segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

TEREMOS RECOMPENSAS NA ETERNIDADE

TEREMOS RECOMPENSAS NA ETERNIDADE. 


O Tribunal de Cristo será um tribunal de recompensas e não de condenação; será um tribunal que vai exercer toda a justiça de Deus para provar a veracidade de tudo o que Deus prometeu aos seus fiéis. Este tribunal acontecerá nos ares celestiais logo depois do arrebatamento da igreja. Nossas recompensas não serão aqui na terra mas sim serão na eternidade, nos céus. 
 A - O tribunal de Cristo e os galardões. 1 Co:3.11-15. O Tribunal de Cristo é o julgamento dos servos de Deus quanto às suas obras na terra, (2Co 5.10; Rm 14.10). Neste julgamento não seremos julgados quanto à nossa posição e condição de salvos, e sim, quanto ao nosso desempenho como servos do Senhor. Todos hão de prestar contas de sua administração, de sua mordomia, da sua vida como servo fiel, (Lc 16.2; 19.13), e que naquele dia, o Senhor requererá o nosso “relatório”, da nossa fidelidade a Deus, (Ml 3.16-18). E por fim, veremos que o Senhor nos julgará quanto à mordomia e fidelidade daquilo que nos entregou, (Lc 12.16-20; 1Co 6.12; Ef 5.16; 1Pe 4.10). No Tribunal de Cristo, os crentes recebem galardões de acordo com as obras que praticaram, ou seja, de acordo com o bem que fizeram aqui na terra. Os galardões são prêmios grandiosos, que também significam honra e glória, além disso também receberemos coroas. O Tribunal de Cristo será um momento de exame e recompensa, em que Jesus inspeciona as obras dos crentes. Os crentes que forem fiéis receberão recompensa, enquanto aqueles que negligenciarem as oportunidades de servir ao Senhor sofrerão perda de recompensa. O Tribunal de Cristo não é um momento para punir o pecador, pois Jesus já cuidou do nosso castigo e nos perdoou. A salvação dos crentes foi resolvida pelo sacrifício de Jesus Cristo e pela fé deles nEle. 
B - Você gosta de ser recompensado por alguma coisa que fez ou pelo seu trabalho e esforço de cada dia aqui na terra? Como é bom as pessoas serem recompensadas por algo que fizeram ou por serviços prestados. Não existem, na minha opinião, pessoas que mereçam mais serem recompensadas com elogios e medalhas de honra ao mérito do que as pessoas que trabalham em atividades essenciais à saúde e segurança da população, são pessoas simples do meio do povo, do meio da sociedade e que sabem como nunca o que é ser solidário. Temos também outras classes sociais que merecem ser lembradas, são aqueles que realizam trabalhos voluntários em favor da sociedade. 
C - É dolorido e angustiante ver o que as famílias passam frequentemente em casos de desastres naturais que acontecem no Brasil e em outros países, mas sentindo a dor por verem seus amigos e familiares soterrados nos escombros daqueles prédios ou daqueles lugares atingidos, os heróis sem nome sempre estão presentes para ajudar aos que precisam. Parece que todo brasileiro está sentindo a mesma dor, a dor da perca irreparável de alguém muito próximo de nós que são nossos compatriotas brasileiros debaixo das enchentes e ou dos entulhos de prédios desabados ou em outras situações de dolorosas. Estes acontecimentos nos levam a reflexões sobre o tipo de recompensas as pessoas que estão ali diretamente envolvidas para resgatar as vítimas destas tragédia, que são os valentes e corajosos brasileiros voluntários de todo o Brasil. Sabemos que têm ali muitas outras pessoas que estão dando seu apoio para os familiares, mas não existe alguém que esteja mais ligado ao fato do que os valorosos “ anjos da guarda” de plantão que sempre fazem estas ações benéficas em favor de pessoas desconhecidas. 
D - Eles estão ali no front da luta procurando pessoas vivas ou corpos dos que infelizmente pereceram. Eles estão ali correndo riscos de todos os tipos para socorrer, para salvar vidas que ainda possam estar respirando. Parabéns aos milhares de pessoas do povo que agem assim. Eles merecem condecorações, merecem ser recompensados, merecem ser elogiados muito embora façam, a maioria deles, com muito amor sem nunca pensarem em recompensas. Escolheram fazer o bem sem olhar a quem, como se fosse uma missão que receberam de Deus, não olhando pelo que recebem ou que receberão como recompensa. 
E - Quem perseverar até o fim receberá coroas. Os cinco tipos diferentes de coroas. 1. A coroa da vida. Será dada para o salvo que aguentar firmemente as provações, sem enfraquecer nem desanimar, Tiago 1:12 “Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam”. (Tg 1:12). Apoc. 2:10 “Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida”. (Ap 2:10). 2. A coroa da justiça. Será dada para o salvo que tem coragem e valor no lutar pela fé, pela doutrina e anela pela volta do Senhor Jesus, 2 Tim 4:7-8: “7 Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. 8 Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda”. (2Tm 4:7-8). 3. A coroa de gozo ou de regozijo. Será dada para o salvo ganhador de almas para Cristo. 1 Tess. 2:19: “Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda”. (1Ts 2:19). 4. A coroa de glória. Será dada para os salvos que edificam a igreja e alimentam o rebanho de Deus. 1 Pedro 5:3-4: “3 Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. 4 E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória”. (1Pe 5:3-4 ). 5. A coroa incorruptível. Será dada para os salvos que completam até o fim e vencem a corrida que Deus lhes designou e eles tão bem aceitaram. 1 Cor. 9:25: “E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível”. (1Co 9:25). 
F - O ser humano está acostumado com as notícias ruins que passam nos telejornais e nas redes sociais todos os dias e toda hora, mas que as boas notícias do trabalho incansável destas pessoas, entre outras tantas, possam merecer horário nobre de serem anunciadas e elogiadas. Não estou falando de nomes de pessoas, estou me referindo a classes de pessoas não importando no cargo ou na patente que possam ter. Cada um merece ser recompensado e a melhor recompensa é ser lembrado, é ser valorizado pelo bravo e incansável trabalho que tem sido realizado. A Bíblia nos diz algo tremendo sobre as recompensas que Deus dá para as pessoas que merecem, vejamos em 1 Coríntios 15.57,58: “Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão”. Ainda podemos citar a passagem do evangelho de Mateus 5.1-12 que nos leva a meditar sobre as bem-aventuranças. Nesta parte do capítulo verificamos algo encorajador para os benfeitores da humanidade a que referimos acima; versículo 4: Bem-aventurados os que coram, porque serão consolados. versículo 7: Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia; poderia ainda dizer que encontramos dentro da sociedade, em crença em qualquer religião, pessoas que são verdadeiros pacificadores, e diz no texto bíblico grifado versículo 9: “Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus”. 
G - Encerrando esta postagem gostaria de me dirigir ao capítulo 10 versículo 26a do evangelho de Mateus que diz: “E quem der a beber, ainda que seja um copo de água fria...”, Deus os recompensará. Muitos socorristas, bombeiros, médicos, policiais, entre tantas outras profissões, trabalham incansavelmente e merecem não só um copo de água fria pelo laborioso e glorioso trabalho que realizam, mas merecem as honras aqui mesmo na terra, pelo amor e dedicação com que prestam seus serviços ao seu semelhante. 

Deus abençoe você e sua família. 

Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário