quinta-feira, 31 de maio de 2018

CORPUS CRISTI

CORPUS CRISTI


Qual a origem desta festa da tradição católica Romana?

“A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII. ...A festa de Corpus Christi foi oficialmente instituída por Urbano IV com a publicação da bula Transiturus em 8 de setembro de 1264, para ser celebrada na quinta-feira depois da oitava de Pentecostes”.

O governo brasileiro extinguiu a proibição do trabalho em grande parte dos dias considerados santos pelos católicos. 

Entretanto, um dos feriados religiosos que ainda permanecem de pé é o dia em que se comemora a festa de Corpus Christi (expressão latina que significa “Corpo de Cristo”).

A festa é celebrada anualmente, mas não tem um dia fixo, ou seja, sua data é móvel e deve sempre ocorrer numa quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. 

Neste ano está sendo comemorada no Brasil na data de hoje dia 31.05.2018.

Na realidade, a observação da festa deveria ocorrer na quinta-feira da semana santa, o dia da última Ceia, mas foi transferida para outra data para que não fosse prejudicada por causa das celebrações em torno da cruz e da morte de Jesus Cristo, na sexta-feira santa, também chamada pelos católicos de sexta-feira da paixão. 


As origens das comemorações de Corpus Cristis.

Tudo começou com a religiosa Juliana de Cornellon, nascida na Bélgica, em 1193. Segundo alegou, teve insistentes visões da Virgem Maria ordenando-lhe a realização de uma grandiosa festa. Juliana (mais tarde Santa Juliana) afirmava que a festa seria instituída para honrar a presença real de Jesus na hóstia, ou seja, o corpo místico de Jesus na Santíssima Eucaristia.

Ainda quando era bispo, o papa Urbano IV teve conhecimento dessas visões e resolveu estendê-la à Igreja Universalmente para os fiéis católicos, o que então já era uma verdadeira festa. Pela bula “Transiturus do Mundo”, publicada em 11 de agosto de 1264, Urbano IV a consagrou em todo o mundo, com uma finalidade tríplice:

Primeiro ponto: Prestar as mais excelsas honras a Jesus Cristo.

Segundo ponto: Pedir perdão a Jesus Cristo pelos ultrajes cometidos pelos ateus.

Terceiro ponto: Protestar contra as heresias dos que negavam a presença de Deus na hóstia consagrada.


Como chegou esta festa católica no Brasil.


No Brasil, a festa de Corpus Christi chegou com os colonizadores portugueses e espanhóis. Na época colonial, a festa tinha uma conotação político-religiosa. É que dias antes das procissões, as câmaras municipais exigiam que as casas de moradia e de comércio fossem enfeitadas com folhas e flores.

Na época, quando o Brasil ainda era uma colônia, participavam da procissão membros de todas as classes, incluindo os escravos, os leigos das ordens terceiras e os militares.

Durante muitos anos, o entrosamento do povo com o governo, e vice-versa, foi praticamente completo. Um exemplo que comprova esse fato ocorreu em 16 de junho de 1808, quando D. João VI acompanhou a primeira procissão de Corpus Christi, realizada no Rio de Janeiro.

O que mais caracteriza esta festa católica são as procissões.

O que marca a festa de Corpus Christi são as procissões, quando ocorrem as ornamentações das ruas com tapetes feitos de vários tipos de materiais, como papel, papelão, latinhas de bebidas, serragem colorida, isopor, etc. 

Desenhos são elaborados nessa ornamentação com as figuras de Jesus, do cálice da Ceia e da Virgem Maria. Utilizam-se toneladas de materiais para formar os tapetes vistosos e admirados pelos que acompanham as procissões.


O que é mais importante e mais marcante que caracteriza esta festa.


O momento mais solene da festividade de Corpus Christi é quando o hostiário, onde estão depositadas as hóstias ainda não consagradas, é conduzido nas procissões por um líder da alta hierarquia da igreja católica.

No momento em que o hostiário passa, um silêncio profundo é observado por todos os presentes e, de uma extremidade a outra, toca-se a sineta que anuncia a passagem do cortejo. 

As reações das pessoas são as mais variadas.

Algumas se comovem ao extremo e choram, outras se ajoelham diante do hostiário. De ponto em ponto, há uma parada, quando, então, se entoam cânticos tradicionais da liturgia católica. Segundo a liderança romana, as ornamentações são feitas para que o Corpo de Cristo possa passar por um local digno, para ser visto por todas as pessoas. Representa uma manifestação pública da fé na presença real de Jesus Cristo na Eucaristia.

O que é  a Eucaristia?

Ensinando sobre a Eucaristia, diz a Igreja Católica: “A Eucaristia é um Sacramento que, pela admirável conversão de toda a substância do pão no Corpo de Jesus Cristo, e de toda a substância do vinho no seu precioso sangue, contém verdadeira, real e substancialmente o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade do mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor, debaixo das espécies de pão e de vinho, para ser nosso alimento espiritual”.

Ensina, ainda, que na Eucaristia está o mesmo Jesus Cristo que se encontra no céu. Esclarece também que essa mudança, conhecida como transubstanciação, “ocorre no ato em que o sacerdote, na santa missa, pronuncia as palavras de consagração: ‘Isto é o meu Corpo; este é o meu sangue’”. Daí por diante a hóstia passa pelo processo de “consubstanciação”, ou seja, a partir desse (daquele) momento a hóstia passa a ser o corpo vivo de Cristo. Por esse motivo a hóstia é depositada no sacrário, porque segundo essa crença católica “o corpo vivo de Cristo fica guardado ali até a próxima missa".

O catecismo católico traz uma pergunta com relação ao Sacramento da Eucaristia nos seguintes termos: “Deve-se adorar a Eucaristia?”. E responde: “A Eucaristia deve ser adorada por todos, porque ela contém verdadeira, real e substancialmente o mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor”.

O que diz a Bíblia sobre este assunto?

Os católicos procuram justificar a festa de Corpus Christi com a Bíblia citando partes dela que supostamente dão base para o dogma da Eucaristia. Os textos mais frequentemente são os de Mateus 26.26-29; Lucas 22.14-20 e João 6.53-56.

Essa doutrina católico romana é contrária ao bom senso e ao testemunho dos sentidos: o bom senso não pode admitir que o pão e o vinho oferecidos pelo Senhor aos seus discípulos na Ceia fossem a sua própria carne e o seu próprio sangue, ao mesmo tempo em que permanecia em pé diante deles vivo, em carne e osso. 

É manifesto que Jesus, segundo seu costume, empregou uma linguagem simbólica, que queria dizer: “Este pão que parto representa “simbolicamente” o meu corpo que vai ser partido por vossos pecados; o vinho neste cálice representa “simbolicamente” o meu sangue, que vai ser derramado para apagar os vossos pecados”.

 Não há ninguém, de mediano bom senso, que compreenda no sentido literal estas expressões simbólicas do Salvador. A razão humana não pode admitir tampouco o pensamento de que o corpo de Jesus, tal qual se encontra no céu (Lc 24.39-43; Fp 3.20-21), esteja presencialmente nos elementos da Ceia.

Biblicamente, a Ceia do Senhor é uma ordenança e não uma Eucaristia; era empregado o pão e não a hóstia; é um memorial, como se lê em 1Coríntios 11.25,26, e sua simbologia está em conformidade com o método de ensinamento do Senhor Jesus, que usou muitas palavras de forma figurada: “Eu sou a luz do mundo” (Jo 8.12); “Eu sou a porta” (Jo 10.9); “Eu sou a videira verdadeira” (Jo 15.1). Quando Jesus mencionou na última Ceia os elementos “pão” e “vinho”, não deu qualquer motivo para se crer na transubstanciação.

Não se engane, adorar a Eucaristia também é um ato de idolatria. 

“De Deus não se zomba,  tudo que o homem semear isso também ceifará”. Gl.6.7. Idolatria é zombaria contra os verdadeiros propósitos de Deus para com a humanidade.

Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 





segunda-feira, 28 de maio de 2018

A SALVAÇÃO É DE GRAÇA

A SALVAÇÃO É DE GRAÇA 


Todos nós passamos por tempos difíceis que nos oprimem e causam grande dor e sofrimento. Seja dificuldade financeira, desemprego, doença, vício, problemas no casamento, em relacionamentos, problemas psicológicos e outros tantos problemas. Deus não te ignora, Deus não vira as costas pra você e nem ignora a sua dor. Ele te ama e se importa com você. Ele quer que você experimente o Seu grande amor e Sua paz sobrenatural que você não encontrará em nenhum lugar na face da terra.

O Verdadeiro Problema do ser humano é o pecado.

O verdadeiro problema não é o que te preocupa ou te sobrecarrega hoje, mas a separação que existe entre você e Deus por causa do pecado (maus pensamentos, palavras e ações).

O homem foi criado para ter um relacionamento íntimo e pessoal com Deus, mas a Bíblia diz que somos todos pecadores e com isso, estamos separados de Deus. (Romanos 3:23).

Como resultado, não podemos experimentar o amor de Deus em nossas vidas.

Provavelmente, você tem tentado obter a salvação através dos seus próprios esforços: “sendo uma boa pessoa”, tentando fazer o bem ao invés do mal, sendo religioso ou cheio de religiosidade. Mas a Bíblia nos ensina que somos salvos pela fé em Jesus e não através das boas obras que fazemos. (Efésios 2:8-9).

A Única Solução para o ser humano é Jesus.

Porque Deus nos ama, Ele providenciou uma solução para o nosso problema de pecado enviando Seu Filho Jesus Cristo, para morrer na cruz e pagar o preço dos nossos pecados e nos dar o dom da vida eterna.

“Mas Deus demonstra o Seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.” (Romanos 5:8).

O Único Caminho para a salvação é Jesus.

Jesus é o único caminho para Deus. Ele disse, “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” (João 14:6).

Jesus também é o único Mediador entre Deus e o homem (I Timóteo 2:5). Ele é o único intercessor que o pecador precisa para ser perdoado e ter comunhão com Deus. Somente Jesus morreu pelos nossos pecados e ressuscitou dos mortos para que nós possamos ter um relacionamento pessoal com Deus e passar a eternidade com Ele no Céu.

1) O plano de Deus para salvar aqueles que desejarem ser salvos.

Deus te ama e quer que você experimente paz que somente Ele pode te dar e assim também uma vida abundante aqui na terra e na eternidade.

A Bíblia diz que nós só temos paz com Deus através de seu filho Jesus Cristo.

"Nós temos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo". (Romanos 5:1).

"Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". (João 3:16).

"Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância". (João 10:10).

2) Por que então a maioria das pessoas não têm essa paz abundante que Deus planejou para elas?

O  problema é a nossa separação e rejeição das coisas de Deus.

Deus nos criou à Sua imagem para termos uma vida abundante. Porém Ele não nos fez como robôs para amá-Lo e obedecê-Lo de forma automática. Deus nos deu uma vontade e uma liberdade de escolha. Um livre arbítrio para escolhermos o que queremos seguir após encerrar nossa caminhada aqui na terra.

Infelizmente todos nós escolhemos desobedecer a Deus e seguir o nosso próprio caminho. Até hoje nós fazemos essa escolha. Isso resultou em nossa separação de Deus. Precisamos aceitar publicamente o plano de Deus para nos salvar através de seu filho amado Jesus Cristo. 

A Bíblia diz que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. 

"Pois todos pecaram e estão separados da glória de Deus". (Romanos 3:23).

"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor". (Romanos 6:23).

As pessoas têm tentado de muitas formas preencher este espaço entre elas e Deus.

A Bíblia diz que temos que ter muito cuidado ao escolher o caminho que vamos trilhar no decorrer de nossas vidas. 

"Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte". (Provérbios 14:12).

"As suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá". (Isaías 59:2).

3) Nenhum caminho nos conduz a Deus a não ser Jesus.

Jesus Cristo morreu na cruz e ressuscitou dentre os mortos. 

Ele pagou o preço pelos nossos pecados e Ele é a ponte, o Caminho entre Deus e os homens .

4) A Bíblia diz que somente Jesus é o mediador entre os homens (seres humanos) e Deus.

"Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, o homem Jesus Cristo". (1 Timóteo 2:5).

"Porque Cristo morreu pelos pecados de uma vez por todas, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus". (1 Pedro 3:18).

"Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda éramos pecadores". (Romanos 5:8).
Deus proveu o Único Caminho. Agora cada pessoa deve fazer uma escolha.

5) Devemos confiar em Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador e recebê-lo através de um convite pessoal.

A Bíblia diz Jesus está batendo educadamente na porta do seu coração. Ele quer entrar e fazer morada no seu coração.

"Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo". (Apocalipse 3:20).

"Mas, a todos quantos o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus". (João 1:12).

"Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo". (Romanos 10:9).

Você quer receber a Jesus Cristo agora mesmo? 
Veja como recebê-Lo em sua vida:

Reconheça sua necessidade (confesse a Jesus que você é um pecador).

Esteja disposto a se converter dos seus pecados e dos seus maus caminhos. (Arrependimento).

Creia que Jesus morreu por você na cruz e ressuscitou dentre os mortos.

Ore e convide Jesus para entrar e guiar sua vida através do Espírito Santo. (Receba-O como Único Senhor e Salvador de sua vida).

A Bíblia diz que todo aquele que invocar o nome do Senhor Jesus será salvo.

"Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" (Romanos 10:13).

Você deve orar com sinceridade pedindo para Jesus entrar em sua vida a Bíblia diz que você será salvo, não pelos seus esforços, mas pela graça de Deus (favor imerecido).

"Vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus, não por obras, para que ninguém se glorie. (Efésios 2:8-9).

Quando recebemos a Jesus Cristo passamos a fazer parte família de Deus através da obra sobrenatural do Espírito Santo em nossas vidas; o Espírito Santo é o que habita em cada crente. Isso é chamado de "novo nascimento". 

Este é apenas o começo de uma nova vida maravilhosa que Deus tem para você através de Jesus.

Jesus te ama. 

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.




sábado, 26 de maio de 2018

GREVE DOS CAMINHONEIROS

GREVE DOS CAMINHONEIROS 

Minha opinião:

Se o Sr. Presidente da República e seus ministros não pararem de confrontar os manifestantes nas ruas e nas estradas do Brasil,  a coisa só vai piorar. 

É melhor o governo congelar os preços dos combustíveis até o final do ano a preços acessíveis à  população, do que continuar nesse embate que pode derrubar esse governo por crimes diversos como o não atendimento aos doentes nos hospitais, as crianças nas escolas,  e por aí vai.

Sr. Presidente Michel Temer volte os preços dos combustíveis a preços de um mês atrás e congele até o fim de seu mandato. Mantenha os acordos firmados com as classes que já fizeram acordos e faça acordos e negociações com aqueles que ainda não fizeram. 

O povo confia nas forças armadas e sabe que se for para agir eles vão é marchar contra Brasília e tirar todos os corruptos nos três poderes. 

Sr. Presidente,  mais uma observação: o presidente da Petrobrás é muito (?) eficiente para aumentar os preços,  mas é muito incompetente em matéria de política para o consumidor final. Parece que ele acabou com a carreira com essa política de preços que variam de hora em hora ao sabor do mercado internacional.

Sr. Presidente substitua o presidente da Petrobrás e toda aquela diretoria urgentemente e adote as sugestões acima, quem sabe ainda teremos o seu mandato preservado, mesmo a contragosto, até o fim do ano.

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor .

quinta-feira, 24 de maio de 2018

O NOSSO SOCORRO VEM DO SENHOR

O NOSSO SOCORRO VEM DO SENHOR

De onde mesmo vem o nosso socorro?

Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus e leitores em geral: a Paz do Senhor Jesus para todos.

Afinal de onde vem o nosso socorro? Vem dos montes  ou vem do Senhor?

Estas e outras dúvidas estaremos estudando no decorrer desta matéria.

O Salmo 121 diz:

ELEVO OS OLHOS PARA OS MONTES,

(isto é Desespero),

DE ONDE ME VIRÁ O SOCORRO?

(isto é Necessidade).

O MEU SOCORRO VEM DO SENHOR,

(isto é Fé),

QUE FEZ O CÉU E A TERRA.

(isto é Poder).

NÃO DEIXARÁ VACILAR O TEU PÉ.

(isto é Amor),

AQUELE QUE TE GUARDA NÃO DORMITARÁ,

(isto é Segurança),

CERTAMENTE QUE NÃO DORMITA,

(isto é Confirmação),

NEM DORME O GUARDA DE ISRAEL.

(este é o Teu DEUS).

O SENHOR É QUEM TE GUARDA,

(isto é Dependência),

O SENHOR É A TUA SOMBRA A TUA DIREITA,

(isto é Companhia),

O SOL NÃO TE MOLESTARÁ DE DIA,

(isto é Cuidado),


NEM A LUA DE NOITE. (isto é Zelo).

O SENHOR TE GUARDARÁ DE TODO O MAL,

(isto é Proteção),

ELE GUARDARÁ A TUA ALMA.

(isto é Salvação).


O SENHOR GUARDARÁ A TUA ENTRADA E A TUA SAÍDA,

(isto é Constância Divina),

DESDE AGORA E PARA SEMPRE.

(Isto é promessa de fidelidade eterna).

Muitas vezes estamos tão cheios de problemas que parecem não ter solução.
Procuramos resolvê-los do nosso jeito e parece que tudo piora.

Achamos que nunca poderemos vencer, pois não conseguimos ajuda de ninguém, parece que todos viram as costas para nós. Aí vem aquela pergunta: Será que Deus está vendo minha luta e minha aflição?

No Salmo 28:7, Davi nos mostra que devemos confiar no Senhor. Este texto nos revela que Deus vai nos socorrer quando clamarmos de todo o nosso coração. Se tivermos fé, e confiar no Seu socorro, Ele virá em nosso auxílio.

No Salmo 23, o rei Davi nos mostra como Deus é capaz de nos trazer paz. Ele pode trazer a solução de qualquer problema que esteja nos afligindo. É lindo como ele começa o Salmo dizendo: O Senhor é o meu pastor e nada me faltará.

Esperar socorro nos homens é simplesmente plantar uma semente em uma terra improdutiva, mas esperar de Deus o nosso socorro é descansar e só esperar, por que a solução já está a caminho.

Leia Provérbios 31.20 Preste bem atenção no significado deste versículo, Deus não quer nos ver em problemas, pelo contrário, Ele quer e está disposto a nos ajudar. Veja bem, se Ele estende e abre os braços aos necessitados, como podemos duvidar de seu socorro?

Temos que parar de viver no passado, quando vivíamos com problemas e tentávamos resolver com nossas forças. Hoje tudo é novo, tudo se fez novo. Somos novas criaturas. (2 Co 5.17).

Vamos agir como novas criaturas, pois sabemos que, por nossas forças, só fazemos coisas erradas; vamos depender deste Deus maravilhoso que esta de braços abertos para nos ajudar. Basta clamarmos de todo o nosso coração, e ter fé nEle.


Temos que entregar totalmente o nosso coração a Ele buscá-Lo com toda a nossa força, acreditar Nele com toda a nossa fé, perseverar na sua Palavra com toda a nossa vida, pois não há salvação se não seguirmos Sua palavra.


O socorro de Deus é certo, só depende de como estamos colocando a nossa vida perante Ele. Se estivermos somente preocupados em resolver os problemas, a solução vai demorar, mas se estivermos preocupados em agradar a Deus em meio à situação, não importando qual seja ela, com certeza seu socorro estará a caminho.

Quando o salmista disse "Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?", ele se refere a um refúgio e quis dizer também que o socorro vem do alto.

A Bíblia relata alguns montes onde aconteceram grandes manifestações do poder de Deus a favor de seu povo.

Vejamos um resumo sobre alguns  dos montes bíblicos ou que teem referências bíblicas sobre eles:

1. Monte Ararate, tem 5.300 metros de altura, localizado na Mesopotâmia, atual Turquia. (Gn 8:18).
O contexto em que Noé viveu era de grande corrupção moral, e sua família era o alvo maior dessa corrupção. Hoje não tem sido diferente, pois a família tem sido assolada por valores errados e precisamos de socorro para não a ver afogada no dilúvio de desgraças desse mundo. Ararate significa monte da aflição por causa da dificuldade de subir nele. Noé não desistiu de sua família e lutou para vê-la salva.

2. Monte Moriá, tem 800 metros de altura, localizado a leste de Sião. (Gn 22: 1 - 19).

Abraão, com um cutelo na mão, estava pronto para matar seu filho, pois Deus pedira lhe uma prova. Caminharam três dias até esse monte: no primeiro dia, nada mudou; no segundo e no terceiro, a situação era a mesma. Amarrou o menino e, quando tudo parecia definido, Deus mudou na hora certa, provendo o carneiro para o holocausto. Jeová Jireh, o Deus da provisão, proverá suprimentos necessários para a nossa caminhada.

3. Monte Horebe, tem mais de 1000 metros de altura, sudoeste da Ásia. (Êxodo 3: 1-22).

Faraó oprimia o povo de Deus, que trabalhava muito e ganhava pouco para favorecer uma classe privilegiada, mas, no alto do Monte Horebe, o Senhor diz que ouviu o clamor do Seu povo por causa das injustiças que sofria. Os israelitas saíram da escravidão cheios de ouro e prata. "Minha é a prata, meu é o ouro, diz o Senhor".(Ag 2:8).

4. Monte Carmelo, tem 530 metros de altura. (I Re 18: 20-40).

O Profeta Elias e os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal: os inimigos eram poderosos, mas foram todos envergonhados. A peleja não é nossa, é do Senhor. Ele nos garante a vitória sobre os nossos inimigos.

"Eis que envergonhados e confundidos serão todos os que estão indignados contra ti; serão reduzidos a nada, e os que contendem contigo perecerão".(Is 41: 11).

5. Monte Calvário, situado em Jerusalém.

É no Monte Calvário que encontramos o maior acontecimento da história, a grande prova de amor de nosso Deus. Estávamos mortos nos nossos delitos, mas nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Deus, que perdoa pecados, preparou-nos um lugar especial para vivermos a eternidade.

No Ararate, encontramos Deus que nos usa para salvar nossa família das tragédias. No Moriá, encontramos Aquele que muda nossa situação, ainda que pareça impossível ou demorada. No Horebe, Deus ouve o clamor dos Seus filhos e os livra da aflição. No Carmelo, Ele nos dá a vitória contra nossos inimigos, pelejando pelo Seu povo. No Calvário, Deus mostra todo o Seu amor, demonstra perdão e salvação, dando-nos uma nova oportunidade.

Quando o choro não dá mais resultado, quando falta do teu lado um amigo um irmão, quando falta nas lutas da vida um socorro uma saída, um remédio, a solução, quando teu problema não tiver mais jeito e a angustia no teu peito maltratar o teu coração, lembre-se Jesus é a esperança e a vitória daqueles que nEle confiam.

O maior desejo de Deus é que nós venhamos a ter um relacionamento correto com ele. Ele quer que dependamos dele. Não há outra saída senão confiar nele.

Você está confiante e obediente? Será que ele permanece com você? Uma das maneiras mais fáceis de ver se está bem com Deus é dar uma olhada em como Ele está perto de nós. Deus não se move. Se Ele parece estar longe, é porque nós nos movemos. 

Deus está esperando que você possa confiar e obedecer-lhe. Quando Deus nos pergunta: "Posso te ajudar?" Nossa resposta deveria ser: "Sim".
Ele quer caminhar com você. Nada pode dar errado ao confiar em Deus. Ele vai nos proteger e nos manter seguros em seu amor. Ele não vai deixar vacilar o nosso pé, enquanto caminhamos em aliança com Ele. 

Peça a Deus para guiar e orientar e mostrar sua vontade para com sua vida.  A resposta é confiar completamente em Deus. Nós confiamos em muitas coisas. Confie em Deus. 

Diante de tanta desgraça que estamos vendo no mundo hodierno, agora vemos coisas ainda piores acontecendo, essa semana constataram que os alimentos, o leite e a água estão contaminados e escassos em várias partes do Brasil e do mundo. 

Podemos ver com muita tristeza, uma nação, a Venezuela, com perplexas cenas que nunca pensariam em ver, pessoas revirando entulhos tentando encontrar algo para comer e não teem. A médio e longo prazo, poderá ter um aumento incrível no número dos casos de câncer e outras doenças. 

Quantas decisões erradas nós estamos tomando hoje. Todas as nossas decisões são tomadas segundo a nossa ótica de viver. Sustento financeiro, conquistas, realizações, dinheiro. Queremos que as coisas aconteçam segundo o nosso coração, em nenhum momento sondamos o coração de Deus ou oramos a Deus para saber o que é melhor para nós; as vontades  do coração de Deus para as nossas vidas podem e são o melhor de Deus para nós,  porém queremos aquilo que achamos que merecemos em detrimento daquilo que Deus nos dá. 

Entristecemos a Deus, pois nós o tornamos um estranho nessa relação quando se trata de escolhas da vida. Nós somos fingidos, interesseiros, as vezes nos aproximamos dEle; somente nas questões para as quais o mundo não tem respostas e nem soluções é que entramos cem por cento  verdadeiramente na dependência de Deus. 

Nos esquecemos constantemente que Ele é um Deus pessoal, um Deus vivo e um Deus de relacionamentos.

Se eu pedir para que Deus me tire tudo o que hoje tem se colocado entre eu e a Sua presença na minha vida, talvez Deus tivesse que tirar tudo e ainda que Ele me tirasse tudo nessa vida, eu ainda poderia gritar como fez o salmista no Salmo 121:1-2 “Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra”.

Deus sonda a tua vida, conhece você, mas se você reclama mesmo sem querer, Ele vê teu pranto e sente a tua dor.
Ver quando você chora baixinho e diz que não tem jeito, enxuga teu pranto e tira a dor teu peito e faz de você um grande vencedor.

É só você crer, confiar na palavra, Deus vai fazer algo em seu favor, Ele é fiel e não falha, pois é poderoso, é Ele que vai te dar a vitória.

Deus vai mudar o curso da tua vitória, porque Ele é amigo certo em quem você  pode confiar.

Que Deus nos abençoe e nos guarde em nome de Jesus, amém! 

Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia,  Pastor e Escritor. 





terça-feira, 22 de maio de 2018

O RÉU PARTE II

O RÉU PARTE II

As nulidades no julgamento de Cristo

Um dos processos de acusação e condenação mais fraudulentos e mais rápidos da história da humanidade foi o de Jesus Cristo.

Jesus passou por um julgamento penal como RÉU nas leis de seu tempo, todavia, de acordo com a Bíblia, as leis antigas e alguns historiadores, o processo foi viciado de nulidades.

Autoridades contemporâneas de Cristo, que crime esse Réu cometeu? Qual a acusação que pesou sobre Ele?

No campo da religião, a acusação principal era a de blasfêmia, lêdo engano, Ele não blasfemou contra Deus; do lado político, era a de rebelião, outro engano proposital da acusação que dizia:

"não ter o devido temor e respeito ao Nome de Deus em seu coração, mas, tendo sido movido e seduzido pela instigação de Belzebu, ter proclamado, falsa e repetidamente, nessa cidade e em outros locais, ter autoridade e poderes que não possuía; blasfemara contra o Nome de Deus e profanara o Templo; alterara, subvertera e transformara sua constituição; tentara levantar uma insurreição por meio de várias declarações e ações contra o Templo e contra o senhor tetrarca, o soberano governante temporal" de Roma em Jerusalém.

Todavia, Jesus em momento algum cometeu os crimes que lhe imputavam de blasfêmia. Em nenhum momento!

Foram as afirmações de Jesus, de Ele ser o Cristo e de que todos veriam o Filho do Homem sentado à direta de Deus o Todo Poderoso, que provocou a decisão da blasfêmia contra Ele, conforme o evangelista Mateus relata. (25:59-65).

Porém, segundo a lei judaica a segunda afirmação não caracterizaria a blasfêmia, pois não equivale a uma negação do princípio fundamental do monoteísmo, que não admitia outro ser divino além de Deus. Estar sentado ao lado de Deus é a afirmação de uma posição privilegiada, não se trata de afronta à unicidade de Deus. Nada havia, portanto, de tipificação criminal nas palavras de Jesus.

Mesmo quando o Sacerdote que dirigia o julgamento, Caifás, perguntou para Jesus se ele era filho de Deus, para tentar caracterizar a blasfêmia, Jesus responde que quem estava dizendo isso era o próprio Sacerdote.

“Não respondes coisa alguma ao que estes depõem contra ti? Jesus, porém, guardava silêncio. E, insistindo o sumo sacerdote, disse-lhe: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus. Disse-lhe Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Todo Poderoso, e vindo sobre as nuvens do céu". (Mateus 26:62-64).

Nesse momento, para o Sumo Sacerdote e os demais julgadores, Jesus confessou o crime de blasfêmia.

"Então o sumo sacerdote rasgou as suas vestes, dizendo: Blasfemou; para que precisamos ainda de testemunhas? Eis que bem ouvistes agora a sua blasfêmia. Que vos parece? E eles, respondendo, disseram: É réu de morte. Então cuspiram-lhe no rosto e lhe davam punhadas, e outros o esbofeteavam". (Mateus 26:65-67).

Mas não foi apenas a blasfêmia, Jesus também foi acusado de profanar o sábado e ser um falso profeta.

Todavia, para condenar à morte, além de passar por um julgamento religioso, perante o Sinédrio, ele teria que passar por um julgamento político perante o Governador Romano Pôncio Pilatos, visto que Roma dominava a região de Jerusalém e impunha seu Direito.

Mas, não havia, no Direito Romano, essas acusações religiosas. Então como fazer? Outra acusação deveria ser feita e qual foi, nobres autoridades?

"Mas aos membros do Sinédrio era necessário o envolvimento de Pilatos, seja porque eles não tinham o poder de mandar Jesus à morte, seja porque para eles o aval da autoridade romana fosse essencial por motivos de política interna por causa do temor de uma rebelião em ocasião da Páscoa.

A aliança com a força romana era indispensável em ambos os casos. Portanto, para este fim, era necessário uma acusação diferente, que deslocasse o assunto do plano Teológico religioso para um plano politico que seria mais relevante para os Romanos. Assim, Jesus foi acusado de ter instigado o povo à revolta incitando-o a não pagar tributos a Cesar, e de ter-se, Ele mesmo, proclamado rei: era um crime contra o Império Romano e sua autoridade máxima.

Então, no plano do Direito Romano, Jesus foi acusado de incitar o povo, a não pagar Impostos a César, declarar-se Rei e seduzir o povo.

Todavia, no dia do julgamento político, nem o próprio Pilatos estava convencido da culpabilidade de Jesus Cristo.

A audiência começou e o Governador Romano indagou a Caifás, a maior autoridade dos Judeus naquela corte jurisdicional.

“Então Pilatos saiu e disse-lhes: Que acusação trazeis contra este homem?” João 18:29.

E sem nenhum fato concreto apenas: “Responderam, e disseram-lhe: Se este não fosse malfeitor, não to entregaríamos”. João 18: 30.

Pilatos retrucou:

"Levai-o vós, e julgai-o segundo a vossa lei." (dos Judeus e não a Romana). João 18: 30.

Porém os judeus queriam a morte de Jesus e como pela Lei judaica isso não seria possível, eles necessitavam do Direito Romano para completarem o seu intento assassino e responderam:

 “A nós não nos é lícito matar pessoa alguma." João 18:31. Viram como eles estavam preparados para eliminar de qualquer jeito o Senhor Jesus ? Eles  disseram que não era lícito para eles matarem pessoa alguma, mas queriam a pena de morte para Jesus através de Pilatos.

Pilatos interpela Jesus:

"Tornou, pois, a entrar Pilatos na audiência, e chamou a Jesus, e disse-lhe: Tu és o Rei dos Judeus?

Respondeu-lhe Jesus: Tu dizes isso de ti mesmo, ou disseram outros de mim?

Pilatos respondeu: Porventura sou eu judeu? A tua nação e os principais dos sacerdotes entregaram-te a mim. Que fizeste?

Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.

Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.

Disse-lhe Pilatos: O que é a verdade? E, dizendo isto, tornou a ir ter com os judeus, e disse-lhes: Não acho nele crime algum". (João 18:33-38).

Eu vou repetir, respeitáveis acusadores. Pilatos disse aos Judeus: “Não acho nEle crime  algum”.

Porém, a massa de Judeus influenciada pelos seus líderes e sacerdotes queriam a morte de Jesus a qualquer custo e Pilatos tenta um último artifício para tentar impedi-la: propõem à multidão o privilegium paschale (anistia por ocasião de uma grande festa).

“Mas vós tendes por costume que eu vos solte alguém pela páscoa. Quereis, pois, que vos solte o Rei dos Judeus? Então todos tornaram a clamar, dizendo: Este não, mas Barrabás. E Barrabás era um salteador. João 18:39,40”.

Então Pilatos, mais uma vez, tenta soltar Jesus, visto que não viu nenhum crime, todavia a pressão das pessoas que lá estavam presentes o forçou a ter um comportamento contrário.

"Então Pilatos saiu outra vez para fora, e disse-lhes: Eis aqui vo-lo trago, para que saibais que não acho nele crime algum. Saiu, pois, Jesus, levando a coroa de espinhos e roupa de púrpura. E disse-lhes Pilatos: Eis aqui o homem. Vendo-o, pois, os principais dos sacerdotes e os servos, clamaram, dizendo: 

Crucifica-o, crucifica-o. Disse-lhes Pilatos: Tomai-o vós, e crucificai-o; porque eu nenhum crime acho nele.

Responderam-lhe os judeus: Nós temos uma lei e, segundo a nossa lei, deve morrer, porque se fez Filho de Deus. E Pilatos, quando ouviu esta palavra, mais atemorizado ficou. E entrou outra vez na audiência, e disse a Jesus: De onde és tu? Mas Jesus não lhe deu resposta. Disse-lhe, pois, Pilatos: Não me falas a mim? Não sabes tu que tenho poder para te crucificar e tenho poder para te soltar? Respondeu Jesus: Nenhum poder terias contra mim, se de cima não te fosse dado; mas aquele que me entregou a ti maior pecado tem. Desde então Pilatos procurava soltá-lo; mas os judeus clamavam, dizendo: Se soltas este, não és amigo de César; qualquer que se faz rei é contra César". (João 19:4-12).

Até que Pilatos toma uma decisão em sua última atitude:

“Então Pilatos, vendo que nada aproveitava, antes o tumulto crescia, tomando água, lavou as mãos diante da multidão, dizendo: Estou inocente do sangue deste justo. Considerai isso. E, respondendo todo o povo, disse: O seu sangue caia sobre nós e sobre nossos filhos”. Mateus 27:24.

Pilatos lavou as mãos sobre a condenação de Jesus Cristo.

Ora, caros amigos, da análise do caso em foco percebem-se diversas ilegalidades.

Há vício na acusação.

Bastam abrir Deuteronômio 19 e verão que: Uma só testemunha contra alguém não se levantará por qualquer iniquidade, ou por qualquer pecado, seja qual for o pecado que cometeu; pela boca de duas testemunhas, ou pela boca de três testemunhas, se estabelecerá o fato.

E quais foram as duas testemunhas que estabeleceram o fato? Não teve. A única testemunha foi Judas Iscariotes, a qual foi ainda por cima corrompida por conta de 30 moedas! 30 míseras moedas de prata! Mas percebam: ele não chegou nem testemunhar fato algum, apenas agiu para entregar seu então líder!

A verdade é que bem no período da páscoa, os principais príncipes dos sacerdotes, e os escribas, andavam procurando como matariam o Rei dos Judeus sem causar alvoroço, visto que Jesus havia se tornado um inimigo “do Estado”. E foi então que entrou o satanás em Judas, e esse propôs como o entregaria: ele diria aos soldados onde Jesus se encontrava e ao chegar lá beijaria o seu líder, indicando aos soldados quem era o Rei dos Judeus.

“E, estando ele ainda a falar, surgiu uma multidão; e um dos doze, que se chamava Judas, ia adiante dela, e chegou-se a Jesus para o beijar. E Jesus lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho do homem?” (Lucas 22:48).

Senão bastasse tudo isso. O próprio Judas se arrepende do que fez e entrega as moedas para os Sacerdotes, confessando que tinha entregado um homem inocente.

“Então Judas, o que o traíra, vendo que fora condenado, trouxe, arrependido, as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos, Dizendo: Pequei, traindo o sangue inocente. Eles, porém, disseram: Que nos importa? Isso é contigo. E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar.” (Matheus. 27.1:4).

Como manter um julgamento sem nenhuma prova de crime cometido, agravado pelo fato que a única pessoa que testemunhou, confessou que errou ao acusar um homem inocente?

Além disso, para satisfazer os critérios da lei, os próprios julgadores procuraram falsos testemunhos contra Jesus para configurar o fato e para que a lei fosse supostamente respeitada:

“Ora, os príncipes dos sacerdotes, e os anciãos, e todo o conselho, buscavam falso testemunho contra Jesus, para poderem dar-lhe a morte”. (Mateus 26:59).

“E os principais dos sacerdotes e todo o concílio buscavam algum testemunho contra Jesus, para o matar, e não o achavam”. (Marcos 14:55).

E depois de não achar uma testemunha sequer, infringindo diretamente a lei vigente, “o sumo sacerdote, rasgando as suas vestes, disse: Para que necessitamos de mais testemunhas? Vós ouvistes a blasfêmia; que vos parece? E todos o consideraram culpado de morte”. (Marcos 14:59-64).

Excelentíssimos sacerdotes e políticos , qual a prova de algum crime foi cometido? Em que momento Jesus pode se defender? Quem o defendeu? Onde estavam as testemunhas de defesa? Onde estavam as testemunhas de acusação? A lei foi jogada ao relento? Qual era a acusação que Jesus sofria? Blasfêmia? Mas isso foi comprovado? Ou o julgamento foi armado? Ele foi indiciado? Teve procedimento formal nos termos do direito romano? Jesus pode apelar da decisão?

“Jesus Cristo foi preso sem culpa, acusado sem indícios, julgado sem testemunhas legais, apenado com um veredito errado, e, por fim, entregue à mercê da boa vontade de um Juiz, no caso o governador Pilatos”.

O próprio Pilatos tinha entendido o motivo da condenação:

“Porque sabia que por inveja o haviam entregado”. Mateus 27:18.

Rui Barbosa, um dos maiores juristas do Brasil no passado recente,  analisou o caso e apontou diversas ilegalidades, as quais são sinteticamente apresentadas e complementadas por outras (A imprensa, Rio, 31 de março de 1899, em Obras Seletas de Rui Barbosa, vol. VIII, Casa de Rui Barbosa, Rio, 1957, págs. 67-71):

1. O acusado tinha jus ao julgamento coletivo, e sem pluralidade nos depoimentos criminadores não poderia haver condenação.

2. A ilegalidade do julgamento noturno, que o direito judaico não admitia nem nos litígios civis, agrava-se então com o escândalo das testemunhas falsas, aliciadas pelo próprio juiz.

3. Não foi dado direito de defesa a Jesus. Ele em nenhum momento pode se defender ou ser defendido.

4. Já havia um plano prévio para condenar Jesus pelo próprio Conselho, não à toa que pagaram a Judas 30 moedas de prata.

5. “De acordo com a Lei Oral Hebraica (Halaká), Jesus não poderia ter sido julgado nem executado durante o Pessach (Páscoa), a mais importante festa judaica”.

6. “Nas palavras de André Santos Moraes “Jesus foi preso sem acusação nem denúncia formal. Foi prisioneiro sem saber ao menos do que o acusavam e na calada da noite”.

7. “Não houve qualquer indiciamento criminal formal antes da detenção de Jesus.

Nenhuma ordem foi emitida por qualquer autoridade competente, esta falta passou por cima do código criminal romano, também.

Não houve protocolo de acusação formal no Sinédrio. Na casa de Caifás, os procedimentos não tiveram uma descrição para Jesus de uma acusação formal, qualquer indiciamento criminal, do que ele era acusado”.

8. “Da sentença, não coube sequer a appelatio para o órgão superior”.

A oração de Jesus na cruz já quase sem vida foi esta:

“Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo”. (Lucas, 23).

Por todo o exposto nesta nossa meditação,  cremos que você também há de convir comigo que Jesus foi condenado injustamente.

Ele passou por todo esse sofrimento em nosso lugar. Nós é que merecíamos aquela condenação. Foi por amor que Jesus morreu. Foi para nos salvar. O profeta Isaías fala de todo esse sofrimento e porque Jesus sofreu. Isaías 53.

Ao terceiro dia Jesus ressuscitou e vive e reina para sempre. Ele voltará para arrebatar sua igreja fiel e verdadeira que persevera na Sua palavra.

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.