domingo, 4 de fevereiro de 2018

O PECADO DO INCESTO PARTE II

O PECADO DO INCESTO. PARTE II



A ordem que Deus dera à humanidade era para que eles fossem fecundos e se multiplicassem a fim de habitar a Terra. Embora o Senhor tivesse permitido que ocorresse união entre parentes, como foi no caso dos primeiros habitantes da Terra em que irmãos e irmãs casavam-se entre si, houve um tempo em que Deus proibiu com veemência tal prática. Em Levítico 18:6 a Bíblia diz: “Não descobrirás a nudez da mulher de teu irmão; é a nudez de teu irmão.” Em todo o capítulo 18 há leis que proíbem o incesto.

O pecado do incesto em programação televisiva veio à tona por estarmos, toda a sociedade, sendo afrontados em nossos princípios morais, éticos e familiares.

Estamos verdadeiramente estarrecidos e estupefatos com a insistência de determinadas pessoas da sociedade e órgãos de imprensa acharem que estão corretos em suas posições em promover essa distonância da realidade familiar.

Portanto o incesto é pecado. Deve também ser tratado como desvio psicológico. 

Onde e quando poderíamos pensar que um pai se apaixonaria por sua filha a ponto de querer casar- se com ela, sendo que nesse caso o pai deveria separar-se da mãe para casar-se com a filha; ou o contrário de um filho querer casar-se com a sua própria mãe e vive versa porque sentem uma paixão doentia? 

Vejamos algumas referências bíblicas sobre o assunto:

Sobre o ocorrido com Ló e suas duas filhas; Ló era sobrinho de Abraão; depois de um grande livramento da morte em Sodoma onde vivia com sua família, ele é retirado de lá, as pressas, por dois anjos que iriam destruir as cidades de Sodoma e Gomorra. 

Genesis 19.30-38.

E subiu Ló de Zoar, e habitou no monte, e as suas duas filhas com ele; porque temia habitar em Zoar; e habitou numa caverna, ele e as suas duas filhas.  Então a primogênita disse à menor: Nosso pai já é velho, e não há homem na terra que entre a nós, segundo o costume de toda a terra; Vem, demos de beber vinho a nosso pai, e deitemo-nos com ele, para que em vida conservemos a descendência de nosso pai.  E deram de beber vinho a seu pai naquela noite; e veio a primogênita e deitou-se com seu pai, e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou. E sucedeu, no outro dia, que a primogênita disse à menor: Vês aqui, eu já ontem à noite me deitei com meu pai; demos-lhe de beber vinho também esta noite, e então entra tu, deita-te com ele, para que em vida conservemos a descendência de nosso pai.  E deram de beber vinho a seu pai também naquela noite; e levantou-se a menor, e deitou-se com ele; e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou.  E conceberam as duas filhas de Ló de seu pai.  E a primogênita deu à luz um filho, e chamou-lhe Moabe; este é o pai dos moabitas até ao dia de hoje. E a menor também deu à luz um filho, e chamou-lhe Ben-Ami; este é o pai dos filhos de Amom até o dia de hoje.
Gênesis 19.30-38.

O pecado do incesto é enfaticamente denunciado em muitas passagens bíblicas. Vejam também Lv 18.6; 20.17. De fato, o Senhor declarou: “Maldito aquele que se deitar com sua irmã, filha de seu pai, ou filha de sua mãe”. (Dt 27.22). 

Contudo Ló cometeu incesto com suas duas filhas, do qual resultaram as nações de Moabe e Amom que são os Moabitas e os Amonitas.

A solução é tratar o pecado como pecado.

Não há dúvida alguma de que Ló pecou de diversas maneiras, para não dizer nada quanto à violação das leis do incesto que mais tarde Moisés deu como mandamentos a Israel. 

Ló embebedou-se e pecou com suas duas filhas.

Ló poderia ter evitado este duplo pecado de incesto? Claro que sim. Era só ele se manter sóbrio, não entregar sua alma aos prazeres funestos da embriaguez.  

A alma reta dele tinha sido perturbada com os muitos pecados por sua longa permanência junto com o povo de Sodoma. Mas nenhum desses pecados recebe aprovação nesta passagem e nem em qualquer parte da Bíblia. De fato, a narrativa pura e simples deste episódio, sem nenhum comentário positivo do escritor, que neste caso foi o próprio Moisés escritor do Pentateuco, indica que não se pretendeu esconder o horror desses pecados. Ló só saiu vivo de Sodoma por causa da intercessão de seu tio Abraão que suplicou a Deus em favor de Ló e sua família. Aqui está o exemplo do princípio de que nem tudo que a Bíblia narra ela aprova. A Bíblia nunca deixou de mencionar os erros e acertos de ninguém. É a lei da semeadura funcionando. Tem um ditado popular que diz que 'quem planta vento,  colhe tempestade'. As consequências são terríveis e às vezes até desastrosas. 

Há ainda outros casos de Incesto na Bíblia.

Na Bíblia há três outras referências explícitas ao incesto, duas no livro de Gênesis e uma no segundo livro do profeta Samuel. 

A primeira diz respeito a Ló e suas filhas, onde elas embebedam o pai e com ele se deitam para ficarem grávidas e terem filhos com ele. (Gênesis 19:30-38). 

A segunda diz respeito a Abraão, que revela ao rei Abimeleque que Sara de fato era sua irmã (na verdade meia irmã), não somente sua esposa.(Gênesis 20:10-16). 

Já a terceira diz respeito ao relacionamento abusivo,  estupro, de Amnon e Tamar; Amnon possuiu a Tamar à força. Eles eram meio-irmãos por parte de pai, pois ambos eram filhos do rei Davi. (2 Samuel 13). 

Tempos depois do ocorrido com Ló e suas duas filhas , na época de Moisés, no Livro de Levítico 18:6-18 e 20:11-12, foram proibidas as relações incestuosas.

As leis de cada país tratam do assunto, ora proibindo, ora aceitando como normal um relacionamento incestuoso.

 No Brasil as leis não proíbem e nem liberam; mas é bom que os interessados façam um boa pesquisa nas leis. Também temos nas leis do Brasil todas as proteções legais para cada situação a que se referir tal assunto.

Exemplos: 

Se foi por estupro a causa do incesto; 

Se foi por estupro de vulnerável e ou portadores de necessidades especiais idem; 

Se foi por estupro de menores de 14 anos,  etc.

As leis periféricas dão toda a proteção às pessoas que se sentirem ameaçadas e ou forçadas a tais situações. 

Mesmo no caso de pessoas maiores de idade, se isso for o caso, as pessoas não poderão nem adquirirem direitos matrimoniais ou heranças para os filhos gerados numa dessas situações. As leis sempre mudam. É bom que se faça uma boa pesquisa sobre o assunto.

 Casos típicos são relatados mas às vezes não são denunciados. É importante que qualquer violação nesse sentido seja denunciado às autoridades competentes. 

Então é melhor seguir os conselhos de Deus através de Moisés. Incesto era pecado e continua sendo pecado diante de Deus.

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor


Nenhum comentário:

Postar um comentário