sábado, 25 de novembro de 2017

DEFEITOS E HERESIAS NAS IGREJAS

DEFEITOS E HERESIAS NAS IGREJAS

É bom lembrarmos aqui no início desta mensagem que,  por mais perfeita que seja a igreja e por mais perfeito,  inteligente, estudado e amoroso que sejam seus líderes, você e eu não vamos encontrar perfeição aqui na terra.

Lá na Europa e na Ásia existiam igrejas que Paulo fundou, vejam as 3 (tres) viagens missionárias de Paulo em Atos dos Apóstolos;  porém estas sete de Apocalipse 2 e 3, que nominamos abaixo, são representativas de tempos e épocas. Já naquele tempo havia tantos defeitos e heresias nas igrejas que foi necessária a intervenção do Senhor Jesus através da Revelação do Apocalipse ao Apóstolo João que enviou as cartas dadas pelo Senhor Jesus Cristo ao “Anjo”, ao Pastor de cada igreja mostrando como as tais igrejas poderiam melhorar sua comunhão e intimidade para com Deus.

(1) Éfeso (Apocalipse 2:1-7) - a igreja que havia abandonado o seu primeiro amor. (2:4). Defeito: Igreja sem amor,  igreja materialista.
Porém não aceitava heresias.

(2) Esmirna (Apocalipse 2:8-11) - a igreja que sofreria perseguição. (2:10). O aparente defeito era o de não concordar com as coisas modernas daquele tempo.

(3) Pérgamo (Apocalipse 2:12-17) - a igreja que precisava se arrepender. (2:16). Defeito: Errava muito e não se arrependia dos seus erros achando que Deus não se importava, porque Deus é amor. Lembremos de uma coisa: Deus ama o pecador mas aborrece o pecado.

(4) Tiatira (Apocalipse 2:18-29) - a igreja que tinha uma falsa profetisa. (2:20). Defeito: Uma falsa profetisa mandava na igreja através de profecias,  claro que eram falsas as profecias dela.  Eram profecias que agradavam os seus ouvintes e sempre cativaram aqueles que a ouviam. O pastor da Igreja era um boneco,  um fantoche nas mãos dela.

(5) Sardes (Apocalipse 3:1-6) - a igreja que tinha adormecido. Igreja morta. (3:2). Defeito: Aquela igreja não sentia mais necessidade de orar, de cantar,  de adorar a Deus,  era uma igreja que se acomodou,  adormeceu e se conformou com tudo e com todos à sua volta.

(6) Filadélfia (Apocalipse 3:7-13) - a igreja que tinha sofrido pacientemente. (3:10). Defeito: Sofria calada como se culpada fosse pelas calamidades e consequências da falta de espiritualidade de poucos na igreja. A paciência tem limites;  não se pode sofrer tanto sem que seja por vontade de Deus; a partir daí tem que tomar decisões com orientações do Espírito Santo para nada dar errado daí pra frente.

(7) Laodiceia (Apocalipse 3:14-22) - a igreja com a fé morna. (3:16). Defeito principal: indecisão. A igreja e em especial sua liderança conformava com tudo e com todos à  ponte de não haver mais discernimento se aquela igreja era mesmo igreja ou se era uma empresa particular ou se era um clube social,  mas estava parecendo mesmo era uma casa de orgias sexuais e casa de prostituição, corrupção e roubalheira, tamanho o descaso das pessoas e lideranças com suas vidas espirituais.

A própria Bíblia alerta que nós devemos nos manter firmes na Palavra (1Co 15.1-2, 2Pe 1.19) e tomar cuidado com falsos mestres, pois eles introduzem secretamente heresias destruidoras ao Evangelho (2Pe 2.1). Nós não podemos considerar que uma mensagem é verdadeira somente porque a pessoa é inteligente, se expressa bem (1Co 1.20) ou porque ela vem acompanhada de milagres (Mt 24.24). A Bíblia diz que o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz (2Co 11.14-15) e que produz o engano até mesmo com sinais sobrenaturais (2 Ts 2.9-10).

As igrejas de hoje modernizadas por teologias próprias, que mais se parecem com heresias,  e que são facilmente assimiladas para endeusar seus líderes religiosos, estão concordando com todas as coisas que antigamente Deus já condenava como pecado dentro das 7 igrejas da Ásia tais como:

Prostituição, traição, incesto, pedofilia, poligamia, zoofilia, lesbianismo, homosexualismo; a Bíblia fala de efeminados em Apocalípse 21.8; adultério, fornicação,  emburrecimento que é o ato ou efeito de emburrecer, tornar ou ficar burro ou estúpido; escárnio contra Deus e contra as coisas da obra de Deus, zombarias, bebedices, glutonarias, vícios,  falsidade intelectual e todo tipo de baixaria. Pessoas sem afeto natural, sem amor, sem compreensão, sem complacência, dementes por vontade própria. Usam o espírito de engano para ludibriar os incautos neo-conversos  e leigos interessados em ser fiéis de verdade.

O apóstolo Paulo já alertava na sua segunda carta a Timóteo:
2 Tm. 3.1-13.

Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes. Pois entre estes se encontram os que penetram sorrateiramente nas casas e conseguem cativar mulherinhas sobrecarregadas de pecados, conduzidas de várias paixões, que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade. E, do modo por que Janes e Jambres resistiram a Moisés, também estes resistem à verdade. São homens de todo corrompidos na mente, réprobos quanto à fé; eles, todavia, não irão avante; porque a sua insensatez será a todos evidente, como também aconteceu com a daqueles. Tu, porém, tens seguido, de perto, o meu ensino, procedimento, propósito, fé, longanimidade, amor, perseverança, as minhas perseguições e os meus sofrimentos, quais me aconteceram em Antioquia, Icônio e Listra, – que variadas perseguições tenho suportado! De todas, entretanto, me livrou o Senhor. Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados. 2 Timóteo 3: 1-13.

Podemos dizer que nos nossos dias de pós modernidade as igrejas não estão mais se importando com seus defeitos e não fazem nada para melhorar sua comunhão com Deus. O Deus deste século cegou grande parte das lideranças evangélicas, se não a maioria, para dar mais valor ao dinheiro e às propriedades seculares que as riquezas terrenas lhes garante, do que o valor de uma alma. Defeitos todas as igrejas têm. Defeitos todos os líderes evangélicos têm. Mas ainda tem poucos que mesmo tendo defeitos procuram adorar a Deus em espírito e em verdade. Voltemos ao primeiro amor. Jesus te ama. Aceite-o hoje mesmo.

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.





Nenhum comentário:

Postar um comentário