, que eu quebrarei o jugo de sobre o seu pescoço, e romperei as suas brochas. Nunca mais se servirão dele os estrangeiros;
9 mas ele servirá ao Senhor, seu Deus, como também a Davi, seu rei, que lhe levantarei.
10 Não temas pois tu, servo meu, Jacó, diz o Senhor, nem te espantes, ó Israel; pois eis que te livrarei de terras longínquas, e à tua descendência da terra do seu cativeiro; e Jacó voltará, e ficará tranquilo e sossegado, e não haverá quem o atemorize.
11 Porque Eu sou contigo, diz o Senhor, para te salvar; porquanto darei fim cabal a todas as nações entre as quais te espalhei; a ti, porém, não darei fim mas castigar-te-ei com medida justa, e de maneira alguma te terei por inocente.

08) - Apocalipse 19.20; 20.1-3 – Seus inimigos sofrerão o castigo merecido. Serão derrotados e condenados para sempre.

Apocalipse 19.20
20 E a besta foi presa, e com ela o falso profeta que fizera diante dela os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e os que adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.

Apocalipse 20.1-3
1 E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão.
2 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos.
3 Lançou-o no abismo, o qual fechou e selou sobre ele, para que não enganasse mais as nações até que os mil anos se completassem. Depois disto é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo.

09) - Apocalipse 19.15,16 – Aqui Jesus tem a identificação de sua máxima autoridade concedida pelo Pai.

Apocalipse 19.15,16
15 Da sua boca saía uma espada afiada, para ferir com ela as nações; ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso.
16 No manto, sobre a sua coxa tem escrito o nome: Rei dos reis e Senhor dos Senhores.

10) - Apocalipse 3.18,19 – Jesus ensina como se dever ter comprometimento com Ele.

Apocalipse 3.18,19
18 aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas.
19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te.

11) - Atos 3.20,21 – Restaurará todas as coisas.

Atos 3.20,21
20 e envie ele o Cristo, que já dantes vos foi indicado, Jesus,
21 ao qual convém que o céu receba até os tempos da restauração de todas as coisas, das quais Deus falou pela boca dos seus santos profetas, desde o princípio.

12) - Zacarias 14.9; Is 11.32; Ap 20.2-7; Dn 2.44,45 Repartirá sua glória com a sua igreja arrebatada. Estabelecerá o reino milenial de Cristo e a igreja reinará com Ele.

Zacarias 14.9
9 E o Senhor será rei sobre toda a terra; naquele dia um será o Senhor, e um será o seu nome.

Isaias 11.1-16
2 E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.
3 E deleitar-se-á no temor do Senhor; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem decidirá segundo o ouvir dos seus ouvidos;
4 mas julgará com justiça os pobres, e decidirá com equidade em defesa dos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará o ímpio.
5 A justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins.
6 Morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará; e o bezerro, e o leão novo e o animal cevado viverão juntos; e um menino pequeno os conduzirá.
7 A vaca e a ursa pastarão juntas, e as suas crias juntas se deitarão; e o leão comerá palha como o boi.
8 A criança de peito brincará sobre a toca da áspide, e a desmamada meterá a sua mão na cova do basilisco.
9 Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte; porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar.
10 Naquele dia a raiz de Jessé será posta por estandarte dos povos, à qual recorrerão as nações; gloriosas lhe serão as suas moradas.
11 Naquele dia o Senhor tornará a estender a sua mão para adquirir outra vez e resto do seu povo, que for deixado, da Assíria, do Egito, de Patros, da Etiópia, de Elão, de Sinar, de Hamate, e das ilhas de mar.
12 Levantará um pendão entre as nações e ajuntará os desterrados de Israel, e os dispersos de Judá congregará desde os quatro confins da terra.
13 Também se esvaecerá a inveja de Efraim, e os vexadores de Judá serão desarraigados; Efraim não invejará a Judá e Judá não vexará a Efraim.
14 Antes voarão sobre os ombros dos filisteus ao Ocidente; juntos despojarão aos filhos do Oriente; em Edom e Moabe porão as suas mãos, e os filhos de Amom lhes obedecerão.
15 E o Senhor destruirá totalmente a língua do mar do Egito; e vibrará a sua mão contra o Rio com o seu vento abrasador, e, ferindo-o, dividi-lo-á em sete correntes, e fará que por ele passem a pé enxuto.
16 Assim haverá caminho plano para e restante do seu povo, que voltar da Assíria, como houve para Israel no dia em que subiu da terra do Egito.

Apocalipse 20.1-7 – Nos afirma que Jesus executará também toda a sua autoridade no mundo espiritual, para cumprir o que Deus prometeu em Gênesis 3.15; era a promessa de que aquele que nasceria da mulher esmagaria a cabeça da serpente. Jesus prende o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás elucidando esta questão de autoridade proferida pelo próprio Deus; dando a Lúcifer o fim que ele mereceu desde a criação, ele desobedeceu as ordens de Deus e realizou a grande rebelião nos céu.

Apocalipse 20.1-7
1 E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão,
2 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos.
3 Lançou-o no abismo, o qual fechou e selou sobre ele, para que não enganasse mais as nações até que os mil anos se completassem. Depois disto é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo.
4 Então vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.
5 Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se completassem. Esta é a primeira ressurreição.
6 Bem aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não têm poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos.
7 Ora, quando se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão.

Daniel 2.44,45 Fala de um reino que não será jamais destruído. 

Daniel 2.44,45     
44 Mas, nos dias desses reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído; nem passará a soberania deste reino a outro povo; mas esmiuçará e consumirá todos esses reinos, e subsistirá para sempre.
45 Porquanto viste que do monte foi cortada uma pedra, sem auxílio de mãos, e ela esmiuçou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro, o grande Deus faz saber ao rei o que há de suceder no futuro. Certo é o sonho, e fiel a sua interpretação.

13) - João 5.22,24,27 – O poder de julgar estará com o justo juiz, Jesus o filho de Deus.

João 5.22,24,27
22 Porque o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o julgamento,
24 Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida.
27 e deu-lhe autoridade para julgar, porque é o Filho do homem.

Conclusão

A palavra "arrebatar", significa raptar, arrancar, tirar a força, levar de repente, transladar, isso demonstra que a igreja será tirada de um modo singular, rápido e inesperado. O Arrebatamento, é a bem-aventurada esperança da igreja, aguardado com ansiedade e expectativa.

1. AS PROMESSAS DO ARREBATAMENTO

a) 1 Ts 4.16,17 — "O mesmo Senhor descerá do céu.
b)  Hb 9.28 — "Cristo... aparecerá Segunda vez".
c)  Tt. 2.13 —"A bem aventurada esperança".

 2. OS PROPÓSITOS DO ARREBATAMENTO

a)    Livrar os Embaixadores do Rei — II Co 5.20.
b)    Introduzir os santos num estado de glória — Jo 14.1-3.
c)   Produzir a transformação final — Fp 3.20-2 1.


"Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo", Tito 2: 13.

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.




terça-feira, 28 de novembro de 2017

IGREJAS FUNDADAS E OU VISITADAS PELO APÓSTOLO PAULO

IGREJAS FUNDADAS E OU VISITADAS PELO APÓSTOLO PAULO


Paulo foi um missionário muito ativo; graças a ele a mensagem de Cristo se difundiu para além da Palestina, chegando até o centro do império romano. O seu apostolado se concentrava principalmente entre os judeus que viviam na diáspora, fora do território de Israel. Chegava nas cidades e se reunia nas sinagogas e ali anunciava as Boas Novas de grande alegria.

Muitas pessoas se converteram e começavam uma comunidade cristã nas cidades por onde o apóstolo passava. Em outros lugares, ao invés, não teve sucesso e teve que escapar para não ser morto.

As comunidades fundadas por Paulo podem ser enumeradas acompanhando suas viagens, conforme são contadas por Lucas em Atos dos Apóstolos. É claro que nem todas as cidades acolheram de forma entusiasmada a sua pregação e sobre outras não temos nenhuma notícia. As comunidades mais importantes são aquelas as quais dirigiu cartas, como por exemplo Corinto, Éfeso, Tessalônica, Felipe.
Entre as cidades mencionadas, por ordem cronológica, podemos citar:

Primeira viagem.

Antioquia da Síria
Chipe
Salamina
Pafos
Perge
Panfilia
Antioquia da Pisídia
Icônio
Listra
Derbe

Segunda viagem.

Ptolemaida
Tiro
Sidom
Tarso
Troâde
Neápolis
Felipe. Cesaréia de Filipe.
Tessalônica
Bereia
Atenas
Corinto
Éfeso

Terceira viagem (passou por muitas cidades já visitadas).

Derbe
Listra
Icônio
Antioquia da Psídia
Éfeso
Ason
Neápolis
Filipo
Antípolis
Corinto
Atenas
Bereia
Tessalônica
Mileto
Pátara
Tiro
Cesareia
Jerusalém

Viagem como prisioneiro.

Malta
Roma

Em todas essas cidades, vilas ou vilarejos o Apóstolo Paulo sempre se utilizava das Sinagogas ou outros meios e situações que Deus preparava para que o evangelho do Senhor Jesus que é boas novas de grande alegria,  fosse anunciado. Lembremos o seguinte: em qualquer lugar onde Deus nos colocar ou onde Deus nos permitir estar, vamos evangelizar. 

1Coríntios9.16 - "Pois, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, porque me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho".

Nesta passagem Paulo fala de seu próprio trabalho, e o que ele agora é capaz de fazer depois de aceitar o evangelho de Jesus Cristo. Evangelizava não por iniciativa própria, pois se assim fizesse teria um salário, mas tudo fez em nome de Jesus, pregando seu evangelho gratuitamente, chegando ao ponto de não usar dos direitos que a pregação do evangelho lhe conferia de viver do evangelho. 

Aproveitemos as oportunidades de levar a pregação da palavra de Deus.

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.



segunda-feira, 27 de novembro de 2017

DIFERENÇAS ENTRE A PRIMEIRA E A SEGUNDA VINDA DE CRISTO

DIFERENÇAS ENTRE A PRIMEIRA E A SEGUNDA VINDA DE CRISTO


Diferenças entre a primeira e segunda vinda de Cristo.


Seu nascimento, o nascimento de Jesus, entre os homens caracteriza sua primeira vinda para salvar a todos quantos o aceitem; Ele pagou o preço de seu sangue para nos salvar. A sua segunda vinda será dividida em duas partes ou fases. Na primeira fase sua vinda será invisível, acontecerá antes da grande tribulação, Ele virá para arrebatar sua igreja; logo a seguir iniciar-se-á a grande tribulação será dividida em duas fases de três anos e meio cada uma. Então ao terminar a segunda fase de três anos e meio da grande tribulação ele virá visivelmente ou seja Ele voltará e descerá no monte das oliveiras em Jerusalém, onde todo olho o verá. Ele prometeu na sua ascensão daquele lugar que regressaria de onde partiu.

 01) - João 1.29 – Jesus ao nascer entre os homens veio mostrar para a humanidade que perdão se alcança somente nele e que Ele tira o pecado das vidas e dos corações que acreditarem na sua mensagem salvadora.
João 1.29
Ele veio como "...O cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo".

02) - Apocalipse 5.5 – Ele venceu a morte, Ele é a raiz de Davi, Ele vai abrir o livro da vida, Ele vive e reina para sempre. Ele virá para reinar sobre toda a terra. Todos poderão aceitá-lo antes do arrebatamento para serem salvos e terem seus nomes escritos no livro da vida.

Apocalipse 5.5
“E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos”.

03) - Filipenses 2.7; 2Co 8.9 Jesus é rico para com todos e tem riquezas para todos; Ele se fez pobre para nos enriquecer.

 Filipenses.2.7
 Ele veio primeiro em forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; sendo rico, se fez pobre, para nos enriquecer.

2Coríntios 8.9
...pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre, para que pela sua pobreza fôsseis enriquecidos.

04) - Lucas 21.27 – Sua vinda será com grande poder e grande glória. Fica bem claro nesta passagem que serão demonstrados claramente o Seu grande poder e sua grande glória. Ele virá numa nuvem, ou seja, o veículo que Jesus vai usar para buscar a sua igreja é uma nuvem.

Lucas 21.27
E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória.

05) - Mateus 16.21 – Nascido como homem na terra, foi morto mas a morte não o deteve. Na primeira vinda, padeceu, foi traído, foi morto, mas ressuscitou dos mortos. Na verdade Jesus foi assassinado. Foi um assassinato político-religioso e as multidões foram incentivadas a clamar pela morte de Jesus e mais ainda pelo clamor das multidões que pediram para soltar um bandido da época chamado barrabás.

Mateus 16.21
Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia.

06) - Mateus 16.27,28 – Quando Jesus voltar virá com grande poder e glória. Na primeira fase será para arrebatar e galardoar os que perseverarem nEle. Na segunda fase para vencer o anticristo, a besta e o falso profeta e estabelecer o seu reino milenial sobre a terra. 

Mateus 16.27,28
Mas virá segunda vez: "Porque o Filho do Homem virá na glória de seu Pai, com os anjos; e, então dará a cada um segundo as suas obras". Ele virá para estabelecer o seu reino.

07) - Marcos 14.43-48 – Ele veio como homem e experimentou toda a maldade dos homens.

Na sua primeira vinda, Ele foi entregue aos seus algozes; o preço da traição que foi pago a um de seus apóstolos chamado de Judas Iscariotes foi de 30 moedas de prata; e logo em seguida os soldados saíram à sua procura com espadas e varapaus, para o prenderem, como se fosse um bandido, um ladrão ou um salteador; Judas ainda o beijou com um beijo de traição para entregá-lo aos seus executores.

Marcos 14.43-48
43 E logo, enquanto ele ainda falava, chegou Judas, um dos doze, e com ele uma multidão com espadas e varapaus, vinda da parte dos principais sacerdotes, dos escribas e dos anciãos.
44 Ora, o que o traía lhes havia dado um sinal, dizendo: Aquele que eu beijar, esse é o Cristo; prendei-o e levai-o com segurança.
45 E, logo que chegou, aproximando-se de Jesus, disse: Rabi! E o beijou.
46 Ao que eles lhes lançaram as mãos, e o prenderam.
47 Mas um dos que ali estavam, puxando da espada, feriu o servo do sumo sacerdote e cortou-lhe uma orelha.
48 Disse-lhes Jesus: Saístes com espadas e varapaus para me prender, como a um salteador?

08) - Salmo 2.7 – Foi gerado como homem por obra e graça do Espírito Santo de Deus. Foi gerado na primeira vinda, no corpo de Maria, por obra e graça do Espírito Santo, como diz a Escritura.

O Senhor o chamou de Filho e diz: "...Eu hoje te gerei".

09) - Marcos 15.17- Foi escarnecido. Fizeram pouco caso. Fizeram mau juízo. Zombaram dEle. Censuraram Jesus sem piedade. Ridicularizaram Jesus de todas as formas possíveis. 

Marcos 15.17
E, na sua primeira vinda, os homens escarneceram dEle:
Mas ao Filho de Deus: "Vestiram de púrpuras, e tecendo uma coroa de espinhos, lhe puseram na cabeça, para zombarem dEle como Filho do Homem”.

10) - 1Pedro 5.4 – Mas virá em sua segunda vinda como sumo Pastor para coroar os fiéis, os que creram nEle.

1Pedro 5.4
E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.

 Na segunda fase de sua Segunda vinda no final da grande tribulação,  virá como Juiz para julgar as nações, e como Sumo Pastor, para reinar para sempre com os seus. Repito, Jesus virá como Sumo Pastor, como sacerdote eterno e reunirá com os seus para sempre. Quem não creu será julgado por sua rejeição a quem poderia salvá-lo.

João 12.47,48
E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.
 Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia.

 Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.


domingo, 26 de novembro de 2017

OS 400 ANOS DE SILÊNCIO PROFÉTICO

OS 400 ANOS DE SILÊNCIO PROFÉTICO

Vamos analisar os 400 anos do chamado e conhecido período do silêncio profético. Também chamado de período inter-bíblico. Trazemos aqui fatos históricos disponíveis em quase todas as bibliotecas de Teologia do mundo inteiro para que a história desses quatrocentos anos não fique esquecida no tempo, e que o povo de Deus possa lembrar-se de que se perder a comunhão com Deus, vai experimentar também esse fato triste da história e poderá ficar sem Deus falar com você. Então vamos ter comunhão plena com Deus e com os santos e fiéis servos do Senhor Jesus.  Maranata.

I.  Desenvolvimento Político desse período.

A nação de Israel e todos os Hebreus passaram a conviver sob domínio de diversos impérios dos mais cruéis possíveis por causa da dureza de coração da maioria dos hebreus. Tornaram-se um povo desorganizado e desobedientes a Deus e aos seus profetas. Vamos então analisar esse período negro que aquele povo viveu.

A Expressão “400 anos de silêncio”, ou “silêncio profético”, frequentemente empregada para descrever o período entre os últimos eventos do A.T. e o começo dos acontecimentos do N.T. é correta e apropriada; muito embora nenhum profeta inspirado se tivesse erguido em Israel durante aquele período  do A.T. e do N. T., e  já estivesse completo aos olhos dos judeus, certos acontecimentos que ocorreram e deram ao judaísmo posteriormente a sua ideologia própria e, providencialmente, prepararam o caminho para a vinda de Cristo e a proclamação do Seu evangelho.

Sob o domínio da Supremacia Persa. O Império Persa.

Por cerca de um século depois da época de Neemias, o império Persa exerceu controle sobre a Judéia. O período foi relativamente tranquilo, pois os persas permitiam aos judeus o livre exercício de suas instituições religiosas. A Judéia era dirigida pelo sumo sacerdotes, que prestavam contas ao governo persa, fato que, ao mesmo tempo, permitiu aos judeus uma boa medida de autonomia e rebaixou o sacerdócio a uma função política. Inveja, intriga e até mesmo assassinato tiveram seu papel nas disputas pela honra de ocupar o sumo sacerdócio. Joanã, filho de Joiada (Ne 12.22), é conhecido por ter assassinado o próprio irmão, Josué, no recinto do templo.
A Pérsia e o Egito envolveram-se em constantes conflitos durante este período, e a Judéia, situada entre os dois impérios, não podia escapar ao envolvimento. Durante o reino de Artaxerxes III muitos judeus engajaram-se numa rebelião contra a Pérsia. Foram deportados para Babilônia e para as margens do mar Cáspio.

Sob o domínio de Alexandre, o Grande.

Em seguida à derrota dos exércitos persas na Ásia Menor (333 AC), Alexandre marchou para a Síria e Palestina. Depois de ferrenha resistência, Tiro foi conquistada e Alexandre deslocou-se pra o sul, em direção ao Egito. Diz a lenda que quando Alexandre se aproximava de Jerusalém o sumo sacerdote Jadua foi ao seu encontro e lhe mostrou as profecias de Daniel, segundo as quais o exército grego seria vitorioso (Dn 8). Essa narrativa não é levada a sério pelos historiadores, mas é fato que Alexandre tratou singularmente bem aos judeus. Ele lhes permitiu observarem suas leis, isentou-os de impostos durante os anos sabáticos e, quando construiu Alexandria no Egito (331 AC), estimulou os judeus a se estabelecerem ali e deu-lhes privilégios comparáveis aos seus súditos gregos.

A Judéia sob o domínio dos Ptolomeus.

Depois da morte de Alexandre (323 AC), a Judéia, ficou sujeita, por algum tempo a Antígono, um dos generais de Alexandre que controlava parte da Ásia Menor. Subsequentemente, caiu sob o controle de outro general, Ptolomeu I (que havia então dominado o Egito), cognominado Soter, o Libertador, o qual capturou Jerusalém num dia de sábado em 320 AC Ptolomeu foi bondoso para com os judeus. Muitos deles se radicaram em Alexandria, que continuou a ser um importante centro da cultura e pensamento judaicos por vários séculos. No governo de Ptolomeu II (Filadelfo) os judeus de Alexandria começaram a traduzir a sua Lei, isto é, o Pentateuco, para o grego. Esta tradução seria posteriormente conhecida como a Septuaginta, a partir da lenda de que seus setenta (mais exatamente 72 – seis de cada tribo) tradutores foram sobrenaturalmente inspirados para produzir uma tradução infalível. Nos anos subsequentes todo o Antigo Testamento foi incluído na Septuaginta.

A Judéia sob o domínio dos Selêucidas.

Depois de aproximadamente um século de vida dos judeus sob o domínio dos Ptolomeus, Antíoco III (o Grande) da Síria conquistou a Síria e a Palestina aos Ptomeus do Egito (198 AC). Os governantes sírios eram chamados selêucidas porque seu reino, construído sobre os escombros do império de Alexandre, fora fundado por Seleuco I (Nicator).
Durante os primeiros anos de domínio sírio, os selêucidas permitiram que o sumo sacerdote continuasse a governar os judeus de acordo com suas leis. Todavia, surgiram conflitos entre o partido helenista e os judeus ortodoxo. Antíoco IV (Epifânio) aliou-se ao partido helenista e indicou para o sacerdócio um homem que mudara seu nome de Josué para Jasom e que estimulava o culto a Hércules de Tiro. Jasom, todavia, foi substituído depois de dois anos por uma rebelde chamado Menaém (cujo nome grego era Menelau). Quando partidários de Jasom entraram em luta com os de Menelau, Antíoco marcho contra Jerusalém, saqueou o templo e matou muitos judeus (170 AC). As liberdades civis e religiosas foram suspensas, os sacrifícios diários forma proibidos e um altar a Júpiter foi erigido sobre o altar do holocausto. Cópias das Escrituras foram queimadas e os judeus foram forçadas a comer carne de porco, o que era proibido pela Lei. Uma porca foi oferecida sobre ao altar do holocausto para ofender ainda mais a consciência religiosa dos judeus.

Sob o domínio dos Macabeus.

Não demorou muito para que os judeus oprimidos encontrassem um líder para sua causa. Quando os emissários de Antíoco chegaram à vila de Modina, cerca de 24 quilômetros a oeste de Jerusalém, esperavam que o velho sacerdote, Matatias, desse bom exemplo perante o seu povo, oferecendo um sacrifício pagão. Ele, porém, além de recusar-se a fazê-lo, matou um judeu apóstata junto ao altar e o oficial sírio que presidia a cerimonia. Matatias fugiu para a região montanhosa da Judéia e, com a ajuda de seus filhos, empreendeu uma luta de guerrilhas contra os sírios. Embora os velho sacerdote não tenha vivido para ver seu povo liberto do jugo sírio, deixou a seus filhos o término da tarefa. Judas, cognominado “o Macabeu”, assumiu a liderança depois da morte do pai. Por volta de 164 AC Judas havia reconquistado Jerusalém, purificado o templo e reinstituído os sacrifícios diários. Pouco depois das vitórias de Judas, Antíoco morreu na Pérsia. Entretanto, as lutas entre os Macabeus e os reis selêucidas continuaram por quase vinte anos.
Aristóbulo I foi o primeiro dos governantes Macabeus a assumir o título de “Rei dos Judeus”. Depois de um breve reinado, foi substituído pelo tirânico Alexandre Janeu, que, por sua vez, deixou o reino para sua mãe, Alexandra. O reinado de Alexandra foi relativamente pacífico. Com a sua morte, um filho mais novo, Aristóbulo II, desapossou seu irmão mais velho. A essa altura, Antípater, governador da Iduméia, assumiu o partido de Hircano, e surgiu a ameaça de guerra civil. Consequentemente, Roma entrou em cena e Pompeu marchou sobre a Judéia com as suas legiões, buscando um acerto entre as partes e o melhor interesse de Roma. Aristóbulo II tentou defender Jerusalém do ataque de Pompeu, mas os romanos tomaram a cidade e penetraram até o Santo dos Santos. Pompeu, todavia, não tocou nos tesouros do templo.

Sob o domínio de Roma. O Império Romano.

Marco Antônio apoiou a causa de Hircano. Depois do assassinato de Júlio Cesar e da morte de Antípater (pai de Herodes), que por vinte anos fora o verdadeiro governante da Judéia, Antígono, o segundo filho de Aristóbulo, tentou apossar-se do trono. Por algum tempo chegou a reina em Jerusalém, mas Herodes, filho de Antípater, regressou de Roma e tornou-se rei dos judeus com apoio de Roma. Seu casamento com Mariamne, neta de Hircano, ofereceu um elo com os governantes Macabeus.
Herodes foi um dos mais cruéis governantes de todos os tempos. Assassinou o venerável Hircano (31 AC) e mandou matar sua própria esposa Mariamne e seus dois filhos. No seu leito de morte, ordenou a execução de Antípater, seu filho com outra esposa. Nas Escrituras, Herodes é conhecido como o rei que ordenou a morte dos meninos em Belém por temer o Rival que nascera para ser Rei dos Judeus.

II. Grupos Religiosos dos Judeus.

Quando, seguindo-se à conquista de Alexandre, o helenismo mudou a mentalidade do Oriente Médio, alguns judeus se apegaram ainda mais tenazmente do que antes à fé de seus pais, ao passo que outros se dispuseram a adaptar seu pensamento às novas idéias que emanavam da Grécia. Por fim, o choque entre o helenismo e o judaísmo deu origem a diversas seitas judaicas, dando origem às classes políticos partidárias religiosas.

Os Fariseus.

Os fariseus eram os descendentes espirituais dos judeus piedosos que haviam lutado contra os helenistas no tempo dos Macabeus. O nome fariseu, “separatista”, foi provavelmente dado a eles por seu inimigos, para indicar que eram não-conformistas. Pode, todavia, ter sido usado com escárnio porque sua severidade os separava de seus compatriotas judeus, tanto quanto de seus vizinhos pagãos. A lealdade à verdade às vezes produz orgulho e ate mesmo hipocrisia, e foram essas perversões do antigo ideal farisaico que Jesus denunciou. Paulo se considerava um membro deste grupo ortodoxo do judaísmo de sua época. (Fp 3.5).

Os Saduceus.

O partido dos saduceus, provavelmente denominado assim por causa de Zadoque, o sumo sacerdote escolhido por Salomão (1Rs 2.35), negava autoridade à tradição e olhava com suspeita para qualquer revelação posterior à Lei de Moisés. Eles negavam a doutrina da ressurreição, e não criam na existência de anjos ou espíritos (At 23.3). Eram, em sua maioria, gente de posses e posição, e cooperavam de bom grado com os helenistas da época. Ao tempo do N.T. controlavam o sacerdócio e o ritual do templo. A sinagoga, por outro lado, era a cidadela dos fariseus.

Os Essênios.

O essenismo foi uma reação ascética ao externalismo dos fariseus e ao mudanismo dos saduceus. Os essênios se retiravam da sociedade e viviam em ascetismo e celibato. Davam atenção à leitura e estudo das Escrituras, à oração e às lavagens cerimoniais. Suas posses eram comuns e eram conhecidos por sua laboriosidade e piedade. Tanto a guerra quanto a escravidão eram contrárias a seus princípios.
O mosteiro em Qumran, próximo às cavernas em que os Manuscrito do Mar Morto foram encontrados, é considerado por muitos estudiosos como um centro essênio de estudo no deserto da Judéia. Os rolos indicam que os membros da comunidade haviam abandonado as influências corruptas das cidades judaicas para prepararem, no deserto, “o caminho do Senhor”. Tinham fé no Messias que viria e consideravam-se o verdadeiro Israel para quem Ele viria.

Os Escribas.

Os escribas não eram, estritamente falando, uma seita, mas sim, membros de uma profissão. Eram, em primeiro lugar, copista da Lei. Vieram a ser considerados autoridades quanto às Escrituras, e por isso exerciam uma função de ensino. Sua linha de pensamento era semelhante à dos fariseus, com os quais aparecem frequentemente associados no N.T.

Os Herodianos.

Os herodianos criam que os melhores interesses do judaísmo estavam na cooperação com os romanos. Seu nome foi tirado de Herodes, o Grande, que procurou romanizar a Palestina em sua época. Os herodianos eram mais um partido político que uma seita religiosa.
A opressão política romana, simbolizada por Herodes, e as reações religiosas expressas nas reações sectárias dentro do judaísmo pré-cristão forneceram o referencial histórico no qual Jesus veio ao mundo. Frustrações e conflitos prepararam Israel para o advento do Messias de Deus, que veio na “plenitude do tempo” (Gl 4.4).

Segue-se daí em diante, e a Palestina ainda sob o domínio do Império Romano, a nova e mais aguardada história: A chegada, o nascimento do Messias prometido e o recomeço para a nação de Israel com a abertura do tempo da graça por Jesus Cristo que, os Judeus não aceitaram, mas já estava acontecendo no meio deles.

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.


sábado, 25 de novembro de 2017

DEFEITOS E HERESIAS NAS IGREJAS

DEFEITOS E HERESIAS NAS IGREJAS

É bom lembrarmos aqui no início desta mensagem que,  por mais perfeita que seja a igreja e por mais perfeito,  inteligente, estudado e amoroso que sejam seus líderes, você e eu não vamos encontrar perfeição aqui na terra.

Lá na Europa e na Ásia existiam igrejas que Paulo fundou, vejam as 3 (tres) viagens missionárias de Paulo em Atos dos Apóstolos;  porém estas sete de Apocalipse 2 e 3, que nominamos abaixo, são representativas de tempos e épocas. Já naquele tempo havia tantos defeitos e heresias nas igrejas que foi necessária a intervenção do Senhor Jesus através da Revelação do Apocalipse ao Apóstolo João que enviou as cartas dadas pelo Senhor Jesus Cristo ao “Anjo”, ao Pastor de cada igreja mostrando como as tais igrejas poderiam melhorar sua comunhão e intimidade para com Deus.

(1) Éfeso (Apocalipse 2:1-7) - a igreja que havia abandonado o seu primeiro amor. (2:4). Defeito: Igreja sem amor,  igreja materialista.
Porém não aceitava heresias.

(2) Esmirna (Apocalipse 2:8-11) - a igreja que sofreria perseguição. (2:10). O aparente defeito era o de não concordar com as coisas modernas daquele tempo.

(3) Pérgamo (Apocalipse 2:12-17) - a igreja que precisava se arrepender. (2:16). Defeito: Errava muito e não se arrependia dos seus erros achando que Deus não se importava, porque Deus é amor. Lembremos de uma coisa: Deus ama o pecador mas aborrece o pecado.

(4) Tiatira (Apocalipse 2:18-29) - a igreja que tinha uma falsa profetisa. (2:20). Defeito: Uma falsa profetisa mandava na igreja através de profecias,  claro que eram falsas as profecias dela.  Eram profecias que agradavam os seus ouvintes e sempre cativaram aqueles que a ouviam. O pastor da Igreja era um boneco,  um fantoche nas mãos dela.

(5) Sardes (Apocalipse 3:1-6) - a igreja que tinha adormecido. Igreja morta. (3:2). Defeito: Aquela igreja não sentia mais necessidade de orar, de cantar,  de adorar a Deus,  era uma igreja que se acomodou,  adormeceu e se conformou com tudo e com todos à sua volta.

(6) Filadélfia (Apocalipse 3:7-13) - a igreja que tinha sofrido pacientemente. (3:10). Defeito: Sofria calada como se culpada fosse pelas calamidades e consequências da falta de espiritualidade de poucos na igreja. A paciência tem limites;  não se pode sofrer tanto sem que seja por vontade de Deus; a partir daí tem que tomar decisões com orientações do Espírito Santo para nada dar errado daí pra frente.

(7) Laodiceia (Apocalipse 3:14-22) - a igreja com a fé morna. (3:16). Defeito principal: indecisão. A igreja e em especial sua liderança conformava com tudo e com todos à  ponte de não haver mais discernimento se aquela igreja era mesmo igreja ou se era uma empresa particular ou se era um clube social,  mas estava parecendo mesmo era uma casa de orgias sexuais e casa de prostituição, corrupção e roubalheira, tamanho o descaso das pessoas e lideranças com suas vidas espirituais.

A própria Bíblia alerta que nós devemos nos manter firmes na Palavra (1Co 15.1-2, 2Pe 1.19) e tomar cuidado com falsos mestres, pois eles introduzem secretamente heresias destruidoras ao Evangelho (2Pe 2.1). Nós não podemos considerar que uma mensagem é verdadeira somente porque a pessoa é inteligente, se expressa bem (1Co 1.20) ou porque ela vem acompanhada de milagres (Mt 24.24). A Bíblia diz que o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz (2Co 11.14-15) e que produz o engano até mesmo com sinais sobrenaturais (2 Ts 2.9-10).

As igrejas de hoje modernizadas por teologias próprias, que mais se parecem com heresias,  e que são facilmente assimiladas para endeusar seus líderes religiosos, estão concordando com todas as coisas que antigamente Deus já condenava como pecado dentro das 7 igrejas da Ásia tais como:

Prostituição, traição, incesto, pedofilia, poligamia, zoofilia, lesbianismo, homosexualismo; a Bíblia fala de efeminados em Apocalípse 21.8; adultério, fornicação,  emburrecimento que é o ato ou efeito de emburrecer, tornar ou ficar burro ou estúpido; escárnio contra Deus e contra as coisas da obra de Deus, zombarias, bebedices, glutonarias, vícios,  falsidade intelectual e todo tipo de baixaria. Pessoas sem afeto natural, sem amor, sem compreensão, sem complacência, dementes por vontade própria. Usam o espírito de engano para ludibriar os incautos neo-conversos  e leigos interessados em ser fiéis de verdade.

O apóstolo Paulo já alertava na sua segunda carta a Timóteo:
2 Tm. 3.1-13.

Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes. Pois entre estes se encontram os que penetram sorrateiramente nas casas e conseguem cativar mulherinhas sobrecarregadas de pecados, conduzidas de várias paixões, que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade. E, do modo por que Janes e Jambres resistiram a Moisés, também estes resistem à verdade. São homens de todo corrompidos na mente, réprobos quanto à fé; eles, todavia, não irão avante; porque a sua insensatez será a todos evidente, como também aconteceu com a daqueles. Tu, porém, tens seguido, de perto, o meu ensino, procedimento, propósito, fé, longanimidade, amor, perseverança, as minhas perseguições e os meus sofrimentos, quais me aconteceram em Antioquia, Icônio e Listra, – que variadas perseguições tenho suportado! De todas, entretanto, me livrou o Senhor. Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados. 2 Timóteo 3: 1-13.

Podemos dizer que nos nossos dias de pós modernidade as igrejas não estão mais se importando com seus defeitos e não fazem nada para melhorar sua comunhão com Deus. O Deus deste século cegou grande parte das lideranças evangélicas, se não a maioria, para dar mais valor ao dinheiro e às propriedades seculares que as riquezas terrenas lhes garante, do que o valor de uma alma. Defeitos todas as igrejas têm. Defeitos todos os líderes evangélicos têm. Mas ainda tem poucos que mesmo tendo defeitos procuram adorar a Deus em espírito e em verdade. Voltemos ao primeiro amor. Jesus te ama. Aceite-o hoje mesmo.

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.