quarta-feira, 15 de novembro de 2017

A GRANDE APOSTASIA

A GRANDE APOSTASIA

Mateus 25.1-13


O QUE É APOSTASIA.



Na Bíblia apostasia significa abandono da verdade de Deus. Apostasia é negar verdades fundamentais da Bíblia. O apóstata passa a acreditar em uma interpretação errada da Bíblia ou então rejeita a Bíblia por completo.

A apostasia acontece quando uma pessoa que já conhece a verdade sobre Jesus decide acreditar em mentiras. Essa pessoa rejeita a verdade que aprendeu e segue ensinos errados, que vêm do diabo para desviar do bom caminho (Gálatas 1:6-8). A apostasia pode destruir até pessoas honestas que realmente querem conhecer a verdade.

As mentiras do diabo muitas vezes são misturadas com um pouco de verdade. Isso torna a mentira mais convincente. Se uma pessoa fala bem, com confiança e parece estar a contar a verdade, pode convencer muitas pessoas a acreditar em uma mentira, promovendo apostasia. Pessoas assim se infiltram até nas igrejas e são um perigo para a comunidade, especialmente os mais novos na fé (2 Pedro 2:1-3).

Como evitar a apostasia?

Para evitar a apostasia, você precisa conhecer a verdade. Quem conhece a verdade também consegue reconhecer uma mentira.

Leia a Bíblia – a Bíblia é a palavra de Deus e Deus não mente; a Bíblia nos ensina a verdade e como reconhecer a mentira – João 8:31-32.

Ore – aprofunde seu relacionamento com Deus; quanto mais você convive com o Pai da Verdade, mais afinado ficará seu “detetor de mentiras” natural – 2 Pedro 3:17-18.


Analise – não aceite tudo que uma pessoa diz só: ‘porque sim’; confira se está em conformidade com a Bíblia. 1 Tessalonicenses 5:21


Mateus 25.1-13 – O fenômeno da grande apostasia da igreja nos últimos tempos também será sinal de que está próximo aquele dia. 

A parábola das dez virgens de Mateus 25 demonstra muito bem o que estará acontecendo nos últimos dias.   Esta parábola ressalta o fato que todos os crentes devem constantemente examinar sua vida espiritual, tendo em vista a vinda de Cristo num tempo desconhecido e inesperado. Devem preservar sua fé, para que uma vez chegados o dia e a hora, sejam levados pelo Senhor na sua volta (v. 10). Estar sem comunhão pessoal com o Senhor quando Ele voltar significa ser lançado fora da sua presença e do seu reino.

(1) O que faz a diferença entre o néscio e o sábio é aquele, louco, não reconhecer que o Senhor, ao voltar, Jo 14.3, virá num tempo em que não é aguardado, nem precedido de sinais visíveis específicos (v. 13; ver 24.36,44). Não haverá sinais na natureza, que sejam fenomenais naquele dia. Não haverá aviso de que aquele dia é o dia de Cristo voltar para arrebatar sua igreja. Não haverá homem nenhum, por mais “santo” que pareça ou se apresente diante da humanidade que possa dizer com certeza: “hoje Jesus voltará” ou “amanhã Jesus virá”. É lamentável a fraqueza do ser humano de querer marcar datas para a volta de Jesus.

(2) Cristo mostra aqui em Lc 18.8 que uma grande parte dos crentes estará despreparada no momento da sua volta vv. 8-13. Cristo deixa, pois, claro que Ele não vai esperar até que todas as igrejas locais estejam preparadas para sua vinda.

(3) Note-se que ‘todas’ as dez virgens, tanto as prudentes como as loucas, foram surpreendidas, ao vir o noivo (vv. 5-7). Isto indica que a parábola das dez virgens refere-se aos crentes vivos antes da tribulação e não àqueles durante a tribulação, os quais terão sinais específicos precedendo a volta de Cristo no final da tribulação.

Fica aqui nosso empenho para que você não se deixe enganar, que você não se afaste da comunhão, não se afaste da igreja, não demore muito a voltar à igreja para louvar, adorar e aprender do Senhor a Sua palavra. Os tempos de apostasia chegaram e muitos são tão ocupados com as tarefas do dia a dia que não têm mais tempo para o Senhor, não têm mais tempo para adorar ao Senhor, não têm tempo para as coisas de Deus.

Portanto tomem muito cuidado para que quando o Senhor voltar para buscar a sua igreja não lhe surpreenda estando você vivendo tresloucadamente num mundo de apostasia e muito longe e afastado dos propósitos do Senhor Jesus para você. Compensa você honrar ao Senhor Jesus com toda a sua alma, com todo o seu corpo e com seu espírito. Nunca aceite a ideia de se afastar dos caminhos do Senhor Jesus. Só Jesus Cristo salva, cura, batiza com o Espírito Santo e em breve Ele voltará para arrebatar a sua igreja; em breve o noivo vai passar para buscar as virgens prudentes.


Deus abençoe você e sua família.



Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário