segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

CALEBE O AMIGO INSEPARÁVEL DE JOSUÉ

CALEBE O AMIGO INSEPARÁVEL DE JOSUÉ 

Como é bom ter bons amigos. O melhor amigo de Moisés foi Josué muito embora Moisés fosse muito amado e respeito por todos os hebreus. 

O melhor amigo de Josué foi seu grande amigo desde os tempos de Moisés chamado Calebe. 

Quem era essa figura importante da história dos Hebreus que foi contemporâneo de Moisés, de Josué e fez um sucessor depois dele chamado Otniel, que tornou-se seu genro e foi o primeiro juiz de Israel. Ninguém pode, com precisão, informar a data da morte de Josué. Nem em seu livro isso é informado. Calebe foi o sucessor natural de Josué depois da morte deste.

Calebe - O quenezeu de nascença.

 Seu nome significa = “ferocidade de cão”.

Calebe era filho de Jefoné, o quenezeu. O termo “quenezeu” ocorre pela primeira vez na Bíblia em Gn 15:19. Era um clã cujo patriarca foi Quenaz, um dos príncipes dos filhos de Esaú. (Gn 36:15, 42).

Calebe foi uns dos mais notáveis assessores de Josué após a travessia de Israel pelo deserto. Sabe-se que Josué lutou e venceu 31 reis e sem o apoio e fidelidade de um assessor como Calebe, a jornada não seria bem sucedida. A bem da verdade Josué não conseguiu expulsar todo o povo da terra prometida conforme o Senhor ordenara.

O nome Calebe não tem um significado preciso, mas é algo próximo de: “Ferocidade de cão”. Calebe era descendente de Abrão; portanto, de língua semita, mas não pertencia a descendência de Israel. Ele veio da descendência de Esaú, irmão de Jacó. (Israel).

Assim foram as gerações de Abraão até Calebe.

Abraão => Isaque.

Esaú / Elifaz / Quenaz / . . . / Jefoné / Calebe. (Ver Gn 36:15,35,36,42; 1Cr 4:15).

Jacó / Efraim / Berias / . . . / Taã / Ladã / Amiúde / Elisama / Num / Josué (1 Cr 7:23 a 27).

Calebe, o quenezeu, foi incorporado a tribo de Judá (Nm 13:6). Não se sabe como se deu esta associação porém muitos estrangeiros saíram do Egito misturados com Israel em direção ao deserto (Êx 12:38).

De todos os que foram enviados para espiar a terra prometida, somente JOSUÉ e CALEBE trouxeram relatório satisfatório e animador, pois demonstraram confiança no Deus de Israel.

Calebe recebeu o território de Hebrom por herança durante a liderança de Josué (Js 14:13-14) porquanto perseverara em seguir ao Senhor, o Deus de Israel.

Como vimos acima a origem de Calebe não é mencionada em detalhes na bíblia, mas foi um homem que fez parte da geração de escravos libertos do Egito conduzidos por Moisés. Era filho de Jefoné, um hebreu da família de Quenaz, (daí o nome quenezeu).

Trajetória no deserto

Calebe era um homem diferenciado e muito importante em sua tribo, pois foi levantado por Moisés como príncipe (chefe) da tribo de Judá e um dos 12 espias da Terra Prometida.

Passou por duas gerações da tribo de Judá como chefe, a primeira geração mencionada em Números 1.1 a 46, na entrada do ciclo do deserto, com 74.600 homens (Números 1.26 a 27), e a segunda geração, já próximo à terra prometida, com 76.500 homens (Números 26.19 a 21). O ciclo do deserto durou 40 anos, e todos os homens da primeira geração morreram prostrados no deserto, com exceção de Calebe em sua tribo (Hebreus 3.14 a 19). Imagine: Calebe viu quase 75 mil homens da sua tribo e 603.500 de todo o Israel morrerem no deserto. A maioria morreu por haver murmurando contra o Senhor, o Deus dos Hebreus. O motivo de morrer toda uma geração foi uma série de pecados e rebeliões cometida pelo próprio povo, narrada no livro de Números e resumida em 1Coríntios 10.1 a 13.

A geração que nasceu no deserto, sem dúvida, estava mais preparada para a conquista da Terra Prometida do que a geração de escravos que saiu do Egito. 

No Egito eles aprenderam a ser escravos e acostumaram com a servidão de tal forma que não queriam lutar pela sua libertação. 

Calebe e Josué foram a única exceção, porque estavam com disposição e sentimentos ajustados à palavra liberada pela boca de Moisés, que é notável na narração de Números 13 e 14, texto que expõe o conflito entre 10 espias que viam impossibilidades para conquista da Terra Prometida, por causa dos povos inimigos, em antítese ao posicionamento de Calebe e Josué (Números 26.64 e 65); Josué e Calebe acreditavam que era viável a vitória pela palavra de promessas de Deus. A bíblia ainda dá o detalhe que o sentimento de Calebe era diferenciado e que Deus o conduziria a conquista da Terra da Promessa:

"Porém o meu servo Calebe, visto que nele houve outro espírito, e perseverou em seguir-me, eu o farei entrar na terra que espiou, e a sua descendência a possuirá”. (Números 14.24).

Calebe era forte, valente e posicionado diante da palavra da promessa (Números 13.30; 14.6 a 9); não se assustou com a ameaça de apedrejamento por parte do povo (Números 13.10) e foi protegido pelo Senhor no deserto. 

(Números 14.37 a 38; Deuteronômio 1.36).

Toda a trajetória da vida de Calebe foram marcadas de desafios e conquistas. 

Após toda a conquista da Terra Prometida, 33 reinos canaanitas ao todo, liderando a tribo de Judá, Calebe conquistou território tão grande quanto Manassés e Efraim, filhos de José. Judá ocupou boa parte da região sul de Canaã e os deserto mais íngremes, como a Judéia e o Neguebe. O auge da conquista de Calebe foi o monte Hebrom, lugar que pedira a Josué como herança particular de sua família. Vigoroso em sua velhice, aos oitenta e cinco anos (Josué 14.6 a 15), Calebe ainda dominou todo o monte, derrubando Sesai, Aimã e Talmai, os três posseiros anaquins (família de gigantes, exatamente o povo que colocou medo nos 10 espias – Juízes 1.10).

A excelência de Calebe é vista na expulsão de todos os posseiros da terra, diferente dos benjamitas que permitiram os jebuseus viverem conjuntamente com em Jerusalém, o que se tornou uma "dor de cabeça" até a conquista de Davi. (Juízes 1.16 a 21). Único povo que resistiu ao povo de Judá foi do litoral ao sul, possivelmente filisteus, (A Filistéia é hoje a conhecida Faixa de Gaza) que tinham armas de ferro, tecnologicamente avançados para aquela época, pois eram povos que vinham das ilhas gregas.

Calebe teve/fez ainda um sucessor, seu sobrinho, um juiz e guerreiro chamado Otniel, que além de se casar com a filha de Calebe ao conquistar Debir e o monte Quiriate Sefer (Juízes 1.11 a 15), liderou todo povo de Israel contra investida do rei da Mesopotâmia (Juízes 3.7 a 11). Calebe formou um líder sucessor, diferentemente de Josué, que apenas se despediu do povo. A bíblia não menciona a morte de Calebe, apenas que teve paz após suas conquistas.

Curiosidades sobre Calebe 

O nome de Calebe volta a aparecer 400 anos depois de sua morte: Um descendente distante, Nabal, foi um homem insensato do Monte Carmelo que se levantou contra Davi (1Sm 25). Nabal morreu e Davi casou com sua mulher, Abigail. Com ela e mais duas mulheres, Davi refugia-se em Hebrom (1 Samuel 2:2). Ou seja, Davi casa-se com a mulher do descendente de Calebe, refugia-se e é ungido no monte de Calebe.

Em Hebrom, o monte de Calebe, também moravam os descendente de Levi, da família de Coate (Josué 21.10 a 11) e havia ainda uma cidade-refúgio para os homicidas. (Josué 21.13).

Outros fatos importantes do Monte Hebrom que merece menção aqui:

O monte Hebrom foi chamado de Morada de Abraão. (Gênesis 13.18).

Ali foi o local da morte de Sara. (Gênesis 23.2).

Local do túmulo de Abraão, Isaque e Jacó. (Gênesis 23.14 a 20).

A unção de Davi como rei também se deu  ali no monte Hebrom. (1 Samuel 5.1 a 5).

Hoje, Hebrom é uma cidade da Cisjordânia (de domínio árabe), que está sob ocupação de Israel desde 1976, com população majoritariamente árabe.

Calebe é um referencial bíblico de perseverança nas promessas de Deus, de disposição nas batalhas e conquistas da vida. 

Saiu da escravidão egípcia, cruzou 40 anos de deserto, viveu sinais poderosos, venceu 33 reinos em Canaã e conquistou o monte Hebrom, o monte de sua herança. Que tenhamos, nestes dias de modernidade do século XXI a coragem e a perseverança de Calebe para alcançar grandes e completas conquistas em nome de Jesus. 

Devemos lutar com garra e determinação como Calebe para alcançarmos as vitórias do dia a dia.

1)  Nós vamos conquistar pela fé o inimaginável. Calebe andou contra todas as expectativas de frustrações. O segredo de Calebe foi crer, esperar em Deus e lutar as batalhas do Senhor. Calebe esperou mais de 45 anos para alcançar suas vitórias e não desistiu dos seus objetivos.

2)      Vitalidade, força e unção de conquista não lhe faltaram. Se você não desanimar, irá colher o que planeja colher do que você plantou. Calebe tinha uma aliança com Deus e celebrou com sua família as suas conquistas que ficaram para sua posteridade.

É hora de revermos nossos conceitos e confiar pela fé que vamos alcançar nossas tão almejadas vitórias. 

3) Precisamos buscar a nossa capacitação espiritual para adentrar no desconhecido do deserto até a terra prometida para lá lutarmos até atingirmos nossos objetivos e nossos sonhos. Se ficarmos na mesmice do dia a dia conformados com o conforto do sofá de nossa casa, nunca seremos vitoriosos como Calebe. Vejam que todas as conquistas de Calebe foram através de batalhas sangrentas que ele teve que enfrentar e vencer uma a uma de cada vez. Planejou suad estratégias de guerra para vencer em o nome do Senhor Deus de Israel. (Tiago 1.12). 

Depois de provado, você poderá ser aprovado.

Alegre-se pelas provações, porque essa momentânea tribulação produzirá um peso de glória. Só espera quem tem uma promessa e o que prometeu é fiel para completa-la. Deus nos capacita para a vitória mesmo a gente achando que não é capaz de conquista-la. (Hebreus 10.35).
Não abandone sua confiança no Senhor, tenha fé e suas bênçãos Deus vai te dar. Entrega seu caminha ao Senhor, confia nEle e o mais ele fará.

Do livro de Josué Capítulo 14 tiramos as seguintes lições sobre a trajetória da vida de Calebe. 

Calebe é um personagem que não pode ser ignorado nas escrituras. 

Sua vida, tem muito a nos ensinar. No hebraico seu nome significa simplesmente escravo. As lições que o capítulo 14 de Josué pode nos ensinar são;

1)  Nosso corpo pode deteriorar, pode envelhecer, adoecer, mas as promessas de Deus não. Jo.14.6.
É preciso guardar as promessas de Deus, apesar dos anos passarem tão velozmente.

2)   Não é o tempo que diz que você está velho demais, mas quando seus olhos já não  vislumbram mais a luz do horizonte, é o sinal de  que a velhice chegou. João 14.7 8.

Não permita que o envelhecimento do corpo   roube a luz de Deus em sua alma, em sua vida. Creia apesar das lutas , creia apesar dos anos.  Sempre creia no poder de Deus.

3) O fato de você estar vivo é uma demonstração de que Deus está te dando uma nova oportunidade para que você veja as realizações das promessas de Deus em sua vida. João 14.10.

O tempo não pode roubar de nós o desejo de novas conquistas, o tempo não pode nos fazer esquecer das promessas de Deus. João 10.6.

4)   Não usem as fragilidades do seu corpo como um obstáculo ou como um impedimento, mas creia na força e no poder que vem de Deus para te capacitar e você receberá a vitória em sua trajetória de vida. João 14.11,12.

Mesmo aos 85 anos Calebe acreditava no cumprimento das promessas de Deus; mesmo que ele já tinha 85 anos, ainda restava forças para  ir aos campos de batalhas e lutar para vencer. 

A lição aqui é que podemos ser velhos em corpos de trinta anos, ou podemos ser novos em corpos de setenta anos; no caso de Calebe era 85 anos. Deus é capaz de cumprir as promessas que Ele nos fez. Que Deus lhe abençoe grandemente e te fortaleça. Que você tenha bons amigos e muita vitalidade; que você seja fortalecido no Senhor e na força do seu poder.

Vamos batalhar as guerras espirituais do Senhor Jesus e teremos vitórias. 


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário