quarta-feira, 22 de novembro de 2017

NASCIMENTO E MISSÃO DE CRISTO NO NT PARTE I

NASCIMENTO E MISSÃO DE CRISTO NO NOVO TESTAMENTO PARTE I.

O Nascimento de Cristo Jesus e sua missão na terra, na ótica dos escritores do Novo Testamento.

01) - Mateus 3.12: - O precursor, João Batista, anuncia o ministério de Cristo que já estava no meio deles.
João Batista aponta para a proximidade do ministério terreno de Jesus, e para obra transformadora que Ele realizaria.

02) - Mateus 11.20; 12.42; João 12.48 – Jesus realizou milagres, prodígios e maravilhas mesmo sem a maioria acreditar nele, as maiores autoridades religiosas e políticas de Jerusalém não acreditaram e o perseguiram com intenção de matá-lo até antes da hora. 

Quanto mais Jesus realizava milagres, prodígios e maravilhas, mais aquelas mesmas pessoas ficavam incrédulas; e lançou-lhes em rostos, dos seus discípulos e sobre as cidades onde se operaram a maior parte de seus prodígios, o fato de não se arrependerem de suas maldades e de seus pecados; muito embora estivesse ali quem é mais sábio do que Salomão e que não veio para julgar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele.

03) - Mateus 24.21,22; Mc 13.20 – Jesus fala de um tempo futuro que os homens não suportariam por si próprios as aflições daquele tempo.
Jesus prediz sobre grande aflição que nunca houve sobre o mundo desde o princípio até agora, nem tampouco haverá jamais; serão dias tão angustiosos e abrasados que se não fossem abreviados nenhuma carne se salvaria; mas assegura Jesus: "... por causa dos escolhidos, serão abreviados aqueles dias ".

04) - Mateus 24.30; Mc 13.26; Jo 21.22; At 1.11, Jesus fala que aqueles que cressem na sua palavra teriam minimizados os sofrimentos daqueles dias.

A vinda do Filho do homem descrito em Mt 24.30, relata o aparecimento de Cristo nos céus, depois da tribulação, precedido dos sinais precursores do versículo 29. Ele vem com juízo contra os ímpios, Ap 19.11; 20.3, para livrar os fiéis e para estabelecer a justiça na terra, Ap 20.4 . Todos os crentes arrebatados voltarão com Cristo na segunda fase da segunda vinda de Cristo poder e grande glória. Jesus no evangelho de Marcos assegura: "E, então verão vir o Filho do homem nas nuvens, com grande poder e glória". Quando Mt 24.30a registra: "...aparecerá no céu o sinal do Filho do homem..." certamente se refere que o próprio Cristo virá sobre as nuvens de glória, rodeado de refulgente luz. Aos apóstolos Jesus falou também para que não lhes ficasse nenhuma dúvida, Ele disse, respondendo a Pedro, sobre a pessoa do apóstolo a quem Jesus amava: "...Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa..." em Atos dos apóstolos 1.11, vem novamente a confirmação de que Jesus voltará, através do testemunho dado por um dos anjos que disse: "...varões Galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o viste ir".

05) – Mateus 26.26-30; 1Co 11.26; Jo 14.1-3; 1Ts 2.19 Ele Jesus, instituiu a ceia do Senhor para a igreja primitiva em substituição ao ritual da páscoa que era dos Judeus, e esta se tornou a comunhão dos santos até que Ele volte para arrebatar os fiéis vencedores.

Na orientação sobre a ceia do Senhor pelo apóstolo Paulo, ele diz "...tomai, comei... fazei isto em memória de mim..." v. 24 e completa v.26 "... porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que Ele venha...". Em João 14.1-3 o próprio Jesus preconiza aos apóstolos: "... não se turbe o vosso coração, credes em Deus credes também em mim, na casa do meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, Eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar, e, quando Eu for e vos preparar lugar virei outra vez...", e completa o apóstolo Paulo aos Tessalonicenses: "Porque qual é a nossa esperança... não sois vós... diante de Jesus Cristo em sua vinda?”.

06) - Mateus 24.32 - Os fenômenos naturais darão sinais de quando Ele voltará. Temos presenciado muitos desses sinais em nossa geração.
O brotar das folhas da figueira, Lc 21.29-31, simboliza eventos que ocorrerão durante a grande tribulação, Lc 21.15-29 e o v. 33 conclui: "...quando virdes todas estas coisas, sabei que Ele está próximo, às portas..." se referindo à volta de Cristo.

07) - Mateus 25.1-13 – O fenômeno da grande apostasia da igreja nos últimos tempos também será sinal de que está próximo aquele dia. 
A parábola das dez virgens de Mateus 25 demonstra muito bem o que estará acontecendo nos últimos dias.   Esta parábola ressalta o fato que todos os crentes devem constantemente examinar sua vida espiritual, tendo em vista a vinda de Cristo num tempo desconhecido e inesperado. Devem preservar sua fé, para que uma vez chegados o dia e a hora, sejam levados pelo Senhor na sua volta (v. 10). Estar sem comunhão pessoal com o Senhor quando Ele voltar, significa ser lançado fora da sua presença e do seu reino.

(1) O que faz a diferença entre o néscio e o sábio é aquele, louco, não reconhecer que o Senhor, ao voltar, Jo 14.3, virá num tempo em que não é aguardado, nem precedido de sinais visíveis específicos (v. 13; ver 24.36,44). Não haverá sinais na natureza, que sejam fenomenais naquele dia. Não haverá aviso de que aquele dia é o dia de Cristo voltar para arrebatar sua igreja. Não haverá homem nenhum, por mais “santo” que pareça ou se apresente diante da humanidade que possa dizer com certeza: “hoje Jesus voltará” ou “amanhã Jesus virá”. É lamentável a fraqueza do ser humano de querer marcar datas para a volta de Jesus.

(2) Cristo mostra aqui em Lc 18.8 que uma grande parte dos crentes estará despreparada no momento da sua volta vv. 8-13. Cristo deixa, pois, claro que Ele não vai esperar até que todas as igrejas locais estejam preparadas para sua vinda.

(3) Note-se que todas as dez virgens, tanto as prudentes como as loucas, foram surpreendidas, ao vir o noivo (vv. 5-7. Isto indica que a parábola das dez virgens refere-se aos crentes vivos antes da tribulação e não àqueles durante a tribulação, os quais terão sinais específicos precedendo a volta de Cristo no final da tribulação.

08) - Mateus 25.31-46 - As instruções de Jesus para aqueles que querem vencer e ser arrebatados.

No fim do sermão profético, Jesus prediz sobre a vida eterna aos que o aceitarem, o obedecerem, e forem fiéis até a morte; dizendo: "vinde benditos do meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo". Aos infiéis está determinado "... apartai-vos de mim malditos para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos".

09) - Mateus 26.64 – O sinédrio queria condená-lo pela sua própria palavra para que a condenação de Jesus não recaísse sobre eles. 
Jesus ao ser pressionado diante do sinédrio se era o Cristo, o Filho de Deus, que pela insistência do sumo sacerdote assegurou: "...tu o disseste; digo-vos porém, que vereis em breve o Filho do Homem assentado à direita do Todo - Poderoso e vindo sobre as nuvens do céu". Jesus sentia os horrores da morte que se aproximava, mas não deixou de afirmar que um dia voltaria para Reinar em Israel, como Filho de Deus.

10) - Marcos 8.38; 2Ts 1.7 – A perversidade das nações seriam insuportáveis naqueles dias, ou seja nos últimos dias; porém Jesus insiste que o Cristão verdadeiro não se envergonhe de pregar a salvação em Cristo e esperar o livramento somente n’Ele. 

Marcos trata da devassidão e da pecaminosidade das gerações, principalmente quando o Filho do Homem voltar, e adverte para o fato de que quem se envergonhar de Jesus, também Ele se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos; e, aos que são atribulados, sofrendo por Cristo, a promessa de 2Ts 1.7 é de "...descanso... quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu, com os anjos do seu poder”.

 Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário