domingo, 19 de novembro de 2017

PROMESSAS DA VINDA DO SALVADOR PARTE II

PREDIÇÕES E PROMESSAS DA VINDA DO SALVADOR PARTE II


A perseguição mais forte contra o Senhor Jesus já foi sentida logo no seu nascimento.


20) - Jeremias 31.15; Mt 2.16,18 - A perseguição logo no nascimento de Jesus.
Jeremias profetiza sobre Israel chorando pelos deportados para o exílio. Deus declara que ele não precisa chorar mais, porque o povo voltará; o livro de Mateus aplica esta passagem profeticamente à ocasião em que Herodes levantou a perseguição contra o Cristo nascituro; matando os meninos de Belém da Judéia após o nascimento de Jesus, tendo Este que ser conduzido ao Egito, por Maria e José, mas regressando logo que já havia passado o perigo.

21) - Salmo 72.10; Mt 2.1,11 – Um reino excelente, glorioso e de justiça.
Salomão descreve as dádivas e a excelência, justiça e glória do seu reino, prefigurando os presentes, dádivas que os magos do oriente trouxeram e ofertaram ao Messias que havia nascido.

22) - Isaías 42.1 – Fala do Senhor que se tornou servo.
O profeta refere-se a Jesus Cristo como servo, diz o Senhor: "Eis aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu Eleito, em quem se compraz a minha alma; pus o meu Espírito sobre ele; Juízo produzirá entre os gentios." O Messias seria Ungido com o Espírito Santo para realizar a sua obra redentora Is.61.1.

23) - Salmo 89.36,37; Ap. 1.5 – A fiel testemunha.
Sua descendência durará para sempre, seu trono também estabelecido para sempre em Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra.

24) - Salmo 78.2; Mt 12.34,35 – Falou a língua dos homens para ser compreendido por eles.
Jesus utilizou-se de parábolas para se expressar melhor e de enigmas da antiguidade para, com sabedoria, mostrar ao povo a falsidade dos fariseus dizendo: "Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. O homem bom tira boas coisas do seu bom tesouro, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más." Até do seu discurso, ou da sua pregação, havia menções no Velho Testamento.

25) - Isaías 53.3-7 - Suportou com paciência o sofrimento.
O ministério do Messias seria de sofrimento "...Homem de dores..." tomou as dores dos homens sobre seus ombros: "Ele tomou sobre si as nossas enfermidades" seria ferido pelas nossas transgressões para que pelas suas pisaduras fôssemos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas que não têm pastor, preferindo seguir nossos próprios caminhos egoístas e pecaminosos; mas Ele como um cordeiro, foi levado para o matadouro, suportando com paciência e de um modo voluntário, o sofrimento em nosso lugar, 1Pe 2.23; Jo 1.29,36; Ap 5.6.

26) - Salmo 41.9; 55.12 – Suportou um traidor dentre os seus escolhidos.
Suportaria um traidor dentre os que tanto confiava; não seria um inimigo que o afrontaria, mas o que comia do seu pão.

27) - Zacarias 11.12,13; "Mt 26.15,16" – Foi vendido por um preço vil.
Até o preço da traição, foi previsto por Deus através do profeta Zacarias, e cumprido, infelizmente na vida de Judas Iscariotes. A referência de Mateus 26.15,16 registra o cumprimento do preço da traição.

28) - Zacarias 9.9; Mt 21.1-11 – Utilizou-se do transporte mais humilde do seu tempo.
A profecia de Zacarias fala do veículo que Jesus se utilizaria para chegar e passar por ruas da cidade de Jerusalém; Mateus registra o seu cumprimento.

29) - Isaías 53.9,12; Mc 15.27,28 – Foi contado com os malfeitores para dar oportunidade de libertação e salvação para tais pessoas, mesmo porque os seus próprios irmãos o rejeitaram. 
Ele foi contado com os malfeitores e puseram a sua sepultura com os ímpios e com o rico, na sua morte, Mt 27.57-60.

30) - Salmo 22.16; Zc 13.6; Jo 20.25 - Muito sofrimento, mas por uma causa justa: salvar a todos quantos aceitarem o plano que Deus traçou para salvar a humanidade da perdição eterna.     
O sofrimento de Cristo não foi sem causa. Ele foi ferido na casa de seus amigos, mas estendeu as mãos e os pés para serem cravejados por pregos pontiagudos; para assim mostrar para a humanidade que está com as mãos estendidas para todos, de todas as raças, povos, tribos, nações, indiferentemente de cor, credo religioso, posição social e intelectual ou condição financeira.
O Messias sofre, padece, mas triunfa, mesmo sendo traspassados as suas mãos e os seus pés com grandes e pontiagudos cravos que eram pregos grandes. Zacarias indaga profeticamente: Que feridas são essas nas tuas mãos? Dirá Ele: São as feridas com que fui ferido na casa de meus amigos. E o apóstolo João complementa o ato quanto à incredulidade de Tomé: Se eu não ver os sinais dos cravos em suas mãos, não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei; depois exclamou: Senhor meu, e Deus meu! v. 28.

31) - Salmo 22.18; Jo 16.23,24 – Lançaram sorte para repartir suas vestes, Ele foi despojado até de suas vestes.
Repartiriam as suas vestes e lançariam sorte sobre as sua túnicas; foi o que registrou João: que os soldados, crucificando a Jesus, tomaram as suas vestes e fizeram quatro partes, para cada soldado uma parte, e também a túnica. A túnica, porém tecida toda de alto a baixo não tinha costura. No versículo 24 lançaram sortes, para que se cumprisse as Escrituras.

32) - Êxodo 12; Jo 1.29; 1Co 5.7 – O sangue de Jesus foi derramado como de um cordeiro mudo indo para o matadouro sem abrir a sua boca.
A Páscoa exigia um cordeiro, e o derramamento do sangue do mesmo, mas só o sangue do Cordeiro de Deus é que pode tirar o pecado do mundo e proporcionar ao pecador o perdão e a vida eterna, porque Cristo a nossa páscoa foi sacrificado por nós.

33) - Salmo 22.15; Jo 19.28 – Ele exclamou para mais uma vez dar aos homens a oportunidade de demonstrar amor, porém o que lhe demonstraram foi ódio, crueldade e perversidade.
Davi salmodiou: "A minha força se secou como um caco, e a língua se me pega do paladar; e me puseste no pó da morte." Apontando para Jesus na cruz do Calvário, conforme o registro de João que diz: "Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sêde".

34) - Números 9.12; Ex 12.46; Jo 19.36 – Deus o pai não permitiu que lhe quebrassem os ossos porque daí a três dias Ele ressuscitaria.
Ao instituir a páscoa, Deus dá instruções de que o cordeiro não poderia ter seus ossos quebrados, e no Novo Testamento temos o cumprimento... "Porque isso aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: Nenhum dos ossos será quebrado".

35) - Isaías 53.9; Mt 27.57 – Jesus não precisou comprar um túmulo, foi apenas um empréstimo por três dias.
Seu túmulo foi emprestado por um homem rico conforme a profecia de Isaías, e esse homem era José de Arimatéia, que também era discípulo oculto de Jesus.

36) – Salmo 16.10; 30.3; At.2.32 – Davi já cantava nos salmos sobre a ressurreição de Jesus, pois nem a morte nem o inferno prevaleceriam sobre o Messias prometido.
A promessa da ressurreição de Jesus foi prevista por Davi nos Salmos: "Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu santo veja corrupção" "Senhor, fizeste subir a minha alma da sepultura, conservaste-me a vida para que não descesse ao abismo". E o apóstolo Pedro no seu discurso depois da ascensão de Jesus e da descida do Espírito Santo declara explicitamente: "Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas".

37) - Salmo 24; At 1.9,11 – A glória do Cristo vencedor. Há uma festa no céu.
No Salmo 24 Davi registra a visão futura da ascensão de Jesus dizendo "Levantai, ó portas eternas as vossas cabeças, levantai-vos o entradas eternas, e entrará o Rei da glória... Quem é este rei da glória? O Senhor dos Exércitos Ele é o rei da glória". Em Atos, os apóstolos e uma multidão de fieis testemunham que viram a ascensão de Jesus, quando o próprio Jesus prometeu que enviaria o Consolador, o Espírito Santo, para que os seus fossem testemunhas tanto em Jerusalém como em toda Judéia e Samaria e até os confins da terra. Atos 1.9,10,11. Versículo 9, tendo ele dito estas coisas, foi levado para cima, enquanto eles olhavam, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. Versículo 10, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles apareceram dois varões vestidos de branco. Versículo 11, os quais lhes disseram: Varões Galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Este Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.
E os anjos confirmaram que um dia Jesus vai voltar para arrebatar sua Igreja fiel, lavada, comprada e remida no Sangue do Cordeiro.

 Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário