terça-feira, 28 de novembro de 2017

IGREJAS FUNDADAS E OU VISITADAS PELO APÓSTOLO PAULO

IGREJAS FUNDADAS E OU VISITADAS PELO APÓSTOLO PAULO


Paulo foi um missionário muito ativo; graças a ele a mensagem de Cristo se difundiu para além da Palestina, chegando até o centro do império romano. O seu apostolado se concentrava principalmente entre os judeus que viviam na diáspora, fora do território de Israel. Chegava nas cidades e se reunia nas sinagogas e ali anunciava as Boas Novas de grande alegria.

Muitas pessoas se converteram e começavam uma comunidade cristã nas cidades por onde o apóstolo passava. Em outros lugares, ao invés, não teve sucesso e teve que escapar para não ser morto.

As comunidades fundadas por Paulo podem ser enumeradas acompanhando suas viagens, conforme são contadas por Lucas em Atos dos Apóstolos. É claro que nem todas as cidades acolheram de forma entusiasmada a sua pregação e sobre outras não temos nenhuma notícia. As comunidades mais importantes são aquelas as quais dirigiu cartas, como por exemplo Corinto, Éfeso, Tessalônica, Felipe.
Entre as cidades mencionadas, por ordem cronológica, podemos citar:

Primeira viagem.

Antioquia da Síria
Chipe
Salamina
Pafos
Perge
Panfilia
Antioquia da Pisídia
Icônio
Listra
Derbe

Segunda viagem.

Ptolemaida
Tiro
Sidom
Tarso
Troâde
Neápolis
Felipe. Cesaréia de Filipe.
Tessalônica
Bereia
Atenas
Corinto
Éfeso

Terceira viagem (passou por muitas cidades já visitadas).

Derbe
Listra
Icônio
Antioquia da Psídia
Éfeso
Ason
Neápolis
Filipo
Antípolis
Corinto
Atenas
Bereia
Tessalônica
Mileto
Pátara
Tiro
Cesareia
Jerusalém

Viagem como prisioneiro.

Malta
Roma

Em todas essas cidades, vilas ou vilarejos o Apóstolo Paulo sempre se utilizava das Sinagogas ou outros meios e situações que Deus preparava para que o evangelho do Senhor Jesus que é boas novas de grande alegria,  fosse anunciado. Lembremos o seguinte: em qualquer lugar onde Deus nos colocar ou onde Deus nos permitir estar, vamos evangelizar. 

1Coríntios9.16 - "Pois, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, porque me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho".

Nesta passagem Paulo fala de seu próprio trabalho, e o que ele agora é capaz de fazer depois de aceitar o evangelho de Jesus Cristo. Evangelizava não por iniciativa própria, pois se assim fizesse teria um salário, mas tudo fez em nome de Jesus, pregando seu evangelho gratuitamente, chegando ao ponto de não usar dos direitos que a pregação do evangelho lhe conferia de viver do evangelho. 

Aproveitemos as oportunidades de levar a pregação da palavra de Deus.

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário