COMO SER EXEMPLO DOS FIÉIS
I - O apóstolo Paulo, em pelo menos três vezes em suas cartas, coloca-se como exemplo de vida a ser seguido. Em uma delas diz assim: “Vivam de tal maneira que não prejudiquem os judeus, nem os não judeus, nem a Igreja de Deus. Façam como eu. Procuro agradar a todos em tudo o que faço, não pensando no meu próprio bem, mas no bem de todos, a fim de que eles possam ser salvos, (1 Coríntios 10:32-33 NTLH). Em seguida, continua com este desafio: “Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo”, (1 Coríntios 11:1 NVI). É um desafio e tanto para o cristão, viver de tal maneira que não prejudique a ninguém, procurando agradar a todas as pessoas e, muitas vezes, renunciando o seu próprio bem para que pessoas aceitem a salvação em Cristo Jesus. Mas é importante que se diga que, ao tentar agradar a todos, ele nunca abriu mão da mensagem do evangelho fazendo modificações para isso, tanto é que chegou a dar esta orientação aos cristãos da região da Galácia: “Mas, se alguém, mesmo que sejamos nós ou um anjo do céu, anunciar a vocês um evangelho diferente daquele que temos anunciado, que seja amaldiçoado! (seja Anátema”), (Gálatas 1:8 NTLH).
II – Ser exemplo dos fiéis é mais que um desafio, é uma missão de vida de levar pessoas a aceitarem a salvação em Cristo Jesus através de nossas palavras e atitudes e do nosso exemplo. Era assim que o apóstolo Paulo fazia ao se colocar como um exemplo para o seguirmos. Meu desejo e oração é que você possa ser um reflexo ou refletir Cristo em sua vida, em suas palavras e em suas atitudes, ainda mais nestes dias de tanta tensão provocada por tamanha apostasia, a fim de que pessoas possam alcançar a salvação em Jesus Cristo.
III – Jesus é o nosso maior exemplo de fidelidade na fé. Em tudo Jesus foi fiel para com Deus o Pai. A fidelidade de Jesus a Deus é um tema central e fundamental na teologia cristã, sendo amplamente considerado pelos cristãos como o exemplo definitivo e supremo de obediência e lealdade a Deus Pai. Os postos-chaves que sustentam essa crença incluem: (1) Obediência Perfeita a Deus. Os evangelhos retratam Jesus vivendo uma vida sem pecado, em total conformidade com a vontade de Deus, mesmo diante de tentações e sofrimento. (2) O Cumprimento das Escrituras na vida de Jesus. Jesus cumpriu as profecias do Antigo Testamento relativas ao Messias, demonstrando a fidelidade de Deus às Suas promessas e a fidelidade de Jesus em cumprir Seu papel designado pelo Pai. (3) A Crucificação como ato máximo de fidelidade de Jesus ao Pai. A disposição de Jesus em suportar a crucificação e a morte, como sacrifício pelos pecados da humanidade e em obediência à vontade de Deus, é vista como o ato supremo de fidelidade e amor. (4) Os ensinamentos da vida de Jesus refletem toda a Sua fidelidade a Deus. Toda a vida e os ensinamentos de Jesus refletiram a natureza e a vontade de Deus, servindo de modelo para que os seguidores de Cristo também vivam em obediência e fidelidade. (5) Para a fé cristã, a vida e a morte de Jesus não são apenas um exemplo, mas a própria manifestação da fidelidade de Deus à Sua aliança com a humanidade. (6) Hebreus 3:1,2 nos diz: “ Portanto, irmãos santos, participantes da vocação celestial considerem Jesus, apóstolo e sumo sacerdote da nossa confissão, o qual foi fiel que o constituiu, assim como Moisés também foi fiel em toda a casa de Deus . Pois Jesus foi considerado digno de maior glória do que Moisés, tanto maior glória quanto o construtor de uma casa tem mais honra do que a própria casa. (Porque toda casa é construída por alguém, mas o construtor de todas as coisas é Deus.) Ora, Moisés foi fiel em toda a casa de Deus como servo, para dar testemunho das coisas que mais tarde seriam ditas mas Cristo é fiel sobre a casa de Deus como Filho. (7) Portanto a fidelidade era uma característica única de Jesus. Ele era perfeitamente obediente à palavra de Deus. Isso o tornou capaz de nos salvar dos nossos pecados e de compreender o quão difícil é viver uma vida para Deus em um mundo pecaminoso. Ele decidiu, a cada dia, cumprir a vontade do Pai, e isso levou à fidelidade. Quando a vida nos apresenta desafios, devemos lembrar que pertencemos a Deus em primeiro lugar, e qualquer decisão que tomarmos deve estar de acordo com o que Jesus faria. Deus confiou a Jesus a missão de cumprir a Sua vontade porque Ele a cumpriu fielmente. E nos regozijamos nisso, pois foi por meio da Sua fidelidade que pudemos ser salvos do pecado.
IV - Jesus não apenas nos ensinou a fidelidade, como a viveu plenamente. Em Lucas 16:10-12, lemos: " Quem é fiel no pouco também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco também é desonesto no muito. Portanto, se vocês não são fiéis na administração das riquezas injustas, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas? E se vocês não são leais no que é dos outros, quem lhes dará o que é de vocês?" Podemos demonstrar fidelidade nas coisas que consideramos importantes, mas precisamos ter uma compreensão de Jesus sobre o que Ele considerou importante. Muitas vezes, damos importância às coisas menores e negligenciamos coisas maiores e vice-versa. Jesus nos mostrou o que era importante. Mateus 17:5 registra que Deus disse sobre Jesus : “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; ouçam-no”. Jesus agradou a Deus por causa de sua fidelidade. Ele foi fiel até a morte e morte de cruz, devido à unidade e à confiança de que o Pai, o Filho e o Espírito Santo têm entre si. Eles são um em propósito. Jesus cumpriu fielmente a vontade do Pai.
A - Como posso ser exemplo dos fiéis. O apóstolo Paulo disse a Timóteo seu filho na fé: Torna-te o modelo, (o padrão), seja um exemplo dos fiéis diante de Deus e da sociedade. 1 Timóteo 4.12. Escrevendo para Timóteo, um jovem pastor, seu filho na fé, o apóstolo Paulo coloca diante dele um grande desafio de tornar-se modelo para os crentes. Penso que, esse é o desafio que todo jovem crente tem diante de si, ainda mais considerando as desvantagens e obstáculos, que são próprios da juventude, mas também para os crentes em geral. Por isso, Paulo apresenta a Timóteo, em sua primeira carta, capítulo 4.12, uma dupla orientação: 1. Supere as expectativas dos crentes com respeito a sua conversão e intimidade com Deus; 2. Torna-te modelo nos diversos aspectos que envolvem a vida cristã diante de Deus e da sociedade. O que Paulo estava dizendo a Timóteo? Como isso se aplica à vida de todo crente, e de modo específico, àqueles que são jovens? Vejamos.
B – Primeiro, Timóteo deveria superar as expectativas dos membros de sua igreja no que se refere a sua juventude: “Ninguém despreze a tua mocidade”. Ser jovem pode ser vantagem, no que se refere à força, vigor e disposição, próprias da idade. No entanto, a juventude possui desvantagens que são inerentes a esse período da vida, tais como timidez (1 Co 16:10, 11; 2 Tm 1:7), inexperiência, soberba (1 Tm 3.22) e paixões carnais (2 Tm 2.22). A expectativa natural dos membros da igreja de Timóteo, era vê-lo cometer deslizes, tomar decisões precipitadas, e demonstrar imaturidade. É isso o que se espera naturalmente encontrar em jovens. Como é próprio da idade, jovens são inexperientes; portam-se como sabichões; alguns são tímidos ou não possuem iniciativa e não conseguem muitas vezes controlar seus hormônios e por isso caem mais facilmente em pecados sexuais. Esta é a expectativa que se tem para com os jovens, mas, aqueles jovens que estão atentos e superam essas limitações, surpreendem os mais velhos e conquistam o respeito deles. Jovens, surpreendam os mais velhos demonstrando maturidade espiritual!
C - Segundo, Timóteo deveria tornar-se padrão, ou seja, modelo a ser seguido naquelas práticas cristãs que ganham destaque e revelam as pessoas maduras espiritualmente. Em 4.15, Paulo reforça suas orientações, encorajando Timóteo a ser diligente na busca de uma vida exemplar, para que o progresso dele fosse conhecido de todos. Timóteo precisava ser modelo na palavra, ou seja, na sua conversação diária, precisava demonstrar uma conversação sadia, pura e santa. No procedimento, ou seja, na conduta geral de vida, Timóteo deveria demonstrar comprometimento com a verdade. No amor também, fosse para com Deus, ou para com os irmãos. A fé tratava-se de uma outra área em que deveria ser exemplo, ou seja, no que se refere a seu relacionamento com Deus, de confiança e fidelidade. Por último, na pureza. Timóteo precisava desenvolver uma vida casta, santa. Como jovem, precisava controlar seus impulsos sexuais, não pecando nessa área. Possivelmente, Timóteo era solteiro, mas, é claro que mesmo os jovens casados devem cuidar dessa área tão delicada da vida. Os escândalos sexuais atingem muitos jovens crentes, que, por não terem autocontrole, dão vazão a seus desejos.
1 - O desafio era grande demais, mas, seguindo as orientações de Paulo, seu pai na fé, mesmo sendo ainda jovem, Timóteo poderia ter grande sucesso em sua caminhada cristã e em seu ministério pastoral. Este é o mesmo desafio que os jovens crentes têm diante deles, ou seja, tornar-se modelo e padrão para outros crentes. Para que isso ocorra é preciso conquistar a confiança dos mais velhos, superando suas expectativas e demonstrando maturidade espiritual. Faz-se necessário também buscar a excelência nas práticas cristãs, revelando comprometimento com nosso Senhor. Rogo ao Senhor que abençoe a todos e que o Senhor lhes conceda graça, para que se tornem modelo para todos os crentes.
2 - O que é ser fiel a Deus ou ser exemplo dos fiéis. Na Bíblia, servos fiéis a Deus são aqueles que foram exemplo de fidelidade a Deus como Samuel. (1) O tema principal em toda a vida de Samuel é que somente Deus deve receber a glória e a honra. Depois de tornar seus filhos juízes, deve ter sido uma coisa muito triste para Samuel aprender que eram incapazes de liderar. Quando consultou a Deus sobre o pedido do povo por um rei, nada foi dito em defesa de seus filhos. Samuel foi obediente às instruções de Deus para dar às pessoas o que queriam. Um versículo-chave na vida de Samuel relata suas palavras ao rei Saul: "Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros", (1 Samuel 15:22). A obediência à Palavra de Deus deve sempre ser nossa principal prioridade. (2) E os exemplos das parábolas de Jesus em Mateus 24:45-47 e Lc.12:42, que nos demonstraram obediência, prudência, lealdade, e cumpriram a vontade de Deus com integridade e sinceridade mesmo em tempos de espera ou provação, sendo recompensados por sua perseverança e serviço sacrificial, tornando-se modelos de conduta para os cristãos.
3 - Algumas características do Servo Fiel. (1) A prudência e a sensatez permeiam as nossas decisões. Gerenciam os bens e as pessoas que têm confiança e sabedoria, alimentam as esperanças dos outros para grandes realizações no tempo certo. (Mateus 24:45). (2) Obediência e Integridade fazem parte do processo de vitórias em nossas vidas. Buscamos agradar a Deus, transmitindo Sua Palavra e guiando o povo com retidão, como Samuel. (3) Tudo tem seu sacrifício. Temos que estar disposto a abrir mão de nossos planos e desejos para seguir a vontade do Espírito Santo, aceitando o custo para alcançar o nosso objetivo. (Mateus 24:45-51). (4) Temos que perseverança nas provações que se desenvolve através das dificuldades, aprendendo a depender de Deus, como José e Moisés. (5) Sem lealdade não se consegue alcançar o objetivo. Temos que agir com boa lealdade em tudo, sendo um ornamento a doutrina de Deus em nossas vidas. (Tito 2:9-10).
4 - A Bíblia tem muitos exemplos de pessoas fiéis. (1) Samuel: Desde jovem, foi obediente e fiel, sendo um profeta e líder que se comunicava diretamente com Deus ("Fala, pois o teu servo está ouvindo"). (2) Moisés: Fiel em toda a casa de Deus, servindo como servo para testemunhar as coisas futuras, (Hebreus 3:2-6). (3) Davi: Perseguido, mas fiel em seu coração a Deus, sendo preparado para reinar.
5 - Recompensas do servo fiel a Deus. O servo fiel e prudente que é encontrado fazendo a vontade de seu senhor é recompensado e terá mais responsabilidades. (Mateus 24:47). Ser fiel é um dom do Espírito Santo, e Deus promete que os que confiam n'Ele não serão condenados, (Gálatas 5:22; Salmo 34:22). O Servo Mau foi punido por sua maldade. Contrastando com o servo bom, o servo mau atrasa o trabalho, se entrega à violência e à indulgência, sendo severamente punido. (Mateus 24:48-51).
6 - Paulo exortou Timóteo a se empenhar em progredir no falar, na conduta, no amor, na fé e na castidade, na esperança e na expectação das coisas, bem como no modo de cumprir seu ministério. Ele devia empenhar-se em ser exemplar no seu modo de vida. (1 Tim. 4:13-15) Quando Paulo escreveu este conselho, algum tempo entre 61 e 64 d.C, Timóteo já era um pastor experiente. Em 49 ou 50 d.C, quando Timóteo provavelmente tinha uns 20 anos de idade, “os irmãos em Listra e Icônio”, que haviam notado seu progresso espiritual, “davam dele um bom relato”. (Atos 16:1-5). Naquele tempo, Paulo levou Timóteo com ele numa viagem missionária. Depois de observar por alguns meses o contínuo progresso de Timóteo, Paulo o enviou a Tessalônica para consolar e fortalecer os cristãos naquela cidade, (1 Tes. 3:1-3, 6). Obviamente, o progresso de Timóteo tornou-se manifesto a outros enquanto ainda era jovem.
7 - Nós todos podemos recordar certas vezes que arruinamos nosso testemunho na frente de outros crentes ou até mesmo não crentes, não porque falhamos em ser responsáveis ou obedientes, mas porque outras pessoas perceberam que a nossa atitude foi muito feia. A Palavra de Deus nos ensina, por outro lado, a fazermos tudo para a glória de Deus, (1 Co.10:31). O apóstolo Paulo nos diz, "Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor, e não para homens", (Cl.3:23). É impossível para nós fazermos tudo para a glória de Deus e simultaneamente possuirmos uma atitude ruim.
8 - Para ser um exemplo dos crentes em espírito significa que não somente fazemos tudo para a glória de Deus com uma atitude conveniente, mas significa que o nosso homem interior conforma-se com a vontade de Cristo. Devemos fazer a coisa certa pela razão certa. Temos que ser um exemplo para os outros na nossa fé. Devemos saber no que acreditamos e porque acreditamos. A palavra "fé" não significa simplesmente que acreditamos em algo, mas que estamos firmemente convictos do que acreditamos. Devemos estar persuadidos de que a Palavra de Deus é a autoridade máxima e final sobre todos os assuntos da vida. Devemos estudá-la e conhecê-la.
9 - A única vez que a Bíblia diz como o povo de Deus pode ser derrotado está em Oséias 4:6 “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento”. Mas o que Paulo fala sobre o exemplo de fé se refere a 1 Tm 4:1: “Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios.” Ser um exemplo na fé é não se desviar.
10 - Vejo aqui dois sentidos. Um deles fala sobre sermos santos. 1 Pedro 1:16 diz: “Sede santos, porque eu sou santo.” E Hebreus 12:14 diz: “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” Sem santidade a benção não vai se manifestar. A pureza tem a ver com impureza, com poluição, contaminação. Então, sede um exemplo na pureza, significa, sede um exemplo na separação, ou na falta de contaminação; ou ainda quer dizer: não se contamine.
11 - Vivemos em dias de total contaminação espiritual. Olhe em volta e julgue você mesmo. 2 Co 10:3-5 diz: “Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos. As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo”.
12 - Lutamos as nossas lutas com armas espirituais e não carnais. Para estas armas o Apóstolo Paulo deu nomes de Armadura de Deus. Armadura de Deus é completa para vencermos nossas lutas do dia a dia. A armadura de Deus é tudo que precisamos para resistir aos ataques do diabo e manter-nos firmes com Deus. Quem veste a armadura de Deus não será abalado, (Efésios 6:13). Todo o crente está dentro de uma batalha espiritual e precisa de armadura espiritual para vencer. O diabo e suas forças estão organizados e equipados com “as armas da maldade nos ares celestiais”, por isso nós também precisamos nos preparar (Efésios 6:11-12). A armadura de Deus nos protege e nos ajuda a alcançar a vitória.
13 - Como vestir a armadura de Deus e estar preparado para vencer. (1) Tendo o cinto da Verdade. O cinto da verdade é importante porque une a armadura. Conhecer a verdade é essencial para firmar a fé e garantir a vitória. Jesus é o Caminho e a Verdade e a Vida, João 8:32. Para vestir o cinturão da verdade é importante estudar a Bíblia e aceitar a verdade de Jesus Cristo para sua vida. Também é importante ser sincero, honesto e verdadeiro em tudo na sua vida, rejeitando a mentira, (Efésios 4:25). Todo o cristão deve falar a verdade em amor. 1 João 4:18 diz que No amor não existe medo; pelo contrário, o perfeito amor lança fora todo o medo. Porque o medo envolve castigo, e quem tem medo não é aperfeiçoado no amor. (2) A Couraça da Justiça envolve proteção. A couraça serve para proteger o coração. Em Jesus fomos justificados; agora estamos do lado da justiça. Um coração protegido pela couraça da justiça também não se deixará corromper pelo pecado, (Tiago 1:27). Para vestir a couraça da justiça é preciso lembrar que Jesus nos justificou, nos perdoou e nos salvou. Devemos tentar sempre fazer o que é justo e certo, rejeitando a corrupção e o egoísmo, e quando pecamos devemos pedir perdão. (3) Pés calçados na prontidão do Evangelho da Paz e não das guerras contra nossos semelhantes. Nossos sapatos protegem os pés, que nos levam para onde queremos ir. O evangelho da paz nos leva na direção certa para a vitória em nome de Jesus. Só com a paz e o amor de Deus podemos vencer o ódio e a violência, (Romanos 12:18-19). Para calçarmos os nossos pés na preparação do evangelho da paz, o crente precisa rejeitar a ira e a violência. Jesus veio para trazer reconciliação, unindo crentes em amor. Perdoar é muito importante para promover a paz. (4) Portando o escudo da fé. O escudo serve para se defender contra setas e outros ataques. O escudo protege de forma ativa, defendendo de vários ângulos. A fé em Jesus também é ativa, que nos protege em várias situações. Para usar o escudo da fé, é preciso decidir acreditar na verdade da Bíblia e agir de acordo com essa crença. A fé é firmada quando entramos em ação, obedecendo a Deus, (Romanos 1:17). (5) Portando também o Capacete da Salvação. O capacete guarda a cabeça. A confiança na salvação também guarda nossa mente e nossos pensamentos. Para colocar o capacete da salvação, o crente deve lembrar que Jesus o salvou e nada nem ninguém o pode separar dEle, (Romanos 8:38-39). Sabendo que Jesus o salvou, o crente pode rejeitar o pecado com confiança, porque sabe que está liberto. (6) Empunhando a Espada do Espírito. A espada é uma arma de defesa e de ataque. Com a espada do Espírito podemos derrotar o diabo e nos defender de seus ataques. A espada do Espírito é a palavra de Deus (Hebreus 4:12). Para usar a espada do Espírito, é necessário estar sempre meditando na palavra de Deus. Estudar a Bíblia, aplicá-la a sua vida, memorizar versículos, conversar sobre a Bíblia e ouvir pregações são algumas das formas que temos para aprender a usar essa espada. Uma forma de usar a espada do Espírito que a Bíblia destaca é orar. Devemos orar no Espírito em todas as situações. A oração de um justo tem poder e é essencial para alcançarmos a vitória, (Efésios 6:18).
14 - Na Bíblia temos vários exemplos do que é ou do que venha a ser o conceito de verdadeiro "exemplo dos fiéis, Jesus é o nosso maior exemplo de fidelidade a Deus". Este exemplo é encontrado em 1 Timóteo 4:12, onde Paulo instrui Timóteo a ser um modelo (exemplo) em palavra, trato, amor, espírito, fé e pureza, inspirando outros a seguir a Deus através de sua conduta.
15 - Pessoas como Abraão (que se tornou exemplo de fé e obediência); pessoas como Rute (que se tornou exemplo de lealdade e coragem); pessoas como Daniel (que tornou-se exemplo de fidelidade inabalável); pessoas como Cornélio (que se tornou-se exemplo de oração e generosidade); pessoas como a prostituta Raabe (que mesmo tendo uma vida de erros e pecados tornou-se exemplo de fé e coragem). Estes são alguns exemplos práticos de fiéis que demonstrando fé se manifestaram com ações práticas de fidelidade a Deus e mesmo diante de suas falhas e adversidades, não rejeitaram serem usadas por Deus para um propósito diferente e foram transformadas pela graça de Deus.
16 – Pessoas na Bíblia que foram consideradas exemplo dos fiéis em seus feitos. (1) Abraão: O "pai da fé", que deixou tudo para obedecer a Deus e teve sua fé testada, sendo um exemplo de obediência e confiança. (2) Rute: Mostrou lealdade inabalável à sua sogra Noemi, escolhendo o Deus de Israel e tornando-se parte da linhagem de Jesus, exemplificando fé e trabalho duro. (3) Daniel: Permaneceu fiel aos princípios de Deus, recusando alimentos impuros e sendo encontrado em oração, mesmo sob ameaça de morte. (4) Cornélio: Um centurião, piedoso e temente a Deus, que orava e dava esmolas, tendo suas preces atendidas por Deus. (5) Raabe: Uma prostituta que, por sua fé e ato de coragem em esconder os espiões israelitas, teve sua família salva e ganhou um lugar entre o povo de Deus, sendo ancestral de Jesus. (6) Paulo: Ele mesmo tornou-se um exemplo, encorajando Timóteo a imitá-lo, sendo eleito por Deus para o ministério devido à sua fidelidade.
17 – O apóstolo Paulo nos ensina como ser um exemplo dos fiéis em 1 Timóteo 4:12. (1) Exemplo dos fiéis na palavra usando uma linguagem sadia, edificante e verdadeira. (2) Exemplo dos fiéis no trato tendo um comportamento exemplar, cordial e em harmonia. (3) Exemplo dos fiéis no amor não fingido, sempre agindo com amor Cristão como o combustível de todas as suas ações. (4) Exemplo dos fiéis no espírito, tendo zelo e dedicação para com as coisas de Deus. (5) Exemplo dos fiéis na fé sendo fiel e perseverante nas adversidades confiando nas firmes promessas de Deus. ((6) Exemplo dos fiéis na pureza resguardando-se das contaminações do mundo e do pecado que tão de perto nos rodeiam. (7) Exemplo dos fiéis até a morte para receber a coroa da vida. Assim diz a Bíblia sobre ser amigo fiel e exemplo de fé: 1 Timóteo 4:12: "Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza" (Almeida Revista e Corrigida - ARC). Tiago 1:12: "Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam" (Almeida Revista e Atualizada - ARA). Apocalipse 2:10: "Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida".
Deus abençoe você e sua família.
Pastor Waldir Pedro de Souza.
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário