quinta-feira, 30 de novembro de 2017

O QUE A SEGUNDA VINDA DE CRISTO NÃO É PARTE I

O QUE A SEGUNDA VINDA DE CRISTO NÃO É. PARTE I.


Refutando as falsas teorias e as heresias quanto à segunda vinda de Cristo. Veja o que a segunda vinda de Cristo não é:

1) – A segunda vinda de Cristo não é a salvação individual daqueles que acreditam que uma vez salvo, salvo para sempre. A salvação é uma escolha pessoal, individual e cada um que tomar essa decisão deve permanecer firme na obediência da palavra de Deus, que pela graça está aberta a todos sem acepção de pessoas.  Quando Jesus vier em sua segunda vinda não virá para ser salvador, mas virá como noivo para arrebatar os salvos, buscar a sua igreja a noiva do Cordeiro. Portanto não haverá mais a oportunidade de conversão e salvação pela graça depois do arrebatamento da igreja. Então será que haverá salvação no dia do arrebatamento? Todos os que aceitarem o plano salvífico de Cristo, aceitando-O como Senhor e salvador de suas almas antes de soar as trombetas de Deus nos ares celestiais serão salvos se estiverem em plena comunhão com Cristo.

Portanto depois segunda vinda de Cristo em sua primeira fase que é o arrebatamento da igreja, não haverá mais conversão pela graça, porque quando Ele vier, virá para arrebatar, como já disse, sua igreja e não apenas uma pessoa individualmente.

Cada pessoa um dia vai ter de encarar a morte, o que para o crente fiel a Deus é chamado de ...passar da morte para a vida, esse sim é o arrebatamento individual. A conversão pela graça é somente no tempo da graça, antes do arrebatamento da igreja e é um processo de aceitação de Jesus como seu único e suficiente Senhor e Salvador de sua alma; esta conversão virá acompanhada de arrependimento, perdão de pecados, batismo nas águas, regeneração, justificação, At 2.38 enquanto que, quando Jesus voltar para arrebatar a Sua igreja, Ele virá nas nuvens com alarido e com voz de Arcanjo, e com as trombetas de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro 1Ts 4.16; Ele virá para arrebatar a igreja que permaneceu convertida e fiel anteriormente ao evento do arrebatamento e mesmo que o corpo físico já tenha sido colocado na campa fria, o túmulo, Jesus os haverá de ressuscitar num corpo incorruptível; Veja também Mateus. 24.27-51. Afirmar que na segunda vinda de Cristo haverá oportunidade de conversão do indivíduo pela graça, é claro que se trata de um grande engano, de uma falácia. A vinda de Jesus será num abrir e fechar de olhos, não haverá tempo de conversão em milésimos de um segundo. Quem se converteu de verdade antes do arrebatamento e está esperando a volta de Cristo, será arrebatado; quem não se converteu infelizmente não será arrebatado, ficará para a grande tribulação e aí entra outro processo de salvação que no período dos sete anos da grande tribulação serão salvos os milhares ou milhões de pessoas que pagarão sua salvação com suas próprias vidas. No tempo da grande tribulação quem quiser ser salvo arcará então com as consequências de sua decisão, ou seja, pagarão com o preço do derramamento de seu próprio sangue. O segundo advento, a vinda de Cristo, é para arrebatar a igreja; ao passo que a conversão de um pecador é a ida de um pecador a Jesus Cristo.

Veja o que afirma as Escrituras Sagradas sobre a conversão?

a) ‘Vinde a mim, todos os que estais cansados...’ Mt 11.28;
b) ‘O que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora’ Jo 6.37; 
c) ‘Se não vos converterdes e não fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus’. Mt 18.3; 
d) ‘Para que todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna’ Jo 3.16; 
e) ‘Arrependei-vos e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados...’ At 3.18; 
f) Quanto à Segunda vinda de Cristo, ‘o mesmo Senhor descerá do céu... e, os que morreram em Cristo, ressuscitarão primeiro’ 1Ts 4.16.

2) – O arrebatamento da igreja não é a pregação do evangelho como muitos afirmam que uma vez salvo a pessoa pode se considerar salvo para sempre; pelo contrário se quem pregar ou se quem aceitar a pregação do evangelho não se converter de verdade não será arrebatado naquele grande dia. Jesus não virá para pregar, Ele já pregou tudo o que tinha que pregar quando esteve na terra como ser humano.

A pregação do evangelho foi confiada por Jesus à sua igreja, que, mesmo sofredora, perseguida, abatida, humilhada permanece fiel até à volta de Jesus. A Segunda vinda de Cristo, portanto, não é a pregação do evangelho. Preconizada em Mt 25.31-46, vemos que esta passagem é um retrato fiel dos acontecimentos que se sucederão ao arrebatamento da igreja, pois o próprio Senhor Jesus fará que todas a nações sejam reunidas diante dEle apartando as ovelhas dos bodes, condenando aos que estiverem à sua esquerda "Como malditos para o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos:" e dando boas vindas aos salvos para a vida eterna; portanto, a pregação é o amor de Deus declarado em Jo 3.16, o vinde à mim, e de Mt 11.28-30, para a salvação gratuitamente, que só tem valor antes do arrebatamento. A pregação do Evangelho é a proclamação das boas novas de salvação aos perdidos. A próxima vinda de Jesus Cristo é o seu encontro com os salvos coletivamente quando virá para arrebatá-los e posteriormente nos ares celestiais galardoá-los; no final da segunda fase de sua segunda vinda Ele se dará a conhecer aos judeus para libertação daquela nação e juízo dos inconversos e perseguidores de Israel 1Co.10.32.

3) - A segunda vinda de Cristo não é a morte do corpo físico. Muitos acreditam que na morte física do corpo já é considerada a segunda vinda de Cristo. Podemos assegurar com toda a certeza que a morte física de uma pessoa salva é a promoção daquele crente fiel para a glória do Senhor. Jesus chama individualmente a quantos e quando Ele quiser chamar para a sua glória, mas, haverá um chamamento coletivo que é o arrebatamento da igreja.

Em Hebreus 9.27,28 encontramos uma passagem bíblica que nos demonstra claramente que: "aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disso o juízo". "Assim, também Cristo, oferecendo-se uma vez, para tirar os pecados de muitos..." Está bem claro o texto que aos homens está ordenado a morte física uma vez, depois da morte do ser humano, aqueles que fizeram a vontade de Deus, receberão as recompensas, os galardões, e estarão justificados por Jesus Cristo, no dia do Juízo, o chamado Juízo do grande trono branco.  Quando diz que: "Aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para a Salvação"; está bem claro que Jesus não aparecerá segunda vez para salvação dos que morreram; mas para o arrebatamento dos que dormiram no Senhor, e transformação, num abrir e fechar de olhos, dos que estiverem vivos, para estar com o Senhor Jesus nos ares. Se quando um crente morre, isto significa a vinda de Cristo, então Jesus já veio milhões de vezes, e continua vindo diariamente. Quando então terminará de vir? Pedro fala da ‘promessa de sua vinda’, uma única Segunda vinda, gloriosa, para um propósito determinado.
a) ‘Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em Mim, ainda que esteja morto, viverá’. Jo 11.25; 
b) ‘Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo. Fp 1.23; 
c) ‘O tempo de minha partida está próximo’. 2Tm 4.6; 
d) ‘Mas temos confiança, e desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor’ 2Co. 5.8; 
e) ‘Senhor Jesus, recebe o meu espírito’. At 7.59; 
f) ‘E, como aos homens, está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disso o juízo, assim também Cristo... Aparecerá Segunda vez... aos que O esperam’. Hb 9.27,28;
g) ‘Na verdade nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados’, 1Co 15.51. 
h) Ap 19 completa nossa dissertação com a grande alegria e triunfo nos céus, dos salvos recebidos na glória. Apocalipse 19 é o capítulo dos "aleluias". Será grande o regozijo e alegria nos céus.


Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário