segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

SEGREDOS DA PROSPERIDADE DE UMA VIÚVA

SEGREDOS DA PROSPERIDADE DE UMA VIÚVA


Em meio às dificuldades e grandes percas, Deus entra com socorro para uma fiel serva do Senhor que acabara de perder seu marido. Ele havia morrido e deixou sua esposa endividada.


O AZEITE DA VIÚVA - 2 Reis 4:1-7.

1. E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos.

2. E Eliseu lhe disse: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.

3. Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.

4. Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia.

5. Partiu, pois, dele, e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam as vasilhas, e ela as enchia.

6. E sucedeu que, cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Traze-me ainda uma vasilha. Porém ele lhe disse: Não há mais vasilha alguma. Então o azeite parou.

7. Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto.

Entendemos que muitas pessoas ainda estão vivendo na miséria,  porque não aprenderam alguns segredos espirituais que a Bíblia nos ensina. Todos nós precisamos aprender que os ensinamentos de Deus não são apenas para alguns, mas para todos. Precisamos aprender também que o mundo espiritual é regido de maneira diferente do mundo material. Existem regras a serem seguidas para que as Palavras de Deus funcionem e se cumpram em nossas vidas. Se seguirmos essas regras, que são claras e que estão na Bíblia, e que na verdade não são segredos, pois não estão escondidas, mas são ensinamentos, onde alguns nos confrontam na nossa fé, na nossa vida e nas nossas crenças.

O QUE É QUE VOCÊ QUER DE DEUS?

Eliseu disse à mulher: O que te hei de fazer?

Ou seja: qual é a oração que devo fazer a Deus em seu favor?

O que devo pedir a Deus em oração a seu favor?

Isso nos fala sobre oração e como orar a Deus. Mas com certeza a maior duvida que os Cristãos devem ter é “o que orar”, para que possa realmente ser respondido, para que Deus responda a oração. 

A Bíblia diz que tudo o que orarmos, tudo o que pedirmos em oração, crendo o receberemos, mas quantos de nós fazemos orações vazias que não vão dar em nada? Existe segredo para orar? Sim existe. Um deles é o que fez Neemias no capitulo 1, ele orou e jejuou para que Deus revelasse o que ele deveria... orar. É isso mesmo: Neemias orou e jejuou para entender qual era a oração que Deus queria que ele fizesse e o que deveria pedir a Deus em oração, para que Deus pudesse responder.

Aquela viúva não sabia como responder à pergunta de Eliseu, mas ele acabou ajudando: O que tens em casa?

Acredito que aquilo foi uma revelação que Deus deu a Eliseu. Deus nos ajuda nas nossas necessidades a enxergar como que Deus pode trabalhar em cima dos nossos problemas, para nos ajudar. E Deus nos ajuda em nossas orações. Existem muitas vezes que a solução está muito próxima, debaixo dos nossos narizes e nós não conseguimos enxergar.

Gosto muito de uma Palavra de prosperidade de Eclesiastes 11:1-2: “Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. Reparte com sete, e ainda até com oito, porque não sabes que mal haverá sobre a terra”.

AQUELA MULHER VIÚVA TINHA UM POUCO DE AZEITE.

É interessante que a única coisa que ela tinha era azeite. Azeite é o símbolo da presença do Espírito Santo. Quem tem azeite tem tudo. Azeite é igual à unção, poder. Quando oramos muito e jejuamos e lemos e ficamos na presença de Deus, e quando nos é liberada uma Palavra na Igreja, ou quando um hino ultra espiritual é entoado, então nos enchemos da presença do Espírito Santo. Essa presença, essa unção é o azeite em nós. A mulher tinha o azeite. Ela não tinha mais nada, mas ela tinha o azeite. Ela possuía uma reserva de azeite. Ela possuía azeite em casa. Ela tinha um azeite especial falando materialmente, mas aquele azeite representava a presença do Espírito Santo no lar dela e na vida dela.

Pra receber a bênção você precisa ter azeite, o Espírito Santo. Encha a sua vida do Espírito Santo e tudo ficará mais fácil. Mas sem o Espírito Santo, sem Deus é praticamente impossível. Quer a bênção de Deus? Então faça do modo de Deus, faça do jeito de Deus, encha-se do Espírito Santo e você verá o agir Deus em sua vida. E como enchemos, como isso acontece? Lendo e estudando a Bíblia, congregando, cantando hinos espirituais, falando Palavras de fé, ou seja: salmodiando, ouvindo pregações e testemunhos, entre outros.

ELA TINHA UM BOM TESTEMUNHO DIANTE DA SOCIEDADE E PRINCIPALMENTE DIANTE DA SUA VIZINHANÇA 

Vemos que essa mulher podia pedir algo emprestado a todos os seus vizinhos, sem que houvesse nada que a desabonasse. Quantas vezes as pessoas desviam a sua rota porque não podem passar por aquela rua, ou não podem ver aquela pessoa, pois não tem um bom testemunho!

Ter um bom testemunho é ter um nome a zelar; é honrar o seu nome, a sua pessoa. Ter um bom testemunho, é ser um cristão real e não nominal, conhecido e reconhecido até pelos que não são Cristãos. É também não ter o seu nome inserido em certos órgãos de negativação de crédito, ou seja, não ter o nome sujo, ou ser conhecido como inadimplente, mal pagador. Existem igrejas que para levantar alguém a obreiro exigem saber se o nome da pessoa está limpo, ou não. Ele tem que trazer o comprovante. Há um pouco de exagero nisso, mas quem não deve, não teme. Não é mesmo?

Mas se por acaso você está com o nome sujo, procure um meio de limpá-lo já, urgentemente! Um fato desabonador na história da viúva pobre e os seus filhos, é que o seu marido morreu deixando uma divida muito grande. Conta-se uma história de um senhor de idade que disse que iria fazer uma divida grande no Banco, pois acreditava que iria morrer em breve e a divida não seria cobrada dele, mas de seus filhos. 

Realmente ele morreu em breve, mas o Banco não lhe emprestou uma quantia exorbitante, mas apenas alguma coisa e o prejuízo nem foi tanto. O problema é um pai, um avô, ter uma mentalidade dessas. Não deixe dividas para ninguém, muito menos para seus herdeiros. Se preocupe em sair dessa vida sem deixar dividas para quem ficar. Preocupe-se com a honra do seu nome, de sua família e do Deus que você serve. Seja responsável.

O QUE MAIS ESSA MULHER TINHA?

1. Ela sentia o peso da morte que bateu em sua porta, o marido estava morto.

2. Ela tinha, herdou, as dívidas que o marido deixou; quantas pessoas estão desesperadas pelas dívidas.

3. Ela tinha o credor batendo em sua porta e querendo receber. Como é triste o credor todo dia à porta e a pessoa não ter o que fazer, muito mais ainda quando o marido morre e deixa a esposa viúva em dificuldades.

4. Mas, ela tinha testemunho de uma esposa fiel e correta em tudo, pois todos os vizinhos não tiveram medo de lhe emprestar suas vasilhas, aliás todos queriam ajudá-la.

5. Ela tinha os dois filhos. A única companhia, ou a única coisa que lhe dava ânimo para viver e o inimigo, agora representados na figura do credor, estava querendo levar.

6. Ela tinha uma botija de azeite, ela era boa administradora da sua casa. A solução estava com ela, dentro da sua casa, era o que Deus precisava para realizar aquele milagre. Mas a visão dela era limitada e ela não enxergava o que fazer e nem como. Ela não sabia como agir.

7. Ela tinha o homem de Deus para orientá-la. Ela foi atrás do profeta Elizeu e seguiu a orientação do profeta. Jesus é aqui representado na pessoa do profeta Elizeu; quem o tem, tem tudo o que precisa e necessita. Quem tem Jesus tem tudo.  Quem não tem Jesus não tem nada.

8. Ela tinha uma revelação dada pelo homem de Deus, o profeta Elizeu. A revelação que Deus deu ao profeta trouxe à existência o sobrenatural ilimitado e no seu natural limitado realizou o milagre da multiplicação do Azeite. 
Depois do milagre acontecido o profeta Elizeu disse para ela: 

PAGUE SUAS DIVIDAS E VIVEI DO RESTO.

Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto. (verso 7).

Quando falamos da bênção, principalmente da bênção financeira, muitos esquecem-se que têm dividas e querem logo gastar o que conseguiu. Essa mulher não saiu gastando o que Deus lhe deu e nós nunca deveremos esquecer que essa mulher só recebeu o milagre porque ela tinha dívidas, porem ad dívidas foram deixadas pelo seu querido marido que havia falecido. Essa viúva precisava saldar as suas contas de qualquer jeito, seja para honrar o nome de seu marido bem como para preservar seus filhos junto com ela, senão levariam seus filhos como escravos. A ordem do Profeta Elizeu era: Pague primeiro suas contas. Quando o milagre financeiro chegar, viva com as contas em ordem e viva do resto. Depois de pagas as contas, o restante use com sabedoria. O milagre era tão grande, que daria para a mulher viver o resto de sua vida sem contas, sem dividas, sem dever nada ninguém a não ser o amor. 

É lógico, que quando uma pessoa sai de uma dívida, ela não vai procurar entrar em outra. Aprendamos a lição. Alguém que ficou devendo o Banco, por exemplo, com empréstimos que não se acabam mais, quando o paga, depois de vários anos, não vai agora contrair uma nova dívida.

Existe uma dívida que o crente não pode esquecer: o dizimo. Se Deus te abençoar financeiramente, devolva a parte de Deus à Ele. Deus é fiel . Seja fiel a Deus em tudo e as mais copiosas bênçãos de Deus te alcançarão. 

Deus abençoe você e sua família.


 Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário