sexta-feira, 3 de novembro de 2017

JESUS E O TÚMULO VAZIO

JESUS E O TÚMULO VAZIO

MATEUS 28:3-15 MARCOS 16:5-8 LUCAS 24:4-12JOÃO 20:2-18

No dia de finados as pessoas visitam os túmulos de seus ente queridos que ja morreram. Vão aos cemitérios levar flores, fazer suas orações e matar a saudade de seus parentes.

NO TÚMULO DE JESUS EM JERUSALÉM ESTÁ ESCRITO EM VÁRIOS IDIOMAS: “ELE NÃO ESTÁ AQUI PORQUE RESSUSCITOU”.

VEJAMOS OS ACONTECIMENTOS NO TÚMULO DE JESUS SOBRE SUA MORTE E RESSURREIÇÃO.

1. ELE APARECE A VÁRIAS MULHERES

As mulheres ficam muito surpresas ao ver que o túmulo "parece vazio", mas na verdade estava vazio mesmo. Maria Madalena corre até ‘Simão Pedro e o discípulo que Jesus amava’ o apóstolo João. (João 20:2) Mas as outras mulheres que foram ao túmulo veem um anjo. E dentro do túmulo há outro anjo, que usa “uma veste comprida, branca”. Marcos 16:5.

Um dos anjos diz a elas: “Não tenham medo, pois eu sei que vocês estão procurando Jesus, que foi morto na cruz. Ele não está aqui, porque Ele ressuscitou assim como tinha dito. Venham, vejam o lugar onde Ele estava deitado. Depois vão depressa e digam aos discípulos dele: ‘Ele foi levantado dentre os mortos e agora está indo adiante de vocês para a Galiléia'. (Mateus 28:5-7).
 Assim, “tremendo e tomadas de emoção”, as mulheres foram depressa contar isso aos discípulos. Marcos 16:8.

2. A BUSCA PELO CORPO DE JESUS.

A essa altura, Maria já encontrou Pedro e João. Sem fôlego, ela diz: “Retiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram.” (João 20:2) Pedro e João saem correndo. João é mais rápido e chega ao túmulo primeiro. Ele olha para dentro do túmulo e vê as faixas, mas fica do lado de fora.

Quando Pedro chega, vai logo entrando. Ele vê os panos de linho e o pano usado para enrolar a cabeça de Jesus. Agora João entra e acredita no que Maria disse. Apesar do que Jesus disse antes, nenhum deles entenderam que ele foi ressuscitado. (Mateus 16:21) Confusos, voltam para casa. Mas Maria, que voltou ao túmulo, permanece ali.

3. A NOTÍCIA DE QUE JESUS RESSUSCITOU SE ESPALHA RAPIDAMENTE.

No entanto, as outras mulheres vão contar aos discípulos que Jesus foi ressuscitado. Enquanto estão correndo para fazer isso, Jesus as encontra e diz: “Bom dia!” Elas se jogam aos seus pés e ‘lhe prestam homenagem’. Então Jesus diz: “Não tenham medo! Vão, contem isso a meus irmãos, para que eles vão para a Galileia, e ali me verão.” Mateus 28:9, 10.

4. A MENTIRA DOS SOLDADOS

Antes, quando ocorreu o terremoto e os anjos apareceram, os soldados que vigiavam o túmulo “tremeram e ficaram como que mortos”. Ao se recuperar, entraram na cidade e “comunicaram aos principais sacerdotes tudo o que tinha acontecido”. Depois de os sacerdotes consultarem os anciãos dos judeus, decidiram esconder o assunto, subornando os soldados para dizerem: “Os discípulos dele vieram de noite e o furtaram enquanto estávamos dormindo”. Mateus 28:4, 11, 13.

Visto que os soldados romanos podem ser mortos se dormirem no posto, os sacerdotes prometem: “Se isso [a mentira de que caíram no sono] chegar aos ouvidos do governador, nós lhe daremos explicações, e vocês não precisarão se preocupar.” (Mateus 28:14) Os soldados aceitam o suborno e fazem o que os sacerdotes dizem. Em resultado disso, a história falsa de que o corpo de Jesus foi roubado se espalha amplamente entre os judeus.

5. DOIS ANJOS APARECEM.

Maria Madalena ainda está chorando no túmulo. Inclinando-se para frente a fim de olhar o túmulo, ela vê dois anjos de branco. Estão sentados, um no lugar onde estava a cabeça de Jesus, e o outro onde estavam os pés. Eles perguntam: “Mulher, por que está chorando?” Maria responde: “Levaram embora o meu Senhor, e não sei onde o colocaram.” Virando-se, Maria vê mais alguém. Ele repete a pergunta dos anjos e acrescenta: “Quem você está procurando?” Pensando que é o jardineiro, ela diz: “Se o senhor o tirou daqui, diga-me onde o colocou, e eu o levarei embora”. João 20:13-15.

Na verdade, Maria estava falando com o ressuscitado Jesus, mas ela não o reconhece imediatamente. No entanto, quando ele diz “Maria!”, ela percebe que é Jesus pelo jeito como ele fala com ela. Maria diz cheia de alegria: “Rabôni!” (que quer dizer “Mestre!”). Mas, com medo de que ele esteja para subir ao céu, ela segura Jesus. Por isso, ele lhe diz: “Pare de me segurar, porque ainda não subi para o Pai. Mas vá aos meus irmãos e diga-lhes: ‘Eu vou subir para o meu Pai e Pai de vocês, para o meu Deus e Deus de vocês.’” — João 20:16, 17.

6. TODOS SE MARAVILHARAM AO SABER QUE JESUS RESSUSCITOU.

Estes acontecimentos impactaram a vida daquelas pessoas mais próximas de Jesus. Todos tinham ouvido o anúncio feito pelo próprio Senhor Jesus de que ressuscitaria dentre os mortos,  mas quando isso aconteceu todos se maravilharam; apenas Tomé duvidou. Quando encontrou-se com Jesus tudo se esclareceu.

PR. WALDIR PEDRO DE SOUZA
BACHAREL EM TEOLOGIA, PASTOR E ESCRITOR



Nenhum comentário:

Postar um comentário