sábado, 24 de fevereiro de 2018

O MILÊNIO PARTE I

O MILÊNIO PARTE I


I - O que é o Milênio. 

1.  Apocalipse: 20.3 – É um período de mil anos. 

Apocalipse 20.3
3 Lançou-o no abismo, o qual fechou e selou sobre ele, para que não enganasse mais as nações até que os mil anos se completassem. Depois disto é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo.

2.  Isaias 9.7 – Serão mil anos de paz sobre a terra com retidão e justiça.  

Isaias 9.7
7 Do aumento do seu governo e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o estabelecer e o fortificar em retidão e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos exércitos fará isso.

3.  Lucas 1.32,33 – Seu Rei será o Senhor Jesus, o filho bendito de Deus.  

Lucas 1.32,33
32 Este será grande e será chamado filho do Altíssimo; o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi seu pai;
33 e reinará eternamente sobre a casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.

4. Apocalipse 20.4 – Jesus estará diante dos povos governando estes mil anos de paz sobre a terra.  

Apocalipse 20.4
 4 E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.

5. Mateus 19.28 – Os apóstolos estarão assentados em doze tronos e terão autoridade para julgar as doze tribos de Israel.

Mateus 19.28
28 Ao que lhe disse Jesus: Em verdade vos digo a vós que me seguistes, que na regeneração, quando o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, sentar-vos-eis também vós sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.

6. Salmo 110.1 – Os inimigos já foram destruídos e o Senhor Jesus está assentado em seu trono diante do Pai.  

Salmo 110.1
1 Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.

7. Apocalipse 20.7 – Mas no final dos mil anos Satanás será solto por um pouco de tempo e sairá a persuadir as nações para voltarem às práticas malignas de antigamente,  do tempo antes do milênio. 


Apocalipse 20.7
 7 Ora, quando se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,

8.  Isaias 2.3,4 – Porém o Senhor Jesus o destruirá completamente o lançará no lago de fogo e enxofre que é a segunda morte, morte eterna e sofrimento eterno.     

Isaias 2.3,4
3 Irão muitos povos, e dirão: Vinde, e subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor.
4 E ele julgará entre as nações, e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em relhas de arado, e as suas lanças em foices; uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra.

II - Quem Governará o mundo no tempo do Milênio. O reinado de Cristo no milênio. 

a. Em Apocalipse 11.15, o anjo toca trombeta anunciando ao mundo inteiro que o Milênio irá começar: “O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu grandes vozes, dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos”. (Ap 11.15).

b. O milênio não é uma fantasia nem uma criação poética. É o reino de Deus que o Senhor Jesus Cristo, juntamente Sua Igreja, implantará neste mundo logo após a Grande Tribulação.

c. O termo “milênio” não consta na Bíblia, mas provém de duas palavras latinas: “Mille” que significa “mil”, e “annum” que significa “anos”. A palavra ‘milênio’ é um termo teológico baseado na passagem de Ap 20.1-10 e aparece seis vezes nesta passagem. Os crentes em Cristo devem saber que o milênio é uma doutrina essencialmente bíblica e consistentemente teológica.

d. O Milênio será um tempo de mil anos de paz, alegria, regozijo e gozo sobre a face da terra. Não haverá brigas. Não haverá traições. Não haverá roubos. Não haverá violências. Tudo será paz, porque Jesus estará no comando desse governo Teocrático. 

e. O Milênio é o esplendoroso reinado de Cristo na terra por mil anos (Ap 5.10; 20.4-7; Is 65.20, 20, 25; Dn 2.35, 44; Lc 1.32, 33). Ocorrerá após a volta de Jesus, (Ap 20.1-7). Trata-se de um reino literal, cujo principal objetivo é a exaltação de Jesus não somente como messias de Israel, mas como o Desejado de todas as nações. (Ag 2.7).

f. O milênio pode ser considerado ainda a manifestação plena do Reino de Deus na terra. E isto nada tem a ver com a doutrina de algumas seitas que, renegam as verdades bíblicas acerca do arrebatamento da Igreja, ensinam que este mundo haverá de melhorar, pouco a pouco, até transformar-se num paraíso.

g. O milênio terá início no final da Grande Tribulação, quando Nosso Senhor Jesus Cristo, na companhia de todos os seus santos (Igreja e Seus anjos), houver aniquilado o dragão (diabo), o falso profeta e a besta (Anticristo), (Ap 19.11-21). O milênio, por conseguinte, dar-se-á, logicamente, depois do arrebatamento da Igreja e depois da grande tribulação. 

h. Neste período, Satanás estará amarrado até que se completem os mil anos. Em seguida, importa que ele seja solto por um pouco de tempo, até que seja definitivamente lançado no lago de fogo. (inferno) (Ap 20.2, 7, 10).

i.   Nas visões que da parte de Deus lhe foram enviadas o profeta Daniel viu uma sucessão de quatro impérios mundiais seguidos pelo reino da pedra (Dn 2.45; 7.13-14). Este último é o reino de Cristo a ser estabelecido quando ele for revelado, vindo do céu, vingando-se do Anticristo, o qual será destruído juntamente com o falso profeta e ainda efetuará o julgamento das nações. (2Ts 2.8).

j. Quando Cristo voltar a terra, Ele trará juntamente consigo os santos, revestidos de corpos gloriosos, pessoas essas que morreram em Cristo desde o tempo de Abel (Ap 1.7; Jd 14.15).

 k. Estes estarão com Cristo na administração dos reinos e governo da Terra (Ap 11.15). Os judeus perderão grande parte da população durante a grande tribulação (Zc 13.8-9). Tendo Cristo como seu Messias e cabeça, Israel tornar-se-á nação líder do mundo e não mais cauda. Assim sendo, os habitantes da Terra durante o milênio consistirão de salvos em Cristo. Os santos ressuscitados, os judeus que abraçaram a fé em Jesus e as nações simpatizantes.

“Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos” (Ap 20.5-6).

l.  Há uma idéia entre o povo de Deus que a ressurreição será em só momento. Mas na realidade não será assim. A ordem é a seguinte: A primeira ressurreição é inaugurada por Jesus Cristo, que é as primícias dos que dormem (1 Co 15.20, Cl 1.18). Seguindo a sequência os que são de Cristo por ocasião da sua vinda (1 Co 15.23), e sete anos depois os mártires da Grande Tribulação (Ap 6.9-11; 20.4). Portanto a primeira ressurreição abrange da ressurreição de Cristo, até os mártires da Grande Tribulação.

Esta “Bem-aventurança” é aplicada a “ressurreição dos justos”. O bem-estar e a felicidade dos justos adveem deste acontecimento.

Como devemos observar todas as alianças feitas entre Deus e os homens em tempos passados, fundamentam-se sobre a nova e eterna aliança. Portanto consideramos que tenha o seu cumprimento integral no período milenial. Assim, vemos que a nova aliança será plenamente operante, demonstrando em todo o mundo, e mui particularmente na Palestina suas bênçãos, resultando em que a maioria dos homens do mundo buscarão a Deus e aprenderão a Sua justiça.

Estarão na terra, durante o milênio, os mártires da Grande Tribulação (Ap 20.4-6), os judeus salvos pelo Senhor na Grande Tribulação (Mt 25.34), e os gentios que houverem sobrevivido à Grande Tribulação e ao Juízo das nações (Mt 25.31-41). A Igreja, como já o dissemos, estará, juntamente com Cristo, regendo o mundo. Afinal, dele receberemos está promessa (Ap 2.26-27; Ap 5.9-13).

m.  Ao soar a 7ª trombeta, o governo da terra ficará a cargo de Cristo: O Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. Portanto, no Milênio, Cristo Jesus estará presente na terra em pessoa e se assentará sobre o trono de Davi (Is 2.1-5). Ele reinará sobre toda a terra (S1 72.6-11; Zc 14.9). Seu reino será caracterizado por duas coisas: Paz universal (Sl 72.7; Is 2.4; Mq 4.3).  E justiça universal (Is 11.4-5; Jr 23.5-6). O Reino de Cristo será Universal (Is 2.2-4;11.10-12; Zc 8.22-23; Jr 3.17; Is 60.3 e 66.20). O Senhor Jesus reinará com cetro de ferro (Ap 19.15). Julgará as nações que não andarem conforme a Sua vontade (Zc 14.17-19).

n. O Reino de Cristo será estabelecido na Terra por um período de mil anos e tem como finalidade estabelecer a justiça, a obediência, a santidade, a verdade, a plenitude do Espírito Santo, o cumprimento da Nova Aliança e o derramamento do Espírito Santo sobre toda a carne. 

Aprisionamento de Satanás, eliminação dos ímpios, fazer com que Israel veja o Senhor em Sião, conhecimento universal do Senhor e submissão dos gentios à Cristo.

o. Através da dispensação atual que é a dispensação da graça, o Espírito Santo tem sido o Divino poder executivo da Igreja. Quando a Igreja O honra, experimenta avivamento; quando O ignora ou negligencia, sofre derrota em sua missão. O Milênio, ou seja, o reinado de mil anos de Cristo sobre a terra será o tempo quando o Espírito Santo exercerá a plenitude de Seu ministério, quando haverá um derramamento tal que nunca houve no mundo. Isaías 32.15, assim descreve esse avivamento do Espírito Santo: “Até que se derrame sobre nós o Espírito lá do alto”. O profeta continua a descrever as condições reinantes durante o Milênio: “Justiça, paz, repouso, e segurança”, (Versos 16 e 17).

A obra do Espírito manifestar-se-á em toda parte do mundo, em escala nunca vista entre os homens. Ezequiel viu assim esse movimento espiritual: “E porei dentro de vós o meu Espírito” (Ez 36.27). 

Essa é a consumação da nova aliança entre Deus e os homens.

“Bem aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos”.

p. Durante o Milênio, a Igreja reinará com Cristo sobre toda a terra (Ap 5.9-10; 20.4-6). Nesta época a Igreja já estará glorificada, isto é, os santos crentes estarão revestidos dum corpo como o do Senhor Jesus (Fp 3.21), que se locomove sem obstáculos e barreiras (Lc 24.30-43; Jo 20.19-27). Em Mt 17.1-6, vemos que Moisés e Elias não estavam sujeitos às limitações físicas, da mesma forma estará a Igreja no Milênio; aliás, não só no Milênio, mas, para todo o sempre. Nenhum mortal poderá descrever a glória futura da Igreja do Senhor, nem mesmo as imaginações mais férteis; porque são coisas que: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (1 Co 2.9).

Nesta época Israel deverá estar reunido na sua terra (Is 11.10-13; Jr 16.14-15); voltarão rebeldes e incrédulos (Ez 20.34-38); porém muitos vão se arrepender e converter (Ez 36.16-38; Zc 12.10-13; Rm 11.25-26). Quando eles se arrependerem o Senhor Deus os purificará, irá restaurá-los espiritualmente e porá o seu Espírito dentro deles (Ez 36.25-27). Israel ficará de posse da terra prometida a eles (Ez 34.28; 37.25; Am 9.15). Novamente o povo de Israel terá os seus juízes restaurados (Is 1.26; Mt 19.28). No Milênio Israel irá evangelizar os gentios (Is 66.19; Zc 8.13, 20-23); isto se refere aos que nascerem naquele tempo.

Há diferença de opinião quanto à extensão do território de Israel durante o milênio. Sabemos que a terra prometida a Abraão em Gênesis 15.18, jamais foi totalmente ocupada por essa nação, nem mesmo durante os prósperos reinados de Davi e Salomão. A concessão original estende-se do rio do Egito até o rio Eufrates. As referências de Dt 11.24 e Ez 47.18 mencionam o mar Ocidental (Mediterrâneo) e o mar Oriental, que possivelmente refere-se ao Oceano Índico.

 Já antes que Israel entrasse na terra de Canaã, Deus já havia chamado de terra de trigo e cevada, figueiras e romaneiras, terra de oliveiras, de azeite e mel (Dt 8.8).

Assim que Israel entrou na terra prometida esqueceu-se de Deus e de Seus mandamentos e a bênção lhe foi retirada, a qual resultou na retenção das chuvas e durante séculos esta terra permaneceu abandonada, sendo verdadeiramente arruinada. Hoje pelo restabelecimento de Israel, a Palestina e o emprego de métodos modernos e científicos de agricultura, a terra está novamente florescente. As águas do Jordão foram canalizadas em direção ao sul até o deserto de Neguev, esse ermo está agora transformando em producentes fazendas de toda espécie.

As chuvas temporã e serôdias, já voltaram a regar a terra, cremos que tudo isso que está acontecendo hoje é prenúncio das bênçãos que se evidenciarão ali durante os mil anos de paz sob o regime de Jesus Cristo (Is 35.1; Ez 36.8.11).

De acordo com Ezequiel 48.1-35, a repartição do território de Israel entre as doze tribos, estender-se-á do Oeste ao Leste, a partir da tribo de Dã no norte e terminando com Gade no sul. Colocada entre as tribos de Judá e Benjamim, haverá uma área conhecida como região Santa, um território de extensão. É interessante notar que as tribos de Judá e Benjamim, que eram as mais leais a Davi no tempo da divisão do reino, agora achar-se-ão em lugar mais privilegiado quanto à proximidade da região Santa.

q.  O templo em Jerusalém será reconstruído (Is 44.26-28). O templo que na época da Grande Tribulação fora reconstruído, com ajuda do Anticristo, segundo Apocalipse 11.2, ficará sendo um templo profanado pelos gentios, mas no mesmo livro do Apocalipse 11.13, dá a nos entender que nessa hora o templo profanado pelo Anticristo e pelos gentios, fora destruído pelo grande terremoto que matou 7 mil homens (Ap 11.13).

Ezequiel o profeta teve uma visão extraordinária sobre a ordem dos acontecimentos, tanto civil como religioso durante o milênio. Essa visão traz uma descrição detalhada do próprio santuário dos sacerdotes e levitas e as instruções minuciosas para os sacerdotes e ao povo, quanto ao culto celebrado a Jeová (ver Ez 40.1-44).

É evidente que multidões nascerão durante o Milênio. (Zc 8.4-6; Is 65.20; Mq 4.1-4). Todas as nações do mundo irão a Jerusalém buscar a Lei do Senhor. (Is 2:2-4; Zc 14:16-19). Durante o Milênio o mundo se encherá do conhecimento do Senhor (Is 11.9). Será um período de verdadeira paz sobre a terra (Ap 20.1-3). O Senhor Jesus governará toda terra (Zc 14.9) e reinará de Jerusalém (Is 2.2-5). Nesta época haverá muita fertilidade no solo (Am 9.13-14) e não haverá desertos (Is 35.1-6). Os animais selvagens voltarão a ser dóceis (Is 11.6-9; 65.25) e as armas se converterão em implementos agrícolas (Is 2.4; Mq 4.3). Haverá longevidade para os seres humanos (Is 65.20) e aumentará o índice de natalidade (Zc 8.5; 10.8). No Milênio haverá abundância de saúde (Is 33.24; 35.5-6) e muita prosperidade (Is 65.21). Neste tempo haverá abundância de salvação (Is 33.6; Zc 9.16) e paz entre as nações (Mq 14.3). 

Durante o Milênio haverá grande derramamento do Espírito Santo, mesmo porque quem estará governando o mundo e a humanidade é o próprio Senhor Jesus, o desejado das nações. (Is 44.3; Ez 39.29; Zc 12.10). O Egito será uma nação temente a Deus e unida com Israel. (Is 19.21-25).

 Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário