terça-feira, 21 de novembro de 2017

AINDA SOBRE O MESSIAS NO VT PARTE II

AINDA SOBRE O MESSIAS NO VT PARTE II


O Velho Testamento retrata o nascimento, ministério, morte, ressurreição, ascensão e a vinda de Jesus para arrebatar a sua igreja.

11) – Isaías 20.1-6 - e Is 26.19: Prefiguração da humilhação, condenação, morte e vitória dos que permanecem em Cristo. 

Este capítulo 20 de Isaías fala da humilhação do profeta, da afronta que ele sofreu, da perseguição, do constrangimento, porém não cedeu à opressão, permaneceu em retidão; pré-figura de um Cristo humilhado, porém foi para o calvário como uma ovelha muda para o matadouro, sem abrir a sua boca, morrendo com a condenação mais cruel de sua época: a morte de cruz. Porém, o túmulo não o conteve, Jesus ressuscitou. Em Is 26.19 - temos uma das declarações de maior peso do Antigo Testamento sobre a ressurreição do corpo àqueles que forem fiéis servos de Deus, os quais ressuscitarão ao soar das trombetas de Deus no arrebatamento da Igreja.

12) - Isaías 26.20; Deus castiga os ímpios e esconde os fiéis para não sofrerem mais.

13) - Isaías 26.21; Os que esperam e permanecem fiéis, aguardam que se cumpram os decretos finais de Deus.

Durante a grande tribulação, quando Deus castigar os habitantes da terra, Mq 1.3, os que permanecerem fiéis estarão escondidos, esperando o Senhor em oração, até que Ele cumpra os seus propósitos redentivos.

14) - Malaquias 4.1-3: - O grande dia vem. Redenção para os salvos e a ira de Deus para os perdidos.

Mais uma vez o Senhor adverte no Antigo Testamento "aquele dia vem"; no verso 2 Ele fala da promessa redentiva aos que temerem ao nome do Senhor, e completa com a vingança total de Deus sobre a maldade dos homens.

15) - Jeremias 23.5: - O renovo da linhagem davídica apontando para o Messias.

Jeremias profetiza de "um renovo justo". O renovo isto é, a linhagem real de Davi foi cortada quando Deus destruiu a monarquia Davídica em 586 A.C.

(a) Deus, porém, prometeu que Ele suscitaria um rei da linhagem de Davi, um rei que seria um renovo justo. Este rei faria de modo definitivo e total aquilo que era justo e real. Esta profecia aponta para o Messias Jesus Cristo.

(b) Ele executará juízo total após a sua segunda vinda e antes do seu reino milenial na terra.

16) - Daniel 7.13: - O profeta Daniel vê um ser majestoso e glorioso.

Prediz que: "Vinha... como o Filho do Homem". Este majestoso sêr apresenta-se diante de Deus Pai como uma pessoa separada e distinta dEle, a fim de receber um reino eterno que jamais será dado a outras nações, conforme os reinos precedentes.

As "nuvens do céu" são provavelmente nuvens de glória, Ex 40.34,38; At 1.9,11; 1Ts 4.17; Ap 1.7. Uma indicação de que se trata do Filho de Deus, Mt 26.64, nosso Senhor Jesus Cristo. Lc 21.27; Jo 1.51.

17) - Ageu 2.7: - O profeta Ageu  trás uma palavra animadora para o seu tempo dizendo que o desejado de todas as nações virá. É claro que ele estava se referindo ao nascimento do Messias; o profeta não deixa nenhuma dúvida em suas palavras. Ele profere estas palavras tão marcantes e desafiadoras para a sua época, palavras essas que trouxeram um alento para os veteros testamentários e para toda a humanidade em todos os tempos.

Ele disse:  "Virá o desejado de todas as nações...". Estas palavras  renovaram as esperanças de quem aguardavam o nascimento do Salvador. Portanto é uma predição forte esta palavra profética de Ageu sobre a vinda futura do Messias.

18) - Zacarias 12.10: - Israel reconhecerá futuramente o Cristo que eles, se referindo aos seus antepassados, transpassaram com suas próprias mãos e o rejeitaram. 

Há aqui uma predição do reconhecimento futuro da nação de Israel, que em meio aos perigos do dia de batalha, no Armagedom, clamarão ao Deus vivo por socorro. Então o Senhor derramará do seu Espírito Santo para transmitir-lhes a sua graça, e atender-lhes a oração. Os Judeus daqueles dias estarão arrependidos e reconhecerão serem culpados pela espada romana ter traspassado Jesus, o Messias causando-lhe a dor mais terrível nos últimos segundos antes da exclamação ‘tudo está consumado’; a morte chegou e Jesus com aquele último brado expirou, Sl 22.16; Is 53.5; Jo 19.34.

O pranto dos israelitas será amargo. Cada família pranteará à parte. Os maridos também prantearão separadamente das respectivas mulheres. Por conseguinte, cada indivíduo terá de arrepender-se pessoalmente de seus pecados e por haver rejeitado a Jesus Cristo, Rm 3.23; 6.23; At 16.31; 1Pe 2.24.

19) – Zacarias 14.4: 1Co 15.50-53: Cristo voltará antes do início da grande tribulação, invisivelmente para a humanidade; Ele virá para arrebatar os seus. Ele virá no final da grande tribulação  e se apresentará visivelmente, quando todo olho o verá. 

 A volta visível de Cristo foi predita por Zacarias, que afirma "...naquele dia, estarão os seus pés sobre o monte das oliveiras..." Jesus voltará e estabelecerá as regras; ninguém mais poderá massacrar aqueles seus irmãos, os judeus, que os seus antepassados O crucificaram e o mataram  Lc 24.50,51; At 1.9-12. A grande tribulação como já disse será constituída de duas fases e sempre é bom relembrar.

A primeira fase começará logo depois do arrebatamento da igreja e durará três anos e meio, será de aparente paz.

A segunda fase também será de três anos e meio e culminará com a matança dos judeus na batalha do armagedom; então ao se completar os últimos três anos e meio, dos sete anos da grande tribulação, Jesus virá visivelmente para, entre outras atividades, derrotar o anticristo e estabelecer o Seu reino milenial.

20) – Malaquias 3.2: Ele voltará visivelmente e todo olho o verá.

O dia da sua vinda, ou do retorno visível de Cristo, dar-se-á na segunda vinda de Cristo, ou seja, no final da grande tribulação; e Ele virá como o fogo do ourives e como o sabão das lavadeiras, para purificar e julgar a Israel e expurgar todos os ímpios do país. Somente os justos hão de permanecer até o fim, Is 1.25; Ez 22.17-22, e reinarão com Cristo no milênio, e habitarão em segurança para sempre.

 Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário