quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

OS DESIGREJADOS E O PECADO DA OMISSÃO

OS DESIGREJADOS E O PECADO DA OMISSÃO

1 - OS DESIGREJADOS

Os desigrejados são aqueles que deixaram de frequentar suas igrejas ou congregações. Geralmente têm muitas desculpas e a maioria das pessoas  têm acusações contra as lideranças de suas igrejas.

Veja com atenção este importante trecho das escrituras sagradas:

“Não deixemos de congregar como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima”.(Hebreus 10.25) .

De acordo com o texto, existe um costume em alguns de não congregar e isto não deve ser imitado. Ao contrário devemos estar sempre falando uns com os outros para nos estimular ou admoestar a congregar. A Bíblia também usa a expressão “…tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima…”.

Em outras palavras este texto está dizendo que quanto mais se aproxima o Dia da volta de Cristo, mais devemos nos empenhar em congregar. Isto porque quanto mais o Dia se aproxima mais aumenta a pressão no mundo, pois o diabo sabe que seu tempo está diminuindo.

Agora vejo pessoas fazendo o contrário, priorizam o futebol, o trabalho, a família, as férias, os familiares, o aniversário e coisas consideradas “legítimas”, porém existe um perigo aqui e é o de colocar as coisas de Deus em último plano e desenvolver um hábito onde se alimentar da Palavra de Deus e provar da unção coletiva disponível nos cultos, se torna algo secundário ou  até esquecido quando as pessoas já estão sendo consideradas até como desviadas da fé. Isso se torna quase sempre em apostasia.

Sua presença na igreja e ou algum serviço voluntário que você presta na igreja local não está acima da sua família e seu trabalho, porém CONGREGAR É SERVIR A DEUS EM ADORAÇÃO; É ADORAR A DEUS EM ESPÍRITO E EM VERDADE. A sua e nossa prioridade deve ser a vida com Deus e isto deve vir antes de sua família, seu trabalho e todo o restante. No evangelho de Mateus temos a palavra-chave de nossas vitórias diárias:

Mateus 6.33: “Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a Sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas".

Ser desigrejado é estar fora da comunhão; é um membro fora do corpo, é querer ter vida própria não estando ligado no corpo. Membro fora do corpo não tem vida própria. Não adianta ser membro de uma igreja somente pela televisão ou pelo rádio ou pela Internet através das redes sociais, tem que marcar presença, tem que ter presença na sua igreja,  tem que ter assiduidade. Geralmente estas pessoas estão à beira da apostasia. Não se deixe levar pelo espírito de engano que já se manifesta no mundo. As dificuldades aumentam, as lutas aumentam, o confronto espiritual aumenta, a guerra psicológica aumenta; tudo isso para tirar as pessoas da comunhão. Não se deixe dominar pelo desânimo, Não seja um desigrejado.

2 tessalonicenses 2:3,4. 
3- Ninguém, de maneira alguma, vos engane, porque não será assim sem que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,
4- o qual se opõe e se levanta contra a tudo o que se chama DEUS ou se adora; de sorte que se assentará, como DEUS, no templo de DEUS, querendo parecer DEUS.

2 - O PECADO DA OMISSÃO

Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. (Tiago: 4. 17).

Este versículo nos confronta e desconstrói  uma crença de que somente quando cometemos algum erro é que estamos em pecado, já que ele nos diz, de uma forma muito clara,  que o fato de deixar de fazer o que é correto também é pecado.

O medo do fracasso faz com que as pessoas se escondam. Se acovardar é omissão.

Isto nos leva a uma reflexão a respeito daquilo que fazemos e deixamos de fazer, pois a partir do instante que chegamos a essa conclusão, muitas das coisas que não estamos fazendo e a respeito das quais achávamos  estar tomando a atitude correta, está nos levando  a ser tão pecadores quanto as pessoas que cometem seu erros.

Não retarde as suas decisões quando Deus lhe mostra o que fazer.

É evidente que estamos falando de omissão, que nada mais é do que nos silenciar diante de determinadas coisas, ficarmos mudos diante de fatos onde deveríamos nos posicionar, deixar de lado aquilo que não poderia ser deixado.

O interessante é que quando nos omitimos em uma determinada situação e deixamos de lado alguma coisa que deveria ser denunciada, não parece tão grave quanto o fato praticarmos algum ato que esteja em descordo com os padrões. O que precisamos entender, e ficar bem claro, é que os dois estão errados e carregam o mesmo peso diante de Deus, o fato de ficarmos em nosso canto, não querendo se envolver, fingindo-se de morto é uma falta tão grave quanto cometer um erro, por isso um é chamado de pecado de comissão e o outro de pecado de omissão.

3 - A RECOMPENSA DOS FIÉIS.

Há algo que nos impulsiona a ter uma vontade muito grande de estar na casa do Senhor,  que é a igreja; o Espírito Santo nos enche de alegria para cumprirmos o que está no Salmo 121.1 que diz: Alegrei-me quando me disseram (me convidaram), vamos à casa do Senhor.

A recompensa daqueles que são fiéis, daqueles que são igrejeiros, é inevitável. Deus tem prazer em abençoar aqueles que se esforçam para estar na igreja nos horários de culto para adorá-lo.

Hebreus 6.10
Porquanto Deus não é injusto para se esquecer do vosso trabalho e do amor que revelastes para com o seu Nome, pois servistes os santos, e ainda os servis.

Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus.

Sendo assim, se podemos fazer o bem e não fazemos estamos sendo tão pecadores quantos aqueles que fazem o mal e o problema maior é que jamais conseguiremos esconder isso de Deus, ou seja, Ele sabe muito bem tudo aquilo que podemos e não podemos, já que  é Ele que nos capacita e nos dá todas as condições de continuar.

Isso colocado, nós devemos ter em mente que se podemos fazer o bem, façamos, se precisamos nos aproximar de alguém de quem estamos longe, aproximemos, se precisamos perdoar a alguém, perdoemos, isto é, não podemos ficar ignorando aquilo que precisamos fazer e cometendo o pecado da omissão.
Temos que lembrar de uma coisa muito importante: é que Deus não fica devendo nada a ninguém, Deus tem prazer em abençoar os seus fiéis.

1Coríntios 15.57,58.
57 Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.
58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. 1 Coríntios 15:57,58.

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário