quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

O JUÍZO FINAL

O JUÍZO FINAL 



O que é juízo final?


O juízo final acontecerá diante do grande trono Branco. Sera instalado um tribunal de sentenças e condenações que Deus, o justo Juiz, proferirá para todas as criaturas ou seres por Ele criadas e que não lhe obedeceram, nem lhe honraram e nem lhe adoraram. 
No Cristianismo o Juízo Final será o julgamento por Deus de todos os seres humanos que passaram pela terra. Todos haverão de passar por esse juízo final. A diferença para os Cristãos que foram lavados e remidos no sangue do cordeiro,  é que estes já foram justificados diante do Pai; Deus é o Justo Juiz. Estes não serão julgados; já receberam as suas recompensas e estarão juntos com o Cordeiro, Jesus Cristo o Filho unigênito do pai. Este Jesus que os comprou com seu Sangue derramado na Cruz do Calvário. Todos os outros seres humanos que passaram pela terra haverão de ser julgados e condenados. Deus não deixará nenhuma brecha para que possam em algum tempo no passado ou no futuro da vida deles, dizerem que não tiveram oportunidade de conhecimento do plano salvífico de Deus o Eterno Criador.

Segundo a Bíblia, aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disso o Juízo, chamado na Bíblia de juízo final , que confirmará a sentença recebida por cada pessoa no seu juízo particular por sua passagem por esta terra. Apenas os que aceitaram a Cristo não serão condenadas no juízo final, porque estes já foram justificados pelo sangue do Cordeiro. Todos os outros seres humanos que passaram pela terra e não se converteram a Cristo de verdade, passarão pelo juízo final e receberão a condenação eterna, que é a segunda morte mencionada em Ap. 21.8.

A afirmativa é categórica do escritor aos Hebreus: "E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disso o juízo," Hebreus 9.27.

Depois que os céus passarem, os elementos se desfizerem, e a Terra e as obras que nela há se queimarem, 2 Pedro 3.10-12 Deus ressuscitará por completo a humanidade perdida que morreu sem aceitar a Cristo Jesus e a reunirá, diante do Seu trono, para julgar os mortos segundo as suas obras no mundo: "E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida: e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras", Apocalipse 20.12.

E também de acordo com Evangelho de Mateus "Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se". Mateus 10.26. Tudo o que as pessoas fizeram às claras ou às escondidas em vida será revelado.  

As pessoas cujos nomes não estiverem no Livro da Vida receberão o castigo eterno "E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna." Mateus 25.46. Sendo estes lançados em um lago de fogo e enxofre: "E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo." Apocalipse 20.15. O que é a segunda morte e como tal é descrita aqui da seguinte maneira: "Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicários, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte”. Apocalipse 21.8.

Os justos, porém, depois do Juízo Final, viverão eternamente em uma nova terra, em novos céus: "Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça”. 2 Pedro 3.13. Que constitui o Reino de Deus realizado na sua plenitude e perfeição. Neste reino eterno, Deus será tudo em todos: "E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos”. 1 Coríntios 15.28. Ele, Deus, será tudo em todos nos tempos da eternidade.

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 


segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

O QUE ACONTECERÁ NO FINAL DO MILÊNIO

O QUE ACONTECERÁ NO FINAL DO MILÊNIO 



O que acontecerá no final do milênio?


O Tempo de Reflexão de Satanás foi determinado pelo Senhor Jesus: mil anos preso no inferno.

Durante o milênio Satanás sofrerá intensamente;  ficará confinado, junto com seus anjos, desolado e trancado no inferno. 

Não mais poderá desenvolver os enganos que haviam lhe ocupado constantemente o tempo na terra. 

É obrigado a contemplar os resultados de sua rebelião contra Deus e a sagrada lei. Verá agora o papel que desempenhou no grande conflito entre o bem e o mal. Poderá olhar ao futuro tão somente com temor diante da terrível penalidade que deverá sofrer em virtude de todo o mal pelo qual é responsável.

1. Apocalipse 20.7 – No final do milênio Satanás será solto da prisão por um pouco de tempo e tentará acabar com a paz do reino milenial de Cristo.      

Apocalipse 20.7
7 Ora, quando se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,
          
2 Pedro 3.7
7 mas os céus e a terra de agora, pela mesma palavra, têm sido guardados para o fogo, sendo reservados para o dia do juízo e da perdição dos homens ímpios.

2. No final do milênio Jesus destruirá a morte.

Isaias 25;7). 
Ele destruirá a morte para sempre.

1Corintios 15:26,27,28. 
O ultimo inimigo a ser destruído é a morte. Porque ele tudo sujeitou, fica claro que isso não inclui a Trindade do próprio Deus que tudo submeteu a Cristo.   

3. 2Tessalonicenses 1.8. 
Completar-se-á o tempo da vingança de nosso Deus contra Satanás e os que não obedeceram ao evangelho de Cristo.  

2Tessalonicenses 1.8.
8 e tomar vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus;

4. Isaias 31.9. 
A Jerusalém terrena será purificada como fornalha de fogo.  

Isaias 31.9
9 A sua rocha passará de medo, e os seus oficiais em pânico desertarão da bandeira, diz o Senhor, cujo fogo está em Sião e em Jerusalém sua fornalha.

5. Isaias 66.15,16. 
O fogo e a espada do Senhor destruirão completamente os últimos opositores, antes de se estabelecer o juízo do grande trono branco.      

Isaias 66.15,16
15 Pois, eis que o Senhor virá com fogo, e os seus carros serão como o torvelinho, para retribuir a sua ira com furor, e a sua repreensão com chamas de fogo.
16 Porque com fogo e com a sua espada entrará o Senhor em juízo com toda a carne; e os que forem mortos pelo Senhor serão muitos.

6. Apocalipse 20.7,8. 
Ainda se ajuntarão com Satanás muitas nações dos quatro cantos da terra no final do milênio, cujo número é como a areia do mar. Virão para destruir a paz do milênio de Cristo bem como todos os que governaram com Cristo no milênio. Quererão, inclusive, derrotar o próprio Senhor Jesus.       

Apocalipse 20.7,8
7 Ora, quando se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,
8 e sairá a enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, a fim de ajuntá-las para a batalha.

7. Apocalipse 20.10. 
A trindade satânica receberá sua devida condenação e será atormentada eternamente no lago que arde com fogo e enxofre,  que é a segunda morte.  

Apocalipse 20.10.
10 e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos.

8. Apocalipse 20.11. 
A trindade satânica e todos os seus seguidores, inclusive os anjos caídos, será derrotada pelos séculos dos séculos e será estabelecido o juízo final, também chamado de juízo do grande trono branco.       

Apocalipse 20.11
11 vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiram a terra e o céu; e não foi achado lugar para eles.


Eventos principais do Final do Milênio.


No final do milênio, “os restantes dos mortos”, os ímpios, serão ressuscitados, libertando assim a Satanás da inatividade que o prendera (Ap. 20:5 e 7). Enganando uma vez mais os ímpios, ele os conduz em ataque contra “o acampamento dos santos e a cidade querida, o arraial dos santos, a Nova Jerusalém”. (Ap. 20:9), a qual, junto com Cristo, terá descido do Céu nessa oportunidade.

A. Cristo, os Santos e a Cidade de Jerusalém.

Cristo desce novamente à Terra, com os santos à Nova Jerusalém que estará sendo estabelecida, tendo em vista dois propósitos. Porá término ao grande conflito ao executar as decisões do julgamento ocorrido durante o milênio, e purificará e renovará a terra, de modo que possa aqui estabelecer Seu reino eterno com novos céus e nova terra. Então, em seu mais amplo sentido, “o Senhor será rei sobre toda a Terra”. (Zc. 14:9).

B. A Ressurreição da Condenação. 

Chega, então, o momento em que se cumprirá plenamente a promessa de Cristo de que “todos os que se acham nos túmulos ouvirão a Sua voz”. (João 5:28). Em Seu Segundo Advento, Cristo ressuscitara os justos mortos, naquela que é a primeira ressurreição, ou ressurreição da vida. 
Agora ocorre a outra ressurreição mencionada por Cristo, a “ressurreição da condenação”. (João 5:29). O Apocalipse também faz referência a essa ressurreição: “Os restantes dos mortos, aqueles que não participaram da primeira ressurreição, não reviveram até que se completassem os mil anos”. (Apoc. 20:5).

C. Termina o Cativeiro de Satanás. 

A ressurreição dos ímpios no final do milênio libera a Satanás também de seu cativeiro durante “pouco tempo”. (Ap. 20:3). Em sua última tentativa de desafio ao governo de Deus, ele “sairá a seduzir as nações que há nos quatro cantos da Terra”. (Ap. 20:8). Uma vez que os ímpios ressuscitarão no mesmo espírito rebelde que possuíam ao morrer, a tarefa de Satanás não será difícil.

D. O Ataque à Cidade dos Santos. A Jerusalém terrena.

Em seu último engano, Satanás procurará inspirar nos ímpios a esperança de capturar o reino de Deus pela força. Reunindo todas as nações do mundo, ele as conduz contra a cidade santa (Ap. 20:8-10).

“Os ímpios que obstinadamente recusaram entrar na Cidade de Deus por meio dos méritos do sacrifício expiatório de Cristo, agora determinam-se a conseguir a entrada e controle da cidade através de cerco e batalha”. (Ap. 20.11).

O fato de que os ímpios, tão logo recebem novamente de Deus a vida, volvem-se contra Ele e tentam derrubar Seu reino, confirma que a decisão que Deus tomou a respeito deles está correta. Dessa forma o nome e o caráter divinos, que Satanás tentou deslustrar, serão plenamente revelados diante de todos e Satanás será desmascarado e condenado ao lago que arde com fogo e enxofre,  a saber,  a segunda morte, que é a morte eterna destinada também à todos que não aceitaram a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas. (Ap. 20.12).

 Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 



domingo, 25 de fevereiro de 2018

O MILÊNIO PARTE II

O MILÊNIO  PARTE II



III   A forma de governo do milênio

A terra nesse tempo não será regida nem por monarquia nem democracia, mas sim por Teocracia (Dn 7.13-14), isto é, o próprio Deus regerá o mundo na pessoa de Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo (Lc 1.32-33). Assim como no começo, do Gênesis até o livro de Juízes, o governo também era Teocrático, até que o povo pediu e clamou a Deus que queria ter um rei aqui da terra assim como as outras nações tinham; Deus então mandou que o profeta Samuel ungisse Saul como o primeiro rei de Israel; depois Deus mandou que o próprio profeta Samuel ungisse também a Davi como Rei de Israel porquanto Saul havia se desviado e se distanciado dos propósitos de Deus. 

Algumas passagens das Escrituras indicam que o rei Davi, de cuja linhagem veio Jesus, segundo a carne, tomará parte no governo de Israel já restaurado servindo como príncipe ou co-regente (Jr 30.9; Ez 37.24, 25; Is 2.2). Cristo também disse a seus discípulos que se assentariam em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel (Mt 19.28).

IV  A sede do governo de Cristo no milênio

A capital do mundo será Jerusalém, a desprezada cidade tantas vezes pisada pelos exércitos invasores (Is 2.2). Esta cidade será totalmente restaurada cumprindo-se a visão do salmista Davi que disse: “Grande é o Senhor e mui digno de ser louvado na cidade de nosso Deus, Seu santo nome, belo e sobranceiro é a alegria de toda a terra, o monte Sião para todos os lados do norte a cidade do grande Rei. Nos palácios dela Deus se faz conhecer como alto refúgio” (Sl 48.1-3).

As nações do mundo não terão supremacia, exceto Israel que será a cabeça das nações, sendo Jerusalém a capital.

1. Jerusalém será totalmente restaurada (Salmos 48.1-3).

2. Jerusalém se chamará HEFZDIBÁ BEULÁ, que significa “meu prazer está nela”, e Beulá significa “Desposada”, esses nomes indicam que Deus renovou seu concerto com Jerusalém tudo nos mostra que Israel sempre foi à menina dos olhos de Deus e o centro geográfico do mundo.

3. Jerusalém será não somente a sede do governo messiânico como também o centro de adoração divina (Zc 14.16).


V  -  A vida espiritual do povo durante o milênio.


O milênio será um reino não só de bênçãos espirituais, como também matérias, pois a glória do Senhor encherá a Terra (Sl 72) e o Espírito Santo será derramado sobre toda a carne.

No dia do Pentecostes e nos nossos dias, o Espírito Santo foi derramado sobre aqueles que foram regenerados, ou seja, no Antigo Testamento, o Espírito Santo fora derramado sobre os patriarcas, os profetas e os reis, já no Novo Testamento, fora derramado sobre os discípulos e a Igreja do Senhor. O mundo em si não conhece o Espírito Santo. Mas, no Milênio será diferente, o pecado não existirá, e todos conhecerão o Senhor e haverá santidade ao Senhor e aí vai se cumprir o que Joel profetizou (Jl 2.28-29; Is 32.15; Ex 36.27 39.22; Zc 12.10; At 2.19-20).

O conhecimento do Senhor será universal. Tal qual hoje prevalece o mal entre muitas nações que jazem nas trevas da idolatria, naquele tempo a justiça prevalecerá e todas as nações conhecerão o nome de Jeová (Ml 1.11; Is 11.9).


VI  - O rio Milenial.

Costuma-se interpretar essa passagem de Ez 47.1-12, dando a ela um sentido espiritual como o rio da salvação, as águas do Espírito que começaram a fluir no dia de Pentecostes, etc. Por mais que o texto sirva para tais ilustrações, o rio descrito pelo profeta Ezequiel é um rio literal que sai debaixo do altar do templo restaurado por Deus fluindo na direção oriental, desaguando finalmente no Mar Morto. As águas salubres desse rio transformarão esse mar, atualmente muito salgado, em mar de água doce. Então haverá peixe nesse mar, hoje não há. Nas suas margens haverá terreno frutífero. O leito desse rio que fluirá na direção oriental provavelmente será aberto por terremoto na ocasião em que Jesus descer sobre o monte das Oliveiras (Zc 14.4). O terremoto fará o monte dividir-se em duas partes, uma deslocando-se para o norte e a outra para o sul, permitindo o rio passar entre ambas.

VII  -  A glória “a shekinah de Deus” se manifestará abundantemente em Jerusalém durante o milênio.
Em uma certa visão, Ezequiel viu a glória do Senhor afastando-se da cidade de Jerusalém, vindo a desaparecer ao leste do monte das oliveiras (Ez 9.30; 10.4; 10.18). Isto se deu em razão dos grandes pecados e abominações que eram cometidas pelo povo Judeu. Mas, o profeta viu em visão que a glória do Senhor começou a voltar do oriente, vindo encher o templo (Ez 43.1-5). Esta glória estará continuamente sobre a cidade Santa, no milênio (Is 4.5-6).

VIII  -  Os objetivos do milênio.

O Milênio será implantado com objetivos bem definidos:

1   -   Exaltar a Cristo.

Todos os povos, principalmente Israel, terão de se curvar ante Jesus Cristo, cujo nome será sublime e soberanamente exaltado como Rei dos reis e Senhores dos senhores (Fl 2.5; Ap 19.16).

2  -  Manifestar o Reino de Deus na Sua plenitude.

Na oração Dominical, o Senhor Jesus ensinou-nos a orar: “Venha o teu reino” (Mt 6.10). Esta petição será plenamente respondida quando vier o Senhor Jesus, juntamente com a sua Igreja, inaugurar o Milênio – a exposição mais visível do Reino de Deus na terra.

3 -  Mostrar que este mundo pode ser administrado com justiça e equidade.

Em consequência da corrupção e dos desmandos administrativos dos governantes, a população da terra é assolada pela fome, pela falta de habitação e por muitas outras necessidades básicas. Todavia, quando Cristo instaurar o seu governo, mostrará que todos esses problemas podem ser rápida e perfeitamente solucionados.

4  -  Deixar bem claro que os reinos deste mundo pertencem a Cristo.

No deserto, Satanás tentou a Cristo, alegando serem dele todos os reinos deste mundo (Mt 4.8-9). Na verdade, tudo pertencem a Jesus: “Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre” (Ap 11.15). Desta forma, cumprir-se-á a aliança que Deus estabeleceu com a casa de Davi, da qual veio, legalmente, o Senhor Jesus (Is 9.7; Dn 7.14).

O milênio será um período de grande conhecimento da Palavra de Deus. “E virão muitos povos e dirão: Vinde, subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine o que concerne aos seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá à lei, e de Jerusalém a Palavra do Senhor” (Is 2.3).

Durante o milênio os habitantes da terra não serão mais esmagados debaixo dos enormes orçamentos bélicos com os quais as forças armadas ameaçam as demais nações. Sabemos que a paz universal só se tornará realidade com o estabelecimento do reino de Cristo a quem as escrituras chamam o Príncipe da Paz.

Será uma era de abundante saúde física e mental. Não haverá doenças, ou ninguém dirá: Estou doente (Is 33.24). Não haverá cegos, nem surdos, nem coxos e nem mudos (Is 3.5-6).

A vida humana será prolongada: Será uma era de prosperidade, segurança e vida longa. “Não edificarão para que outros habitem, não plantarão para que outros comam, porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos até a velhice” (Is 65.22).

O homem outra vez viverá até alcançar a idade provecta de centenas de anos como nos dias antediluvianos. Isto pode ser atribuído a algumas mudanças climáticas ou ambientais e também a remoção da influência maléfica de Satanás (Is 65.20).

No Milênio um jovem terá a idade no mínimo 100 anos, (Is 65.19-20). A morte existirá no Reino Milenar, mas a duração da vida humana será muito mais longa do que agora. Uma pessoa de 100 anos de idade será considerada jovem, e morrer antes dessa idade será considerado uma maldição.

Os dias do Milênio serão maravilhosos para as crianças, e os velhos terão tempo de amparo (Zc 8.4-5).

Todas as nações terão que celebrar a festa ao Senhor, enviando seus representantes de ano em ano para Jerusalém.

O pecado não existirá no Milênio. (Zc 14.20).

Já não haverá separação entre o sagrado e o profano, todas as coisas e pessoas serão Santas, consagradas e dedicadas ao serviço e adoração do Senhor.

Satanás nessa época estará preso, é ele que faz o homem pecar, e todas as pessoas que nascerem no Milênio só conhecerão o Senhor Jesus, o Salvador, portanto não conhecerão o pecado. Haverá abundancia de Salvação (Is 33.6; Is 33.22; Is 62.1 e Zc 9.16).

O sol se envergonhará de Cristo, porque o Senhor brilhará muito mais (Is 24.23). O Senhor será o Sol da Justiça. (Ml 2.28-29).

Haverá harmonia entre os animais e toda a ferocidade dos animais serão removidas (Is 35.6-9). Não haverá animais carnívoros (Is 65.25), e a serpente não fará dano a ninguém.

A Terra será restaurada a sua fertilidade, como diz em Is 35.6-7. O mar morto dará abundancia de peixes. (Ez 47.1-12).

Nunca mais haverá fome na Terra (Ez 36.29-30). A Terra será como Jardim do Éden (Ez 34.36-37; Is 51.3). As riquezas serão abundantes. (Is 60.16-17).

A maldição, a maldade será tirada da Terra (Gn 3.17-18). O Senhor irá restaurar a Terra por completo. (Ez 36.29-36).

O Senhor será o alvo de todas as atenções (Zc 8.20-23), todos quererão vê-lo (Is 2.2-4). Não haverá idolatria (Is 17.7-8). E a saudação será, O Senhor te abençoe (Jr 31.23). Os judeus nessa época serão os mensageiros do Rei Jesus (Zc 8.23), e eles serão uma benção para as nações. (Zc 8.13).

No início no Milênio a população mundial será escassa (Is 13.11-12). Mas, depois no decorrer dos acontecimentos, o Senhor mudará esse quadro conforme Jeremias 33.22.

O mundo inteiro viverá nessa harmonia completa com Cristo, em gozo de alegria, paz mundial, sem fome e sem doenças; a Terra produzirá o que os homens precisarem, porque será abençoada como foi no princípio, e todos, de todas as nações do mundo inteiro correrão a Jerusalém, para prestarem adoração ao Senhor Jesus (Zc 14.16). Haverá mudança no solo. (Zc 14.10).

A criação do mundo todo aguarda ansiosamente esse tempo para sua libertação. (Rm 8.22-23).

Se o milênio é tão maravilhoso, o que não diremos da Nova Jerusalém? O primeiro, apesar de suas realizações, será imperfeito e temporário. O segundo não, pelo contrário, há de ser eterno e perfeitíssimo. Já pensou quando entrarmos naquela cidade, cujo arquiteto e construtor é o próprio Deus? Como descrever a formosa cidade.

Enquanto o Senhor Jesus estiver reinando no milênio Satanás estará preso no poço do abismo. Satanás o grande inimigo de Deus e dos homens, será algemado e lançado no abismo de maneira que ficará impossibilitado de exercer o seu nefasto programa de destruição e engano entre os homens. Os céus, e a terra serão purificados de todas as influências maléficas de Satanás e suas hostes Ap 20.1, 3.
Em Apocalipse 19.19-21, é revelado que a besta (o Anticristo) e o Falso Profeta foram lançados vivos dentro do lago de fogo (e no capítulo 20.1-3), nos diz que Satanás fora lançado amarrado dentro do Poço do Abismo e preso por mil anos.

Encerrando-se o período de paz sobre a Terra, o inimigo de Deus, de Cristo e dos homens será solto do poço do abismo por um pouco de tempo.

IX  -  Satanás será solto por um pouco de tempo. Ap 20.7-10.

Mais uma vez Satanás irá promover uma rebelião de ordem mundial, e irá enganar muitos cujo número será como areia do mar. Essa será a última guerra mundial, conhecida como Gogue e Magogue. Mas, Deus mandará fogo do céu e destruirá a todos que se juntaram à rebelião de Satanás, que enganava as nações e os homens, fora lançado dentro do lago de fogo, onde está a besta e o Falso Profeta (Ap 20.10).

O estado de depravação do coração humano é revelado pelos acontecimentos ao fim desse período de 1000 anos, durante o qual o homem foi exposto as melhores influências espirituais possíveis, Satanás estava algemado e Jesus Cristo e o Espírito Santo reinaram supremos em todo mundo. Mas ao fim do milênio Satanás será solto do abismo por pouco tempo, quando uma vasta multidão de pessoas o acompanharão em uma rebelião contra o Senhor Jesus Cristo. Essa rebelião será sufocada imediatamente e dominada por Deus que enviará fogo do céu que os devorará. Esse será o verdadeiro fim de Satanás nesta terra quando ele será lançado no lago de fogo onde será atormentado para sempre.

X  -  Qual a finalidade de Satanás ser solto no final do milênio?

Se em todos os seres humanos foram tentados na sua vida terrena, no milênio Deus irá soltar Satanás de sua prisão para tentar e provar a fidelidade de cada habitante milenar; para mostrar que o homem apesar de toda prosperidade, abundância e paz, dará ouvido ao tentador e se levantar-se-ão contra o reinado de Cristo.

Satanás será solto para provar as pessoas que nasceram durante o milênio. Para revelar que o coração do homem não convertido permanece na sua velha natureza. O Senhor provará a depravação completa do homem.

Para mostrar a falta de sinceridade de alguns que estarão vivendo nesta época; porque mesmo depois de um Reino tão glorioso, multidões como a areia do mar, seguirão a Satanás na primeira oportunidade. Assim como Adão e Eva pecaram no ambiente perfeito do jardim do Éden, da mesma forma uma inumerável multidão rebelará contra Cristo apesar das bênçãos advindas do Seu reinado milenial. O juízo é tão rápido quanto à rebelião das nações dos quatro cantos da terra. A sorte destes rebeldes e de Satanás está selada nas seguintes palavras: ”Mas desceu fogo do céu, e os consumiu” (Ap 20.9-10). Ele terá de comparecer perante o grande trono branco, para receber sua sentença no Juízo Final (1 Co 6.3; Ap 20.11-15). Satanás é lançado no lago de fogo e enxofre para todo o sempre. De lá, jamais escapará; nunca mais tentará ninguém nem fará oposição aos planos de Deus. Satanás terá como destino final o inferno (Mt 25.41), onde será atormentado eternamente. (Ap 20.10).

O fim do milênio marcará também o fim de todas as dispensações terrestres e o fim dos tempos.

Havendo muitos fracassados durante essa derradeira dispensação em que se manifestou a presença do Senhor e sua influência que visará a salvação e a vida eterna, não resta mais nada para os tais a não ser a indignação abrasadora de Deus.

Deus havia dito a Noé que nunca mais destruiria a terra por água e essa promessa Deus tem cumprido à risca. Portanto, esta vez a destruição será por fogo como Pedro o revela em 2 Pe 3.7.12.

Assim como os salvos da época antediluviana foram guardados dentro da arca, assim Deus guardará redimidos desta dispensação milenial enquanto a terra é renovada por fogo. (Is 51.16).

“Depois, virá o fim, quando tiver entregado o Reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo império e toda potestade e força”. (1 Co 15.24).

O alvo e expectativa finais da fé do NT é um novo mundo, transformado e redimido, onde Cristo permanecerá  com seu povo e a Sua justiça reinará em santa perfeição para sempre e eternamente. 

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

sábado, 24 de fevereiro de 2018

O MILÊNIO PARTE I

O MILÊNIO PARTE I


I - O que é o Milênio. 

1.  Apocalipse: 20.3 – É um período de mil anos. 

Apocalipse 20.3
3 Lançou-o no abismo, o qual fechou e selou sobre ele, para que não enganasse mais as nações até que os mil anos se completassem. Depois disto é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo.

2.  Isaias 9.7 – Serão mil anos de paz sobre a terra com retidão e justiça.  

Isaias 9.7
7 Do aumento do seu governo e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o estabelecer e o fortificar em retidão e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos exércitos fará isso.

3.  Lucas 1.32,33 – Seu Rei será o Senhor Jesus, o filho bendito de Deus.  

Lucas 1.32,33
32 Este será grande e será chamado filho do Altíssimo; o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi seu pai;
33 e reinará eternamente sobre a casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.

4. Apocalipse 20.4 – Jesus estará diante dos povos governando estes mil anos de paz sobre a terra.  

Apocalipse 20.4
 4 E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.

5. Mateus 19.28 – Os apóstolos estarão assentados em doze tronos e terão autoridade para julgar as doze tribos de Israel.

Mateus 19.28
28 Ao que lhe disse Jesus: Em verdade vos digo a vós que me seguistes, que na regeneração, quando o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, sentar-vos-eis também vós sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.

6. Salmo 110.1 – Os inimigos já foram destruídos e o Senhor Jesus está assentado em seu trono diante do Pai.  

Salmo 110.1
1 Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.

7. Apocalipse 20.7 – Mas no final dos mil anos Satanás será solto por um pouco de tempo e sairá a persuadir as nações para voltarem às práticas malignas de antigamente,  do tempo antes do milênio. 


Apocalipse 20.7
 7 Ora, quando se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,

8.  Isaias 2.3,4 – Porém o Senhor Jesus o destruirá completamente o lançará no lago de fogo e enxofre que é a segunda morte, morte eterna e sofrimento eterno.     

Isaias 2.3,4
3 Irão muitos povos, e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor.
4 E ele julgará entre as nações, e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em relhas de arado, e as suas lanças em foices; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra.

II - Quem Governará o mundo no tempo do Milênio. O reinado de Cristo no milênio. 

a. Em Apocalipse 11.15, o anjo toca trombeta anunciando ao mundo inteiro que o Milênio irá começar: “O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu grandes vozes, dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos”. (Ap 11.15).

b. O milênio não é uma fantasia nem uma criação poética. É o reino de Deus que o Senhor Jesus Cristo, juntamente Sua Igreja, implantará neste mundo logo após a Grande Tribulação.

c. O termo “milênio” não consta na Bíblia, mas provém de duas palavras latinas: “Mille” que significa “mil”, e “annum” que significa “anos”. A palavra ‘milênio’ é um termo teológico baseado na passagem de Ap 20.1-10 e aparece seis vezes nesta passagem. Os crentes em Cristo devem saber que o milênio é uma doutrina essencialmente bíblica e consistentemente teológica.

d. O Milênio será um tempo de mil anos de paz, alegria, regozijo e gozo sobre a face da terra. Não haverá brigas. Não haverá traições. Não haverá roubos. Não haverá violências. Tudo será paz, porque Jesus estará no comando desse governo Teocrático. 

e. O Milênio é o esplendoroso reinado de Cristo na terra por mil anos (Ap 5.10; 20.4-7; Is 65.20, 20, 25; Dn 2.35, 44; Lc 1.32, 33). Ocorrerá após a volta de Jesus, (Ap 20.1-7). Trata-se de um reino literal, cujo principal objetivo é a exaltação de Jesus não somente como messias de Israel, mas como o Desejado de todas as nações. (Ag 2.7).

f. O milênio pode ser considerado ainda a manifestação plena do Reino de Deus na terra. E isto nada tem a ver com a doutrina de algumas seitas que, renegam as verdades bíblicas acerca do arrebatamento da Igreja, ensinam que este mundo haverá de melhorar, pouco a pouco, até transformar-se num paraíso.

g. O milênio terá início no final da Grande Tribulação, quando Nosso Senhor Jesus Cristo, na companhia de todos os seus santos (Igreja e Seus anjos), houver aniquilado o dragão (diabo), o falso profeta e a besta (Anticristo), (Ap 19.11-21). O milênio, por conseguinte, dar-se-á, logicamente, depois do arrebatamento da Igreja e depois da grande tribulação. 

h. Neste período, Satanás estará amarrado até que se completem os mil anos. Em seguida, importa que ele seja solto por um pouco de tempo, até que seja definitivamente lançado no lago de fogo. (inferno) (Ap 20.2, 7, 10).

i.   Nas visões que da parte de Deus lhe foram enviadas o profeta Daniel viu uma sucessão de quatro impérios mundiais seguidos pelo reino da pedra (Dn 2.45; 7.13-14). Este último é o reino de Cristo a ser estabelecido quando ele for revelado, vindo do céu, vingando-se do Anticristo, o qual será destruído juntamente com o falso profeta e ainda efetuará o julgamento das nações. (2Ts 2.8).

j. Quando Cristo voltar a terra, Ele trará juntamente consigo os santos, revestidos de corpos gloriosos, pessoas essas que morreram em Cristo desde o tempo de Abel (Ap 1.7; Jd 14.15).

 k. Estes estarão com Cristo na administração dos reinos e governo da Terra (Ap 11.15). Os judeus perderão grande parte da população durante a grande tribulação (Zc 13.8-9). Tendo Cristo como seu Messias e cabeça, Israel tornar-se-á nação líder do mundo e não mais cauda. Assim sendo, os habitantes da Terra durante o milênio consistirão de salvos em Cristo. Os santos ressuscitados, os judeus que abraçaram a fé em Jesus e as nações simpatizantes.

“Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos” (Ap 20.5-6).

l.  Há uma idéia entre o povo de Deus que a ressurreição será em só momento. Mas na realidade não será assim. A ordem é a seguinte: A primeira ressurreição é inaugurada por Jesus Cristo, que é as primícias dos que dormem (1 Co 15.20, Cl 1.18). Seguindo a sequência os que são de Cristo por ocasião da sua vinda (1 Co 15.23), e sete anos depois os mártires da Grande Tribulação (Ap 6.9-11; 20.4). Portanto a primeira ressurreição abrange da ressurreição de Cristo, até os mártires da Grande Tribulação.

Esta “Bem-aventurança” é aplicada a “ressurreição dos justos”. O bem-estar e a felicidade dos justos adveem deste acontecimento.

Como devemos observar todas as alianças feitas entre Deus e os homens em tempos passados, fundamentam-se sobre a nova e eterna aliança. Portanto consideramos que tenha o seu cumprimento integral no período milenial. Assim, vemos que a nova aliança será plenamente operante, demonstrando em todo o mundo, e mui particularmente na Palestina suas bênçãos, resultando em que a maioria dos homens do mundo buscarão a Deus e aprenderão a Sua justiça.

Estarão na terra, durante o milênio, os mártires da Grande Tribulação (Ap 20.4-6), os judeus salvos pelo Senhor na Grande Tribulação (Mt 25.34), e os gentios que houverem sobrevivido à Grande Tribulação e ao Juízo das nações (Mt 25.31-41). A Igreja, como já o dissemos, estará, juntamente com Cristo, regendo o mundo. Afinal, dele receberemos está promessa (Ap 2.26-27; Ap 5.9-13).

m.  Ao soar a 7ª trombeta, o governo da terra ficará a cargo de Cristo: O Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. Portanto, no Milênio, Cristo Jesus estará presente na terra em pessoa e se assentará sobre o trono de Davi (Is 2.1-5). Ele reinará sobre toda a terra (S1 72.6-11; Zc 14.9). Seu reino será caracterizado por duas coisas: Paz universal (Sl 72.7; Is 2.4; Mq 4.3).  E justiça universal (Is 11.4-5; Jr 23.5-6). O Reino de Cristo será Universal (Is 2.2-4;11.10-12; Zc 8.22-23; Jr 3.17; Is 60.3 e 66.20). O Senhor Jesus reinará com cetro de ferro (Ap 19.15). Julgará as nações que não andarem conforme a Sua vontade (Zc 14.17-19).

n. O Reino de Cristo será estabelecido na Terra por um período de mil anos e tem como finalidade estabelecer a justiça, a obediência, a santidade, a verdade, a plenitude do Espírito Santo, o cumprimento da Nova Aliança e o derramamento do Espírito Santo sobre toda a carne. 

Aprisionamento de Satanás, eliminação dos ímpios, fazer com que Israel veja o Senhor em Sião, conhecimento universal do Senhor e submissão dos gentios à Cristo.

o. Através da dispensação atual que é a dispensação da graça, o Espírito Santo tem sido o Divino poder executivo da Igreja. Quando a Igreja O honra, experimenta avivamento; quando O ignora ou negligencia, sofre derrota em sua missão. O Milênio, ou seja, o reinado de mil anos de Cristo sobre a terra será o tempo quando o Espírito Santo exercerá a plenitude de Seu ministério, quando haverá um derramamento tal que nunca houve no mundo. Isaías 32.15, assim descreve esse avivamento do Espírito Santo: “Até que se derrame sobre nós o Espírito lá do alto”. O profeta continua a descrever as condições reinantes durante o Milênio: “Justiça, paz, repouso, e segurança”, (Versos 16 e 17).

A obra do Espírito manifestar-se-á em toda parte do mundo, em escala nunca vista entre os homens. Ezequiel viu assim esse movimento espiritual: “E porei dentro de vós o meu Espírito” (Ez 36.27). 

Essa é a consumação da nova aliança entre Deus e os homens.

“Bem aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos”.

p. Durante o Milênio, a Igreja reinará com Cristo sobre toda a terra (Ap 5.9-10; 20.4-6). Nesta época a Igreja já estará glorificada, isto é, os santos crentes estarão revestidos dum corpo como o do Senhor Jesus (Fp 3.21), que se locomove sem obstáculos e barreiras (Lc 24.30-43; Jo 20.19-27). Em Mt 17.1-6, vemos que Moisés e Elias não estavam sujeitos às limitações físicas, da mesma forma estará a Igreja no Milênio; aliás, não só no Milênio, mas, para todo o sempre. Nenhum mortal poderá descrever a glória futura da Igreja do Senhor, nem mesmo as imaginações mais férteis; porque são coisas que: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (1 Co 2.9).

Nesta época Israel deverá estar reunido na sua terra (Is 11.10-13; Jr 16.14-15); voltarão rebeldes e incrédulos (Ez 20.34-38); porém muitos vão se arrepender e converter (Ez 36.16-38; Zc 12.10-13; Rm 11.25-26). Quando eles se arrependerem o Senhor Deus os purificará, irá restaurá-los espiritualmente e porá o seu Espírito dentro deles (Ez 36.25-27). Israel ficará de posse da terra prometida a eles (Ez 34.28; 37.25; Am 9.15). Novamente o povo de Israel terá os seus juízes restaurados (Is 1.26; Mt 19.28). No Milênio Israel irá evangelizar os gentios (Is 66.19; Zc 8.13, 20-23); isto se refere aos que nascerem naquele tempo.

Há diferença de opinião quanto à extensão do território de Israel durante o milênio. Sabemos que a terra prometida a Abraão em Gênesis 15.18, jamais foi totalmente ocupada por essa nação, nem mesmo durante os prósperos reinados de Davi e Salomão. A concessão original estende-se do rio do Egito até o rio Eufrates. As referências de Dt 11.24 e Ez 47.18 mencionam o mar Ocidental (Mediterrâneo) e o mar Oriental, que possivelmente refere-se ao Oceano Índico.

 Já antes que Israel entrasse na terra de Canaã, Deus já havia chamado de terra de trigo e cevada, figueiras e romaneiras, terra de oliveiras, de azeite e mel (Dt 8.8).

Assim que Israel entrou na terra prometida esqueceu-se de Deus e de Seus mandamentos e a bênção lhe foi retirada, a qual resultou na retenção das chuvas e durante séculos esta terra permaneceu abandonada, sendo verdadeiramente arruinada. Hoje pelo restabelecimento de Israel, a Palestina e o emprego de métodos modernos e científicos de agricultura, a terra está novamente florescente. As águas do Jordão foram canalizadas em direção ao sul até o deserto de Neguev, esse ermo está agora transformando em producentes fazendas de toda espécie.

As chuvas temporã e serôdias, já voltaram a regar a terra, cremos que tudo isso que está acontecendo hoje é prenúncio das bênçãos que se evidenciarão ali durante os mil anos de paz sob o regime de Jesus Cristo (Is 35.1; Ez 36.8.11).

De acordo com Ezequiel 48.1-35, a repartição do território de Israel entre as doze tribos, estender-se-á do Oeste ao Leste, a partir da tribo de Dã no norte e terminando com Gade no sul. Colocada entre as tribos de Judá e Benjamim, haverá uma área conhecida como região Santa, um território de extensão. É interessante notar que as tribos de Judá e Benjamim, que eram as mais leais a Davi no tempo da divisão do reino, agora achar-se-ão em lugar mais privilegiado quanto à proximidade da região Santa.

q.  O templo em Jerusalém será reconstruído (Is 44.26-28). O templo que na época da Grande Tribulação fora reconstruído, com ajuda do Anticristo, segundo Apocalipse 11.2, ficará sendo um templo profanado pelos gentios, mas no mesmo livro do Apocalipse 11.13, dá a nos entender que nessa hora o templo profanado pelo Anticristo e pelos gentios, fora destruído pelo grande terremoto que matou 7 mil homens (Ap 11.13).

Ezequiel o profeta teve uma visão extraordinária sobre a ordem dos acontecimentos, tanto civil como religioso durante o milênio. Essa visão traz uma descrição detalhada do próprio santuário dos sacerdotes e levitas e as instruções minuciosas para os sacerdotes e ao povo, quanto ao culto celebrado a Jeová (ver Ez 40.1-44).

É evidente que multidões nascerão durante o Milênio. (Zc 8.4-6; Is 65.20; Mq 4.1-4). Todas as nações do mundo irão a Jerusalém buscar a Lei do Senhor. (Is 2:2-4; Zc 14:16-19). Durante o Milênio o mundo se encherá do conhecimento do Senhor (Is 11.9). Será um período de verdadeira paz sobre a terra (Ap 20.1-3). O Senhor Jesus governará toda terra (Zc 14.9) e reinará de Jerusalém (Is 2.2-5). Nesta época haverá muita fertilidade no solo (Am 9.13-14) e não haverá desertos (Is 35.1-6). Os animais selvagens voltarão a ser dóceis (Is 11.6-9; 65.25) e as armas se converterão em implementos agrícolas (Is 2.4; Mq 4.3). Haverá longevidade para os seres humanos (Is 65.20) e aumentará o índice de natalidade (Zc 8.5; 10.8). No Milênio haverá abundância de saúde (Is 33.24; 35.5-6) e muita prosperidade (Is 65.21). Neste tempo haverá abundância de salvação (Is 33.6; Zc 9.16) e paz entre as nações (Mq 14.3). 

Durante o Milênio haverá grande derramamento do Espírito Santo, mesmo porque quem estará governando o mundo e a humanidade é o próprio Senhor Jesus, o desejado das nações. (Is 44.3; Ez 39.29; Zc 12.10). O Egito será uma nação temente a Deus e unida com Israel. (Is 19.21-25).

 Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

O QUE É O ARMAGEDOM

O QUE É O ARMAGEDOM


O que é o Armagedom?

01)  Apocalipse: 16.16 O Armagedom é um campo de batalha de grandes proporções. Tão grande que é o maior deles, o maior de todos e o mais cobiçado das nações para guerrearem contra os Judeus, contra Israel.  Muitos governantes de hoje desejam levar o povo de Deus para uma batalha final naquele lugar com o intuito de massacrar e destruir totalmente o povo Judeu; mas quando eles fizerem isso Jesus Cristo virá em seu socorro.       

Apocalipse 16.16
16 E eles os congregaram no lugar que em hebraico se chama Armagedom.

02) Ezequiel: 39.17-29 Naquele lugar haverá a maior batalha de todos os tempos contra os Judeus. Naquele lugar também será realizada a vingança do Deus de Israel contra todas as nações que se levantarem para destruir o povo de Deus. Essa batalha é chamada na Bíblia de batalha final; as nações se ajuntarão de todos os lados e dos quatro cantos da terra, virão para destruir Israel e querendo extinguir a raça dos Judeus da face da terra, porém haverá a intervenção de Deus porque já estará declarado a sentença do Anticristo e seus comparsas; o Senhor Jesus voltará no final da grande tribulação, que é o final da segunda fase dos sete anos de grande tribulação, Ele virá visivelmente para vencer o Anticristo e o derrotará com o assopro de sua boca. Daí em diante Jesus estabelecerá seu reino milenial na face da terra.      
Ezequiel: 39.17-29
17 Tu, pois, ó filho do homem, assim diz o Senhor Deus: Dize às aves de toda espécie, e a todos os animais do campo: Ajuntai-vos e vinde; ajuntai-vos de todos os lados para o meu sacrifício, que eu sacrifico por vós, sacrifício grande sobre os montes de Israel, para comerdes carne e beberdes sangue.
18 Comereis as carnes dos poderosos e bebereis o sangue dos príncipes da terra, dos carneiros e dos cordeiros, dos bodes e dos novilhos, todos eles cevados em Basã.
19 Comereis da gordura até vos fartardes, e bebereis do sangue até vos embebedardes, da gordura e do sangue do sacrifício que vos estou preparando.
20 E à minha mesa vos fartareis de cavalos e de cavaleiros, de valentes e de todos os homens de guerra, diz o Senhor Deus.
21 Estabelecerei, pois, a minha glória entre as nações, e todas as nações verão o meu juízo, que eu tiver executado, e a minha mão, que sobre elas eu tiver descarregado.
22 E os da casa de Israel saberão desde aquele dia em diante, que eu sou o Senhor Deus.
23 E as nações saberão que os da casa de Israel, por causa da sua iniquidade, foram levados em cativeiro; porque se houveram traiçoeiramente para comigo, e eu escondi deles o meu rosto; por isso os entreguei nas mãos de seus adversários, e todos caíram à espada.
24 Conforme a sua imundícia e conforme as suas transgressões me houve com eles, e escondi deles o meu rosto.
25 Portanto assim diz o Senhor Deus: Agora tornarei a trazer Jacó, e me compadecerei de toda a casa de Israel; terei zelo pelo meu santo nome.
26 E eles se esquecerão tanto do seu opróbrio, como de todas as suas infidelidades pelas quais transgrediram contra mim, quando eles habitarem seguros na sua terra, sem haver quem os amedronte;
27 quando eu os tornar a trazer de entre os povos, e os houver ajuntado das terras de seus inimigos, e for santificado neles aos olhos de muitas nações.
28 Então saberão que eu sou o Senhor seu Deus, vendo que eu os fiz ir em cativeiro entre as nações, e os tornei a ajuntar para a sua terra. Não deixarei lá nenhum deles;
29 nem lhes esconderei mais o meu rosto; pois derramei o meu Espírito sobre a casa de Israel, diz o Senhor Deus.

03) Daniel: 11.40-45 O profeta Daniel nos assegura que Israel lutará, porém as nações lhes tomarão todos os seus tesouros; até seus vizinhos entrarão em suas terras para destruí-los, e quererão destruí-los para sempre. O Egito aqui é uma exceção, serão roubados porque não defenderam o Israel de Deus mesmo tendo o sangue de Abraão em suas veias, sendo eles meio irmãos dos Judeus.        

Daniel 11.40-45
40 Ora, no fim do tempo, o rei do sul lutará com ele; e o rei do norte virá como turbilhão contra ele, com carros e cavaleiros, e com muitos navios; e entrará nos países, e os inundará, e passará para adiante.
41 Entrará na terra gloriosa, e dezenas de milhares cairão; mas da sua mão escaparão estes: Edom e Moabe, e as primícias dos filhos de Amom.
42 E estenderá a sua mão contra os países; e a terra do Egito não escapará.
43 Apoderar-se-á dos tesouros de ouro e de prata, e de todas as coisas preciosas do Egito; os líbios e os etíopes o seguirão.
44 Mas os rumores do oriente e do norte o espantarão; e ele sairá com grande furor, para destruir e extirpar a muitos.
45 E armará as tendas do seu palácio entre o mar grande e o glorioso monte santo; contudo virá ao seu fim, e não haverá quem o socorra.

04) Apocalipse: 9.13-21 Todas as riquezas, todo o poderio das nações, todas as imagens dos deuses serão levados para a grande batalha, a batalha final de megido, a batalha do armagedom. Virão com todas as suas riquezas, todas as suas forças armadas, todos os seus deuses para batalhar e querer destruir o Israel de Deus, porém é o Deus único e verdadeiro, na pessoa de Jesus Cristo que os destruirá para sempre.      

Apocalipse 9.13-21
13 O sexto anjo tocou a sua trombeta; e ouvi uma voz que vinha das quatro pontas do altar de ouro que estava diante de Deus,
14 a qual dizia ao sexto anjo, que tinha a trombeta: Solta os quatro anjos que se acham presos junto do grande rio Eufrates.
15 E foram soltos os quatro anjos que haviam sido preparados para aquela hora e dia e mês e ano, a fim de matarem a terça parte dos homens.
16 O número dos exércitos dos cavaleiros era de duas miríades de miríades; pois ouvi o número deles.
17 E assim vi os cavalos nesta visão: os que sobre eles estavam montados tinham couraças de fogo, e de jacinto, e de enxofre; e as cabeças dos cavalos eram como cabeças de leões; e de suas bocas saíam fogo, fumaça e enxofre.
18 Por estas três pragas foi morta a terça parte dos homens, isto é, pelo fogo, pela fumaça e pelo enxofre, que saíam das suas bocas.
19 Porque o poder dos cavalos estava nas suas bocas e nas suas caudas. Porquanto as suas caudas eram semelhantes a serpentes, e tinham cabeças, e com elas causavam dano.
20 Os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras das suas mãos, para deixarem de adorar aos demônios, e aos ídolos de ouro, de prata, de bronze, de pedra e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar.
21 Também não se arrependeram dos seus homicídios, nem das suas feitiçarias, nem da sua prostituição, nem dos seus furtos.

05) Apocalipse: 16.12-16 Os anjos de Deus estarão fazendo seu trabalho, o de derramar as taças da ira e da cólera de Deus, porém mesmo assim as nações estarão se ajuntando para virem para a grande batalha final com um único objetivo: destruir por completo o povo Judeu. Já houve na história recente alguns líderes mundiais como Adolf Hitler que fizeram um grande derramamento de sangue de Judeus, no grande morticínio dos campos de concentração nazistas da 2ª. Guerra mundial, mas nada disso se compara ao que irá acontecer na batalha final, a batalha do Armagedom.  

Apocalipse 16.12-16
12 O sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates; e a sua água secou-se, para que se preparasse o caminho dos reis que vêm do oriente.
13 E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta, vi saírem três espíritos imundos, semelhantes a rãs.
14 Pois são espíritos de demônios, que operam sinais; os quais vão ao encontro dos reis de todo o mundo, para os congregar para a batalha do grande dia do Deus Todo-Poderoso.
15 Eis que venho como ladrão. Bem aventurado aquele que vigia, e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua nudez.
16 E eles os congregaram no lugar que em hebraico se chama Armagedom.

06) Ezequiel: 39.12 Na batalha do Armagedom será tanta a matança do povo de Israel que levará sete meses para sepultar todos os seus mortos. Israel e seu povo são criteriosos quanto aos restos mortais de seus parentes, haja vista que em vários lugares do mundo há cemitérios judaicos para se sepultar os Judeus; eles não são sepultados em cemitérios coletivos e comuns como é conhecido no Brasil e não se tem notícias de os Judeus utilizem crematórios para tais fins.
Quanto aos de outras nações,  cada nação recolherá os seus corpos e seus restos mortais. 

Ezequiel 39.12
12 E a casa de Israel levará sete meses em sepultá-los, para purificar a terra.

07) Apocalipse: 19.18 Mas o grande Rei virá e mudará a ordem dos acontecimentos; agora são os poderosos das nações é que vão cair; vão guerrear uns contra os outros, suas carnes serão oferecidas às bestas feras da terra. Deus fará isso. Eles, os inimigos de Israel se tornarão tão confusos que matar-se-ão uns aos outros.     

Apocalipse 19.18
18 para comerdes carnes de reis, carnes de comandantes, carnes de poderosos, carnes de cavalos e dos que neles montavam, sim, carnes de todos os homens, livres e escravos, pequenos e grandes. 

08) Sobre Megido: O local dos fins dos tempos.

Um significativo caminho percorrido pelos povos da era antiga, Megiddo é um local ou colina composta de 26 estratos de vestígios de cidades ancestrais, localizada em Israel, próximo a Megido atual. Antigamente esta região constituía considerável cidade-estado e era vista como um ponto ideal para a conflagração de confrontos campais, pois oferecia necessário suporte de água, hospedagem e trechos adequados para a movimentação de soldados.

Neste recanto Josias, monarca israelita, debalde lutou, em 609 a.C., contra o Faraó Neco II, que se deslocava para a Mesopotâmia, atendendo a um pedido de auxílio do soberano da Assíria, seu companheiro de lutas. O rei de Israel perece na batalha, ao lado de seus arqueiros.

Esta cidade, também denominada Tel Megiddo pelos judeus e Tell al-Mutesellim pelos árabes, tem um grande significado não só histórico e geográfico, mas também teológico, pois segundo determinadas visões das Sagradas Escrituras, aí se desenrolará o Armagedom, ou seja, a luta final entre os exércitos de Cristo e as tropas comandadas por Satanás ou pelo Anticristo, após o cumprimento das previsões bíblicas relativas ao Fim dos Dias.

9) A Megiddo bíblica está profundamente ligada à expressão ‘Armagedom’, que tem sua origem no vocábulo grego ‘Har-Magedone’, que não coincidentemente tem o sentido de Monte Megiddo, o vale não precisamente localizável onde se desenrolará, segundo interpretações das previsões do Apocalipse, o futuro conflito protagonizado por Deus, que eliminará seus inimigos, comandados pelo anticristo. Esta passagem pode ser conferida no Apocalipse 16:16; 20:1-3 e 7-10.

Os sionistas cristãos são os que mais cultivam esta crença, e a manipulam para exercer o poder no Oriente Médio, estimulando, desta forma, a instabilidade já característica desta região, alimentando ainda mais os confrontos sangrentos que abalam este território. De acordo com suas convicções, os muçulmanos são os inimigos que devem ser combatidos, ao lado de quem não se alie aos exércitos de Jesus; assim, milhões de soldados integrarão este combate, uma vez que todos os países unirão esforços para se opor ao Cristo.

Como não há montanha alguma com a denominação Megiddo, supõe-se que a área do combate seja o campo repleto de montes em volta da planície de Megiddo, localizada mais ou menos a sessenta milhas ao norte de Jerusalém. Muitas guerras ali já se desenrolaram, e o vale é célebre por pelo menos duas delas, nas quais Israel obteve a vitória, contra os cananitas e a de Gideão, que se sobrepôs aos Midianitas.

10) Com sua conotação apocalíptica, Armagedom já ganhou conotação geral, a qual lhe atribui o sentido de ‘fim do mundo’, não apenas de confronto final em Megiddo. A cidade moderna foi declarada, em 2005, Patrimônio Mundial da Unesco, ao lado de Hazor e Beer-Sheba.

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.