segunda-feira, 7 de abril de 2025

PEDRAS SERVEM PARA CONSTRUIR E PARA DESTRUIR

AS PEDRAS SERVEM PARA CONSTRUIR E PARA DESTRUIR. 


As pedras quando são utilizadas para construção de edifícios, casas, dentre tantas outras utilidades, é para dar segurança às construções. Mas quando são utilizadas para afrontar a Deus, causam desgraça, derrotas e destruição para seus adoradores conforme está escrito no Salmo 115, que transcrevo abaixo sobre: A glória do Senhor e a vaidade dos ídolos. Uma exortação a confiar somente em Deus. 1.Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua benignidade e da tua verdade. 2. Por que dirão as nações: Onde está o seu Deus? 3. Mas o nosso Deus está nos céus e faz tudo o que lhe apraz. 4. Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens. 5. Têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não veem; 6. têm ouvidos, mas não ouvem; nariz têm, mas não cheiram. 7. Têm mãos, mas não apalpam; têm pés, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. 8. Tornem-se semelhantes a eles os que os fazem e todos os que neles confiam. 9. Confia, ó Israel, no Senhor; ele é teu auxílio e teu escudo. 10. Casa de Arão, confia no Senhor; ele é teu auxílio e teu escudo. 11. Vós, os que temeis ao Senhor, confiai no Senhor; ele é vosso auxílio e vosso escudo. 12. O Senhor, que se lembrou de nós, abençoará; abençoará a casa de Israel; abençoará a casa de Arão. 13. Abençoará os que temem ao Senhor, tanto pequenos como grandes. 14. O Senhor vos aumentará cada vez mais, a vós e a vossos filhos. 15. Sede benditos do Senhor, que fez os céus e a terra. 16. Os céus são os céus do Senhor; mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens. 17. Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem ao silêncio. 18. Mas nós bendiremos ao Senhor, desde agora e para sempre. Louvai ao Senhor! 
A – Como me referi antes, as pedras têm muitas serventias. Vamos ver um pouco sobre as chuvas de pedras que acontecem sempre no mundo inteiro, são mais conhecidas como chuva de granizo ou de pedras de gelo. As construções do mundo antigo usavam muito pedra em sua engenharia de edificações, como as pirâmides do Egito e os templos da Grécia. No Egito Antigo os principais materiais de construção eram pedras, tijolos de barro cozidos ao sol, calcário, arenito e granito. As pirâmides foram construídas com calcário, granito, argamassa e pedras. Os egípcios cortavam e transportavam grandes blocos de pedra de pedreiras distantes. Para transportar os blocos, usavam trenós puxados por homens ou animais. A teoria mais plausível sugere que os egípcios utilizaram uma rampa ou terraço inclinado que permitia o transporte dos blocos. Na Grécia Antiga os construtores usavam máquinas de elevação para construir templos de pedra. Usavam cordas e sulcos para levantar os blocos e posicioná-los firmemente junto aos vizinhos na parede. Em tempos posteriores, exigiria conjuntos de furos feitos para usar alavancas de metal. 
B - O quê é caracterizado como chuva de pedras? Chuva de pedras é o nome popular para o granizo, que é uma precipitação de gelo em forma de pedras. Como se forma o granizo: O granizo se forma dentro de nuvens de tempestade, chamadas cumulonimbus. Correntes de ar ascendentes carregam as gotículas de água para as partes mais altas da nuvem. Ao ultrapassar a isoterma de 0°C, as gotículas congelam e viram pedras de gelo. As pedras de gelo ficam mais pesadas e caem de volta para a base da nuvem. Ao cair, as pedras de gelo captam outras gotículas de água que congelam ao tocar a sua superfície. Onde é mais comum no Brasil: as chuvas de granizo são mais comuns na Região Sul e em partes das regiões Centro-Oeste e Sudeste. Chuvas de granizo após dias de intenso calor são mais comuns do que se pensa. A maior chuva de granizo do mundo ocorreu em 2018 na Argentina, na cidade de Villa Carlos Paz. O evento produziu pedras de granizo com diâmetros entre 18,7 cm e 23,6 cm. Chuva de granizo no Brasil: Em setembro de 2024, uma pedra de granizo de 14,6 cm de diâmetro caiu em Corredor dos Brasil, em Bagé, no Rio Grande do Sul. Este foi o maior granizo já registrado no Brasil. Em 1985, uma chuva de granizo de grande magnitude atingiu o leste de Minas Gerais. 
C - Como se formam as chuvas de granizo (ou de pedras de gelo): A chuva de granizo é causada por intensas correntes de ar em nuvens de tempestade. O ar quente empurra as gotas d'água para cima, onde elas se chocam com outras partículas de água ou gelo, aumentando de tamanho. Quando essas gotas alcançam uma altitude maior, elas encontram uma temperatura congelante. No ano de 2018, na cidade de Villa Carlos Paz, próximo de Córdoba, na Argentina, uma chuva de granizo produziu pedras de 18,7 cm a 23,6 cm de diâmetro, o que foi estimado com base em evidências fotográficas. Trata-se dos maiores granizos já encontrados no mundo. A maior chuva de granizo do mundo ocorreu em 2018 na Argentina, na cidade de Villa Carlos Paz. O evento produziu pedras de granizo com diâmetros entre 18,7 cm e 23,6 cm. As Chuva de granizo no Brasil. Em setembro de 2024, uma pedra de granizo de 14,6 cm de diâmetro caiu em Corredor dos Brasil, em Bagé, no Rio Grande do Sul. Este foi o maior granizo já registrado no Brasil. Em 1985, uma chuva de granizo de grande magnitude atingiu o leste de Minas Gerais. A chuva de granizo é causada por intensas correntes de ar em nuvens de tempestade. O ar quente empurra as gotas d'água para cima, onde elas se chocam com outras partículas de água ou gelo, aumentando de tamanho. Quando essas gotas alcançam uma altitude maior, elas encontram uma temperatura congelante. 
D - Na Bíblia, as pedras podem ter um significado literal ou simbólico. Vejamos o que é o significado literal das pedras. Na Bíblia, as pedras, assim como as chuvas de pedras, podem ser pontiagudas, redondas, raras, preciosas ou sem valor. Em Ezequiel 28:13, é citado um grande número de pedras preciosas, como topázio, diamante, berilo, ônix, jaspe, safira, carbúnculo e esmeralda. Em Apocalipse 21:19-21, é citado o uso de 12 camadas de pedras de alicerce ornamentadas de pedras preciosas. 
E – O significado simbólico das pedras e das chuvas de pedras. As pedras podem simbolizar firmeza, dureza, base, armadilha, obstáculo, valor e permanência. Em Lucas 17:1-2, Jesus diz que é impossível que não haja pedras de tropeço, mas que é melhor para quem as põe no caminho que fosse lançado no mar. Em Provérbios 3:15-16, diz-se que a sabedoria vale mais do que pedras preciosas. Em 1Coríntios 10,4 e Atos 4,11, diz-se que Cristo é a pedra da Igreja. Jesus chamou o seu apóstolo Pedro de "Cefas", que deriva de pedra. Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina, Atos 4:11. Então, vos anunciou ele o seu concerto, que vos prescreveu, os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra, Deuteronômio 4:13. Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Mateus, 16:18. E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne e vos darei um coração de carne. Ezequiel, 36:26. Então, disse o Senhor a Moisés: Sobe a mim, ao monte, e fica lá; e dar-te-ei tábuas de pedra, e a lei, e os mandamentos que tenho escrito, para os ensinares, Êxodo 24:12. Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e da família de Deus; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina. Efésios, 2:19-20. 
1 - A praga da chuva de pedras no Egito. A sétima praga foi a praga do granizo, mas a Bíblia descreve o granizo de uma maneira muito singular. O granizo estava junto com esh [hebraico para 'fogo'], com fogo; a ideia é que o fogo e o gelo se misturaram, eles coexistiram. A Bíblia então descreve Deus fazendo um milagre dentro de um milagre, pegando opostos na natureza e fazendo-os coexistirem juntos. 
2 - Praga número 7 – chuva de pedras (de granizo). Deus disse a Moisés para visitar o Faraó “cedo pela manhã” e disse a ele que, por ele se recusar a deixar os israelitas irem, Deus enviaria o granizo mais pesado que o Egito já tinha visto. Tudo que não fosse levado para um abrigo, humanos ou animais, morreria. Ainda na presença do Faraó, Moisés estendeu seu cajado, e Deus respondeu com “trovões e granizo, e fogo desceu sobre a terra”. Além da terra de Gósen, que foi poupada, um granizo extremamente pesado também caiu por todo o Egito. O resultado foi uma destruição em grande escala: o granizo matou todos os humanos e animais nos campos, destruiu todas as árvores e achatou a cevada que logo seria colhida. 
3 - A chuva de pedras aparece na Bíblia em Êxodo, Apocalipse e Ezequiel. Em Êxodo 9, a chuva de pedras destruiu tudo o que havia no campo do Egito, incluindo pessoas, animais, plantas e árvores. Somente na terra de Gósen, onde estavam os israelitas, não caiu granizo. Em Apocalipse 16:21, uma grande chuva de pedras caiu do céu sobre as pessoas, causando uma terrível praga. As pessoas amaldiçoaram a Deus por causa da praga. Em Ezequiel 13:11-14, Deus promete mandar chuva de pedra, vento forte e chuva pesada para destruir uma parede. 
4 – No livro de Josué temos registro de um fato curioso e interessante de livramento de Deus para o povo Hebreu. Deus fez o sol parar até Israel vencer a guerra. Em Josué 10:8, Disse o SENHOR a Josué: Não os temas, porque nas tuas mãos os entreguei; nenhum deles te poderá resistir. Em Josué 10:9, Josué lhes sobreveio de repente, porque toda a noite veio subindo desde Gilgal. Em Josué 10:10, O SENHOR os conturbou diante de Israel, e os feriu com grande matança em Gibeão, e os foi perseguindo pelo caminho que sobe a Bete-Horom, e os derrotou até Azeca e Maquedá. Em Josué 10:11, Sucedeu que, fugindo eles de diante de Israel, à descida de Bete-Horom, fez o SENHOR cair do céu sobre eles grandes pedras, até Azeca, e morreram. Mais foram os que morreram pela chuva de pedra do que os mortos à espada pelos filhos de Israel. Em Josué 10:12, Então, Josué falou ao SENHOR, no dia em que o SENHOR entregou os amorreus nas mãos dos filhos de Israel; e disse na presença dos israelitas: Sol, detém-te em Gibeão, e tu, lua, no vale de Aijalom. Em Josué 10:13, E o sol se deteve, e a lua parou até que o povo se vingou de seus inimigos. Não está isto escrito no Livro dos Justos? O sol, pois, se deteve no meio do céu e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro. Em Josué 10:14, Não houve dia semelhante a este, nem antes nem depois dele, tendo o SENHOR, assim, atendido à voz de um homem; porque o SENHOR pelejava por Israel. 
5 – Ezequiel 38, o profeta nos informa do cuidado de Deus para com o seu povo. Ezequiel 38:21 diz: Chamarei contra Gogue a espada em todos os meus montes, diz o SENHOR Deus; a espada de cada um se voltará contra o seu próximo. Ezequiel 38:22 diz: Contenderei com ele por meio da peste e do sangue; chuva inundante, grandes pedras de saraiva, fogo e enxofre farei cair sobre ele, sobre as suas tropas e sobre os muitos povos que estiverem com ele. Ezequiel 38:23 diz: Assim, eu me engrandecerei, vindicarei a minha santidade e me darei a conhecer aos olhos de muitas nações; e saberão que eu sou o SENHOR. 
6 – Em Apocalipse 16:21 Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH), nos diz que chuvas de pedra caíram do céu sobre as pessoas. Eram grandes pedras, que pesavam mais de trinta quilos. E as pessoas amaldiçoaram a Deus por causa da praga de chuvas de pedra, pois ela era terrível. 
7 - Jó capítulo 38 nos ensina que o ser humano não é nada e que suas previsões ou presunções nada é, porque tudo está nas mãos de Deus. 38:1 Depois disto, o SENHOR, do meio de um redemoinho, respondeu a Jó 38:2 Quem é este que escurece os meus desígnios com palavras sem conhecimento? 38:3 Cinge, pois, os lombos como homem, pois eu te perguntarei, e tu me farás saber. 38:4 Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? Dize-mo, se tens entendimento. 38:5 Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? 38:6 Sobre que estão fundadas as suas bases ou quem lhe assentou a pedra angular, 38:7 quando as estrelas da alva, juntas, alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus? 38:8 Ou quem encerrou o mar com portas, quando irrompeu da madre; 38:9 quando eu lhe pus as nuvens por vestidura e a escuridão por fraldas? 38:10 Quando eu lhe tracei limites, e lhe pus ferrolhos e portas, 38:11 e disse: até aqui virás e não mais adiante, e aqui se quebrará o orgulho das tuas ondas? 38:12 Acaso, desde que começaram os teus dias, deste ordem à madrugada ou fizeste a alva saber o seu lugar, 38:13 para que se apegasse às orlas da terra, e desta fossem os perversos sacudidos? 38:14 A terra se modela como o barro debaixo do selo, e tudo se apresenta como vestidos; 38:15 dos perversos se desvia a sua luz, e o braço levantado para ferir se quebranta. 38:16 Acaso, entraste nos mananciais do mar ou percorreste o mais profundo do abismo?38:17 Porventura, te foram reveladas as portas da morte ou viste essas portas da região tenebrosa? 38:18 Tens ideia nítida da largura da terra? Dize-mo, se o sabes. 38:19 Onde está o caminho para a morada da luz? E, quanto às trevas, onde é o seu lugar, 38:20 para que as conduzas aos seus limites e discirnas as veredas para a sua casa? 38:21 Tu o sabes, porque nesse tempo eras nascido e porque é grande o número dos teus dias! 38:22 Acaso, entraste nos depósitos da neve e viste os tesouros da saraiva, 38:23 que eu retenho até ao tempo da angústia, até ao dia da peleja e da guerra? 38:24 Onde está o caminho para onde se difunde a luz e se espalha o vento oriental sobre a terra? 38:25 Quem abriu regos para o aguaceiro ou caminho para os relâmpagos dos trovões; 38:26 para que se faça chover sobre a terra, onde não há ninguém, e no ermo, em que não há gente; 38:27 para dessedentar a terra deserta e assolada e para fazer crescer os renovos da erva?38:28 Acaso, a chuva tem pai? Ou quem gera as gotas do orvalho? 38:29 De que ventre procede o gelo? E quem dá à luz a geada do céu? 38:30 As águas ficam duras como a pedra, e a superfície das profundezas se torna compacta. 38:31 Ou poderás tu atar as cadeias do Sete-estrelo ou soltar os laços do Órion? 38:32 Ou fazer aparecer os signos do Zodíaco ou guiar a Ursa com seus filhos? 38:33 Sabes tu as ordenanças dos céus, podes estabelecer a sua influência sobre a terra? 38:34 Podes levantar a tua voz até às nuvens, para que a abundância das águas te cubra? 38:35 Ou ordenarás aos relâmpagos que saiam e te digam: Eis-nos aqui? 38:36 Quem pôs sabedoria nas camadas de nuvens? Ou quem deu entendimento ao meteoro? 38:37 Quem pode numerar com sabedoria as nuvens? Ou os odres dos céus, quem os pode despejar, 38:38 para que o pó se transforme em massa sólida, e os torrões se apeguem uns aos outros? 38:39 Caçarás, porventura, a presa para a leoa? Ou saciarás a fome dos leõezinhos, 38:40 quando se agacham nos covis e estão à espreita nas covas? 38:41 Quem prepara aos corvos o seu alimento, quando os seus pintainhos gritam a Deus e andam vagueando, por não terem o que comer? 
8 - Não ficará pedra sobre pedra que não seja derribada. A expressão "não ficará pedra sobre pedra" aparece na Bíblia em Mateus 24:2 e em Lucas 21:5. Jesus a usou para profetizar a destruição do templo e o início de um período de grandes calamidades. Em Mateus 24:2 diz: "Jesus, porém, lhes disse: 'Não vedes tudo isto? Em verdade, eu vos digo que não ficará pedra sobre pedra que não seja derribada". Em Lucas 21:5-19 diz: "Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído". Em Marcos 13:1-8 diz: "Vês estas grandes construções? Não ficará pedra sobre pedra, que não seja derribada". Jesus também disse que haveria guerras, terremotos, fomes, pestes e grandes sinais no céu. "Não ficar pedra sobre pedra" também é uma expressão popular que significa ser completamente demolido ou que uma revolução completa está para acontecer. 
9 - O que significa a pedra angular da esquina? A pedra angular significa geralmente a principal pedra de sustentação que era usada na construção de um edifício na antiguidade. Na Bíblia a pedra angular é também chamada de “pedra de esquina”, pois ela era colocada como base de duas paredes primárias da construção, fixando e determinando sua posição final. Outro significado possível para a expressão “pedra angular” também é aquele que se refere à pedra principal colocada no centro de um arco para unir seus dois lados. Então no primeiro sentido, a pedra angular traz o significado de “pedra fundamental”; enquanto que no segundo sentido ela diz respeito à pedra que estabiliza e une como uma só estrutura os dois lados de um arco formando a própria base do arco. Na antiguidade as construções eram edificadas de uma forma diferente do que normalmente estamos acostumados na atualidade. No início de uma edificação, os construtores selecionavam uma pedra que possuía certas características que lhes permitia servir de base para sustentação e organização de todo o edifício. Essa pedra angular era colocada no canto principal do edifício tornando-se o elemento essencial de seu fundamento. Desse modo, ela não apenas unia e sustentava toda a estrutura, mas também mantinha as paredes em linha reta e fixava a posição das paredes que cruzavam o restante do edifício. 
10 - A pedra angular ou pedra de esquina na Bíblia. Na Bíblia, expressões como “pedra angular” e “pedra de esquina” aparecem tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento como tradução de alguns vocábulos hebraicos e gregos. Além de “pedra angular” e “pedra de esquina” esses vocábulos também são traduzidos como “pedra principal”, “pedra mais importante”, “pedra chave”, “pedra de remate” e “primeira pedra”. Na maioria das vezes, essas expressões são aplicadas no texto bíblico no sentido figurado. É assim, por exemplo, que a pedra angular é citada no livro de Jó em referência à subestrutura do mundo criado poderosamente por Deus (Jó 38:6). É dessa forma também que ao falar do florescer do povo de Deus sob a proteção divina, o salmista Davi fala das filhas de Israel como “pedras angulares, lavradas como colunas de palácio”, (Salmos 144:12). 10 - Jesus Cristo como pedra angular. Sem dúvida a aplicação mais importante das expressões “pedra angular” ou “pedra de esquina” é aquela que se refere metaforicamente a Cristo. Os profetas do Antigo Testamento profetizaram sobre o Messias como sendo a pedra angular do povo de Deus. É assim que as palavras do salmista apontam para Cristo. Ele escreve: “A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular”, (Salmo 118:22). O próprio Senhor Jesus, no contexto da Parábola dos Lavradores Maus, se identificou como sendo a pedra rejeitada pelos construtores que se tornou a pedra angular de acordo com o plano eterno e soberano de Deus, (Mateus21:42;Marcos 12:10; Lucas 20:17). Nesse caso os líderes judaicos são retratados como construtores da nação que acabaram por rejeitar a pedra angular. Mais tarde, o apóstolo Pedro fez uma série de citações do Antigo Testamento ao tratar exatamente deste assunto, (1 Pedro 2:6-8). Primeiro ele cita a profecia do profeta Isaías quando diz: “Vejam, ponho uma pedra em Sião; uma pedra angular escolhida e preciosa, e aquele que confiar nela jamais será envergonhado”, (1 Pedro 2:6; Isaías 28:16). Depois, o apóstolo cita o Salmo 118 ao afirmar: “Agora, para vocês que creem, essa pedra é preciosa. Mas para aqueles que não creem, a pedra que os construtores rejeitaram, tornou-se a pedra de esquina”, (1Pedro2:7; Salmo 118:22). Na sequência, Pedro faz novamente uma citação do profeta Isaías ao explicar: “Uma pedra que faz os homens tropeçarem e uma rocha que os faz cair. Os que não creem tropeçam, pois desobedecem à mensagem; para o que também foram destinados”, (1 Pedro 2:8; Isaías 8:14). 
11 - Estes versículos, incluindo a conclusão dada pelo próprio Senhor Jesus na Parábola dos Lavradores Maus, colocam de uma forma muito clara a importância fundamental de Cristo e sua preciosidade para os crentes; bem como o juízo que recai aos incrédulos que o rejeitam. Então Cristo é a Pedra Angular para os crentes; mas Ele mesmo é também a Pedra de Tropeço para os incrédulos. 
12 - O apóstolo Paulo também fala sobre isso ao ensinar que, apesar da rejeição de Israel, Jesus Cristo é a Pedra em Sião, (Romanos 9:33; Isaías 28:16). Depois, o mesmo apóstolo fala da Igreja de forma figurada como sendo a casa de Deus edificada “sobre o fundamento dos apóstolos e profetas; sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular”, (Efésios 2:20). Portanto, Jesus Cristo é a Pedra Angular sob a qual o fundamento da Igreja está estabelecido. Ele é a Pedra de Esquina que ajusta a direção correta da edificação. Então os crentes, como “pedras vivas” da casa de Deus, são unidos e regulados em conformidade com a Pedra Angular que é Jesus Cristo o nosso Salvador, (1 Pedro 2:5). 
13 - Faraós e reis faziam grandes estátuas e mausoléus de grandes proporções com pedras, para eternizar suas ações e seu reinado ou seu império: um dos casos mais conhecidos foi o de Nabucodonosor que mandou fazer uma grande estátua de ouro para que todos o adorassem, quem assim não fizesse ao tocar os instrumentos na inauguração daquela estátua, seria lançado dentro da fornalha de fogo ardente, o que aconteceu com os amigos do profeta Daniel. 
14 - O apóstolo Paulo ao aconselhar Timóteo, seu filho na fé, disse: Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem. 1 Timóteo 4:15,16. 
15 - O que é uma estátua? Vejamos alguns exemplos do que é uma estátua. Peça esculpida, modelada e ou fundida, representando, de corpo inteiro, um ser humano, um deus ou um animal, (Dn 2.34). E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal, Gênesis 19:26. Não te inclinarás diante dos seus deuses, nem os servirás, nem farás conforme às suas obras; antes os destruirás totalmente, e quebrarás de todo as suas estátuas, Êxodo 23:24. Mas os seus altares derrubareis, e as suas estátuas quebrareis, e os seus bosques (de adoração) cortareis, Êxodo 34:13. Não fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura, nem estátua, nem poreis pedra figurada na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou o SENHOR vosso Deus, Levítico 26:1. Porém assim lhes fareis: Derrubareis os seus altares, quebrareis as suas estátuas; e cortareis os seus bosques, e queimareis a fogo as suas imagens de escultura. Deuteronômio 7:5. E derrubareis os seus altares, e quebrareis as suas estátuas, e os seus bosques queimareis a fogo, e destruireis as imagens esculpidas dos seus deuses, e apagareis o seu nome daquele lugar, Deuteronômio 12:3. E Mical (filha de Saul e dada como esposa a Davi), tomou uma estátua e a deitou na cama, e pôs-lhe à cabeceira uma pele de cabra, e a cobriu com uma coberta, 1 Samuel 19:13. Vindo, pois, os mensageiros, eis que a estátua estava na cama, e a pele de cabra à sua cabeceira, 1 Samuel 19:16. Porque também eles edificaram altos, e estátuas, e imagens de Asera sobre todo o alto outeiro e debaixo de toda a árvore verde, 1 Reis 14:23. Também quebraram a estátua de Baal; e derrubaram a casa de Baal, e fizeram dela latrinas, até ao dia de hoje, 2 Reis 10:27. E levantaram, para si, estátuas e imagens do bosque, em todos os altos outeiros, e debaixo de todas as árvores verdes, 2 Reis 17:10. Ele tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera; porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso, e lhe chamaram Neustã, 2 Reis 18:4. Semelhantemente quebrou as estátuas, cortou os bosques e encheu o seu lugar com ossos de homens, 2 Reis 23:14. E fez o que era mau aos olhos do SENHOR; porém não como seu pai, nem como sua mãe; porque tirou a estátua de Baal, que seu pai fizera. 2 Reis 3:2. E tiraram as estátuas da casa de Baal, e as queimaram, 2 Reis 10:26. 
16 - E acabando tudo isto, todos os israelitas que ali se achavam saíram às cidades de Judá e quebraram as estátuas, cortaram os bosques, e derrubaram os altos e altares por toda Judá e Benjamim, como também em Efraim e Manassés, até que tudo destruíram; então tornaram todos os filhos de Israel, cada um para sua possessão, para as cidades deles, 2 Crônicas 31:1. E quebrará as estátuas de Bete-Semes, que está na terra do Egito; e as casas dos deuses do Egito queimará a fogo, Jeremias 43:13. Há uns homens judeus, os quais constituíste sobre os negócios da província de Babilônia: Sadraque, Mesaque e Abednego; estes homens, ó rei, não fizeram caso de ti; a teus deuses não servem, nem adoram a estátua de ouro que levantaste, Daniel 3:12. Então o rei Nabucodonosor mandou reunir os príncipes, os prefeitos, os governadores, os conselheiros, os tesoureiros, os juízes, os capitães, e todos os oficiais das províncias, para que viessem à consagração da estátua que o rei Nabucodonosor tinha levantado, Daniel 3:2. Tu, ó rei, estavas vendo, e eis aqui uma grande estátua; esta estátua, que era imensa, cujo esplendor era excelente, e estava em pé diante de ti; e a sua aparência era terrível, Daniel 2:31. Falou Nabucodonosor, e lhes disse: É de propósito, ó Sadraque, Mesaque e Abednego, que vós não servis a meus deuses nem adorais a estátua de ouro que levantei? Daniel 3:14. Então se reuniram os príncipes, os prefeitos e governadores, os capitães, os juízes, os tesoureiros, os conselheiros, e todos os oficiais das províncias, à consagração da estátua que o rei Nabucodonosor tinha levantado; e estavam em pé diante da imagem que Nabucodonosor tinha levantado, Daniel 3:3. A cabeça daquela estátua era de ouro fino; o seu peito e os seus braços de prata; o seu ventre e as suas coxas de cobre, Daniel 2:32. Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro da fornalha de fogo ardente. E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos? Daniel 3:15. Quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, prostrar-vos-eis, e adorareis a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor tem levantado, Daniel 3:5. Estavas vendo isto, quando uma pedra foi cortada, sem auxílio de mão, a qual feriu a estátua nos pés de ferro e de barro, e os esmiuçou, Daniel 2:34. E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste, Daniel 3:18. Portanto, no mesmo instante em que todos os povos ouviram o som da buzina, da flauta, da harpa, do saltério e de toda a espécie de música, prostraram-se todos os povos, nações e línguas, e adoraram a estátua de ouro que o rei Nabucodonosor tinha levantado, Daniel 3:7. Então foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como pragana das eiras do estio, e o vento os levou, e não se achou lugar algum para eles; mas a pedra, que feriu a estátua, se tornou grande monte, e encheu toda a terra, Daniel 2:35. Tu, ó rei, fizeste um decreto, pelo qual todo homem que ouvisse o som da buzina, da flauta, da harpa, do saltério, e da gaita de foles, e de toda a espécie de música, se prostrasse e adorasse a estátua de ouro; Daniel 3:10. O rei Nabucodonosor fez uma estátua de ouro, cuja altura era de sessenta côvados, e a sua largura de seis côvados; levantou-a no campo de Dura, na província de Babilônia, Daniel 3:1. O seu coração está dividido, por isso serão culpados; o SENHOR demolirá os seus altares, e destruirá as suas estátuas, Oséias 10:2. Porque os filhos de Israel ficarão por muitos dias sem rei, e sem príncipe, e sem sacrifício, e sem estátua, e sem éfode ou terafim, Oséias 3:4. Israel é uma vide estéril que dá fruto para si mesmo; conforme a abundância do seu fruto, multiplicou também os altares; conforme a bondade da sua terra, assim, fizeram boas as estátuas, Oséias 10:1. Antes levastes a tenda de vosso Moloque, e a estátua das vossas imagens, a estrela do vosso deus, que fizestes para vós mesmos, Amós 5:26. E destruirei do meio de ti as tuas imagens de escultura e as tuas estátuas; e tu não te inclinarás mais diante da obra das tuas mãos, Miquéias 5:13. 
Deus abençoe você e sua família. 

Pr. Waldir Pedro de Souza. 

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário