sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

PREGAÇÃO COM UNÇÃO X PREGAÇÃO SEM UNÇÃO

PREGAÇÃO COM UNÇÃO PREGAÇÃO SEM UNÇÃO

“Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.” II Pedro 3:18.

Todo pregador precisa seguir essa receita do apóstolo Pedro. A graça e o conhecimento precisam ser equilibrados na vida de todos os pregadores. A pregação sem o conhecimento e sem a graça de Deus não causam nenhum impacto  na vida das pessoas. A pregação só com conhecimento vai ter o reconhecimento dos estudiosos.  

A pregação que depende única e exclusivamente da graça de Deus causa emoção espiritual, é o caso muito comum de pregadores leigos; mas se seguir a orientação de Pedro,  os pregadores que buscarem um equilíbrio da pregação com a graça de Deus e o conhecimento serão mais produtivos e mais bem sucedidos. 

As igrejas estão precisando de pessoas que preguem com autoridade espiritual (unção). Não estamos dizendo que precisamos de boas pregações, boas técnicas de convencimento, boa oratória  e de bons profissionais de púlpito, isso tudo é bom, mas estamos falando de pregações simples que fazem as pessoas quererem se humilhar diante de Deus e buscarem uma real mudança de vida. Estamos falando de algo que fala no profundo da alma. Se você quer ter essa autoridade espiritual, você deve abrir mão de todo tipo de manipulação e pregar a verdade e a simplicidade da Palavra de Deus e o verdadeiro amor de Deus. Veja o que o apóstolo Paulo disse:

"Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos. Antes, renunciamos os procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano nem torcemos a palavra de Deus. Pelo contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus”. (2 Coríntios 4:1-2).

Paulo estava falando sobre as suas motivações. Ele não queria agir com má-fé, distorcendo a Palavra de Deus para manipular as pessoas ou somente para agradar as pessoas com bonitos sermões. Paulo tinha muito conhecimento e sua palavra era agradável para o convencimento das pessoas; mas pelo contrário, ele decidiu arrancar do seu coração toda raiz de pecado, toda amargura de alma e toda a carnalidade das intenções erradas e se colocar ao mesmo nível do maior dos pecadores para alcançar as almas para o reino de Deus; ao pregar o Evangelho ele decidiu falar a essência do amor de Deus para com o pecador porque o evangelho é boas novas de grande alegria. Este é o caminho para recebermos a unção e autoridade espiritual que necessitamos para a pregação do evangelho com unção.
A honestidade e transparência com Deus e com as pessoas são as prioridades que temos que ter para termos sucesso em nossas ministrações.

Sabemos que é mais fácil identificarmos essas falhas em muitos líderes da atualidade, mas será que conseguimos enxergar pecados e falhas em nossas próprias vidas? Se quisermos ser cheios do Espírito Santo e ser exaltados por Deus, devemos primeiramente nos esvaziar de todo pecado e de nossa natureza egoísta e orgulhosa que nos permeiam. Em Filipenses 2:5-9 diz que Jesus, mesmo sendo Deus, esvaziou a si mesmo para se tornar servo dos homens, e foi obediente até a sua morte, e morte de cruz. Depois disso, Deus lhe deu a posição mais alta e o nome que está acima de todo nome. Repare que antes de sermos exaltados, há um preço que devemos pagar, e é justamente disso que quero falar mais um pouco. 

Se você quer ter autoridade espiritual, ou seja, unção de Deus na sua vida faça um passeio pelo livro de Lucas capítulo 14; Jesus foi convidado para comer na casa de um líder fariseu e outros mestres da lei foram junto com ele. Mas, quando chegaram e foram se assentar, aqueles homens ficaram disputando quem se assentaria nos melhores lugares da mesa. Eles queriam posições de destaque, mas ao perceber isso (v.7) Jesus lhes disse uma palavra bem dura; Jesus disse: "Quando alguém o convidar para um banquete de casamento, não ocupe o lugar de honra, pois pode ser que tenha sido convidado alguém de maior honra do que você. Se for assim, aquele que convidou os dois virá e lhe dirá: ‘Dê o lugar a este’. Então, humilhado, você precisará ocupar o lugar menos importante.
Mas quando você for convidado, ocupe o lugar menos importante, de forma que, quando vier aquele que o convidou, diga-lhe: ‘Amigo, passe para um lugar mais importante’. Então você será honrado na presença de todos os convidados. Pois todo o que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado”.(Lucas 14:8-11).

Jesus estava mostrando que essa busca por honra e reconhecimentos das pessoas, só nos atrapalha e nos impede de recebermos algo mais especial e mais espiritual de Deus.

"Como vocês podem crer, se aceitam glória uns dos outros, mas não procuram a glória que vem do Deus único?" (João 5:44).

"Cuidado com os mestres da lei. Eles fazem questão de andar com roupas especiais, e gostam muito de receber saudações nas praças e de ocupar os lugares mais importantes nas sinagogas e os lugares de honra nos banquetes." (Lucas 20:46).

Os Fariseus se vangloriavam de suas ofertas, de sua aparente fé e obediência à lei, mas estavam com seus corações e suas mentes voltadas apenas para o aumento de suas propriedades matérias e o crescimento de seu patrimônio.
Cabe aqui a aplicação de um texto que o próprio Senhor Jesus proferiu com respeito aos Fariseus daquele tempo e que mais se parece com os Fariseus da pós modernidade. Veja Mateus 23.
  
Enquanto continuarmos nos vangloriando, achando que o ministério é "nosso", “que as obras são nossas" e que somos melhores do que os outros, não teremos autoridade espiritual, não teremos a unção tão necessária na ministração da palavra de Deus. 

É tão bom quando encontramos pessoas que falam pouco sobre o que elas têm feito e muito sobre o que Deus tem feito, não é verdade? Por isso exalte a Deus e confie que Ele é quem honra as pessoas, no tempo certo.

"...Sejam todos humildes uns para com os outros, porque "Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes". Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. Lancem sobre ele toda a vossa ansiedade e Ele cuidará de vocês. 

Deus abençoe você e sua família 


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário