quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

COMENTÁRIOS E CURIOSIDADES SOBRE A BÍBLIA PARTE I

COMENTÁRIOS E CURIOSIDADES SOBRE A BÍBLIA PARTE I


Vamos meditar um pouco sobre Bibliologia.

I - O que é Bibliologia? Definição.

Bibliologia é um dos campos de estudos da Teologia Sistemática que se ocupa do estudo da Bíblia, desde a sua origem, estrutura, formação, inspiração e história.

O objetivo destes estudos é fornecer informações importantes sobre a História da Bíblia, a sua formação e preservação baseada nos testemunhos dos profetas, apóstolos e de Jesus Cristo, procurando demonstrar por meio da própria Bíblia e por relatos históricos, a realidade dos fatos.

Este é um assunto de grande importância, que nos leva a conhecer e entender as escrituras sagradas, nestes últimos dias satanás tem feito de tudo para distorcer, e  enganar, ele usar até mesmo os meios de comunicação como uma das maiores ferramentas para negar a realidade que nela está escrita e fará de tudo para apagar do coração de muitos crentes a palavra de Deus. Reforçando este comentário no Salmo 119.11 o Salmista diz para Deus: “ Escondí a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”. “Aproveite”, não perca tempo, se esforce e se dedique à palavra de Deus.
No Salmo 119 versículo 105 encontramos a palavra que nos impulsiona a seguir confiando no Senhor Deus e em sua palavra porque diz: “ Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e luz para o meu caminho".

 II- INTRODUÇÃO:

A Bíblia tem superado, a mais de 20 séculos, inúmeras investidas, de certos tiranos e opositores. Ela tem sido o livro mais lido no mundo, a doutrina bíblica reside no fato de precisarmos ser auxiliados para uma boa percepção dos acontecimentos bíblicos. Embora Deus seja o autor da Bíblia, ele usou homens santos, e inspirando-os a escreverem o que os homens precisavam saber. A Bíblia tem resposta para tudo o que o homem precisa saber sobre Deus, anjos, a origem e o destino do homem; a origem do pecado e suas consequências; a realidade da salvação; a divindade do Espírito Santo e sua atuação; a existência da igreja etc. é dever do verdadeiro cristão, não só SABER, mas, ENTENDER e mais ainda, CONHECER a doutrina das escrituras.

III- QUAL A ORIGEM DO VOCÁBULO “ BÍBLIA ”

Em parte alguma da Bíblia encontraremos o nome “Bíblia”. É um termo de origem grega, que é derivado do nome que os gregos davam á folha de papiro quando preparada para a escritura. O nome dado era “Bíblos”; Um rolo já preparado era denominado “bíblion”; quando juntavam vários “bíblions, então chamavam de “Bíblia”. Portanto literalmente a palavra Bíblia quer dizer “coleção de livros pequenos”.

IV - NOMES E TÍTULOS DADOS À BÍBLIA

No Antigo Testamento:

“O LIVRO”. Um dos títulos mais singelos e objetivos. A partir de Moisés, a vida religiosa dos judeus foi organizada. Toda a vida do povo foi orientada por leis e ordenanças escrita num “livro” para memória e obediência, (Êx 17.14; Dt 28.58; 29.20,27). Ás vezes aparece como o “livro do concerto” (Êx 24.7); o “livro da lei” (Dt 28.61; 29.21; Is 1.8; 23.6; 1 Rs 22.8); o “Rolo do livro” (Sl 40.7); “as palavras do livro” (Is 29.18); “livro do Senhor” (Is 34.16); “Os livros” (Dn 9.2).

ESCRITURAS. O termo “escrituras” não é meramente um titulo dado a bíblia, mas refere-se ”ao que está escrito”, ao que está na bíblia (Êx 32.16; Dn 10.21).

PALAVRA DO SENHOR ou PALAVRA DE DEUS. São títulos bem conhecidos e aparecem em varias partes da bíblia, sempre referindo-se ao que Deus falou. (Jr 2.31; 22.29).

 A LEI DO SENHOR ou A LEI. Designação feita especialmente para referi-se à “LEI” dada ao povo de Israel através de Moisés (Js 1.7,8; 24.25,26; Sl 1.1-3; 1 Rs 2.3; 2 Cr 34.14-21; Ne 8.3,4,18).

No Novo Testamento:

A LEI E OS PROFETAS.  Esse titulo é citado no Novo Testamento em referência ao Antigo Testamento (Mt 7.12; 5.17-19; Lc24. 44; Jo 12.34).

V - A ORIGEM DA BIBLIA

Antes de haver a revelação divina escrita, Deus revelava-se verbalmente. Desde Adão até Moisés, passaram-se 2.500 anos aproximadamente. A revelação verbal de Deus foi transmitida inicialmente por Adão, que viveu 930 anos, e este passou as gerações seguintes até chegar a Moisés. Não há evidência de que houvesse alguma revelação escrita antes de Moisés, por isto Deus lhe ordenou: “Escreve isto para memorial num livro” (Êx 17.14).

Escritores da Bíblia. A bíblia foi escrita num período de 1.600 anos aproximadamente por 40 autores distintos. Esses não formaram uma comissão especial para produzirem juntos uma bíblia. Pelo contrario a maioria dos autores nem ao menos se conheceram e nem planejaram formar uma coleção de 66 livros, que mais tarde foi denominada bíblia. Um fato interessante acerca dos autores da bíblia é a diferença de cultura entre eles. Moisés, Lucas e Paulo eram homens cultos. Porem outros foram reis, pastores de ovelhas, fazendeiros, médicos, copeiros, soldados, lavradores e viveram em épocas distantes uns dos outros, em ambientes variados. Porém há algo que se destaca em tudo isso. Deus fez uso desses homens distintos entre si, para entregarem ao mundo uma só revelação.

VI - AS LÍNGUAS DE ESCRITA DA BÍBLIA

A bíblia, por ser um livro de procedência israelita, foi escrita nas línguas faladas pelo povo israelita. Devido á sua história acidentada pelas guerras, exílios e submissões aos domínios de outros povos, o povo judeu, sem perder suas características essenciais, sofreu enormes mudanças no seu sistema de vida política e religiosa. As línguas originais da bíblia são o hebraico e o grego, com algumas partes, no Antigo Testamento, escritas em aramaico.

Veja a sequência na parte II desta postagem.

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário