sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

FESTA DA CARNE OU CARNAVAL

FESTA DA CARNE OU CARNAVAL  

Salmo 1.1; Tiago 1.2-4; Apocalipse 22.11-12.

O Brasil é tradicionalmente conhecido como o país do carnaval. Normalmente esta festa da carne, esta celebração pagã acontece no mês de fevereiro de cada ano. Em todas as cidades e principalmente nas capitais, milhares de pessoas se preparam para o tão sonhado acontecimento. Em algumas regiões semanas inteiras são dedicados aos foliões que se habilitam a percorrerem as principais avenidas atrás de um carro de som extravasando suas emoções e suas paixões carnais.

Fantasias das mais variadas cores extravagantes e modelos com criatividades sem precedentes, desfilam pelas passarelas. O culto à sensualidade já marca o compasso de espera e é a marca registrada dos componentes, dos integrantes das escolas de samba que desfilam seus carros alegóricos em meios às luzes dos refletores e câmaras de TVs tentando focar os corpos desnudos das mulheres em meios aos gritos desconexos vindo das arquibancadas abarrotadas de multidões esperando suas escolas passarem para serem aclamadas e reverenciadas como um culto explicito ao paganismo declarado.

Durante quatro dias ou mais toda esta movimentação aparentemente harmoniosa com ritmos atordoantes e alucinantes regados a bebidas alcoólicas e sexo sem limites enchem ilusoriamente o coração de seus participantes nos variados clubes das noites, na esperança de poderem neste espaço de tempo ceder sem nenhum temor a Deus às suas luxurias, na ignorância de que na quarta-feira confessando os seus excessos pecaminosos, através da figuração das cinzas, serão de seus pecados perdoados como se Deus tivesse permitido, dado o seu aval para outros deuses serem venerados e adorados nesta celebração.

Talvez você não concorde comigo, porém Infelizmente o maior inimigo do ser humano é a sua ignorância. A ignorância têm cegado o entendimento, a lucidez da mente, porém Deus declara com muita rigidez em sua Palavra, a Bíblia as seguintes advertências:

Num.14:18 “O Senhor é longânimo, e grande em misericórdia, que perdoa a iniquidade e a transgressão, que o culpado não tem por inocente, e visita a iniquidade dos pais sobre os filhos até à terceira e quarta geração”.

Rm. 8.5-8,12-14  “Os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; e os que estão na carne não podem agradar a Deus. Portanto, irmãos, somos devedores, não à carne para vivermos segundo a carne; porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus”.

Gal.5:13,24 “Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências”.

Gal.6:8 “Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna”.

Leiam também as referências bíblicas do início desta postagem:

Salmo 1.1; Tiago 1.2-4; Apocalipse 22.11-12.

O QUE É O CARNAVAL

Carnaval é uma palavra originária do latim e é proveniente dos termos “carnis” e “levale”, significando “adeus à carne”. Isso se deve ao fato de preceder a Quaresma, período em que a Igreja Católica quer que os fiéis façam jejum e penitência.

No Brasil, os festejos de Carnaval possuem um período maior do que três dias, como o da Bahia, por exemplo, motivado pelo turismo, que começa na quinta-feira, terminando ao meio-dia da Quarta-feira de Cinzas. Outros locais já começam na sexta-feira, indo até o raiar do dia da quarta-feira.

Os festejos carnavalescos foram trazidos ao Brasil pelos europeus, principalmente da França e da Itália, que promoviam grandes festas nesse período. Fantasias como pierrô e colombina, originárias da França, tornaram-se símbolo do Carnaval no Brasil.

As festas de Carnaval aconteciam sempre nas ruas, com desfiles de fantasias e blocos. Com o tempo, principalmente no Sudeste e Sul, passaram a ser feitas em clubes, com bailes em que predominavam sambas, frevos e marchas compostos especialmente para o evento. Muitas dessas músicas ainda são lembradas nos carnavais atuais.

Os carnavais são motivo também para desfiles de escolas de samba nas principais cidades brasileiras. O Rio de Janeiro foi a primeira cidade a adotar esse tipo de manifestação, que se transformou também numa festa de luxo e beleza, com efeitos especiais e carros alegóricos. A Marquês de Sapucaí é o local dos desfiles de escolas do Rio de Janeiro, tendo a festa transmitida por televisões do mundo todo. Os desfiles de escolas de samba se espalharam pelo país, sendo destaque hoje também em São Paulo. As cidades interioranas também fazem esse tipo de apresentação com escolas locais.

Outras capitais fazem festejos diferentes no Carnaval. Salvador tem o Carnaval “animado” pelos trios elétricos, que enchem as ruas da cidade com foliões, percorrendo circuitos definidos; Recife, a capital do frevo, tem os blocos de Carnaval e é lá que existe o “Galo da Madrugada”, considerado o maior bloco de carnaval do mundo, tendo entrado para o Guiness, o livro dos recordes; ao lado de Recife, Olinda tem nos bonecos gigantes a sua principal atração para os festejos de Momo. 

Outras capitais, principalmente no Nordeste, aproveitam o verão para promover grandes festas, seguindo os ritmos próprios regionais.
O ingrediente básico que faz do Carnaval uma festa para todos é a irreverência, a inversão de normas aceitas pela sociedade, liberando até mesmo comportamentos não tolerados no cotidiano.

A palavra carnaval acabou virando gíria para confusão ou balbúrdia, em referência a essa inversão de comportamento e desrespeito às normas estabelecidas moralmente.

A Origem do Carnaval

O Carnaval tem sua origem mais remota nos rituais de fecundidade da pré-história, quando os homens celebravam o final de inverno e início da primavera, no hemisfério norte, muito embora as historias antigas dos reis do Oriente médio, da África, etc; faziam festas de 6 meses ou mais de duração, cujas festas eram similares aos carnavais. Com o passar dos séculos e início da civilização, também era comemorado como festa de deuses específicos de cada cultura.

Com o advento do Cristianismo, o Carnaval acabou perdendo esse sentido místico, o simbolismo que representava para os antigos e tornou-se o período que antecede a época de jejum e oração da chamada quaresma.
Foi na Idade Média que surgiram os primeiros bailes de máscaras, que se tornaram populares em outros países da Europa e se espalharam pelas terras descobertas pelos europeus. A maior popularidade do Carnaval foi alcançada na época do Renascimento, principalmente na Itália e mais especificamente em Veneza, que ainda mantém um baile de máscaras à luz do dia, varando pelas noites, na Praça de São Marcos, no centro da cidade, que ainda atrai turistas do mundo todo.

O turismo tornou o Carnaval mais um espetáculo do que uma festa popular, principalmente nos grandes centros, mas os blocos conseguem manter o sentido popular da festa, reunindo milhares de pessoas nas ruas, fazendo e praticando todo tipo de imoralidades, permissividades e licenciosidades. 

Os resultados negativos são alarmantes e crescentes a cada ano. As estatísticas de criminalidade e acidentes fatais já passaram de todos os limites. 

Somente Jesus Cristo pode libertar as pessoas dessas libertinagens que só trazem efeitos negativos e aprisionam as pessoas nas trevas. 
“Jesus Cristo é o Caminho, a Verdade e a vida”. João 14.6

Ainda no evangelho de João capítulo 8 versículo 36 está escrito: " 36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres".

Para ser liberto as pessoas precisam conhecer a verdade. A verdade é que Jesus salva, liberta, cura e batiza com o Espírito Santo. Jo.8.32. 

"e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". João 8: 32.

O Senhor Jesus proferiu palavras acalentadoras para as pessoas que não sabem como se livrar da prisão das festas da carne também chamadas em tempos antigos de “bacanais” mas que não tem nada de bacana na verdade.

No Evangelho de Mateus Capítulo 11 versículos 28 a 30 encontramos a seguinte mensagem libertadora e confortadora para quem acha que não existe mais esperança:

Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. Mateus 11: 28-30.

 Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 



quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

PORQUE OS EVANGÉLICOS NÃO DEVEM PARTICIPAR DO CARNAVAL

PORQUE OS EVANGÉLICOS NÃO DEVEM PARTICIPAR DO CARNAVAL

“porquanto Deus não nos chamou para a impureza (imundícia), e sim para a santificação”. 1 Tessalonicenses: 4.7. 

O Brasil é considerado no mundo todo como o "país do carnaval". O Carnaval está relacionado à alegria efêmera da carnalidade; dizem que tem muita liberdade e muita curtição, mas nós sabemos que os excessos cometidos nesses dias de folia causam muita tristeza, dor e angústia. A alegria dura poucos dias, mas as consequências do pecado podem durar uma vida inteira. 

A prostituição, o adultério e as drogas destroem vidas preciosas e muitos guardam como lembranças do Carnaval, as doenças sexuais, gravidez indesejada e muitas feridas na alma. 

Devemos considerar que muitas festas podem ser perigosas, principalmente quando envolvem bebidas alcoólicas e drogas, mas o Carnaval com certeza é a pior delas. Por não ser uma festa familiar, o Carnaval afasta a pessoa; principalmente o jovem, do seu lar, colocando-o num ambiente onde tudo é permitido. Por isso você precisa entender a origem desta festa:

Carnaval, provavelmente, vem da palavra latina "carnelevarium" ou "eliminação da carne" e tem suas raízes nas festas gregas realizadas por volta do ano 600 antes de Cristo, como forma de agradecimento aos deuses pela produção agrícola. Mas o nome atual e sua popularização se devem, principalmente, à iniciativa da Igreja Católica Romana, que adotou a festa no século VI d.C. como uma espécie de despedida aos prazeres da carne nos dias que antecedem à quaresma. Nos quarenta dias de penitência, inspirados no jejum de Jesus no deserto, o católico não poderia comer carne. Por isso, realizava-se, nos três dias antes da quarta-feira de cinzas, o "carne vale", que em latim significa "adeus à carne". Era a oportunidade para que fosse consumida a carne e outros alimentos que, se guardados, apodreceriam durante a quaresma. Sabendo-se que a quaresma seria um tempo de santificação para o católico, o Carnaval foi adquirindo a conotação de um período de liberação nas questões morais.

Com o passar dos séculos, o aspecto religioso enfraqueceu, mas a festa continuou com folias, brincadeiras, libertinagem, músicas, danças e todos os tipos de extravagâncias. As fantasias com máscaras escondem a identidade dos foliões, dando certa sensação de liberdade, podendo brincar sem ser reconhecido pelos outros. Cria-se então a ocasião propícia para expressões que não seriam aceitas no cotidiano. Assim, tornou-se muito comum a prática dos homens se vestirem de mulher e vice-versa. No Brasil, a festa reforçou seu aspecto artístico com desfiles de escolas de samba e carros alegóricos, mas por outro lado, enfatizou o erotismo, com fantasias que expõem o corpo, principalmente das mulheres.

As festas carnavalescas duram de três a sete dias de folia dependendo da região do Brasil , e ao final deles, muita tristeza: famílias e relacionamentos destruídos por causa da traição, mortes por overdose de drogas, acidentes de trânsito, assaltos, grande número de homicídios e brigas.

Quantas moças perdem sua virgindade na loucura do Carnaval e ficam grávidas prematuramente? 

Quantas crianças são roubadas da pureza e da inocência a elas inerentes? 

Quanta violência e loucura em nome do prazer?

Um prazer passageiro, que não preenche a alma, pelo contrário, só aumenta a solidão, as frustrações e traz o peso da culpa.

O Carnaval é uma festa onde as pessoas acham que há licença para pecar e por isso Deus não aprova. A Bíblia diz que o resultado do pecado é a morte (Romanos 6:23), e nós cristãos, não podemos de maneira alguma participar disso. A Bíblia também diz que o cristão se tornou nova criatura, com uma nova natureza, e agora deve buscar a santificação, pois o corpo já não é seu, ele se tornou morada do Espírito Santo. 
(1 Tessalonicenses 4:3,4).

Por isso, você e eu não podemos nos conformar com uma festa que é sinônimo de pecado e alegria passageira, onde Deus fica de fora.

O Carnaval é uma festa imprópria para todos, mas principalmente para o cristão. Alguns vão com o propósito de evangelizar e não podemos proibir o evangelismo, mas devemos alertar que é um trabalho arriscado. Todo cuidado é pouco. Alguns jovens vão com a desculpa de uma diversão inocente. Cuidado! É muito difícil alguém entrar no "esgoto" e sair de lá sem se sujar. Nossa alegria não depende de festas. Em Cristo está o nosso prazer e a nossa alegria, que não termina na Quarta-Feira de Cinzas, mas continua para sempre!

A Bíblia diz: "Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição, mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna”. (Gálatas 6:8).

No livro de Isaías (leia abaixo) vemos uma advertência sobre festas pagãs da época que eram muito parecidas com o Carnaval atual. Esta festa apresenta muitos atrativos, inclusive, para os jovens cristãos, porque hoje muitas coisas são aceitas sob o pretexto de que "não tem nada a ver". Mas cuidado, pois essa festa tem sido um caminho de destruição para muitas vidas. Vejam:

"Ai dos que se levantam pela manhã e seguem a bebedice e continuam até alta noite, até que o vinho os esquente! E harpas e alaúdes, tamboris e gaitas, e vinho há nos seus banquetes, e não olham para a obra do Senhor, nem consideram as obras das suas mãos. Portanto, o meu povo será levado cativo, por falta de entendimento, os seus nobres terão fome, e a sua multidão se secará de sede. Portanto, o inferno grandemente se alargou, e se abriu a sua boca desmesuradamente; e para lá descerão o seu esplendor, e a sua multidão, e a sua pompa, e os que entre eles se alegram. Então, o plebeu se abaterá, e o nobre se humilhará; e os olhos dos altivos se humilharão". (Isaías 5.11-15).

O apóstolo Paulo também vaticina:

“De Deus não se zomba, tudo o que o homem semear isso também ceifará”. 
Tessalonicenses 6.7

Nosso cuidado com a vida espiritual e com nossa comunhão com Deus tem prioridade. Por isso é melhor vigiar e orar do que achar que indo pregar “evangelizar” os carnavalescos não tem importância nenhuma. Vá para um congresso evangélico e ore a Deus em favor da conversão daqueles que infelizmente estão no carnaval, mas são desiludidos e sem direção. Peça a Deus para colocar essas pessoas no seu caminho para que você possa estender a mão e ajudá-las.

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia,  Pastor e Escritor. 


terça-feira, 30 de janeiro de 2018

QUEM PARTICIPARÁ DAS BODAS DO CORDEIRO

QUEM PARTICIPARÁ DAS  BODAS DO CORDEIRO



Quem participará das bodas do Cordeiro?


Há uma curiosidade das pessoas em saber quem são os convidados para as bodas do Cordeiro e quem realmente vai participar. Vamos refletir aqui em diversas nuances o que a Bíblia diz sobre este assunto.  

1) - Em 2Coríntios 1.2 já temos um visão sobre quem participará. É claro que quem participará são aqueles servos fiéis que O esperam.  

2Coríntios 12.2
2 Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

Aqueles que estão em comunhão e paz com Deus participarão das Bodas do Cordeiro.

02) – O livro de  Rute 4.1,10,21,22  nos conta a história de Rute no velho testamento e é uma pré-figura da espera e do preparo da noiva, aguardando a chegada do noivo para o casamento. 

O capítulo 4 do livro de Rute nos traz a figura do noivo em busca da noiva. Boaz foi um remidor eficaz. Boaz procurou todos os meios para ser o remidor de Rute e se casar com ela. Leia no texto bíblico referenciado como e quando Boaz se casa com Rute. Veja como Deus preparou a descendência de Davi através das gerações que futuramente nasceria o Filho de Deus, Jesus.       

Rt 4.1,10,21,22
1 Boaz subiu à porta da cidade, e assentou-se ali. Quando o remidor de que ele havia falado ia passando, disse-lhe Boaz: Meu amigo venha cá, assenta-te aqui. Ele se virou, e se assentou.
10 e de que também tomei por mulher a Rute, a moabita, que foi mulher de Malom, para suscitar o nome do falecido na sua herança, para que a nome dele não seja desarraigado dentre seus irmãos e da porta do seu lugar; disto sois hoje testemunhas.
21 Salmom gerou a Boaz, Boaz gerou a Obede,
22 Obede gerou a Jessé, e Jessé gerou a Davi.
Aqueles que foram remidos, tanto dos gentios como dos Judeus, e que se tornaram amigos de Jesus, participarão das Bodas do Cordeiro.

03) - Ester 1.2,12 – Quem não espera com paciência a chegada do noivo e não se prepara para a festa, não participará. Pior ainda para quem recusar a palavra do rei Jesus.       

Ester 1.2,12
2 que, estando o rei Assuero assentado no seu trono do seu reino em Susã, a capital,
12 Porém a rainha Vasti recusou vir conforme a palavra do rei, pela mão dos eunucos; pelo que o rei muito se enfureceu, e ardeu nele a sua ira. 
Ou seja, quanto àqueles que se recusarem a aceitar o sacrifício de Jesus como salvador das suas vidas, sofrerão o castigo, como a Rainha Vasti sofreu por não entrar na presença do Rei .

04) - Ester 2.15 – Os que alcançarem graça diante dos olhos do Senhor, esses participarão das bodas do Cordeiro; a rainha Ester nos deu esse exemplo, ela alcançou graça diante do Rei Assuero que imediatamente levantou seu cetro, demonstrando que ela era bem vinda à sua presença; ninguém podia adentrar à presença do rei sem ser chamado ou convidado, sob pena de ser morto se adentrasse à presença do rei sem esse convite ou chamado oficial. 

Ester 2.15
15 Ora, quando chegou a vez de Ester, filha de Abiail, tio de Mordecai, que a tomara por sua filha, para ir ao rei, coisa nenhuma pediu senão o que indicou Hegai, eunuco do rei, guarda das mulheres.  Mas Ester alcançava graça aos olhos de todos quantos a viam.

05) - Gênesis 41.45 – Assim como faraó deu um novo nome para José, Jesus Cristo dará um novo nome para os salvos lá na glória. Aqui na terra os salvos, convertidos ao evangelho do Senhor Jesus,  são conhecidos não por seus próprios nomes, mas de bíblias, crentes, evangélicos, protestantes e outros adjetivos.      

Gênesis 41.45
45 Faraó chamou a José Zafnate-Paneã, e deu-lhe por mulher Asenate, filha de Potífera, sacerdote de Om. Depois saiu José por toda a terra do Egito. Prefiguração do que Deus faria à nação de Israel.

06)- Genesis 24 – Assim como Isaque desejava ardentemente receber sua noiva, a igreja espera ardentemente seu noivo para participar das bodas do cordeiro.      

Em Gênesis 24.1-67 encontramos a linda história de Isaque e Rebeca que prefiguram a espera do noivo até a chegada da noiva para as bodas do Cordeiro. É uma leitura um pouco extensa, porém necessária para compreensão do assunto.  

Gênesis 24.1-67
1 Ora, Abraão era já velho e de idade avançada; e em tudo o Senhor o havia abençoado.
2 E disse Abraão ao seu servo, o mais antigo da casa, que tinha o governo sobre tudo o que possuía: Põe a tua mão debaixo da minha coxa,
3 para que eu te faça jurar pelo Senhor, Deus do céu e da terra, que não tomarás para meu filho mulher dentre as filhas dos cananeus, no meio dos quais eu habito;
4 mas que irás à minha terra e à minha parentela, e dali tomarás mulher para meu filho Isaque.
5 Perguntou-lhe o servo: Se porventura a mulher não quiser seguir-me a esta terra, farei, então, tornar teu filho à terra donde saíste?
6 Respondeu-lhe Abraão: Guarda-te de fazeres tornar para lá meu filho.
7 O Senhor, Deus do céu, que me tirou da casa de meu pai e da terra da minha parentela, e que me falou, e que me jurou, dizendo: À tua o semente darei esta terra; ele enviará o seu anjo diante de si, para que tomes de lá mulher para meu filho.
8 Se a mulher, porém, não quiser seguir-te, serás livre deste meu juramento; somente não farás meu filho tornar para lá.
9 Então pôs o servo a sua mão debaixo da coxa de Abraão seu senhor, e jurou-lhe sobre este negócio.
10 Tomou, pois, o servo dez dos camelos do seu senhor, porquanto todos os bens de seu senhor estavam em sua mão; e, partindo, foi para a Mesopotâmia, à cidade de Naor.
11 Fez ajoelhar os camelos fora da cidade, junto ao poço de água, pela tarde, à hora em que as mulheres saíam a tirar água.
12 E disse: Ó Senhor, Deus de meu senhor Abraão, dá-me hoje, peço-te, bom êxito, e usa de benevolência para com o meu senhor Abraão.
13 Eis que eu estou em pé junto à fonte, e as filhas dos homens desta cidade vêm saindo para tirar água;
14 faze, pois, que a donzela a quem eu disser: Abaixa o teu cântaro, peço-te, para que eu beba; e ela responder: Bebe, e também darei de beber aos teus camelos; seja aquela que designaste para o teu servo Isaque. Assim conhecerei que usaste de benevolência para com o meu senhor.
15 Antes que ele acabasse de falar, eis que Rebeca, filha de Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão, saía com o seu cântaro sobre o ombro.
16 A donzela era muito formosa à vista, virgem, a quem varão não havia conhecido; ela desceu à fonte, encheu o seu cântaro e subiu.
17 Então o servo correu-lhe ao encontro, e disse: Deixa-me beber, peço-te, um pouco de água do teu cântaro.
18 Respondeu ela: Bebe, meu senhor. Então com presteza abaixou o seu cântaro sobre a mão e deu-lhe de beber.
19 E quando acabou de lhe dar de beber, disse: Tirarei também água para os teus camelos, até que acabem de beber.
20 Também com presteza despejou o seu cântaro no bebedouro e, correndo outra vez ao poço, tirou água para todos os camelos dele.
21 E o homem a contemplava atentamente, em silêncio, para saber se o Senhor havia tornado próspera a sua jornada, ou não.
22 Depois que os camelos acabaram de beber, tomou o homem um pendente de ouro, de meio siclo de peso, e duas pulseiras para as mãos dela, do peso de dez siclos de ouro;
23 e perguntou: De quem és filha? Dize-mo, peço-te. Há lugar em casa de teu pai para nós pousarmos?
24 Ela lhe respondeu: Eu sou filha de Betuel, filho de Milca, o qual ela deu a Naor.
25 Disse-lhe mais: Temos palha e forragem bastante, e lugar para pousar.
26 Então inclinou-se o homem e adorou ao Senhor;
27 e disse: Bendito seja o Senhor Deus de meu senhor Abraão, que não retirou do meu senhor a sua benevolência e a sua verdade; quanto a mim, o Senhor me guiou no caminho à casa dos irmãos de meu senhor.
28 A donzela correu, e relatou estas coisas aos da casa de sua mãe.
29 Ora, Rebeca tinha um irmão, cujo nome era Labão, o qual saiu correndo ao encontro daquele homem até a fonte;
30 porquanto tinha visto o pendente, e as pulseiras sobre as mãos de sua irmã, e ouvido as palavras de sua irmã Rebeca, que dizia: Assim me falou aquele homem; e foi ter com o homem, que estava em pé junto aos camelos ao lado da fonte.
31 E disse: Entra, bendito do Senhor; por que estás aqui fora? pois eu já preparei a casa, e lugar para os camelos.
32 Então veio o homem à casa, e desarreou os camelos; deram palha e forragem para os camelos e água para lavar os pés dele e dos homens que estavam com ele.
33 Depois puseram comida diante dele. Ele, porém, disse: Não comerei, até que tenha exposto a minha incumbência. Respondeu-lhe Labão: Fala.
34 Então disse: Eu sou o servo de Abraão.
35 O Senhor tem abençoado muito ao meu senhor, o qual se tem engrandecido; deu-lhe rebanhos e gado, prata e ouro, escravos e escravas, camelos e jumentos.
36 E Sara, a mulher do meu senhor, mesmo depois, de velha deu um filho a meu senhor; e o pai lhe deu todos os seus bens.
37 Ora, o meu senhor me fez jurar, dizendo: Não tomarás mulher para meu filho das filhas dos cananeus, em cuja terra habito;
38 irás, porém, à casa de meu pai, e à minha parentela, e tomarás mulher para meu filho.
39 Então respondi ao meu senhor: Porventura não me seguirá a mulher.
40 Ao que ele me disse: O Senhor, em cuja presença tenho andado, enviará o seu anjo contigo, e prosperará o teu caminho; e da minha parentela e da casa de meu pai tomarás mulher para meu filho;
41 então serás livre do meu juramento, quando chegares à minha parentela; e se não te derem, livre serás do meu juramento.
42 E hoje cheguei à fonte, e disse: Senhor, Deus de meu senhor Abraão, se é que agora prosperas o meu caminho, o qual venho seguindo,
43 eis que estou junto à fonte; faze, pois, que a donzela que sair para tirar água, a quem eu disser: Dá-me, peço-te, de beber um pouco de água do teu cântaro,
44 e ela me responder: Bebe tu, e também tirarei água para os teus camelos; seja a mulher que o Senhor designou para o filho de meu senhor.
45 Ora, antes que eu acabasse de falar no meu coração, eis que Rebeca saía com o seu cântaro sobre o ombro, desceu à fonte e tirou água; e eu lhe disse: Dá-me de beber, peço-te.
46 E ela, com presteza, abaixou o seu cântaro do ombro, e disse: Bebe, e também darei de beber aos teus camelos; assim bebi, e ela deu também de beber aos camelos.
47 Então lhe perguntei: De quem és filha? E ela disse: Filha de Betuel, filho de Naor, que Milca lhe deu. Então eu lhe pus o pendente no nariz e as pulseiras sobre as mãos;
48 e, inclinando-me, adorei e bendisse ao Senhor, Deus do meu senhor Abraão, que me havia conduzido pelo caminho direito para tomar para seu filho a filha do irmão do meu senhor.
49 Agora, pois, se vós haveis de usar de benevolência e de verdade para com o meu senhor, declarai-mo; e se não, também mo declarai, para que eu vá ou para a direita ou para a esquerda.
50 Então responderam Labão e Betuel: Do Senhor procede este negócio; nós não podemos falar-te mal ou bem.
51 Eis que Rebeca está diante de ti, toma-a e vai-te; seja ela a mulher do filho de teu senhor, como tem dito o Senhor.
52 Quando o servo de Abraão ouviu as palavras deles, prostrou-se em terra diante do Senhor:
53 e tirou o servo joias de prata, e joias de ouro, e vestidos, e deu-os a Rebeca; também deu coisas preciosas a seu irmão e a sua mãe.
54 Então comeram e beberam, ele e os homens que com ele estavam, e passaram a noite. Quando se levantaram de manhã, disse o servo: Deixai-me ir a meu senhor.
55 Disseram o irmão e a mãe da donzela: Fique ela conosco alguns dias, pelo menos dez dias; e depois irá.
56 Ele, porém, lhes respondeu: Não me detenhas, visto que o Senhor me tem prosperado o caminho; deixai-me partir, para que eu volte a meu senhor.
57 Disseram-lhe: chamaremos a donzela, e perguntaremos a ela mesma.
58 Chamaram, pois, a Rebeca, e lhe perguntaram: Irás tu com este homem; Respondeu ela: Irei.
59 Então despediram a Rebeca, sua irmã, e à sua ama e ao servo de Abraão e a seus homens;
60 e abençoaram a Rebeca, e disseram-lhe: Irmã nossa, sê tu a mãe de milhares de miríades, e possua a tua descendência a porta de seus aborrecedores.
61 Assim Rebeca se levantou com as suas moças e, montando nos camelos, seguiram o homem; e o servo, tomando a Rebeca, partiu.
62 Ora, Isaque tinha vindo do caminho de Beer-Laai-Rói; pois habitava na terra do Neguebe.
63 Saíra Isaque ao campo à tarde, para meditar; e levantando os olhos, viu, e eis que vinham camelos.
64 Rebeca também levantou os olhos e, vendo a Isaque, saltou do camelo
65 e perguntou ao servo: Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro? respondeu o servo: É meu senhor. Então ela tomou o véu e se cobriu.
66 Depois o servo contou a Isaque tudo o que fizera.
67 Isaque, pois, trouxe Rebeca para a tenda de Sara, sua mãe; tomou-a e ela lhe foi por mulher; e ele a amou. Assim Isaque foi consolado depois da morte de sua mãe.

Concluímos na certeza de já sabermos quem participará e o que são essas bodas do Cordeiro. Se não vejamos ainda:

O que verdadeiramente será este evento? Será o encontro glorioso, já nos céus, entre Cristo e sua Igreja amada. Será um evento único,  inédito, inenarrável. 

“Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou”. Ap 19.7 

Os chamados “casamentos do século” nem de longe podem comparar-se às Bodas do Cordeiro. Jesus previu esse acontecimento: “E eu vos destino o Reino, como meu Pai mo destinou, para que comais e bebais à minha mesa no meu Reino”. Lc 22.29,30

 Na visão do Apocalipse, João teve o privilégio de registrar o anúncio do grande acontecimento, que marcará para sempre a união entre Cristo e sua Igreja.

Quem poderá participar destas bodas?

Todos os salvos em Jesus Cristo. João viu a multidão incalculável de remidos por Cristo que estarão com Ele nos céus Ap 5.11 

A Noiva do Cordeiro (a Igreja) é composta dos cristãos verdadeiros e dos crentes de todas as épocas.

Quem ficará de fora deste glorioso evento? 

A Palavra de Deus nos assegura que ficarão de fora todos os que não se mantiveram fiéis e puros até a volta de Jesus, porém, Apocalipse 22.15 apresenta uma relação, mais detalhada, dos que ficarão de fora das Bodas do Cordeiro. Não poderão participar: “os cães, os feiticeiros e os que se prostituem, e os homicidas, os idólatras e qualquer que ama e comete a mentira”.
Ap 22.12-15 

A palavra “cães” é vista também em Filipenses 3.2 com o mesmo sentido. Os “cães” são provavelmente os maus obreiros, aqueles que “matam”, dispersam e exploram as ovelhas do Senhor Jesus. Quanto à prostituição, o termo pode se referir tanto à venda do corpo quanto a qualquer tipo de relação sexual ilícita. Deus criou o sexo e estabeleceu leis imutáveis para sua utilização. Na Bíblia, temos esses preceitos em vários textos como em Mateus 5.32; 15.19; 19.9 (relações ilícitas); 1 Coríntios 5.1 (fornicação); 6.18; 7.2 (impureza); Apocalipse 17.2 (devassidão). As Escrituras Sagradas hoje nos advertem: “Que vos abstenhais da prostituição”.

II. A REJEIÇÃO AO CONVITE DO CORDEIRO.

O convite ao povo de Israel. 

Na parábola das Bodas, que se encontra no texto abaixo , Jesus quis antecipar o que acontecerá com os que não estiverem preparados para entrar nos céus. No texto de Mateus 22.1-14, vê-se que “um certo rei celebrou as bodas de seu filho” [...] (v.2). Esse rei representa Deus, o Pai, que já preparou tudo nos céus para as bodas do Cordeiro, de seu Filho Jesus Cristo. Num primeiro momento, aquele rei manda “seus servos a chamar os convidados para as bodas; e estes não quiseram vir” (v.3). Refere-se aos judeus, que, durante séculos, não quiseram ouvir os profetas que lhes transmitiram a Palavra de Deus, convidando-os para viverem com Ele. Atualmente, muitos também não dão ouvidos aos profetas do Altíssimo que têm alertado a Igreja quanto à volta do Rei.

A tragédia dos que rejeitaram a Deus.

Por rejeitarem a Deus e ao seu Filho, os judeus vêm sofrendo ao longo dos tempos. Eles sofreram com os cativeiros assírio e babilônico, onde amargaram a dor por causa de sua desobediência. No ano 70 d.C., Jerusalém foi invadida pelos romanos, sob o comando do general Tito, e todos foram dispersos e perseguidos por várias nações. Até hoje, Israel como um todo sofre por não reconhecer Jesus como o Messias. Mas há um remanescente que será salvo (Rm 9.27; Ap 7.4-8).

O Rei convida a todos para as bodas. O Rei aqui representa o próprio Sr. Jesus figuradamente.

Na parábola das Bodas (Mt 22.1-14) o rei envia o convite a todos que pertencem ao seu reino, porém seus súditos não quiseram comparecer às bodas. Estes que tiveram a liberdade de rejeitarem o convite referem-se a Israel. No entanto, nas Bodas do Cordeiro, todos os que rejeitarem o convite de Jesus Cristo (judeus e gentios) serão excluídos eternamente da presença e da comunhão do Filho de Deus.

E você está preparado para o arrebatamento da igreja? Todos os que forem arrebatados estarão nas bodas do Cordeiro. 

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor



segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

DEUS ABENÇOA NOSSO PÃO E A NOSSA ÁGUA

DEUS ABENÇOA NOSSO PÃO E A NOSSA ÁGUA 


E servireis ao SENHOR vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e Eu tirarei do meio de vós as enfermidades. Êxodo 23:25.

Deus sempre cuida de nós, são nossas limitações humanas que nos fazem sair da promessa. Passamos muitas situações em nossas vidas que a mão do Senhor é  que nos sustenta naquelas horas mais difíceis que passamos. Quando Ele permite a provação em nossas vidas, pode ter certeza que sempre estará atento às nossas condições  físicas, emocionais e espirituais.  Ele nos prova, mas sabe até onde podemos ir na provação, não deixa os seus filhos se acabarem na provação, antes e sempre tem surpresas para nós no final de cada provação nos presenteando com muitas vitórias. 

Se a gente realmente se colocar em seus braços e fazer a sua vontade Ele é fiel para cuidar de nós e satisfazer o desejo de nossos corações. O orgulhoso de coração levanta contendas, mas o que confia no SENHOR prosperará. Provérbios 28:25

Confia no SENHOR e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. 
Salmos 37:3

Porque certamente te livrarei, e não cairás à espada; mas a tua alma terás por despojo, porquanto confiaste em mim, diz o SENHOR. 
Jeremias 39:18

Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão. Salmos 37:25

O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta. 1 Samuel 2:7

Do justo não tira os seus olhos; antes estão com os reis no trono; ali os assenta para sempre, e assim são exaltados. Jó 36:7

Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do SENHOR são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo. 1 Samuel 2:8

JESUS É O PÃO DA VIDA 

“Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede”. João 6.35

O que Ele quis dizer com tal descrição? Ao comparar-Se com o pão, Ele indica que é o sustento da vida: Sua Pessoa é tão indispensável para nós quanto o pão diário.

Talvez isso não seja imediatamente claro. Agora imagine que o Filho de Deus não tivesse se tornado Homem, ou que não tivesse dado Sua vida por nós. Quem poderia lidar com a questão da nossa culpa? Que esperança haveria para pessoas perdidas que buscam se livrar da carga de culpa que as escraviza?

Sem o Senhor Jesus e Sua morte expiatória na cruz, todos os seres humanos estariam irremediavelmente perdidos e destinados ao inferno. Mas, por meio do evangelho, há esperança de vida, de vida eterna. “Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3.16

Mas Deus queria nos dar muito mais que isso. Conceder a vida eterna aos que se achegam a Ele em arrependimento e fé, recebendo-os como Seus filhos por amor do Senhor Jesus não é suficiente: Deus deseja que os redimidos se alimentem de Cristo e sejam semelhantes a Ele. Na prática, isso significa oração e leitura diária da Palavra de Deus, da mesma maneira e com o mesmo cuidado que nos alimentamos e tratamos do nosso corpo físico.

JESUS A FONTE DA ÁGUA DA VIDA 

A mulher disse-lhe: Senhor, dá-me dessa água”. João 4.15

Você se lembra que nosso Salvador tinha falado com a mulher samaritana sobre a água viva. Ele se esforçou para chamar sua atenção, usando uma metáfora relativa ao trabalho que ela estava realizando de tirar água do poço.

 A água era o objetivo principal em seus pensamentos e Jesus santificou o elemento mostrando para a mulher samaritana que havia uma água purificadora cujo fim era gracioso e transformador. 

Sentado na boca do poço, eu acho que eu posso ver o seu rosto sincero observando os olhos maravilhados da mulher enquanto falava com ela como ela nunca havia ouvido antes se falar sobre um tipo de água que faria com que uma pessoa nunca tivesse sede novamente e que a faria saltar da morte para a vida. 

No início, a mulher argumentou. “Senhor, tu não tens com que tirá-la, e o poço é fundo”, e assim por diante. Mas ela logo passou do período de questionamentos e clamou: “Senhor, dá-me dessa água”. Ela ainda estava confusa e nem sequer compreendeu a sua própria petição. Isso fica claro a partir das palavras que seguem o texto: “para que eu não tenha mais sede, nem venha aqui tirá-la".

Ela estava dando um sentido material a uma expressão espiritual. Ela estava pensando da água que poderia umedecer os lábios, quando Cristo estava falando daquela Água Viva, a sua própria graça e amor que toca o coração, e transforma o mais vil pecador.

A água é um elemento essencial no mundo natural. Há um mundo espiritual, que para que o descrevamos, somos obrigados a usar analogias tiradas do mundo natural. E a Graça de Deus no mundo mental e espiritual é exatamente o que a água é no mundo natural. Você precisa de água como um homem. Você deve tê-la, em certas ocasiões. Ela torna-se uma necessidade imperativa. 

Essa necessidade é tão forte que você deve beber água constantemente ou morrer de sede. 

Você precisa de Graça Divina, que é a água da vida,  como um homem, e não para o seu corpo, mas para a sua alma, e é imperativo que você deve tê-la, ou então sua alma ficará sedenta e em dor aqui na terra, e, em seguida, no momento da morte as dores do remorso se apresentarão, e, depois terá uma sede eterna, insaciável, uma necessidade que jamais será satisfeita, será a segunda morte de Apocalipse 21.8, infelizmente.

A água, em primeiro lugar, sacia a sede, e assim é a Graça de Deus. O homem que beber dessa água não terá sede de beber dessa água novamente. Sua necessidade corporal é atendida com a ingestão da água natural e sua alma será dessedentada  com a água da vida. O homem que recebe a graça de Deus em seu coração recebe aquilo que a sua natureza espiritual está necessitando. O homem por natureza é tão tolo que não sabe o que sua natureza necessita, mas ele sente que precisa de algo e quem preenche essa lacuna na vida do ser humano é Jesus. 

JESUS É QUEM NOS CURA E NOS LIVRA DE TODAS AS ENFERMIDADES. 

Percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo. Mateus 4.23

O assunto de Cura preencheu boa parte dos Evangelhos e consequentemente o ministério do Senhor Jesus.

Nós sim podemos classificar como um ministério de cura toda a trajetória terrena de Jesus pois a Bíblia dedica passagens inteiras só falando das multidões que foram alcançadas por Cristo.

Todos aqueles que se aproximavam de Cristo com o coração sincero, pela fé eram curados.
Um texto de Atos dos Apóstolos resume aquilo que o Senhor fez pelas pessoas:

“Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele”. Atos 10.38

Nesse texto percebemos algumas verdades nos evangelhos as quais são:

Jesus foi ungido por Deus com o Espírito Santo e poder para curar.

Deus estava curando através de Jesus.

A pessoas que Ele curou eram oprimidas pelo diabo.

Ele curou a todos os oprimidos.

As enfermidades são opressão maligna.

 A CURA É PARA TODAS AS PESSOAS ?

Depois de percebermos que Jesus andou curando os enfermos pelo poder de Deus, a pergunta feita por muitos é: A cura é para todos?

Essa tem sido a dúvida de multidões sobre o assunto de cura e o texto abaixo é claro em explicar que Jesus curou a todos os que estavam doentes. Observe que Jesus não curou a maioria, nem metade, mas todos, vejamos:

“Chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados; e ele meramente com a palavra expeliu os espíritos e curou todos os que estavam doentes; para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías: Ele mesmo tomou as nossas enfermidades e carregou com as nossas doenças”. Mateus 8.16-17.

O texto diz que Jesus curou a todos, observe que Ele não curou a maioria, mas a todos, isso mostra a vontade de nosso Pai, que todos aqueles que estão enfermos sejam sarados, curados.

Outra passagem que mostra a vontade de Deus em curar todas as pessoas está no evangelho de marcos capitulo um, nos versos quarenta a quarenta e um, observe:

“Aproximou-se dele um leproso rogando-lhe, de joelhos: Se quiseres, podes purificar-me.

Jesus, profundamente compadecido, estendeu a mão, tocou-o e disse-lhe: Quero, fica limpo! No mesmo instante, lhe desapareceu a lepra, e ficou limpo”. Marcos 1.40-42

A grande dúvida desse homem não era se Jesus podia, era se Jesus queria curá-lo.

Os versículos anteriores mostram que Jesus já estava curando pelo poder de Deus, Ele já operava nesse poder de cura quando de repente o leproso aproximou-se e perguntou se o Senhor Jesus queria curá-lo.

A grande dúvida desse homem não era sobre o poder e sim sobre a vontade de Jesus.

Quando perguntamos aos cristãos se Deus tem poder, todo crente concordará que Deus é Todo-poderoso. Mas a questão é: De que adianta saber que Deus é poderoso, se eu não sei se Ele quer a minha cura?

A Bíblia diz que o Senhor Jesus profundamente compadecido estendeu a mão e disse algo; é interessante que antes de curar o Senhor falou algo. O que ele falou? Quero, fica limpo!

Perceba que antes de curar Jesus corrigiu um pensamento errado sobre o assunto, Ele corrigiu o equívoco doutrinário de achar que Deus cura uns e outros não. O Senhor falou quero, e se Jesus quer a cura para uma pessoa e Ele não faz acepção de pessoas, então Ele vai querer a cura para todos nós também, aqui e agora. Creia e receba a cura em nome de Jesus. 

Deus abençoe você e sua família.

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 



domingo, 28 de janeiro de 2018

O SOAR DA ÚLTIMA TROMBETA

O SOAR DA ÚLTIMA TROMBETA


Para falar sobre o que é o soar da última trombeta o apóstolo Paulo usa a palavra “mistério”, isso porque a maioria das pessoas nunca vão entender e nem compreender, além é claro de até criticar os que acreditam nisso. Então esse mistério só será também compreendido e percebido por aqueles que estão plenamente na graça e na comunhão do Senhor Jesus. 
Eis que vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos mas, todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao soar da última trombeta. Pois a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. (1 Coríntios 15.51-52).
Na passagem supracitada, a vinda de Jesus está relacionada ao soar da "última trombeta". Mas que trombeta é esta?
Antes de tudo, convém dizer que a volta de Jesus é um dos assuntos mais solenes e importantes da Bíblia. De Gênesis à Apocalipse se fala na pessoa de Jesus. Mas, enquanto dezenas de passagens descrevem a primeira vinda do Messias, para nascer e morrer em nosso lugar, outras centenas de versículos bíblicos se ocupam com a mensagem de que Jesus voltará.
Para se ter uma idéia de como esse assunto é importante, saiba que a volta de Jesus é mencionada 1.845 vezes em toda a Bíblia, sendo 1.527 no Antigo Testamento e 318 no Novo Testamento.

Por ocasião da volta de Cristo para arrebatar sua Igreja, o apóstolo Paulo vaticina que "o mesmo Senhor descerá do Céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus". (1 Ts 4.16). 
Novamente, o apóstolo faz menção da trombeta, quem sem dúvida é a mesma que é citada na Carta aos Coríntios, na passagem bíblica que abre este comentário.

A Bíblia menciona muitos instrumentos musicais, contudo o mais citado é a trombeta. Na Antiga Aliança, os toques das trombetas já eram muito importantes: Israel marchava ao toque das trombetas; os sacerdotes em várias solenidades tocavam as trombetas.

Vemos, no Livro de Números, que havia duas trombetas de prata, que eram tocadas em várias ocasiões especiais:

1) Eram tocadas para a convocação da congregação do deserto: quando ambas eram tocadas, então toda a congregação era convocada; quando apenas uma era tocada, somente os príncipes (maiorais de cada tribo) eram convocados. (Nm 10. 2-4);

2) Eram tocadas para a partida dos arraiais das tribos de Israel: quando eram tocadas retinindo, partiam os arraiais alojados da banda do oriente; e na segunda vez que eram tocadas retinindo partiam os arraiais da banda do sul. (Nm 10.2, 5-6);

3) Eram tocadas também retinindo quando os israelitas iam à peleja contra os seus inimigos (Nm 10.9): ocorreu, por exemplo, quando o povo de Israel conquistou a cidade de Jericó (Js 6.16) e quando Gideão, com seus trezentos homens, pelejou contra os midianitas. (Jz 7.20);

4) Eram tocadas em ocasiões festivas: nas solenidades, nos princípios dos meses, nos dias de alegria para o povo, e sobre os holocaustos e os sacrifícios pacíficos que eram oferecidos a Deus. (Nm 10.10).

Outrossim, se ouvia o toque de trombeta em ocasiões de juízo divino (Am 3.6) e quando era anunciado o advento de um novo rei. (1 Rs 1.39).

A simbologia é tão forte que a Bíblia diz que ao proclamarmos a Palavra de Deus devemos levantar a voz como trombeta. (Is 58.1; Jl 2.1).

Na Epístola aos Colossenses, o apóstolo Paulo nos ensina que as solenidades e cerimônias da Antiga Aliança são "sombras das coisas futuras". (Cl 2.17). 
Daí que os toques de trombetas prefiguravam eventos também futuros.

Da mesma forma que os filhos de Israel partiam do seu acampamento ao toque das trombetas, quando a trombeta de Deus tocar a Igreja partirá deste mundo para entrar na Canaã Celestial.

Da mesma forma que as trombetas eram tocadas em ocasiões de festa e de alegria, assim também a trombeta de Deus será tocada para anunciar o início da época mais feliz da Igreja de Deus: a época em que estaremos para sempre com o Senhor.

Da mesma forma que se ouvia o toque de trombeta para anunciar a posse ou a chegada de um rei, também os redimidos ouvirão o soar da trombeta de Deus anunciando a chegada do Rei dos reis e Senhor dos senhores para arrebatar a sua Igreja!

A Bíblia diz que tudo o quanto foi escrito no Antigo Testamento, para o nosso ensino e esperança foi escrito. (Rm 15.4). De fato, o soar da última trombeta fala da esperança da Igreja.

Enquanto o mundo se fecha dentro de um fatalismo histórico, sem expectativas, sem futuro, a Igreja caminha neste mundo com uma esperança. (I Ts 4.13-18; I Co 15.19; Fp 3.20-21; I Jo 3.3).

Mas porque a trombeta do arrebatamento da Igreja é chamada de "a última trombeta"?

É chamada de a última trombeta porque assinala o fim da Dispensação da Graça e da Era da Igreja aqui na Terra. (Am 8.11).

Não podemos confundir essa trombeta com as sete trombetas que serão tocadas por sete anjos, e são mencionadas no livro de Apocalipse. As sete trombetas não anunciam a volta de Jesus para arrebatar a sua Igreja, mas são anunciadoras dos juízos de Deus que serão derramados no mundo durante o período terrível da Grande Tribulação. (Ap 8-11).

A última trombeta da Dispensação da Graça será tocada por ocasião do advento, do regresso de Cristo à Terra para nos levar consigo para as Mansões Celestiais, para o Santo Reinado.

No entanto, muitos estarão desapercebidos quando a última trombeta ressoar. Segundo a Bíblia, quando a trombeta do arrebatamento tocar, haverá:

1) Haverá uma grande surpresa

Porém daquele Dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente meu Pai. E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do Homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao Dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o Dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem. (Mt 24.36-39)

2) Haverá uma grande  separação

Estarão dois numa cama; um será tomado, e o outro será deixado. Duas estarão juntas, moendo; uma será tomada, e a outra será deixada. Dois estarão no campo; um será tomado, e o outro será deixado. (Lc 17.34-36
Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não o serve. (Ml 3.18)
Amados irmãos, que estejamos preparados para o dia da volta de Jesus. Que todos os dias possamos viver em obediência à Sua Palavra, e assim, conservarmos a sublime esperança de que não ficaremos confundidos, mas que seremos, pela infinita misericórdia de Deus, arrebatados para encontrarmos com o Senhor nos ares, quando   a última trombeta soar! 
Maranata! Ora vem, Senhor Jesus!

Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras. (1 Ts 4.18).

Deus abençoe você e sua família


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor