sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

NOSSA LUTA É CONSTANTE

NOSSA LUTA É CONSTANTE


Romanos 12.1-2

Vamos ver nesta mensagem que nossa luta é constante, portanto devemos estar preparados para vencer.

1. A nossa Luta é constante contra o pecado.
2. A nossa luta é constante contra a carne.
3. A nossa luta é constante contra o mundo.
4. A nossa luta é constante contra satanás.

1) A nossa Luta é constante contra o pecado

Por causa do pecado de Adão, todas as pessoas nascem pecadoras. Davi reconheceu isso e declarou: "Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe" (Salmo 51.5). Herdamos do primeiro casal a culpa e a corrupção. Não conseguimos fazer o bem que queremos, mas fazemos o mal que, às vezes, até detestamos. O Cristão está salvo, pela graça de Deus mediante a fé em Cristo, mas continua pecando. "O pecado é a desgraça do homem. Todo o seu sofrimento e miséria são devidos ao pecado. O pecado é a causa básica das dores, perdas, angústias de coração e frustrações." E cada pecado recebe a justa punição. Podemos ver na Bíblia Sagrada castigos naturais e disciplinares. Mas nenhum pecado fica impune. Cada pecado, mesmo que perdoado, sofrerá suas consequências. Castigos naturais consistem em consequências diretas das faltas cometidas. "Aquilo que o homem semear, isto também ceifará" (Gálatas 6.7). Cada homem, cada ser humano, colhe os frutos do seu pecado. O preguiçoso passa privações. O mentiroso cai em total descrédito e, muitas vezes, paga caro por suas mentiras. A lei de causa e efeito aplica-se também aos pecados cometidos por nós. Mesmo que a pessoa tenha sido agraciada por seu arrependimento e recebeu o perdão divino, ainda assim sofrerá as consequências naturais de seu pecado. Mas há, também, os castigos disciplinares, que são impostos diretamente por Deus. Quando tais castigos são aplicados aos crentes, o objetivo é discipliná-los para que eles abandonem o pecado e se voltem para o Senhor. Podemos citar como exemplo o caso de Himeneu e Alexandre, os quais, "tendo rejeitado a boa consciência vieram a naufragar na fé", pelo que o apóstolo Paulo os entregou "a Satanás, para serem castigados, a fim de não mais blasfemarem" (1 Timóteo 1.19, 20). Durante toda a nossa vida terrena travaremos uma luta constante contra o pecado. À semelhança do apóstolo Pedro, nós caímos, pecamos e depois choramos amargamente.


2) A nossa Luta é constante contra a carne.


Carne, aqui, significa a nossa velha natureza pecaminosa. Este é um inimigo contra quem lutaremos durante toda a nossa existência terrena. O apóstolo Paulo falou sobre sua própria experiência, dizendo: “No tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros”. (Romanos 7.22, 23). Durante toda a nossa vida terrena travaremos uma luta constante contra a natureza corrompida que herdamos de nossos primeiros pais.


3) A nossa Luta é constante contra o mundo.


Mundo, aqui, significa o sistema que opera em nosso mundo e que se opõe a toda soberania, vontade e autoridade de Deus. “Jesus advertiu os seus seguidores acerca do perigo que o mundo representa, quando pronunciou: ‘Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se “ou se perder a sua alma”? (Lucas 9.25). O mundo exerce uma atração sobre todos nós, como um suposto tesouro que vale a pena conquistar e possuir”. Um carro novo, uma casa nova, móveis bonitos, eletrodomésticos modernos, roupas, etc. são valores que podem ocupar de tal maneira a nossa mente que Jesus e o reino de Deus acabam ficando de fora, ou relegados a um segundo plano. Por outro lado, o mundo nos odeia, nos discrimina, nos oprime, nos humilha, nos pisoteia. Os nossos valores são diferentes dos valores do mundo. E, por isto, ele é um inimigo que estará sempre lutando contra nós.


4) A nossa Luta é constante contra Satanás.


Atrás do pecado, da carne e do mundo está Satanás. Ele é o instigador de tudo, o tentador. O apóstolo Pedro advertiu: “O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar” (1 Pedro 5.8).

Por tudo isso a vida do cristão, neste mundo, é mais difícil do que a vida dos ímpios. O autor do Salmo 73 confessou que, às vezes, chegava a ter inveja dos ímpios. Mas o cristão tem a garantia da vitória. Deus nos promete, em sua Palavra, cuidar de nós. E podemos ter certeza completa e absoluta do cumprimento das promessas que Deus nos fez e nos faz. “O caráter de Deus paira acima de toda e qualquer suspeita. Ele é justo. Ele é santo. E a palavra de Deus é tão digna de confiança quanto o seu caráter”. “Deus não é homem, para que minta, nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo Deus prometido, não o fará? Ou tendo falado, não o cumprirá?”. (Números 23.19).

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário