sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

FESTA DA CARNE OU CARNAVAL

FESTA DA CARNE OU CARNAVAL  

Salmo 1.1; Tiago 1.2-4; Apocalipse 22.11-12.

O Brasil é tradicionalmente conhecido como o país do carnaval. Normalmente esta festa da carne, esta celebração pagã acontece no mês de fevereiro de cada ano. Em todas as cidades e principalmente nas capitais, milhares de pessoas se preparam para o tão sonhado acontecimento. Em algumas regiões semanas inteiras são dedicados aos foliões que se habilitam a percorrerem as principais avenidas atrás de um carro de som extravasando suas emoções e suas paixões carnais.

Fantasias das mais variadas cores extravagantes e modelos com criatividades sem precedentes, desfilam pelas passarelas. O culto à sensualidade já marca o compasso de espera e é a marca registrada dos componentes, dos integrantes das escolas de samba que desfilam seus carros alegóricos em meios às luzes dos refletores e câmaras de TVs tentando focar os corpos desnudos das mulheres em meios aos gritos desconexos vindo das arquibancadas abarrotadas de multidões esperando suas escolas passarem para serem aclamadas e reverenciadas como um culto explicito ao paganismo declarado.

Durante quatro dias ou mais toda esta movimentação aparentemente harmoniosa com ritmos atordoantes e alucinantes regados a bebidas alcoólicas e sexo sem limites enchem ilusoriamente o coração de seus participantes nos variados clubes das noites, na esperança de poderem neste espaço de tempo ceder sem nenhum temor a Deus às suas luxurias, na ignorância de que na quarta-feira confessando os seus excessos pecaminosos, através da figuração das cinzas, serão de seus pecados perdoados como se Deus tivesse permitido, dado o seu aval para outros deuses serem venerados e adorados nesta celebração.

Talvez você não concorde comigo, porém Infelizmente o maior inimigo do ser humano é a sua ignorância. A ignorância têm cegado o entendimento, a lucidez da mente, porém Deus declara com muita rigidez em sua Palavra, a Bíblia as seguintes advertências:

Num.14:18 “O Senhor é longânimo, e grande em misericórdia, que perdoa a iniquidade e a transgressão, que o culpado não tem por inocente, e visita a iniquidade dos pais sobre os filhos até à terceira e quarta geração”.

Rm. 8.5-8,12-14  “Os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz. Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; e os que estão na carne não podem agradar a Deus. Portanto, irmãos, somos devedores, não à carne para vivermos segundo a carne; porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus”.

Gal.5:13,24 “Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências”.

Gal.6:8 “Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna”.

Leiam também as referências bíblicas do início desta postagem:

Salmo 1.1; Tiago 1.2-4; Apocalipse 22.11-12.

O QUE É O CARNAVAL

Carnaval é uma palavra originária do latim e é proveniente dos termos “carnis” e “levale”, significando “adeus à carne”. Isso se deve ao fato de preceder a Quaresma, período em que a Igreja Católica quer que os fiéis façam jejum e penitência.

No Brasil, os festejos de Carnaval possuem um período maior do que três dias, como o da Bahia, por exemplo, motivado pelo turismo, que começa na quinta-feira, terminando ao meio-dia da Quarta-feira de Cinzas. Outros locais já começam na sexta-feira, indo até o raiar do dia da quarta-feira.

Os festejos carnavalescos foram trazidos ao Brasil pelos europeus, principalmente da França e da Itália, que promoviam grandes festas nesse período. Fantasias como pierrô e colombina, originárias da França, tornaram-se símbolo do Carnaval no Brasil.

As festas de Carnaval aconteciam sempre nas ruas, com desfiles de fantasias e blocos. Com o tempo, principalmente no Sudeste e Sul, passaram a ser feitas em clubes, com bailes em que predominavam sambas, frevos e marchas compostos especialmente para o evento. Muitas dessas músicas ainda são lembradas nos carnavais atuais.

Os carnavais são motivo também para desfiles de escolas de samba nas principais cidades brasileiras. O Rio de Janeiro foi a primeira cidade a adotar esse tipo de manifestação, que se transformou também numa festa de luxo e beleza, com efeitos especiais e carros alegóricos. A Marquês de Sapucaí é o local dos desfiles de escolas do Rio de Janeiro, tendo a festa transmitida por televisões do mundo todo. Os desfiles de escolas de samba se espalharam pelo país, sendo destaque hoje também em São Paulo. As cidades interioranas também fazem esse tipo de apresentação com escolas locais.

Outras capitais fazem festejos diferentes no Carnaval. Salvador tem o Carnaval “animado” pelos trios elétricos, que enchem as ruas da cidade com foliões, percorrendo circuitos definidos; Recife, a capital do frevo, tem os blocos de Carnaval e é lá que existe o “Galo da Madrugada”, considerado o maior bloco de carnaval do mundo, tendo entrado para o Guiness, o livro dos recordes; ao lado de Recife, Olinda tem nos bonecos gigantes a sua principal atração para os festejos de Momo. 

Outras capitais, principalmente no Nordeste, aproveitam o verão para promover grandes festas, seguindo os ritmos próprios regionais.
O ingrediente básico que faz do Carnaval uma festa para todos é a irreverência, a inversão de normas aceitas pela sociedade, liberando até mesmo comportamentos não tolerados no cotidiano.

A palavra carnaval acabou virando gíria para confusão ou balbúrdia, em referência a essa inversão de comportamento e desrespeito às normas estabelecidas moralmente.

A Origem do Carnaval

O Carnaval tem sua origem mais remota nos rituais de fecundidade da pré-história, quando os homens celebravam o final de inverno e início da primavera, no hemisfério norte, muito embora as historias antigas dos reis do Oriente médio, da África, etc; faziam festas de 6 meses ou mais de duração, cujas festas eram similares aos carnavais. Com o passar dos séculos e início da civilização, também era comemorado como festa de deuses específicos de cada cultura.

Com o advento do Cristianismo, o Carnaval acabou perdendo esse sentido místico, o simbolismo que representava para os antigos e tornou-se o período que antecede a época de jejum e oração da chamada quaresma.
Foi na Idade Média que surgiram os primeiros bailes de máscaras, que se tornaram populares em outros países da Europa e se espalharam pelas terras descobertas pelos europeus. A maior popularidade do Carnaval foi alcançada na época do Renascimento, principalmente na Itália e mais especificamente em Veneza, que ainda mantém um baile de máscaras à luz do dia, varando pelas noites, na Praça de São Marcos, no centro da cidade, que ainda atrai turistas do mundo todo.

O turismo tornou o Carnaval mais um espetáculo do que uma festa popular, principalmente nos grandes centros, mas os blocos conseguem manter o sentido popular da festa, reunindo milhares de pessoas nas ruas, fazendo e praticando todo tipo de imoralidades, permissividades e licenciosidades. 

Os resultados negativos são alarmantes e crescentes a cada ano. As estatísticas de criminalidade e acidentes fatais já passaram de todos os limites. 

Somente Jesus Cristo pode libertar as pessoas dessas libertinagens que só trazem efeitos negativos e aprisionam as pessoas nas trevas. 
“Jesus Cristo é o Caminho, a Verdade e a vida”. João 14.6

Ainda no evangelho de João capítulo 8 versículo 36 está escrito: " 36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres".

Para ser liberto as pessoas precisam conhecer a verdade. A verdade é que Jesus salva, liberta, cura e batiza com o Espírito Santo. Jo.8.32. 

"e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". João 8: 32.

O Senhor Jesus proferiu palavras acalentadoras para as pessoas que não sabem como se livrar da prisão das festas da carne também chamadas em tempos antigos de “bacanais” mas que não tem nada de bacana na verdade.

No Evangelho de Mateus Capítulo 11 versículos 28 a 30 encontramos a seguinte mensagem libertadora e confortadora para quem acha que não existe mais esperança:

Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve. Mateus 11: 28-30.

 Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário