quarta-feira, 1 de novembro de 2017

NOVA REFORMA JÁ

NOVA REFORMA PROTESTANTE DEPOIS DE 500 ANOS?

A igreja reformada tem que ter uma busca constante para estar sempre se reformando.  A recomendação principal vem do apóstolos Paulo escrita aos Romanos 12:1-2.
"Rogo-vos pois irmãos que apresenteis vossos corpos por sacrifício ...". "E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento...".
A verdadeira Igreja neo testamentária não se moderniza mas sempre se atualiza no decorrer do tempo, sob a direção do Espírito Santo, apresentando um culto racional ao Senhor.

Depois de 500 anos da reforma protestante  as perguntas que fazemos são:

" Vamos celebrar a reforma ou vamos clamar a Deus por socorro? Vamos ficar quietos,  omissos, ou vamos levantar um clamor a Deus para que a igreja continue sendo igreja e não empresa?
O que pesa mais em nossas motivações espirituais?
Temos mais razões para celebrar ou mais razões para clamar por uma nova reforma?". É só darmos uma olhada em como andam as coisas concernentes à igreja neste início do século XXI. Os mercenarios travestidos de pastores e lideres espirituais das igrejas transformaram os 5 solas da reforma ao seu bel prazer sempre visando lucro financeiro e não a salvação de almas para o reino de Deus.

1.  O SOLA FIDE se transformou em comércio da fé onde quem paga mais é quem recebe mais milagres, com direito a entrevistas em meios de comunicação,  não se importando com os efeitos e a transformação que a fé salvífica causa nos seres humanos que se convertem de verdade.
A igreja moderna virou um restaurante da fé onde as pessoas escolhem um prato feito, um self-service,  um churrasco ou um serviço personalizado "a lá carte", onde pagamos e podemos comer o que queremos e o quanto queremos. Chegou o tempo em que mais ainda o ser humano é valorizado pelo que tem e não pelo que ele é.
A igreja moderna ensina a ter fé no milagre e em quem vai solicitar o milagre e não no Deus dos milagres. A fé de mercadores e mercenários da fé é que "entram em ação" para Deus operar tais milagres, tais milagreiros são considerados quase "Semi Deuses". Segundo estes "Você pode operar seu milagre também" exigindo de Deus ou "prensando Deus na parede" e o milagre acontecerá. Parece que estamos contaminados com os ensinos da confissão de seres extra terrestres, etc. Estamos exigindo de Deus direitos que nunca existiram, nós somos meras e frágeis criaturas. Jesus ensinou a orarmos assim: "se for da Tua vontade, seja feita a Tua vontade "; o modernismo teológico diz que orar assim demonstra falta de fé e que teem de determinar o que quer para Deus realizar, enquanto que a Bíblia diz que " quem se humilha será exaltado" e que  " sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei".

2)DO SOLA SCRIPTURA fizeram a festa.
A igreja moderna PREGA sobre a bíblia, mas não prega a bíblia , se informa sobre a bíblia mas não analisa a bíblia. Nossos cultos estão sobrecarregados com uma liturgia pesada onde não há tempo para pregar a bíblia  apenas informar sobre ela e os chamados "louvores" que, com raras exceções, não louvam a Deus coisissima nenhuma.; é sempre uma mistura de ritmos modermos, dancas, palcos com luzes que induzem as pessoas como se estivessem num salão de baladas e não em um local de culto e adoração a Deus. Os reformadores da igreja tinham compromisso única e exclusivamente com Deus e a Sua Palavra. Dentre muitos destacamos o exemplo de Calvino.  Qual a diferença do reformador Calvino com os pastores da atualidade? Ele pregou 46 sermões em tessalonicenses; 186 em corintios; 159 em JÓ; 200 em deuteronomio; 353 em Isaías; 127 em Genesis. O que estamos pregando hoje? Será que a nossa pregação vai tocar profundamente no coração dos ouvintes a ponto deles se converterem a Cristo?

3) DO SOLUS  CHRISTUS fizeram o "somente os semi deuses"; meros homens se transformaram por vontade própria e por ganância financeira em "profícuos" escritores e profetas da modernidade com suas bíblias anotadas, algumas até desvirtuando os originais para dar maior vazão de suas teorias que intitulam de "teologias mais apropriadas aos tempos da atualidade e à sociedade moderna".
Precisamos entender que Cristo não é um acréscimo a fé, ele é a Pedra angular da esquina que sustenta toda a nossa fé.
Ele e somente Ele é suficiente para nós.
O Cristo da reforma é suficientemente eficaz como o é e sempre foi em todos os tempos.  Sempre deu o valor devido à  sua obra;  sempre mostrou em todo tempo quem Ele é. Cristo não é mais Senhor para muitos pregadores, apenas um fantoche nas mãos deles.
Temos a oportunidade de não apenas celebrar a reforma mas de clamar por mudanças, é preciso acabar com o evangelho mercado, o evangelho de negócios; é preciso acabar com os shows dos palcos e voltar aos cultos nos púlpitos. É preciso voltar a nos alegrar com termos como" servos do Senhor", e não com, "ilustres reverendos, ilustres pregadores". Quem é ilustre, sempre foi e sempre será é o Senhor Jesus.  "Que Deus continue reformando a igreja reformada; igreja essa que se esqueceu  que muitos servos de Deus no passado deram a vida para que a igreja fosse reformada".

Deturparam também o SOLA GRATIA e SOLI DEI GLÓRIA e transformaram a glória de Deus em glórias para os homens e seus suntuosos templos e para os nomes de suas igrejas; um verdadeiro comércio da fé. Transformaram a graça em "grana", quanto mais dinheiro,  quanto mais grana, mais se confirma que a graça , o evangelho da verdade já não é mais de graça. Verdadeira venda de indulgências da era moderna do evangelho da pós modernidade. Deus tenha misericórdia de sua igreja lavada e remida no sangue de Cristo Jesus. Deus tenha misericórdia dos crentes verdadeiros que ainda preservam o verdadeiro evangelho e estão esperando, pela fé, Jesus voltar para arrebatar sua noiva, a igreja.

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor


Nenhum comentário:

Postar um comentário