sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

O QUE É O ARMAGEDOM

O QUE É O ARMAGEDOM


O que é o Armagedom?

01)  Apocalipse: 16.16 O Armagedom é um campo de batalha de grandes proporções. Tão grande que é o maior deles, o maior de todos e o mais cobiçado das nações para guerrearem contra os Judeus, contra Israel.  Muitos governantes de hoje desejam levar o povo de Deus para uma batalha final naquele lugar com o intuito de massacrar e destruir totalmente o povo Judeu; mas quando eles fizerem isso Jesus Cristo virá em seu socorro.       

Apocalipse 16.16
16 E eles os congregaram no lugar que em hebraico se chama Armagedom.

02) Ezequiel: 39.17-29 Naquele lugar haverá a maior batalha de todos os tempos contra os Judeus. Naquele lugar também será realizada a vingança do Deus de Israel contra todas as nações que se levantarem para destruir o povo de Deus. Essa batalha é chamada na Bíblia de batalha final; as nações se ajuntarão de todos os lados e dos quatro cantos da terra, virão para destruir Israel e querendo extinguir a raça dos Judeus da face da terra, porém haverá a intervenção de Deus porque já estará declarado a sentença do Anticristo e seus comparsas; o Senhor Jesus voltará no final da grande tribulação, que é o final da segunda fase dos sete anos de grande tribulação, Ele virá visivelmente para vencer o Anticristo e o derrotará com o assopro de sua boca. Daí em diante Jesus estabelecerá seu reino milenial na face da terra.      
Ezequiel: 39.17-29
17 Tu, pois, ó filho do homem, assim diz o Senhor Deus: Dize às aves de toda espécie, e a todos os animais do campo: Ajuntai-vos e vinde; ajuntai-vos de todos os lados para o meu sacrifício, que eu sacrifico por vós, sacrifício grande sobre os montes de Israel, para comerdes carne e beberdes sangue.
18 Comereis as carnes dos poderosos e bebereis o sangue dos príncipes da terra, dos carneiros e dos cordeiros, dos bodes e dos novilhos, todos eles cevados em Basã.
19 Comereis da gordura até vos fartardes, e bebereis do sangue até vos embebedardes, da gordura e do sangue do sacrifício que vos estou preparando.
20 E à minha mesa vos fartareis de cavalos e de cavaleiros, de valentes e de todos os homens de guerra, diz o Senhor Deus.
21 Estabelecerei, pois, a minha glória entre as nações, e todas as nações verão o meu juízo, que eu tiver executado, e a minha mão, que sobre elas eu tiver descarregado.
22 E os da casa de Israel saberão desde aquele dia em diante, que eu sou o Senhor Deus.
23 E as nações saberão que os da casa de Israel, por causa da sua iniquidade, foram levados em cativeiro; porque se houveram traiçoeiramente para comigo, e eu escondi deles o meu rosto; por isso os entreguei nas mãos de seus adversários, e todos caíram à espada.
24 Conforme a sua imundícia e conforme as suas transgressões me houve com eles, e escondi deles o meu rosto.
25 Portanto assim diz o Senhor Deus: Agora tornarei a trazer Jacó, e me compadecerei de toda a casa de Israel; terei zelo pelo meu santo nome.
26 E eles se esquecerão tanto do seu opróbrio, como de todas as suas infidelidades pelas quais transgrediram contra mim, quando eles habitarem seguros na sua terra, sem haver quem os amedronte;
27 quando eu os tornar a trazer de entre os povos, e os houver ajuntado das terras de seus inimigos, e for santificado neles aos olhos de muitas nações.
28 Então saberão que eu sou o Senhor seu Deus, vendo que eu os fiz ir em cativeiro entre as nações, e os tornei a ajuntar para a sua terra. Não deixarei lá nenhum deles;
29 nem lhes esconderei mais o meu rosto; pois derramei o meu Espírito sobre a casa de Israel, diz o Senhor Deus.

03) Daniel: 11.40-45 O profeta Daniel nos assegura que Israel lutará, porém as nações lhes tomarão todos os seus tesouros; até seus vizinhos entrarão em suas terras para destruí-los, e quererão destruí-los para sempre. O Egito aqui é uma exceção, serão roubados porque não defenderam o Israel de Deus mesmo tendo o sangue de Abraão em suas veias, sendo eles meio irmãos dos Judeus.        

Daniel 11.40-45
40 Ora, no fim do tempo, o rei do sul lutará com ele; e o rei do norte virá como turbilhão contra ele, com carros e cavaleiros, e com muitos navios; e entrará nos países, e os inundará, e passará para adiante.
41 Entrará na terra gloriosa, e dezenas de milhares cairão; mas da sua mão escaparão estes: Edom e Moabe, e as primícias dos filhos de Amom.
42 E estenderá a sua mão contra os países; e a terra do Egito não escapará.
43 Apoderar-se-á dos tesouros de ouro e de prata, e de todas as coisas preciosas do Egito; os líbios e os etíopes o seguirão.
44 Mas os rumores do oriente e do norte o espantarão; e ele sairá com grande furor, para destruir e extirpar a muitos.
45 E armará as tendas do seu palácio entre o mar grande e o glorioso monte santo; contudo virá ao seu fim, e não haverá quem o socorra.

04) Apocalipse: 9.13-21 Todas as riquezas, todo o poderio das nações, todas as imagens dos deuses serão levados para a grande batalha, a batalha final de megido, a batalha do armagedom. Virão com todas as suas riquezas, todas as suas forças armadas, todos os seus deuses para batalhar e querer destruir o Israel de Deus, porém é o Deus único e verdadeiro, na pessoa de Jesus Cristo que os destruirá para sempre.      

Apocalipse 9.13-21
13 O sexto anjo tocou a sua trombeta; e ouvi uma voz que vinha das quatro pontas do altar de ouro que estava diante de Deus,
14 a qual dizia ao sexto anjo, que tinha a trombeta: Solta os quatro anjos que se acham presos junto do grande rio Eufrates.
15 E foram soltos os quatro anjos que haviam sido preparados para aquela hora e dia e mês e ano, a fim de matarem a terça parte dos homens.
16 O número dos exércitos dos cavaleiros era de duas miríades de miríades; pois ouvi o número deles.
17 E assim vi os cavalos nesta visão: os que sobre eles estavam montados tinham couraças de fogo, e de jacinto, e de enxofre; e as cabeças dos cavalos eram como cabeças de leões; e de suas bocas saíam fogo, fumaça e enxofre.
18 Por estas três pragas foi morta a terça parte dos homens, isto é, pelo fogo, pela fumaça e pelo enxofre, que saíam das suas bocas.
19 Porque o poder dos cavalos estava nas suas bocas e nas suas caudas. Porquanto as suas caudas eram semelhantes a serpentes, e tinham cabeças, e com elas causavam dano.
20 Os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras das suas mãos, para deixarem de adorar aos demônios, e aos ídolos de ouro, de prata, de bronze, de pedra e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar.
21 Também não se arrependeram dos seus homicídios, nem das suas feitiçarias, nem da sua prostituição, nem dos seus furtos.

05) Apocalipse: 16.12-16 Os anjos de Deus estarão fazendo seu trabalho, o de derramar as taças da ira e da cólera de Deus, porém mesmo assim as nações estarão se ajuntando para virem para a grande batalha final com um único objetivo: destruir por completo o povo Judeu. Já houve na história recente alguns líderes mundiais como Adolf Hitler que fizeram um grande derramamento de sangue de Judeus, no grande morticínio dos campos de concentração nazistas da 2ª. Guerra mundial, mas nada disso se compara ao que irá acontecer na batalha final, a batalha do Armagedom.  

Apocalipse 16.12-16
12 O sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates; e a sua água secou-se, para que se preparasse o caminho dos reis que vêm do oriente.
13 E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta, vi saírem três espíritos imundos, semelhantes a rãs.
14 Pois são espíritos de demônios, que operam sinais; os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo, para os congregar para a batalha do grande dia do Deus Todo-Poderoso.
15 Eis que venho como ladrão. Bem aventurado aquele que vigia, e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua nudez.
16 E eles os congregaram no lugar que em hebraico se chama Armagedom.

06) Ezequiel: 39.12 Na batalha do Armagedom será tanta a matança do povo de Israel que levará sete meses para sepultar todos os seus mortos. Israel e seu povo são criteriosos quanto aos restos mortais de seus parentes, haja vista que em vários lugares do mundo há cemitérios judaicos para se sepultar os Judeus; eles não são sepultados em cemitérios coletivos e comuns como é conhecido no Brasil e não se tem notícias de os Judeus utilizem crematórios para tais fins.
Quanto aos de outras nações,  cada nação recolherá os seus corpos e seus restos mortais. 

Ezequiel 39.12
12 E a casa de Israel levará sete meses em sepultá-los, para purificar a terra.

07) Apocalipse: 19.18 Mas o grande Rei virá e mudará a ordem dos acontecimentos; agora são os poderosos das nações é que vão cair; vão guerrear uns contra os outros, suas carnes serão oferecidas às bestas feras da terra. Deus fará isso. Eles, os inimigos de Israel se tornarão tão confusos que matar-se-ão uns aos outros.     

Apocalipse 19.18
18 para comerdes carnes de reis, carnes de comandantes, carnes de poderosos, carnes de cavalos e dos que neles montavam, sim, carnes de todos os homens, livres e escravos, pequenos e grandes. 

08) Sobre Megido: O local dos fins dos tempos.

Um significativo caminho percorrido pelos povos da era antiga, Megiddo é um local ou colina composta de 26 estratos de vestígios de cidades ancestrais, localizada em Israel, próximo a Megido atual. Antigamente esta região constituía considerável cidade-estado e era vista como um ponto ideal para a conflagração de confrontos campais, pois oferecia necessário suporte de água, hospedagem e trechos adequados para a movimentação de soldados.

Neste recanto Josias, monarca israelita, debalde lutou, em 609 a.C., contra o Faraó Neco II, que se deslocava para a Mesopotâmia, atendendo a um pedido de auxílio do soberano da Assíria, seu companheiro de lutas. O rei de Israel perece na batalha, ao lado de seus arqueiros.

Esta cidade, também denominada Tel Megiddo pelos judeus e Tell al-Mutesellim pelos árabes, tem um grande significado não só histórico e geográfico, mas também teológico, pois segundo determinadas visões das Sagradas Escrituras, aí se desenrolará o Armagedom, ou seja, a luta final entre os exércitos de Cristo e as tropas comandadas por Satanás ou pelo Anticristo, após o cumprimento das previsões bíblicas relativas ao Fim dos Dias.

9) A Megiddo bíblica está profundamente ligada à expressão ‘Armagedom’, que tem sua origem no vocábulo grego ‘Har-Magedone’, que não coincidentemente tem o sentido de Monte Megiddo, o vale não precisamente localizável onde se desenrolará, segundo interpretações das previsões do Apocalipse, o futuro conflito protagonizado por Deus, que eliminará seus inimigos, comandados pelo anticristo. Esta passagem pode ser conferida no Apocalipse 16:16; 20:1-3 e 7-10.

Os sionistas cristãos são os que mais cultivam esta crença, e a manipulam para exercer o poder no Oriente Médio, estimulando, desta forma, a instabilidade já característica desta região, alimentando ainda mais os confrontos sangrentos que abalam este território. De acordo com suas convicções, os muçulmanos são os inimigos que devem ser combatidos, ao lado de quem não se alie aos exércitos de Jesus; assim, milhões de soldados integrarão este combate, uma vez que todos os países unirão esforços para se opor ao Cristo.

Como não há montanha alguma com a denominação Megiddo, supõe-se que a área do combate seja o campo repleto de montes em volta da planície de Megiddo, localizada mais ou menos a sessenta milhas ao norte de Jerusalém. Muitas guerras ali já se desenrolaram, e o vale é célebre por pelo menos duas delas, nas quais Israel obteve a vitória, contra os cananitas e a de Gideão, que se sobrepôs aos Midianitas.

10) Com sua conotação apocalíptica, Armagedom já ganhou conotação geral, a qual lhe atribui o sentido de ‘fim do mundo’, não apenas de confronto final em Megiddo. A cidade moderna foi declarada, em 2005, Patrimônio Mundial da Unesco, ao lado de Hazor e Beer-Sheba.

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário