segunda-feira, 4 de junho de 2018

OS TALENTOS

OS TALENTOS 

A Parábola dos talentos, também conhecida como Parábola das Minas, é uma das parábolas de Jesus e aparece em dois dos evangelhos canônicos. As diferenças entre Mateus 25:14-30 e Lucas 19:12-27 são substanciais e, por isso, é impossível que as duas parábolas tenham sido derivadas de uma mesma fonte. No Evangelho de Mateus, as palavras de abertura aparecem para ligar a parábola com a parábola anterior, das Dez Virgens, uma parábola sobre a chegada do Reino dos Céus e do preparo da noiva (que é a igreja) para o arrebatamento .

Segundo Eusébio de Cesareia, uma variante da Parábola dos Talentos também era encontrada no livro apócrifo chamado Evangelho dos Hebreus, hoje perdido.

Transformando nossos talentos em abundância para nossas vidas. 

MATEUS: 25.14-30
1)   O talento era uma medida de peso igual a 34,272 kg (2Sm 12.30). Era igual a 3000 siclos ou 60 minas. Em Ap 16.21 o talento é igual a 40 quilos.

2) O talento era uma peça de ouro ou prata usada como dinheiro (2Rs 18.14) e que nos tempos do NT era equivalente a seis mil dracmas  (Mt 25.15). Calculando-se que um diarista ganhe dez dólares por dia, um talento de prata valeria 60000 dólares.

Duas perguntas estão ecoando no espaço e no tempo de nossas vidas: 

Onde estão os talentos que confiei às suas mãos? 
Por que você os enterrou?

Mateus 25.14-30, o Senhor Jesus conta uma parábola , que um senhor distribuiu talentos com os seus servos e viajou . A um deu 5 talentos a outro 2 e a outro 1.

MT 25:14 - Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens.

MT 25:15 - E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.

MT 25:16 - E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles, e granjeou outros cinco talentos.

MT 25:17 - Da mesma sorte, o que recebera dois, granjeou também outros dois.

MT 25:18 - Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.

MT 25:19 - E muito tempo depois , veio o senhor daqueles servos e fez contas com eles.

MT 25:20 - Então, aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que ganhei com eles.

MT 25:21 - E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.

MT 25:22 - E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles ganhei outros dois talentos.

MT 25:23 - Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.

MT 25:24 - Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste;

MT 25:25 - E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.

MT 25:26 - Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabes que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?

MT 25:27 - Devias , então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros, e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros.

MT 25:28 - Tirai-lhe, pois o talento e dai-o ao que tem os dez talentos.

MT 25:29 - Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado.

MT 25:30 - Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.  
Saibamos uma coisa que o Senhor Jesus só coloca em nossas mãos os talentos que temos condições para multiplicá-los.

Quantos estão enterrando seus talentos, porque surgiram em suas vidas perseguições, tribulações, lutas, dificuldades, aflições e crises diversas.

Se negligenciarmos as oportunidades que Deus nos dá negando-Lhe o direito de nos abençoar com a multiplicação dos talentos que Ele nos confiou, não nos isenta da prestação de contas.

Quem não se importa com os talentos recebidos, certamente estão dizendo o seguinte:

Tive a oportunidade de pregar e não preguei. 

Poderia ter aceitado o convite para pregar a palavra de Deus e não aceitei.

Deveria ter respondido prontamente ao propósito de Deus na minha vida, tive tempo para isso, porém o tempo passou e não respondi, não aceitei.

Deveria ter estudado e me preparado para a obra de Deus e para as portas que Deus iria ou poderia me abrir, porém não estudei.

Deveria ter trabalhado, me esforçado mais, porém achei que era pesado demais para mim e que não daria conta do recado.

Não administrei meus bens que Deus me deu e agora que não posso mais trabalhar, não tenho mais nem para o meu sustento.

Não abracei, quando devia ter abraçado as oportunidades, os amigos, os familiares, a obra de Deus.

Não perdoei e não pedi perdão à quem deveria ter feito isso.

Desprezei o modo e o agir de Deus na minha vida e agora não sei mais o que fazer. Enterrei completamente o ou os talentos que Deus, com carinho, me concedeu no decorrer da vida. 

Você deve estar pensando que está abandonado (a), porém você não está só. Jesus está ao seu lado e quer te ajudar. 

Quem está ocupado com a obra do Senhor e quem tem prazer em ser um verdadeiro adorador , não tem tempo para se envolver ou dar ouvidos às coisas mesquinhas desta vida.

Exemplos: mexericos, fofocas, invejas , competições improdutivas,  etc. 

Portanto não desista por causa das ameaças dos seus opositores e das hostes malignas, mas responda como Neemias ao ser ameaçado por Sambalate e Tobias:

Os planos de Neemias são ameaçados e se ele parasse naquele instante por causa das falsas e graves acusações,  então a história seria de alguém que enterrou os talentos, porém ele lutou com sabedoria e alcançou a vitória em nome do Senhor Deus. Vejamos esta história:

Neemias Capítulo 6 (NTLH)

Planos (dos falsos amigos) contra Neemias:

1 Sambalate, Tobias, Gesém e o resto dos nossos inimigos souberam que nós havíamos terminado de reconstruir a muralha e que não havia mais brechas nela, embora ainda não tivéssemos colocado os portões nos seus lugares. 
2 Então Sambalate e Gesém me mandaram um recado. Eles queriam que eu fosse me encontrar com eles num dos povoados do vale de Ono. Mas a intenção deles era me fazer algum mal. 
3 Aí eu mandei mensageiros a eles com o seguinte recado: Eu estou fazendo um trabalho importante e não posso descer até aí. Eu não vou deixar este trabalho só para ir falar com vocês.
4 Eles me mandaram o mesmo recado quatro vezes, e eu mandei sempre a mesma resposta.
5 Então Sambalate me mandou o quinto recado, e este veio por escrito. Era uma carta e foi trazida por um dos empregados de Sambalate. 
6 A carta, que estava aberta, dizia: “Gesém me disse que entre os povos vizinhos está correndo um boato. Dizem que você e os judeus pretendem fazer uma revolução e que é por isso que estão reconstruindo a muralha. Ele disse também que o seu plano é se tornar o rei deles 
7 e que você já arranjou alguns profetas para dizerem em Jerusalém que você é o rei de Judá. O rei Artaxerxes certamente vai saber disso, e por isso proponho que nós dois nos encontremos para conversar a respeito dessa situação.”
8 Eu mandei a seguinte resposta: Nada do que você está dizendo é verdade. Foi você quem inventou tudo isso.
9 O que eles queriam era nos meter medo para não continuarmos o trabalho.
“Agora, ó Deus, aumenta as minhas forças!”
10 Nessa época, Semaías, filho de Delaías e neto de Meetabel, estava proibido de sair de casa, e por isso fui visitá-lo. Ele me disse: Nós dois precisamos nos esconder juntos no Lugar Santo, no Templo. E vamos fechar as portas porque eles virão matar você. Sim, qualquer noite destas eles virão matá-lo.
11 A isso respondi: Eu não sou do tipo de homem que foge e se esconde. Você pensa que eu tentaria salvar a minha vida me escondendo no Templo? Eu não vou fazer isso, de jeito nenhum.
12 Quando comecei a pensar nesse assunto, compreendi que Deus não havia falado com Semaías e sim que Tobias e Sambalate haviam pago a ele para me dar aquele conselho. 
13 Eles lhe deram dinheiro para me fazer ficar com medo e assim pecar. Aí eles poderiam acabar com o meu bom nome e me humilhar.
14 “Ó meu Deus, lembra do que Tobias e Sambalate fizeram e castiga-os. Lembra também da profetisa Noadias e dos outros profetas que tentaram me fazer ficar com medo".

Termina a construção das muralhas

15 As muralhas foram terminadas no dia vinte e cinco do mês de elul, depois de cinquenta e dois dias de trabalho. 
16 Então os nossos inimigos das nações vizinhas souberam disso e ficaram desmoralizados porque todos ficaram sabendo que o trabalho havia sido feito com a ajuda do nosso Deus.
17 Durante esse tempo, as autoridades dos judeus haviam escrito muitas cartas a Tobias e haviam recebido várias cartas dele. 
18 Muita gente de Judá estava do lado de Tobias porque ele era genro de um judeu chamado Secanias, filho de Ará. Além disso, o seu filho Joanã havia casado com a filha de Mesulã, filho de Berequias. 
19 Na minha frente, falavam das boas coisas que Tobias havia feito e contavam a ele tudo o que eu dizia. E Tobias continuou a me mandar cartas para ver se conseguia me fazer ficar com medo.

Deus vai lhe renovar, erguer, restaurar , vai lhe colocar de pé, vai lhe transformar num galho verde para produzir bons frutos, que começa hoje a florescer, e o fruto já está brotando. 

Tome posse desta gloriosa promessa de Deus , a mesma que Ele fez a Moisés, está fazendo hoje a você.

Não olhe para as circunstâncias, não olhe para as nuvens negras, não olhe para este grande vendaval que tem se levantado em sua vida, não olhe para as dificuldades, o gigante Golias já está derrotado , o mar vermelho já se abriu, da rocha já jorrou água, o maná está caindo do céu.

Glorifique a Deus pela sua vitória.

Lucas 1.37
Porque para Deus nada é impossível.
Continue plantando, continue utilizando seus talentos , onde Deus é o Lavrador, Deus é o que cuida de abençoar para seus talentos se multiplicarem, não afaste de sua vida a Palavra de Deus, leia a Bíblia todos os dias.

Não desista de sua luta. Seja um crente de oração, como foi Ana, I Sm. 1.10-12, não deixe de ir ao Templo para adorar e cultuar a Deus; não deixe de fazer um esforço adicional pela fé. Seja como Daniel que orava três vezes ao dia e foi vitorioso. 

Daniel 6.10
Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa (ora, havia no seu quarto janelas abertas da banda de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.

Deus já preparou a terra, está derramando do seu orvalho sobre você, sinta este refrigério que desce do céu sobre sua vida. A sequidão já passou e este inverno já cessou.

Ct. 2.11-13
11-Porque eis que passou o inverno : a chuva cessou e se foi.
12-Aparecem as flores na terra , o tempo de cantar chegou, e a voz da rola ouve-se em nossa terra.
13-A figueira já deu os seus figuinhos, e as vides em flor exalam o seu aroma. Levanta-te, amiga minha, formosa minha e vem.

Deus está trabalhando em sua vida, Ele está preparando a terra para que ela frutifique.

Sendo Ele o excelente lavrador, escolheu você como vide peculiar d’Ele.

Deus está cuidando de você. Tome posse desta poderosa palavra de Deus para sua vida.

As nossas vitórias dependem da nossa obediência a Deus e da nossa capacidade de cuidar bem dos talentos que Deus colocou em nossas mãos.

Jeremias 23.23-24 -23. 
Sou eu apenas Deus de perto, diz o SENHOR, e não também Deus de longe?

Creia meu querido (a) leitor (a),  Deus está no controle de sua vida, Ele não vai deixar ultrapassar esta onda além de suas forças, reconheçamos, que grandes teem sido as tempestades que teem se levantado para causar derrotas e para que você desista; mas declare como o Salmista e tenha fé: 

ele diz e prontamente profetiza para si mesmo que:

“Hoje minha plantação (meus talentos,  seus talentos) vão florescer, vão multiplicar, porque está escrito o que Deus é capaz de fazer para ajudar àqueles que lutam pela fe".

Salmo 107.35 
Converte o deserto em lagos e a terra seca, em nascentes.  
Neste deserto seco da vida, Deus vai jorrar água em abundância e vai fazer florescer a sua plantação.

Você não se escolheu a si mesmo (a), mas Jesus o (a) escolheu no ventre de sua mãe, antes que você nascesse Ele já te conhecia. O Senhor Jesus olhou para você e te disse:

João 15.16
Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai Ele vos conceda.

Você foi chamado (a) por Jesus para frutificar, para dar frutos na Obra do Senhor. Você  é chamado para ser próspero (a), abençoado (a), vitorioso (a).

Ainda que não lhe deem valor, não importa, você é precioso (a) para Deus.

Receba esta mensagem de ânimo, tomando posse do que está escrito em:

Jó. 11.18 
E terás confiança, porque haverá esperança; olharás em volta e repousarás seguro.

Vamos trabalhar na obra do Senhor, vamos trabalhar com amor em tudo que Deus colocar em nossas mãos, com alegria, com gozo, para que nossos talentos estejam sempre multiplicando.

Vamos multiplicar o talento que a nós foi confiado, para que quando o Senhor nos pedir contas, possamos apresentar nossas mãos cheias de obras realizadas aqui na terra.

Mesmo que você se ache frágil, com pouca força, pequenino (a), leia o que está escrito em:

Apocalipse 3.8 
Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.

O segredo é desfrutar da fonte da água viva. Comer a palavra de Deus. Alimentar-se deste maná.

Talvez você esteja dizendo: Mas o que adianta?

Quem eu queria que me desse valor, que observasse que tenho talentos não está se preocupando, se tenho ou não algum talento, mas saiba que existe um nome, que é sobre todos os nomes, que move céus e terra por amor a você e que está não só observando você, mas está com as mãos estendidas para te ajudar a trabalhar com seus talentos. Este nome você já conhece, chama-se: Jesus Cristo.

E se você perseverar na obediência, humilhando-se diante do Todo Poderoso, observe o que a Bíblia fala:

Tem uma passagem na Bíblia que diz assim:

I Pedro 5.6-7 
6-Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte.
7-Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós.

Declare para Satanás: Você está derrotado em minha vida, porque o Deus que eu sirvo encheu o meu coração de alegria.

Você foi chamado (a) escolhido (a) para dar fruto e trabalhar com os talentos que Deus te deu e crescer no conhecimento de Deus, e não para retroceder e viver como uma vara seca ou enterrar seus talentos.

Col. 1.10 - Para que possais andar dignamente diante do SENHOR, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus.

Existe um segredo para que venhamos a dar fruto e o nosso fruto permaneça ou seja para que nossos talentos sejam duplicados ou até multiplicados, mas depende unicamente da nossa vontade, e para isto é necessário ter prazer na lei do Senhor, não podemos vir a Igreja, somente por  vir como se fosse um encontro meramente social. O rei Davi declarou:

Salmo 122.1
Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor.

Salmo 1.2-3 
2-Antes, tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.

3-Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará.

Deus continua confirmando sua promessa através do profeta Joel:

Joel 3.18 
E há de ser que, naquele dia, os montes destilarão mosto (vinho novo), e dos outeiros manará leite, e todos os rios de Judá estarão cheios de águas; e sairá uma fonte da Casa do SENHOR e regará o vale de Sitim. 

O Vale de Sitim, é um vale árido (seco) do Jordão.
E aqui o profeta está dizendo que vai sair uma fonte da Casa do Senhor, e, Deus vai regar o vale de Sitim. E o vale vai florescer, e se encherá de muita água.

Meus amados leitores este vale pelo qual você está passando, ainda que esteja seco, árido ,declare pela fé: já floresceu, Deus já derramou sobre a minha vida uma fonte de água que jorra do Seu trono e esse vale está transbordando de leite e de mosto. Minha vara está cheia de fruto, fui enxertado (a) na videira verdadeira que é o Senhor Jesus. 

Deus te abençoe ricamente em nome de Jesus.

Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário