terça-feira, 12 de dezembro de 2017

FINAL DOS TEMPOS

FINAL DOS TEMPOS


Textos bíblicos sobre o fim dos tempos e a vinda de Cristo.

   
Mateus 24:36-42; 1Ts 4.16-18 e Ap 19.4-9.


A vinda de Cristo nos fins dos tempos, leia-se arrebatamento da igreja, será exclusivamente para os salvos.


Trata-se de um assunto que muitos curiosos não dão o devido valor e respeito mas são pertinente aos nossos dias.

O Fim dos tempos já chegaram. Se referem principalmente aos eventos que antecedem à segunda vinda de Jesus Cristo em sua primeira fase. Jesus virá nas nuvens para arrebatar os crentes fiéis que O aguardam ansiosamente.
 
E nós vemos que toda a Bíblia é escrita em torno do Senhor Jesus, o verdadeiro Messias e seu reinado.

É incrível como Deus deu a visão sobre estes assuntos, tanto da primeira como também da segunda vinda de Jesus Cristo e os finais dos tempos, aos profetas do Velho Testamento, como Daniel, Ezequiel, Sofonias, Zacarias, Jeremias, Isaías e outros.

Existem ainda outras expressões ao longo da Bíblia que também fazem menção a este mesmo período, por exemplo:
O fim: Mateus 24:14.
"E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim”.
Últimos tempos: Judas 1:18.
"Os quais vos diziam que nos últimos tempos ou no fim dos tempos, haveriam escarnecedores que procurariam  gratificar seus próprios desejos irreverentes e que andariam segundo as suas próprias concupiscências”.

O tempo do fim de Daniel 12:9:
"E ele, o anjo, disse: Vai, Daniel, porque estas palavras estão fechadas e seladas até o tempo do fim”.

 A última hora de 1 João 2:18:
"Filhinhos, é já a última hora, e, como ouvistes que vem o anticristo, que é aquele que se oporá a Cristo disfarçando-se de Cristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora, o fim”.

Portanto, preste bastante atenção para entender o que a Bíblia nos fala a respeito do chamado na Bíblia de “Fim dos Tempos”. Serão os acontecimentos dos finais dos tempos, vamos destacar pela minha posição escatológica somente os pontos abrangentes das situações pré-milenista e pré-tribulacionista, as quais concordo com a maioria dos Teólogos que seja a mais correta para estes fatos escatológicos seguindo a seguinte ordem:
1º O arrebatamento dos salvos e a festa do Cordeiro.

2º A Grande Tribulação em duas fases de três anos e meio cada uma.

3º A segunda vinda de Cristo em sua segunda fase no final da grande tribulação.

Esses são  os primeiros acontecimentos do fim dos tempos: o arrebatamento dos salvos, da igreja, a noiva do Cordeiro. A encontrar o noivo nos ares.
Ler Mateus 24.36-42 e 1Ts 4.16-18.

I - O arrebatamento: A vinda de Cristo propriamente dita.

Quando acontecerá o arrebatamento?

Poderá acontecer a qualquer momento (Mt 24.42). “Os sinais da sua vinda já se mostram cada vez” (se preferir leia todo o capítulo 24 de Mateus).

O arrebatamento será antes da Grande Tribulação porque o período da tribulação será um tempo de derramamento da ira de Deus sobre toda a terra (Mt 24.21).

A Igreja de Jesus será preservada dessa ira do Senhor, que terá seu início no tempo da Grande Tribulação.

Jesus promete em Apocalipse 3.10: “... eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra”.

Essa passagem indica que a igreja será tirada do mundo antes que chegue a hora da provação.

Como acontecerá o arrebatamento?

A vinda de Cristo em sua primeira fase será invisível, será para levar a sua igreja, os chamados salvos desaparecerão da terra num abrir e fechar de olhos; os salvos estarão com Cristo eternamente. (Mt 24.40-41). Será o arrebatamento; somente os salvos ouvirão o som da trombeta de 1Ts 4.16 e verão o Senhor. O encontro será nos ares celestiais, nas nuvens:1Ts 4.17. Observe que nenhum outro fator de destruição em massa como guerras atômicas ou outras coisas eventuais vão ou irão contribuir ou não neste evento do arrebatamento da igreja. Somente Deus o Pai sabe o dia e a hora desse acontecimento.

A Sua vinda será como um noivo que vem buscar sua noiva para a festa das bodas, ou seja, a festa do casamento.   Ap. 19.7-9.

Veja também a parábola das dez virgens de Mateus 25 que traz outras curiosidades sobre o comportamento e o preparo da igreja no momento do noivo chegar.

II – As Bodas do Cordeiro no céu.

Essa Festa celestial é chamada de Bodas do Cordeiro, a festa das coroas, dos galardões para os que forem salvos.

Também é para que lembremos que pelo sangue do Cordeiro é que fomos salvos. Jo 1:29. “Jesus é  o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.

Essa festa é também para que lembremos que pelo sangue do Cordeiro podemos ter acesso à cidade santa a nova Jerusalém, a nossa eterna morada celestial.  Ap 22:14.

Existe uma grande expectativa para essa festa:

A expectativa do Pai: como podemos ver em Mateus 22.1-14 na parábola do banquete de casamento.

A expectativa do Filho, o noivo: Ef 5.25-27 e Jo 14.1-3.

A expectativa da Igreja, a noiva: “O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem! Aquele que tem sede venha, e quem quiser receba de graça a água da vida”. (Ap .22.17) .

Existe um grande preparo para a festa: Ap 19.8 diz que o vestido da noiva é um presente divino: “foi-lhe dado”, o vestido é de “linho fino” que fala da preciosidade da igreja.

É  “brilhante”: fala da glória da igreja.
É  “puro”: fala da pureza da igreja, sem mácula.

Existe também um convite para participar da festa: (Ap 19.9).
“Serão Felizes todos os convidados”: Bem aventurados os que foram salvos, os que aceitaram o convite para esta festa.

Deus estendeu o convite de salvação a todos. Muitas passagens da Bíblia nos convidam com insistência a obedecer ao chamado de Deus:

"Esforçai-vos por entrar pela porta estreita". (Lc 13.24).
"Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus". (Mt 4.17).
"Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado". (1Tm 6.12).
"Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa". (At 16.31).

Eu fui convidado e aceitei o convite, e você?

Muitos aqui também já aceitaram o convite e vão participar dessa festa. (Ap 20.6).

Aceitar o convite é um momento de muito gozo e alegria. Deus nos chamou pelo seu grande amor, porque Deus é Amor. Nós não temos méritos próprios, Ele convida por amor a nós. Você também é um convidado.

Ele nos chamou, cabe a nós aceitarmos o convite. Somos chamados para sentar à mesa do Rei para desfrutar da festa do Cordeiro.
A mesa no contexto judaico significava:

1. Um lugar de intimidade;

2. Um lugar de afeição.

3. Um lugar de confiança.

4. Um lugar de comunhão.

5. Um lugar de regozijo e alegria.

Jesus por várias vezes sentou-se à mesa para expressar seu amor às pessoas das mais diferentes classes sociais.

Bem-aventurados, felizes e agraciados os que são chamados às bodas do Cordeiro para participar dessa festa; será o clímax de regozijo, alegria e vitória da igreja, um verdadeiro sonho, um momento de alegria indizível.

Vimos nesta mensagem que o primeiro grande acontecimento do fim dos tempos é o arrebatamento dos salvos; O arrebatamento da igreja.

Esse acontecimento é iminente e está prestes a se realizar, a acontecer a qualquer momento, pois os sinais e as profecias estão se cumprindo;

E esse encontro será nos ares.

É o encontro da Noiva com o Noivo.

E terminará em festa, festa nos céus.

Você está preparado?

Fique atento pois estamos no final dos tempos.


Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário