domingo, 12 de novembro de 2017

A PARÁBOLA DOS (DEZ) TALENTOS

A parábola dos (dez) talentos

Porque eu coloquei o nome nesta mensagem de: A PARÁBOLA DOS (DEZ) TALENTOS. Não teve outros que receberam talentos também? Claro que sim. Mas foi no intuito de que você pense no tamanho da sua responsabilidade para com Deus. Você trabalharia se não tivesse os dez talentos? Você trabalharia se não tivesse os cinco talentos? Você trabalharia se não tivesse um talento?
No caso aqui da parábola o que recebeu um talento não quis trabalhar para ganhar outros talentos e recebeu a recompensa devida.

Mas eu quero que você imagine o que está acontecendo em sua volta, em nossa volta, quantas pessoas que encontramos e conhecemos que diz que não tem nenhum talento, que é um zero a esquerda, que não é valorizado em nada que faz; que não vai fazer mais nada na vida, que vai ficar de braços cruzados. Quer deixar ficar do jeito que está pra ver como é que fica.

O caso desta parábola veio em boa hora para nos ajudar a ajudarmos alguém nessas situações: Jesus é a esperança. Jesus é a solução.

Certa vez Jesus contou uma parábola sobre um homem rico que saiu de viagem e confiou seu dinheiro a 3 de seus servos. O primeiro servo recebeu 5 talentos (cerca de 175 quilos) de ouro, o segundo recebeu 2 talentos (70 quilos) e o terceiro recebeu 1 (35 quilos). Esse senhor era muito rico!

Passado muito tempo, o senhor voltou para casa e pediu contas aos seus servos. O primeiro servo mostrou como tinha investido seus 5 talentos e ganhado outros 5. O segundo servo também tinha investido e duplicado seus 2 talentos. Por isso, eles receberam os parabéns de seu senhor e foram recompensados. Mas o terceiro servo continuava apenas com 1 talento. Porquê?

Ele tinha enterrado o dinheiro! Por medo de seu senhor e sem querer fazer nada por ele, o terceiro servo tinha decidido que a opção mais segura era não mexer no dinheiro. O senhor ficou muito zangado e lhe disse que deveria ter investido o dinheiro no banco, para receber juros. O servo foi jogado nas trevas e seu talento foi dado ao que tinha 10.

A lição da parábola

A parábola dos talentos mostra como todos teremos de prestar contas a Jesus quando ele voltar. Jesus dá a cada um de nós uma missão, de acordo com nossa capacidade. Para cumprir a missão, ele nos dá recursos, como dons, bens materiais ou conhecimentos. Nós precisamos investir esses recursos para cumprir a missão.
Os primeiros dois servos aceitaram o desafio e seu esforço foi recompensado.

Quando confiamos em Deus e procuramos fazer sua vontade, ele nos ajuda a cumprir nossa missão. E um dia, na ressurreição, receberemos nossa recompensa.

O terceiro servo não amava seu senhor de verdade e desperdiçou sua oportunidade.
Muitas pessoas desperdiçam seus recursos e não atendem ao chamado de Deus. Isso mostra que seu coração não é voltado para Deus e que não o amam. No fim, o resultado será castigo.

O tamanho do sucesso não é o mais importante para Deus. Tanto o servo com 10 talentos quanto o servo com 4 receberam a mesma recompensa. O mais importante é o coração. Deus se alegra de quem tem o coração pronto para o servir.

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário