sexta-feira, 17 de novembro de 2017

O EMBRIÃO DA ESCATOLOGIA PARTE II

O EMBRIÃO DA ESCATOLOGIA PARTE II


DEUS ABRIU A PORTA DA SALVAÇÃO DESDE O INÍCIO DA CRIAÇÃO. O PROTO EVANGELHO.


O que a Bíblia diz a respeito dos últimos eventos da vida e da história deste mundo e dos seres humanos não é mera reflexão ou ilusão, são verdades que acontecerão mesmo, queiram ou não os seres humanos. O Gênesis do termo grego alfa que significa o início de tudo, demonstra aqui que Deus tudo criou de conformidade com um plano sequencial gerado em seu coração; O Deus trino: Pai, Filho e Espírito Santo, projetaram e criaram todas as fases da obra do início de tudo, conforme Gn 1.1 que diz: “No princípio criou Deus os céus e a terra”; tendo em sua essência o maior ingrediente do seu coração que é o amor, somados ao equilíbrio, correspondência, ordem, clímax e à máxima perfeição em tudo e em toda a obra da sua criação e conclusão da mesma, ou para ser mais preciso, início, meio e fim. Deus se lembrou de tudo até do dia de descanso.

Deus nunca fez, não faz e não fará nada pela metade ou sem concluir o que queira fazer. Tais coisas não aconteceram e não acontecem por acaso.  Deus é o Criador de tudo e de todos. Depois de Adão e Eva haverem pecado, Deus lhes fez a promessa de que O descendente da mulher, se referindo ao seu Filho Unigênito Jesus Cristo, esmagaria a cabeça da serpente Gn 3.15; Ap 12.9; E, a partir daí, a Bíblia desdobra paulatinamente um plano de redenção com promessas feitas a Abraão Gn. 12.3, a Davi 2Sm 7.11,16 e aos profetas do Antigo Testamento, entre outros. Promessas estas que anteviam a vinda de Jesus Cristo, o Filho Amado de Deus para redenção e seu triunfo final para aqueles que creram em suas promessas. O evangelho garante-nos ainda ‘que Aquele que em vós, nós, começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo’ Fp 1.6. Isto é: a Bíblia inteira focaliza um futuro para que a humanidade se converta de seus pecados, para que a humanidade se converta de seus maus caminhos e tenha uma eternidade de paz no Reino celestial. Este futuro é um futuro assegurado pela própria natureza imutável de Deus, porque Deus é onipresente, onisciente e onipotente.

A partir do primeiro versículo de Gênesis até o último versículo do Apocalipse, Deus não deixará nenhum sem seu inteiro e completo cumprimento, porque vela por sua palavra e também porque ‘... Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho Unigênito para que todo aquele que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna...”. Jo 3.16. Este é o maior objetivo de Deus: alcançar você.
De nada aproveitaria você querer entender o Apocalipse se você não começar a estudar o assunto desde o inicio; e é exatamente isso que vamos fazer, vamos começar do Gênesis para que você possa chegar ao Apocalipse entendendo o “porquê” de nossa insistência de mostrar que queiram ou não os seres humanos, por mais ricos e poderosos que sejam na terra, não impedirão o maior e mais lindo evento que está próximo de acontecer com a igreja do Senhor Jesus na face da terra, o arrebatamento da igreja porque...Jesus Cristo vem...

01) Tudo tem que ter um início; então  a vida do ser humano na terra teve também um início, vejamos como se deu o início da criação do ser humano.  Gênesis 1.26-28.

26. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.
27. Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
28. Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.
A criação dos seres viventes, principalmente dos seres humanos, pelo Deus trino, está caracterizada nos versículos 26-27 de Gênesis capítulo 1, com as palavras proferidas pelo próprio Deus, quando disse: "Façamos o homem". Vejamos nos versículos 26-28 que algo está sendo criado e, é claro, pelo seu criador, analisemos o que lemos...
a) Gênesis 1.26 Disse Deus: “façamos”.  Destacamos aqui palavra “façamos”; Quer dizer que tem algo a fazer e expressa que tem mais alguém junto; esta expressão nos dá a certeza de que a pessoa não está só. Esta expressão contém também uma referência primeva e original ao Deus trino e uno. O uso da primeira pessoa do plural "nós", oculto, indica com consistência que há pluralidade em Deus Sl 2.7; Is 48.16. A revelação da característica trina e una de Deus só se torna mais clara, porém, quando chegamos ao Novo Testamento Mt 3.17 ; Mc 1.11.
b) Gênesis 1.26 - Façamos o quê? Façamos o homem.   Aqui já expressa o que se tem a fazer e quem vai fazer. Nos versículos 26-28 lemos a respeito da criação dos seres humanos que são racionais e a criação dos animais que são irracionais; aos seres humanos já criados Deus deu orientações básicas do que seria o seu cotidiano como: crescei, multiplicai, enchei a terra... E Deus determinou que dominassem sobre os animais. Observemos em Gn 2:4-25 que supre pormenores mais específicos a respeito da sua criação, do seu meio ambiente e do seu modo de vida. Esses dois relatos se completam e ensinam várias coisas.
(b1) Tanto o homem quanto a mulher foram uma criação especial de Deus, não um produto da evolução v. 27; Mt 19.4; Mc 10.6.
(b2) O homem e a mulher, igualmente, foram criados à "imagem" e "semelhança" de Deus. Eles podiam comunicar-se com Deus, ter comunhão com Ele e expressar de modo incomparável o seu amor, glória e santidade que presenciavam. Eles fariam isso conhecendo a Deus e obedecendo-O Gn 2.15-17.
(b3) Eles tinham semelhança moral com Deus; porque não tinham pecado, eram santos, tinham sabedoria, tinham um coração amoroso e o poder de decisão para fazer o que era certo Ef 4.24. Viviam em comunhão pessoal com Deus, que abrangia obediência moral Gn 2.16,17 e plena comunhão. Quando Adão e Eva pecaram, sua semelhança moral com Deus foi desvirtuada 6.5 . Na redenção, os crentes salvos devem ser renovados segundo a semelhança moral original que tinham com Deus o Criador. Ef 4.22-24; Cl 3.10.
(b4) Adão e Eva possuíam semelhança natural com Deus. Foram criados como seres pessoais tendo espírito, alma, corpo, mente, emoções, autoconsciência e o mais importante que Deus concedeu à humanidade: livre arbítrio. Gn 2.19,20; 3.6,7; 9.6. O livre-arbítrio foi também concedido aos anjos mesmo antes da criação do ser humano.
c) Cremos que a constituição física do homem e da mulher retratam a imagem de Deus; isso não ocorre no reino animal. Nossos primeiros pais, Adão e Eva, foram criados seres racionais, enquanto que no reino animal os animais são irracionais. Deus pôs nos seres humanos a imagem pela qual Ele apareceria visivelmente a eles Gn 18.1,2,22 e a forma que seu Filho um dia viria a ter Lc 1.35; Fp 2.7; Hb 10.5.
(c1) O fato de os seres humanos terem sido feitos (criados) à imagem de Deus, não significa que são divinos. Foram criados segundo uma ordem inferior e totalmente dependente de Deus, o Criador Sl 8.5.
(c2) Toda vida humana provém inicialmente de Adão e Eva Gn 3.20; At 17.26; Rm 5.12.

02) O triste relato da tentação de Eva e a queda do homem.   Gênesis 3.1-6.

1 Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?
2 Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer,
3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais.
4 Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis.
5 Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal.
6 Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu.
a) Gênesis 3.1 – Analisemos quanto à serpente: Alguém estava interessado em invadir a soberania de Deus e tentar destruir o que de mais glorioso Deus tinha feito aqui na terra que naquele momento era o homem, a obra prima da criação. Nesse episódio, a serpente, possuída por Satanás, levantou-se contra Deus através de sua criação. Declarou que aquilo que Deus dissera a Adão não era a verdade vv. 3,4; por fim, ela foi a causa de Deus amaldiçoar a criação, inclusive a raça humana que Ele fizera à sua imagem e semelhança vv. 16-19; Is 23.6; Rm 8.22; Gl 3.13a. A "serpente" é, posteriormente, identificada com Satanás ou o diabo Ap 12.9; 20.2. Certamente Satanás controlou a serpente e usou-a como instrumento para efetuar a tentação, este foi o primeiro caso de possessão demoníaca relatado na Bíblia. 2Co 11.3,14; Ap 20.2; Mt 4.10.
b) Gênesis 3.4 – A mentira de satanás, ele é o pai da mentira: Jo 8.44. Ele disse na boca da serpente: certamente não morrereis: A perspicácia de Satanás foi tamanha que ele induziu nossos primeiros pais Adão e Eva a desobedecerem a Deus; e isso através de uma mentira e com todo o engano possível, contradizendo o que Deus dissera e incentivando-os a não acreditarem naquilo que Deus havia sentenciado com relação a tomar do fruto da árvore da vida. A raça humana está ligada a Deus mediante a fé na sua palavra como verdade absoluta e imutável Gn 2.16.
(b1) Satanás, porque sabia disso, procurou destruir a fé que Eva tinha no que Deus dissera, causando dúvidas contra a palavra de Deus. Satanás insinuou que Deus não estava falando sério, será que algum dia Deus não falou sério; ou seja, para não se cumprir aquilo que falou no que dissera ao casal? Gn 2.16,17. Noutras palavras, a primeira mentira proposta por Satanás foi uma forma de antinomianismo, negando o castigo da morte pelo pecado e a apostasia consequente da desobediência a Deus.
(b2) Um dos pecados capitais da humanidade é a falta da fé na Palavra de Deus. É admitir que, de certo modo, Deus não fala sério sobre o que Ele diz da salvação, da justiça, do pecado, do julgamento, da morte e da vida eterna ou da perdição eterna. A mentira mais persistente de Satanás é que o pecado proposital e a rebelião contra Deus, sem arrependimento, não causarão, em absoluto, a separação de Deus e a condenação eterna; 1Co 6.9; Gl 5.21; 1Jo 2.4.
c) Gênesis 3.5 – A palavra satânica do engano para ludibriar Adão e Eva foi esta: Sereis como Deus. Satanás, desde o princípio da raça humana, tenta os seres humanos a crer que podem ser “iguais” ou “superiores” a Deus, inclusive decidindo por conta própria o que é bom e o que é mau.
(c1) Os seres humanos, na sua tentativa de serem "como Deus", abandonam o Deus onipotente e daí surgem os falsos profetas e os falsos deuses Ex 20.23; Ex.20.3; Jo 10.34. O ser humano procura, hoje, obter conhecimento moral e discernimento ético partindo de sua própria mente e de seus próprios desejos e paixões, e não da Palavra de Deus. Porém só Deus tem o direito de determinar aquilo que é bom ou mau, cabe à raça humana seguir o que Deus lhe confiou.
(c2) As Escrituras declaram que todos que procuram ser deuses "desaparecerão da terra e de debaixo deste céu": Jr 10.10,11. Este será também o destino do anticristo, do qual está escrito: "querendo parecer Deus..." 2Ts 2.4.
d) Gênesis.3.6 – Satanás travestido de serpente conseguiu seu intento, o texto diz que ela, Eva, comeu e deu ao seu marido, Adão. E, vendo a mulher que o fruto da árvore era bom...desejou,...tomou... e comeu. Mt 4.1-11.
Gênesis 3.6
“E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela”.
Eva não conseguiu vencer a tentação e nem o tentador.
Em Mt 4.1-11 vemos novamente satanás, tentando, e desta vez, ele queria alcançar um alvo maior, ou seja, o maior alvo: o próprio Filho do Deus vivo, o Senhor Jesus Cristo. A tentação de Jesus por Satanás foi uma tentativa de desviá-lo da perfeita obediência à vontade de Deus. Note que Cristo em cada caso submeteu-se à autoridade da Palavra de Deus, ao invés de submeter-se aos desejos e aparente autoridade de Satanás, vv 4,7,10. Satanás queria demonstrar, pelo espírito de engano que lhe é próprio, que tinha alguma autoridade para fazer aquelas propostas indecorosas ao Senhor Jesus.
e) Gênesis 3.6 A mulher Eva... comeu... e ele Adão comeu com ela: Quando Adão e Eva caíram no erro e pecaram, sua morte moral e espiritual ocorreram imediatamente Gn 2.17, a intimidade e a comunhão que tinham com Deus também cessaram, como se corta um fio de telefone, não tem ou não tinham mais como comunicar-se diretamente com Deus como faziam no jardim do Éden que o próprio Deus criou e os colocou para habitá-lo em milhares e quem sabe milhões de anos em estado pleno de inocência; ao passo que a morte física veio posteriormente quando foram expulsos do jardim do Éden Gn 5.5.
(e1) Deus tinha dito: "No dia em que dela comerdes, certamente morrerás" Gn 2.17. Por conseguinte, a morte espiritual e moral ocorreram imediatamente quando pecaram Jo 17.3. A morte moral consistiu na morte da vida plena que tinham com Deus, ou seja, viviam em estado de vida eterna com Deus, daí pecaram e a sua natureza se tornou pecaminosa; a morte espiritual destruiu a comunhão que antes tinham com Deus, porque podiam falar “cara a cara” com Deus. Depois do pecado de Adão e Eva, toda pessoa, ao nascer, entra neste mundo com uma natureza pecaminosa herdada daqueles nossos primeiros pais Rm 5.12; 1Jo 1.8; Ec 7.20. Essa corrupção da natureza humana abrange o desejo inato da pessoa seguir seu próprio caminho egoísta, ignorando a Deus e ao próximo, e é transmitida a todos os seres humanos. Gn 5.3; 6.5; 8.21; ver Rm 3.10-18; Ef 2.3.
(e2) Atentemos, ainda para o fato de que as Escrituras nos ensinaram e nos ensinam que todos pecaram quando Adão pecou, e que a culpa do seu pecado foi imputada a toda a raça humana Rm 5.12. A Bíblia ensina também que Adão deu origem à lei do pecado e da morte sobre a totalidade da raça humana Rm 5.12; Rm 8.2; 1Co 15.21,22, e, por isso em Rm. 3.23 o apóstolo Paulo sentencia: “Porque todos pecaram, herdaram a lei do pecado original, e destituídos, separados, estão da glória de Deus”. Quando Adão e Eva pecaram, eles sofreram as consequências dos seus pecados, pagaram caro pelo erro cometido. Repito que a culpa, desobediência a Deus, do seu pecado e o pecado em si é que desligaram o ser humano da comunhão que o primeiro casal tinham com Deus na dispensação da inocência; Ali se encerrou a dispensação da inocência que ninguém sabe quanto tempo durou, se foram milhares ou milhões de anos. Ali se encerrou a comunhão plena que o primeiro casal Adão e Eva tinham com Deus. Eles foram expulsos do jardim do Éden e todos os seres humanos passaram a nascer propensos ao pecado e ao mal, e todos são culpados diante de Deus por causa de seus próprios pecados pessoais. O profeta Ezequiel diz com muita propriedade: ‘ A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a maldade do pai, nem o pai levará a maldade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele’. Ez 18.20.

03) Gênesis 3.15 – A interferência de Deus para salvar a humanidade da perdição eterna.

Deus entra com providência urgentemente logo no início da queda do ser humano para provar que Ele é soberano e já que o ser humano por Ele criado não resistiu à tentação e pecou, então Deus proveu, ou proveria um Libertador Jesus o seu Filho Unigênito para resgatar o ser humano caído. 
A promessa da restauração dos seres humanos está contida aqui neste versículo: Gn 3.15: ‘ Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar'.
a) Deus fala claramente sobre suas providências de um libertador da raça humana proferindo esta palavra profética acerca do seu filho Unigênito que iria nascer: “...Esta, a semente que nasceria da mulher, te ferirá a cabeça, e tu, falando com a serpente, que era Satanás incorporado naquele animal lhe ferirás o calcanhar; Este versículo contém a primeira promessa implícita do plano de Deus para a redenção do mundo. Prediz a vitória final da raça humana e de Deus contra Satanás e o mal. É uma profecia do conflito espiritual entre a "semente" da mulher, o Senhor Jesus Cristo, e a "semente" da serpente isto é, Satanás e os seus seguidores; ver v.1. Deus promete aqui, que Cristo nasceria de uma mulher Is 7.14, e que Ele seria "ferido" ao ser crucificado, porém, ressuscitaria dentre os mortos para destruir completamente "ferir" Satanás, o pecado e a morte, para salvar a humanidade Is 53.5; Mt 1.20-23; Jo 12.31; At 26.18; Rm 5.18,19; 16.20; 1Jo 3.8; Ap 20.10.

Vou continuar a postar mensagens sobre o embrião da escatologia. Os começos. As promessas de um Salvador para a humanidade.

 Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário