sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

O QUE A SEGUNDA VINDA DE CRISTO NÃO É. PARTE II

O QUE A SEGUNDA VINDA DE CRISTO NÃO É. PARTE II.


Refutando as falsas teorias e as heresias quanto à segunda vinda de Cristo. Veja o que a segunda vinda de Cristo não é:

4) – A segunda vinda de Cristo não é e nem foi a descida do Espírito Santo, porque o derramamento do Espírito Santo profetizado pelo profeta Joel 2.38ss e no dia de pentecostes de Atos dos apóstolos capítulos 1 e 2 já se cumpriu e a igreja vive hoje em pleno tempo da graça com toda operosidade e bondade do Espírito Santo de Deus.   

Então podemos assegurar com toda clareza que a segunda vinda de Cristo não é a descida do Espírito Santo porque o Espírito Santo foi nos dado no dia de pentecostes. O Espírito Santo será, sim, tirado da terra no dia do arrebatamento da igreja.  Ele foi prometido e enviado como Consolador para estar com a igreja do Senhor até a consumação dos séculos At 2.1-13, ou seja, até o dia do arrebatamento da igreja, quando o Espírito Santo será tirado, em toda a sua plenitude, da terra; então com a retirada por completo do Espírito Santo da terra o homem do pecado, o iníquo, o homem da iniquidade, o anticristo, se manifestará plenamente, 2Ts 2.7-10. Os escritores das epístolas, tanto pastorais como universais do Novo Testamento, falam da vinda de Jesus como a suprema esperança da igreja alguns anos após a descida do Espírito Santo que é o pentecostes; então vamos aguardar aquele dia buscando santificação em todo o tempo. Como poderia a vinda do Senhor ser ao mesmo tempo um fato passado e futuro?  Não podemos confundir a primeira vinda de Jesus que foi o seu nascimento entre os homens com o que foi prometido e será cumprido com a segunda vinda de Cristo que é para arrebatar sua igreja! Por outro lado a vinda de Cristo é a descida da Segunda pessoa da trindade que é o próprio Senhor Jesus e não da terceira Pessoa que é o Espírito Santo. A vinda de Cristo é a vinda do Filho e não a vinda do Espírito Santo.

a) Paulo assegura: ‘O mesmo Senhor (Jesus) descerá’, I ts. 4.16;

b) Ao comparar o texto acima com Jo 14.16,26; 15.26 e 16.7,15, vemos que trata-se naturalmente, de eventos mui distintos e de maneira alguma coincidentes.

c) ‘...esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido para ser conforme o Seu corpo glorioso’. Fp 3.20,21:

d) ‘Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia...’ 2Tm 4.8:

e) ‘...na revelação de Jesus Cristo’. 1Pe 1.7:

f) ‘porque já a vinda do Senhor está próxima’ Tg 5.8; 

g) ‘Aquele que testifica estas coisas diz: certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus’. Ap 22.20;.

5) – A segunda vinda de Cristo não é a destruição pura e simples da cidade de Jerusalém e do estado, país, de Israel como alguns acreditam e até proclamam que vão banir Israel do mapa. A destruição futura de Jerusalém, poderá, ou poderia se não houvesse a prometida intervenção de Jesus, ser concretizada no período final da grande tribulação, porém o Senhor Jesus virá em sua segunda fase do arrebatamento no final da grande tribulação e vencerá o anticristo, o falso profeta e a besta  com o sopro de sua boca, como também as nações e seus líderes que estarão dando Jerusalém e Israel como destruídos para sempre, ou seja, banidos do mapa mundi. Jesus virá intervir para que isso não aconteça. Ele virá para entre outras coisas restaurar o culto e a adoração plena ao Senhor Deus, o Deus de Israel.   

O profeta Zacarias fala no cap. 14 e verso 2 que as nações se ajuntarão para a peleja contra Jerusalém para destruí-la. Mas a segunda vinda de Jesus não é a destruição de Jerusalém , pois Jesus virá para salvá-la das nações que lutarem contra a casa de Davi para destruí-la Zc 12.1-9. Nos versículos seguintes diz Zacarias "...Procurarei destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém... e sobre os habitantes de Jerusalém derramarei o Espírito de graça e de súplicas...". A mais disso vemos que uma grande quantidade de judeus morreram; centenas de milhares foram levados cativos, quando dos períodos de cativeiros dos Judeus no Velho Testamento. Grandes acontecimentos da história têm revelado um morticínio sem número em Jerusalém, mas nada disso tem a ver com a Segunda vinda de Cristo. Jo 21.21 e Ap. 22.20, por exemplo, foram escritos depois da destruição de Jerusalém. Ainda outros textos bíblicos confirmam nossas afirmativas: Zc 12.9,10: 14.2,3; Ap 1.14; 2.25; 3.11; 22.7; 1Ts 4.14,17.

6) - O evangelho deverá ser pregado em toda a terra e para todos os seres humanos, porém, não é simplesmente a expansão do cristianismo que vai precipitar a volta de Jesus, mas sim quando o Pai ordenar que Ele volte para arrebatar a sua igreja, a noiva do Cordeiro.   

Muitos até dizem que o evangelho já foi pregado em toda a terra nestes mais de dois mil anos depois do nascimento de Jesus, porque Jesus não voltou ainda ?   Falta alguma coisa pra Jesus voltar?  Mesmo que o evangelho já tivesse sido pregado em toda a terra e para todos os povos, tribos e nações, ainda assim faltaria a ordem do Pai.

A segunda vinda de Cristo terá uma grande contribuição da expansão do Cristianismo com a pregação do evangelho em todas as nações por meios modernos de comunicação como já temos hoje, porque diz as Escrituras: "Quando este evangelho for pregado a toda criatura, então virá o fim...".  Dentro desse tema observamos o intenso labor do ministério da Igreja, que está e estará atuante anunciando que Jesus Cristo voltará. A igreja é o estandarte da reconciliação entre a humanidade e Deus, e dos seres humanos entre si e o Espírito Santo é o selo, a garantia da igreja para continuar pregando a palavra.  A expansão do Cristianismo aponta para a Segunda Vinda de Cristo, porém, não é a Segunda vinda de Cristo. Pois 'daquele dia e hora ninguém sabe...'; a mais disso o evangelho será pregado intensamente no período da grande tribulação Ap. 20.4-6.  Portanto, não é verdadeira esta teoria. A expansão do cristianismo é um sinal sim da vinda de Cristo, mas não a própria vinda. Com a vinda de Cristo a Igreja será arrebatada e será conduzida ao Tribunal de Cristo e às Bodas do Cordeiro. Portanto a expansão do cristianismo não é a Segunda vinda de Cristo.

7) – A segunda vinda de Cristo não será precipitada por uma nova ordem mundial ou porque acontecerá a terceira guerra mundial. Não é também a terceira guerra mundial que pode acontecer a qualquer momento. A terceira guerra mundial pode sim acontecer a qualquer momento e o material bélico que as nações têm em seu poder podem sim causar a destruição do mundo, porém, a segunda vinda de Cristo acontecerá independentemente de haver uma terceira guerra mundial ou não. O mundo não acabará só porque alguém a seu bel prazer marcou data para acabar. Somente Deus sabe quando vão acontecer os eventos apocalípticos que mudarão a estrutura da terra e de todo o universo e não deixará que os homens o destruam pura e simplesmente porque querem mais poder de governar o universo. 

Também a segunda vinda de Cristo não é a destruição do mundo porque essa destruição total só será feita por permissão de Deus e por Ele ordenada depois do Milênio, quando depararmos com o juízo final, quando o Senhor criará novos céus e nova terra. Ap 21.1. Em Mateus 24, Jesus estabeleceu distinção entre a sua vinda e a destruição do mundo. A vinda de Cristo em sua Segunda fase no final da grande tribulação, significará a destruição dos exércitos do Anticristo e a implantação do Reino Milenial de Cristo na terra, Ap 20.4,6; Hb 1.10,12.

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário