sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

QUANDO SERÁ O ARREBATAMENTO DA IGREJA

QUANDO SERÁ O ARREBATAMENTO DA IGREJA 



Alguém sabe, com certeza, quando será o arrebatamento da Igreja?


01) - Apocalipse 22.10 – Muito próximo, mas sem data marcada. 

Apocalipse 22.10
10 Disse-me ainda: Não seles as palavras da profecia deste livro; porque próximo está o tempo.

02) - Apocalipse 1.3 – O tempo do fim está chegando. 

Apocalipse 1.3
3 Bem aventurado aquele que lê e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.

03) - Tiago 5.8 – Fortalecei os corações e esperai mais um pouco. 

Tiago 5.8
8 Sede vós também pacientes; fortalecei os vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima.

04) - Marcos 13.33 – O tempo do fim não foi revelado a ninguém. Não adianta alguma pessoa querer marcar a data da volta de Cristo, e muito menos do fim do mundo. Quem sabe dessas coisas é somente Deus, o Pai.

Marcos 13.33
33 Estai de sobreaviso, vigiai e orai; porque não sabeis quando será o tempo. 

05) - Mateus 25.19 – Pode demorar muito e pode demorar pouco; o que importa é sermos fiéis ao Senhor e aguardarmos com alegria a chegada daquele dia.  

Mateus 25.19
19 Ora, depois de muito tempo veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles.

06) - 1Timóteo 6.14,15 – O que importa é guardar os mandamentos do Senhor e viver uma vida digna com humildade e vigilância para não ser surpreendido como as virgens loucas da parábola das dez virgens de Mateus 25.

1Timóteo 6.14,15
14 a que guardes este mandamento sem mácula e irrepreensível até a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo;
15 a qual, no tempo próprio, manifestará o bem aventurado e único soberano, Rei dos reis e Senhor dos senhores.

07) - Apocalipse 22.12 – A retribuição será segundo a obra de cada um. 

Apocalipse 22.12
12 Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra.

08) - Mateus 24.50 – Sua vinda será de surpresa. Como um relâmpago, como um piscar de olhos; será tão rápida a Sua vinda e o arrebatamento da igreja que causará pânico em toda a terra ao mesmo tempo, na mesma hora, no mesmo instante, num abrir e fechar de olhos sumirá um povo da face da terra. A imprensa mundial começará seus jornais extraordinários imediatamente para informar de todas as partes da terra estes acontecimentos que causarão espanto e pavor principalmente para aqueles da igreja que ficarem, mas será tarde demais. 

Mateus 24.50
50 virá o senhor daquele servo, num dia em que não o espera, e numa hora de que não sabe.

09) - Mateus 25.13 – Por isso requer-se dos seus servos vigilância redobrada, vida abundante e cheia da graça de Deus e comunhão. Uma busca constante de renovação espiritual para não esfriar na fé. 
Mateus 25.13
13 Vigiai pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora.

10) - Mateus 24.36 – Somente o Pai sabe quando será aquele dia, mais ninguém. Não foi revelado nem ao seu Amado filho Jesus; por isso devemos estar preparados.

Mateus 24.36
36 Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão somente o Pai.

11) - Mateus 24.36,44 – Jesus Cristo virá numa hora em que a sua igreja fiel, a noiva do Cordeiro, deverá estar vigilante e percebendo os fatos ao seu redor para não cair na tentação de perder a expectativa daquele dia, como uma noiva fica na expectativa do dia do casamento. Tudo tem que estar preparado e pronto no dia do casamento; assim será no dia do arrebatamento a igreja do Senhor Jesus estará pronta, preparada, adornada, com vestes brancas, sem mancha, sem mácula, sem rugas, ou seja estará pronta e aguardando o noivo chegar. 

Mateus 24.36,44
36 Daquele dia e hora, porém, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, senão só o Pai.
44 Por isso ficai também vós apercebidos; porque numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem.
      
12) - Mateus 25.6 – Compensa esperar o tempo que for preciso, porque nossa esperança não vai acabar na beira da praia, vamos chegar lá, vamos batalhar por alcançar aquele glorioso dia. 

Mateus 25.6
6 Mas à meia-noite ouviu-se um grito: Eis o noivo! saí-lhe ao encontro!

13) - Marcos 13.35,36 – Não se pode cansar de esperar, todos os salvos estarão lutando com todas as suas forças para não cair na perdição, estarão lutando por sua salvação, estarão lutando para um dia entrar nas moradas eternas e gozar a vida eterna com o Senhor.  

Marcos 13.35,36
35 Vigiai, pois; porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã;
36 para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo.

14) - Mateus 24.33,34 – Não se pode desanimar de esperar. Não desanime, Deus proverá forças para que você continue a lutar por sua salvação; a salvação é individual lute pelo menos para que você seja salvo, se os outros quiserem ir também que sigam seu exemplo. 

Mateus 24.33,34
33 Igualmente, quando virdes todas essas coisas, sabei que ele está próximo, mesmo às portas.
34 Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas essas coisas se cumpram.

15) - 1Tessalonicenses 5.1,2 – A certeza que temos é que Ele virá, que Cristo voltará. 

1 Tessalonicenses 5.1,2
1 Mas irmãos, acerca dos tempos e das épocas, não necessitais de que se vos escreva:
2 porque vós mesmos sabeis perfeitamente que o dia do Senhor virá como vem o ladrão de noite.

16) - Quanto à ressurreição e o arrebatamento

A Bíblia não deixa nenhuma dúvida.  O arrebatamento da igreja se dará somente quando “ for dada a palavra de ordem “. Lembremos aqui que somente Deus tem a palavra de ordem sobre este assunto.

"Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor" (1 Ts 4.16-17). Não se trata aqui de uma ressurreição geral. Somente os mortos em Cristo e os vivos em Cristo serão ressuscitados ou transformados. Todos os demais mortos permanecerão nas suas sepulturas até o dia do juízo final. O que é descrito aqui é uma ressurreição seletiva dentre os mortos e realmente diz respeito somente àqueles que estão em Cristo.

Em João 5.28-29 o Senhor mencionou duas diferentes ressurreições: "Não vos maravilheis disto, porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo." E quando Jesus desceu do monte com Seus discípulos depois da Sua transfiguração, Ele lhes disse algo que muito os admirou e que até então eles ainda não tinham ouvido. Trata-se de uma expressão totalmente nova em relação ao arrebatamento: "Ao descerem do monte, ordenou-lhes Jesus que não divulgassem as coisas que tinham visto, até o dia em que o Filho do Homem ressuscitasse dentre os mortos. Eles guardaram a recomendação, perguntando uns aos outros o que seria o ressuscitar dentre os mortos?". (Mc 9.9-10).

Jesus foi o primeiro que ressuscitou dentre os mortos (At 26.23; Cl 1.18; 1 Co 15.20). Também 1 Coríntios 15.23 fala disso: "Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda." Esta afirmação, em conexão com 1 Tessalonicenses 4.16, explica que todos os que estão em Cristo ressuscitarão dentre os mortos. Esta é a chamada "primeira ressurreição". (Ap 20.5-6).

As outras pessoas, as que não estavam em Jesus, que não pertenciam a Ele pela fé salvadora e, assim, não tinham um relacionamento pessoal com Ele, serão ressuscitadas mil anos mais tarde e então irão para o inferno, essa é, infelizmente, a realidade. (Ap 20.11-15. Ap 21.8).

Na primeira ressurreição quando se dará o arrebatamento, o Senhor Jesus deixará o Seu trono e, vindo do céu (da casa do Pai), aparecerá nos ares (1 Ts 4.17). Ele não virá de maneira visível sobre a terra, mas permanecerá na atmosfera superior. Os espíritos “almas” dos que dormiram nEle O acompanharão, como provavelmente também o arcanjo Miguel. Então serão ressuscitados primeiro os corpos dos que morreram em Cristo. Logo a seguir, os corpos dos que ainda estiverem vivos serão transformados. Então a Igreja será arrebatada coletivamente ao encontro do Senhor nos ares, entre nuvens, e Ele levará Sua noiva para a casa do Pai. A Igreja terá então deixado seu lugar na terra e João 14.1-6 estará cumprido. Tudo isso naturalmente acontecerá numa fração de segundos (comp. 1 Co 15.51-53).

17) – Quanto a estar para sempre com o Senhor.
"...e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras" (1 Ts 4.17-18). Esta garantia: "...estaremos para sempre com o Senhor", é um consolo eterno acima de tudo o que é passageiro neste mundo. A partir desse momento, nada mais estará sujeito à morte para qualquer filho de Deus. Todas as tristezas do passado, todas as misérias e tentações, todas as perguntas, tudo será esquecido e respondido por este fato: "...estaremos para sempre com o Senhor”. 

"Estaremos para sempre com o Senhor" significa que a Igreja estará sempre onde Jesus estiver; ela participará de toda a Sua riqueza divina. 

Então se cumprirá o que está escrito em Tito 2.13.

"...aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus”.

"Aguardando ansiosamente aquele tempo quando se verá a sua glória, a glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo".

Mas quem não tem Jesus cai num abismo insondável de desespero. Aquele que não tem Jesus perde a bendita e eterna esperança. Justamente nesta passagem da ressurreição e do arrebatamento, a Bíblia nos mostra que haverá pessoas que estarão dentro (1 Ts 4.16) e pessoas que estarão fora do arrebatamento (v.12); que haverá pessoas cheias de esperança e pessoas sem esperança (v.13); pessoas que estarão para sempre com o Senhor e pessoas eternamente separadas dEle (v.17); pessoas consoladas e pessoas sem consolo (v.18). 

Aquele que não está em Cristo não tem nenhum relacionamento com Deus; tal pessoa está definitivamente  "fora", sem esperança, porque não tem lar.

 Uma pessoa sem Jesus ficará eternamente sem consolo, sem esperança e sem paz. O futuro lhes reserva, mais uma vez digo infelizmente, a perdição eterna. 

Como você pode ganhar o direito de morar na casa do Pai celestial, adquirir a esperança de "estar para sempre com o Senhor" e transmitir esse consolo também para outros? Decidindo-se a Jesus Cristo e por Sua obra de salvação consumada na cruz por mim e também por você. Se você aceitar a Jesus pela fé, como seu único e suficiente Senhor e Salvador, 1 Tessalonicenses 4.14-18 realmente se cumprirá também em sua vida. Por isso, decida-se totalmente por Jesus Cristo, o Filho do Deus vivo. Decida-se hoje mesmo, decida-se agora mesmo, amanhã pode ser tarde demais.  A Palavra do Deus Eterno lhe diz em Jó 11.13 e 18: "Se dispuseres o coração e estenderes as mãos para Deus... Sentir-te-ás seguro, porque haverá esperança". Jesus Cristo é a nossa esperança. 

18) – Quando é mesmo que vai ser o arrebatamento da Igreja?

O arrebatamento vai acontecer quando Jesus voltar para buscar os salvos, nos últimos tempos (João 14:2-3). Jesus dará a ordem, uma trombeta soará, Jesus descerá à terra, ( ...nos ares celestiais...) os mortos ressuscitarão primeiro  e depois nos os que estivermos vivos seremos transformados num abrir e fechar de olhos e seremos  arrebatados (1 Tessalonicenses 4:16-17). Ninguém sabe quando isso acontecerá. O certo é que poderá acontecer em qualquer momento, por isso temos de estar sempre preparados.

Você está esperando o arrebatamento da igreja ou a grande tribulação? Pense nisso. Veja com sinceridade qual é a sua situação enquanto é tempo. 

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário