segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

PARA QUEM JESUS VIRÁ

PARA QUEM JESUS VIRÁ



Para quem Jesus virá.

01) – As passagens a seguir demonstram para quem Jesus virá; é claro que é comparativamente ou em figura daquilo que está no livro do profeta Daniel. Veja Daniel 2.44; Mateus 25.31-46 e Apocalipse 19.11-15.   

Jesus virá no final da segunda fase da grande tribulação para derrotar o anticristo, a besta e o falso profeta e virá também se revelar pessoalmente como socorro para o povo Judeu que sobreviver à imposição das nações para destruí-los e também para estabelecer seu reino milenial. Na visão da estátua do sonho de Nabucodonosor, nos registros bíblicos do profeta Daniel, o reino babilônico seria seguido por um reino inferior, representado pelo peito e braço de prata, já que o próprio rei Nabucodonosor, representava a cabeça de ouro, império neobabilônico 605 - 539 a.C.

Esse império começou a desintegrar-se com a sua morte; o império de Nabucodonosor foi seguido pelo império medo-persa fundado por Ciro, 539 A.C; um terceiro reino, simbolizado pelo ventre e coxas de cobre da estátua, representava o império grego fundado por Alexandre Magno, 330 a.C.

O quarto reino representava o império romano, que teve início cerca de 70 a.C., dominou o mundo numa amplitude que nenhum império dantes o fizera, no entanto veio a fragmentar-se, sendo alguns fragmentos desse império, fortes e de longa duração; outras foram frágeis, e outras se fragmentaram seguidamente; mas, virá um reino que não será jamais abalado e nem destruído, o reino milenial de Cristo, o qual não pode ser comparado com os reinos terrenos, porque estes são ingratos e opressores, traidores e covardes para com os seus contemporâneos, porém, virá o Rei Jesus, para estabelecer o seu reino milenial e quando Ele vier, virá para reinar mil anos de paz na terra; seu reino será um reino de amor.

O livro de Apocalípse registra em seu capitulo 19 que Jesus virá com grande esplendor e glória;  o fiel e verdadeiro virá montado em um cavalo branco para julgar e pelejar com justiça; seus olhos serão como chamas de fogo, na sua cabeça muitos diademas; suas vestes salpicadas de sangue e com Ele um grande exército em cavalos brancos, vestidos de linho fino, branco e puro. Da sua boca sairá uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro e Ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira de Deus Todo - Poderoso; portanto, se constitui a volta de Jesus, também, para julgar e reinar.

 02) – Atos 1.6; Rm 8.39; Jl3. 1,20; Am 9.14,15; Mq 5.2,3; Ag 2.7 – Jesus virá com uma missão tão importante quanto à de sua primeira fase da segunda vinda, mas dessa vez virá principalmente para salvar o Israel de Deus das garras do anticristo.     

Jesus virá para restaurar o reino de Israel; a carta de Paulo aos Romanos menciona no capítulo 8 versículo 39, que o grande  amor de Deus em Cristo Jesus e a sua graça manifestada, darão oportunidade, para que se alguém fracassou na vida espiritual e foi negligente na comunhão com Deus, mesmo assim, terá a oportunidade de reconciliação e é o que se espera de Israel. Diz o profeta Joel: Jesus virá para remover o cativeiro de Judá e de Jerusalém, pois Judá será habitada para sempre e Jerusalém de geração em geração, Joel 3.20.

Diz o profeta Amós 9.14,15 acerca de uma terra transformada e gloriosa onde, o povo de Deus poderá continuamente plantar e colher ao mesmo tempo. A terra será abundantemente produtiva, e as bênçãos divinas jamais hão de terminar. Israel será finalmente restaurada ao Senhor, que nunca mais o abandonará. Os israelitas permanecerão seguros na sua terra porque de lá estará, Jesus, governando no seu reino milenial, todas as nações.

O profeta Miquéias também fala desse tempo de restauração de Israel, do sofrimento, morte, ressurreição de Jesus, em cujos fatos estava toda a esperança de Israel e de todas as nações, completa o profeta Ageu que Jesus virá como o desejado de todas as nações e encherá a sua casa de glória.

03) - Daniel 7.20-27; 8.23-25; 9.26-27; 2Ts 2.3-8; Ap 19.21 – A justiça do justo prevalecerá.

Os reinos lutarão contra os santos do Altíssimo, lutarão entre si e o mais forte dos reinos sairá vencedor, proferirá palavras contra o Altíssimo e destruirá os santos do Altíssimo, pois serão entregues por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, mas o juízo se estabelecerá; e o reino e o domínio, e a majestade dos Reinos debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo, o reino será um reino eterno; e todos os domínios o servirão e lhe obedecerão. Mas, no fim do seu reinado, quando os prevaricadores acabarem, se levantará um reino feroz de cara tipificando o anticristo, e será entendido em adivinhações. Fortalecerá a sua força, mas não pelo seu próprio poder, e destruirá maravilhosamente segundo o olhar das nações e prosperará, e fará o que lhe aprouver; e destruirá os fortes e o povo santo. Pelo seu entendimento também fará prosperar o engano na sua mão; no seu coração se enganará e por causa da tranquilidade destruirá muitos e se levantará contra o Príncipe dos Príncipes, mas sem mão, será quebrado.

Jesus virá para livrar a Israel e derrotar o anticristo. A apostasia virá a se manifestar no homem do pecado, o filho da perdição, para enganar aos escolhidos. O filho da perdição se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; e de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus. A atividade secreta dos poderes malignos que já se manifesta no "mistério da injustiça"; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado; então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca e aniquilará pelo esplendor da sua vinda. E completa João o vidente de Patmos nos capítulos 19 a 21 de Apocalipse: O grande brado de vitória de um cavaleiro, Jesus, montado no cavalo branco e tem as inscrições do seu caráter que é Fiel e Verdadeiro; Ele derrotará o Anticristo e o prenderá por mil anos e estabelecerá seu reino milenial para governar a terra a partir da cidade de Jerusalém. 

Fará acontecer também a derrota final e completa de satanás e seus anjos. Estabelecerá o juízo final que é o juízo do grande trono branco, onde também acontecerá a condenação final e eterna para os perdidos e o gozo eterno para os salvos. Será regozijo eterno da igreja. Criará o novo céu e a nova terra para as moradas eternas dos salvos. Criará a nova Jerusalém, a cidade celestial.     

04) - João 14.1-3; Mc 13.26,27; Fp 3.20-21 – Jesus conduzirá pessoalmente a sua noiva, a igreja, para as moradas eternas. 

Jesus virá para conduzir os seus para as moradas eternas que Ele foi preparar. Marcos afirma Mc 13.26,27, e, então verão o Filho do Homem nas nuvens, com grande poder e glória. E Ele enviará os seus anjos e ajuntará os seus escolhidos, desde os quatro ventos, da extremidade da terra até a extremidade do céu. E conclui Paulo aos Filipenses 3.20-21. Mas a nossa cidade está nos céus donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.

Deus abençoe você e sua família.


Pr.  Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.





Nenhum comentário:

Postar um comentário