quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

QUANTO TEMPO DURARÁ A GRANDE TRIBULAÇÃO

QUANTO TEMPO DURARÁ A GRANDE TRIBULAÇÃO


Quanto tempo durará a grande tribulação?


1)  - Apocalipse 13.5,6 – A grande tribulação é definida em duas fases de três anos e meio cada uma como explicaremos adiante. Mas o texto de Apocalipse que selecionamos aqui é para mostrar o quanto a Besta, o falso profeta e o Anticristo estarão tão embrenhados em seus desígnios de erros que proferirão através de suas bocas, tais como, blasfêmias e arrogâncias contra Deus por um período de quarenta e dois meses.     

Apocalipse 13.5,6
5 Foi-lhe dada uma boca que proferia arrogâncias e blasfêmias; e deu-se-lhe autoridade para atuar por quarenta e dois meses.
6 E abriu a boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome e do seu tabernáculo e dos que habitam no céu.

02) - Levíticos 2O.1-6 –  Já no Velho Testamento encontramos uma relação de duras penalidades que seriam e serão aplicadas contra os que profanarem o nome do Senhor. Tanto para aqueles que adorarem o anticristo como para aqueles que ofereceram e oferecem seus filhos aos deuses deste século, que no caso do texto aplicado aqui ofereciam seus filhos ao deus moloque. Não importa se estavam no tempo patriarcal ou se estarão no tempo futuro do Anticristo, as penalidades serão aplicadas porque Deus é amor, mas também Deus é justiça. Moises nos fala neste texto das penalidades aplicadas para diversos crimes. O próprio Deus fala a Moisés quanto a essas penalidades impostas ao povo de Israel e a todos os que querem obedecer à sua palavra.     

Levíticos 20.1-6
1 Disse mais o Senhor a Moisés:
2 Também dirás aos filhos de Israel: Qualquer dos filhos de Israel, ou dos estrangeiros peregrinos em Israel, que der de seus filhos a Moloque, certamente será morto; o povo da terra o apedrejará.
3 Eu porei o meu rosto contra esse homem, e o extirparei do meio do seu povo; porquanto eu de seus filhos a Moloque, assim contaminando o meu santuário e profanando o meu santo nome.
4 E, se o povo da terra de alguma maneira esconder os olhos para não ver esse homem, quando der de seus filhos a Moloque, e não matar,
5 eu porei o meu rosto contra esse homem, e contra a sua família, e o extirparei do meio do seu povo, bem como a todos os que forem após ele, prostituindo-se após Moloque.
6 Quanto àquele que se voltar para os que consultam os mortos e para os feiticeiros, prostituindo-se após eles, porei o meu rosto contra aquele homem, e o extirparei do meio do seu povo.

03) - Apocalipse 11.2,3 –A confirmação do tempo da grande tribulação em sua segunda fase de três anos e meio se dá aqui neste texto, mas com uma diferença: duas testemunhas do Senhor Deus estarão em todo o tempo desta segunda fase profetizando por ordem do Deus Altíssimo em Israel e de Israel para todas as Nações.      

Apocalipse 11.2,3
2 Mas deixa o átrio que está fora do santuário, e não o meças; porque foi dado aos gentios; e eles pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses.
3 E concederei às minhas duas testemunhas que, vestidas de saco, profetizem por mil duzentos e sessenta dias.

04) - Apocalipse 12.14 – Deus usa diversas maneiras de falar sobre o tempo; agora neste texto Deus não delimita dias, meses ou anos, Deus diz que será por um tempo, e tempos e metade de um tempo, que no contexto destes versículos dá na mesma conta de três anos e seis meses.       

Apocalipse 12.14
14 E foram dadas à mulher as duas asas da grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente.

05) - Daniel 7.25 – Este tempo já estava profetizado pelo profeta Daniel. Deus revelou ao profeta Daniel o que haveria de acontecer no tempo futuro ou seja no tempo do fim, no Apocalipse.      

Daniel 7.25
25 Proferirá palavras contra o Altíssimo, e consumirá os santos do Altíssimo; cuidará em mudar os tempos e a lei; os santos lhe serão entregues na mão por um tempo, e tempos, e metade de um tempo.

06) - Apocalipse 12.6,14 – Não adiantará Israel fugir nem para o deserto ou para qualquer outra parte. Deus sempre esteve e sempre estará no comando para livrar Israel porque é nação eleita, é povo escolhido e de propriedade exclusiva de Deus. Deus dará no tempo certo a vitória completa para Israel através de Jesus Cristo, aquele mesmo que Israel rejeitou como Messias vindo da parte do Pai.       

 Apocalipse 12.6,14
6 E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias.
14 E foram dadas à mulher as duas asas da grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente.

07) - 1Tessalonicenses 5.3 – Haverá momentos de surpresas muito desagradáveis; quando Israel fizer o pacto com o anticristo tudo parecerá paz e segurança. Terão com certeza a sensação de total segurança e parecerá que tudo foi conquistado por grande sabedoria e sagacidade de seus políticos e religiosos, porém a Bíblia diz que quando acharem que há paz e segurança haverá repentina destruição.       

1Tessalonicenses 5.3
3 pois quando estiverem dizendo: Paz e segurança! então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão.

08) - Daniel 9.27 – O anticristo será um político hábil e manipulador; ganhará a confiança dos maiorais da terra para realizar seus maus intentes. É claro que ele fará tudo em nome da paz.   

Daniel 9.27
27 E ele fará um pacto firme com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador; e até a destruição determinada, a qual será derramada sobre o assolador.

09) - Zacarias 12.9 – Mas Deus executará seu juízo contra o anticristo e seus aliados. Deus terá um tratamento especial contra aqueles que vierem para destruir Jerusalém e seu povo.  

Zacarias 12.9
9 E naquele dia, tratarei de destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém.

10) - Isaias 25.9 – Israel já debilitado em todas as suas forças reconhecerá a soberania do único e verdadeiro Deus e dirá: eis que este é o nosso Deus, por Ele temos esperado, para que nos salve. Este é o Senhor nosso Deus; este é o Senhor de nossos antepassados; este é o Senhor de Davi; este é o Senhor que nos livra dos laços da morte e da destruição.     

Isaias 25.9
9 E naquele dia se dirá: Eis que este é o nosso Deus; por ele temos esperado, para que nos salve. Este é o Senhor; por ele temos esperado; na sua salvação gozaremos e nos alegraremos.

11) - Mateus 24.29. Grandes acontecimentos se sucederão pelo derramar da ira de Deus nos quatro cantos da terra. As estrelas, o sol, a lua, os luminares conhecidos e desconhecidos, os satélites ou estações orbitais, ônibus espaciais, tudo passará pela ira de Deus.     

Mateus 24.29
29 Logo depois da tribulação daqueles dias, escurecerá o sol, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu e os poderes dos céus serão abalados.

12) - Apocalipse 8.12 – A cobrança de Deus tarda mas não falha sobre a humanidade perdida e pervertida que não se arrependeu de seus maus caminhos. Deus mostrará seu poder muito mais intensamente naquele tempo, realizando algo até então inimaginável entre os homens: Deus usará um anjo para tocar sua trombeta e ferir, destruir, a terça parte de toda a existência do universo.  

Apocalipse 8.12
12 O quarto anjo tocou a sua trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, a terça parte da lua, e a terça parte das estrelas; para que a terça parte deles se escurecesse, e a terça parte do dia não brilhante, e semelhantemente a da noite.

Conclusão 

Existem várias linhas teológicas, cada uma adota uma forma de pensar. Eu acredito que haverá um período para completar o que está baseado em Daniel 9, ou seja, as 70 semanas de Daniel. Falta exatamente a septuagésima semana para completar aquele tempo e o cumprimento daquela palavra profética.

Vejamos o que a Bíblia diz sobre as duas testemunhas do Apocalípse 11.3:

E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco. Apocalipse 11:3;

E ainda sobre a mulher que fugiu para o deserto de Apocalípse 12.6:

E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias. 

Apocalipse 12:6;
E desde o tempo em que o sacrifício contínuo for tirado, e posta a abominação desoladora, haverá mil duzentos e noventa dias. 

Daniel 12:11;
Bem-aventurado o que espera e chega até mil trezentos e trinta e cinco dias. Daniel 12:12.

Vejamos que até a metade da septuagésima semana de Daniel a perseguição em massa será direcionada aos gentios que não aceitarem a marca da besta, em sua grande maioria cristãos, muitos morrerão no período da grande tribulação por não aceitarem a marca da besta e por não negarem o nome de Jesus e aqueles que morrerem dessa forma  alcançarão a redenção, serão salvos. E a outra metade do período dos 7 anos, que é 3 anos e meio, será direcionada a uma perseguição ferrenha e destruidora aos Judeus após a ressurreição das duas testemunhas principalmente, mesmo porque eles não aceitarão à ordem e exigência de adorar o anticristo. 

E desde o tempo em que o sacrifício contínuo for tirado, e posta a abominação desoladora, haverá mil duzentos e noventa dias. Daniel 12:11; 
Bem-aventurado o que espera e chega até mil trezentos e trinta e cinco dias. Daniel 12:12. 
Se somarmos as datas: 1260 dias= duas testemunhas; 1290 dias= após a interrupção do sacrifício contínuo; mais 45 dias para inteirar os 1330 dias; divide-se por 360 dias (ano bíblico é igual a 360 dias) é igual a 7,2 anos, porém, o ano do nosso calendário do d.C (depois de Cristo) é de 365 dias e 6 horas. Correspondendo a uma maior aproximação dos 7 anos da grande tribulação.

Mas a Escatologia não é uma ciência exata. Não há tempo exato dos homens para com Deus. Há sim os tempos e as estações de Deus e cabe somente a Deus determina-los; 

Cabe a nós observarmos o tempo e o espaço e ficarmos atentos e preparados para que quando o dia e a hora do arrebatamento chegar estejamos preparados e não fiquemos para a grande tribulação. 

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia,  Pastor e Escritor. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário