segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

O QUE ACONTECERÁ NO FINAL DO MILÊNIO

O QUE ACONTECERÁ NO FINAL DO MILÊNIO 



O que acontecerá no final do milênio?


O Tempo de Reflexão de Satanás foi determinado pelo Senhor Jesus: mil anos preso no inferno.

Durante o milênio Satanás sofrerá intensamente;  ficará confinado, junto com seus anjos, desolado e trancado no inferno. 

Não mais poderá desenvolver os enganos que haviam lhe ocupado constantemente o tempo na terra. 

É obrigado a contemplar os resultados de sua rebelião contra Deus e a sagrada lei. Verá agora o papel que desempenhou no grande conflito entre o bem e o mal. Poderá olhar ao futuro tão somente com temor diante da terrível penalidade que deverá sofrer em virtude de todo o mal pelo qual é responsável.

1. Apocalipse 20.7 – No final do milênio Satanás será solto da prisão por um pouco de tempo e tentará acabar com a paz do reino milenial de Cristo.      

Apocalipse 20.7
7 Ora, quando se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,
          
2 Pedro 3.7
7 mas os céus e a terra de agora, pela mesma palavra, têm sido guardados para o fogo, sendo reservados para o dia do juízo e da perdição dos homens ímpios.

2. No final do milênio Jesus destruirá a morte.

Isaias 25;7). 
Ele destruirá a morte para sempre.

1Corintios 15:26,27,28. 
O ultimo inimigo a ser destruído é a morte. Porque ele tudo sujeitou, fica claro que isso não inclui a Trindade do próprio Deus que tudo submeteu a Cristo.   

3. 2Tessalonicenses 1.8. 
Completar-se-á o tempo da vingança de nosso Deus contra Satanás e os que não obedeceram ao evangelho de Cristo.  

2Tessalonicenses 1.8.
8 e tomar vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus;

4. Isaias 31.9. 
A Jerusalém terrena será purificada como fornalha de fogo.  

Isaias 31.9
9 A sua rocha passará de medo, e os seus oficiais em pânico desertarão da bandeira, diz o Senhor, cujo fogo está em Sião e em Jerusalém sua fornalha.

5. Isaias 66.15,16. 
O fogo e a espada do Senhor destruirão completamente os últimos opositores, antes de se estabelecer o juízo do grande trono branco.      

Isaias 66.15,16
15 Pois, eis que o Senhor virá com fogo, e os seus carros serão como o torvelinho, para retribuir a sua ira com furor, e a sua repreensão com chamas de fogo.
16 Porque com fogo e com a sua espada entrará o Senhor em juízo com toda a carne; e os que forem mortos pelo Senhor serão muitos.

6. Apocalipse 20.7,8. 
Ainda se ajuntarão com Satanás muitas nações dos quatro cantos da terra no final do milênio, cujo número é como a areia do mar. Virão para destruir a paz do milênio de Cristo bem como todos os que governaram com Cristo no milênio. Quererão, inclusive, derrotar o próprio Senhor Jesus.       

Apocalipse 20.7,8
7 Ora, quando se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,
8 e sairá a enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, a fim de ajuntá-las para a batalha.

7. Apocalipse 20.10. 
A trindade satânica receberá sua devida condenação e será atormentada eternamente no lago que arde com fogo e enxofre,  que é a segunda morte.  

Apocalipse 20.10.
10 e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos.

8. Apocalipse 20.11. 
A trindade satânica e todos os seus seguidores, inclusive os anjos caídos, será derrotada pelos séculos dos séculos e será estabelecido o juízo final, também chamado de juízo do grande trono branco.       

Apocalipse 20.11
11 vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiram a terra e o céu; e não foi achado lugar para eles.


Eventos principais do Final do Milênio.


No final do milênio, “os restantes dos mortos”, os ímpios, serão ressuscitados, libertando assim a Satanás da inatividade que o prendera (Ap. 20:5 e 7). Enganando uma vez mais os ímpios, ele os conduz em ataque contra “o acampamento dos santos e a cidade querida, o arraial dos santos, a Nova Jerusalém”. (Ap. 20:9), a qual, junto com Cristo, terá descido do Céu nessa oportunidade.

A. Cristo, os Santos e a Cidade de Jerusalém.

Cristo desce novamente à Terra, com os santos à Nova Jerusalém que estará sendo estabelecida, tendo em vista dois propósitos. Porá término ao grande conflito ao executar as decisões do julgamento ocorrido durante o milênio, e purificará e renovará a terra, de modo que possa aqui estabelecer Seu reino eterno com novos céus e nova terra. Então, em seu mais amplo sentido, “o Senhor será rei sobre toda a Terra”. (Zc. 14:9).

B. A Ressurreição da Condenação. 

Chega, então, o momento em que se cumprirá plenamente a promessa de Cristo de que “todos os que se acham nos túmulos ouvirão a Sua voz”. (João 5:28). Em Seu Segundo Advento, Cristo ressuscitara os justos mortos, naquela que é a primeira ressurreição, ou ressurreição da vida. 
Agora ocorre a outra ressurreição mencionada por Cristo, a “ressurreição da condenação”. (João 5:29). O Apocalipse também faz referência a essa ressurreição: “Os restantes dos mortos, aqueles que não participaram da primeira ressurreição, não reviveram até que se completassem os mil anos”. (Apoc. 20:5).

C. Termina o Cativeiro de Satanás. 

A ressurreição dos ímpios no final do milênio libera a Satanás também de seu cativeiro durante “pouco tempo”. (Ap. 20:3). Em sua última tentativa de desafio ao governo de Deus, ele “sairá a seduzir as nações que há nos quatro cantos da Terra”. (Ap. 20:8). Uma vez que os ímpios ressuscitarão no mesmo espírito rebelde que possuíam ao morrer, a tarefa de Satanás não será difícil.

D. O Ataque à Cidade dos Santos. A Jerusalém terrena.

Em seu último engano, Satanás procurará inspirar nos ímpios a esperança de capturar o reino de Deus pela força. Reunindo todas as nações do mundo, ele as conduz contra a cidade santa (Ap. 20:8-10).

“Os ímpios que obstinadamente recusaram entrar na Cidade de Deus por meio dos méritos do sacrifício expiatório de Cristo, agora determinam-se a conseguir a entrada e controle da cidade através de cerco e batalha”. (Ap. 20.11).

O fato de que os ímpios, tão logo recebem novamente de Deus a vida, volvem-se contra Ele e tentam derrubar Seu reino, confirma que a decisão que Deus tomou a respeito deles está correta. Dessa forma o nome e o caráter divinos, que Satanás tentou deslustrar, serão plenamente revelados diante de todos e Satanás será desmascarado e condenado ao lago que arde com fogo e enxofre,  a saber,  a segunda morte, que é a morte eterna destinada também à todos que não aceitaram a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas. (Ap. 20.12).

 Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário