quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

MENTES CAUTERIZADAS PELO PECADO

MENTES CAUTERIZADAS PELO PECADO
II Timóteo 3: 1-9.

Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.

Pois entre estes se encontram os que penetram sorrateiramente nas casas e conseguem cativar mulherinhas sobrecarregadas de pecados, conduzidas de várias paixões, que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade. E, do modo por que Janes e Jambres resistiram a Moisés, também estes resistem à verdade. 

São homens de todo corrompidos na mente, réprobos quanto à fé; eles, todavia, não irão avante; porque a sua insensatez será a todos evidente, como também aconteceu com a daqueles.

Vejamos quais os principais sintomas da apostasia e da mente cauterizada. As pessoas que, infelizmente, são acometidas por estes males que afetam a vida espiritual, também são atingidas moralmente mas não se importam mais com o que está acontecendo com eles (elas). 

Usam palavras e chavões modernos da sociedade alienada para (querer) justificar a situação caótica e calamitosa em que, lamentavelmente, estão vivendo. Vejamos abaixo, assim como no texto bíblico acima, uma relação dos comportamentos mais comuns que caracterizam biblicamente uma mente cauterizada pelo pecado que geralmente leva a pessoa a se apostatar da fé.

Prostituição, adultério, desrespeito a hierarquia, desrespeito as autoridades, desrespeito a pais e mães, lascívia, sensualidade extrema, fornicação, furto, roubo, uso de palavras torpes, fuxico e fofoca, rebelião, insensibilidade com a dor do próximo, blasfemar contra Deus, todas as coisas que ferem e trazem prejuízo para o seu próximo, e muito mais. E no final, uma completa falta de temor a Deus. 

O que vemos nesses últimos dias, é uma total falta de respeito com a presença Deus nas igrejas. Onde isso vai parar? Pessoas com suas mentes completamente cauterizadas e com uma visão distorcida do que seja reverência e culto a Deus. Homens de terno denominados pastores, com vídeos pregando e orando por pessoas nas igrejas, e em outros vídeos participando de orgias e ostentando e desfrutando de bens materiais bancado pelo povo pobre que ofertam e dão dízimo nas igrejas. Cantores gospel com fotos e vídeos sensuais e até no ato de adultério vazados na internet, outros envolvidos com drogas, com ocultismo, maçonaria e outras coisas terríveis. Essas mesma pessoas, sobem nossos púlpitos,  pregam, cantam, usam da sensibilidade das pessoas humildes para emociona-las, depois escarnecem de tudo isso. Pregadores e cantores (?) treinados para influenciar as pessoas emocionalmente e sem nenhum escrúpulo ou temor a Deus tiram desses pobres coitados o que ainda lhes resta de dinheiro e bens.

Apostasia: Este termo é mais empregado para se referir ao ato de renúncia da fé religiosa.
Mente cauterizada significa ter uma “mente morta” e fechada; insensível  O termo cauterização está diretamente ligado á cicatrização. Cauterização mental é a falta de consciência e arrependimento.  perde a sensibilidade.

Assim como um ferro de marcar que danifica a pele a ponto de fazê-la perder o tato, a prática deliberada e persistente do pecado pode tornar a consciência insensível.

Como podemos ver, são pessoas que estão doentes espiritualmente para não dizer mortas. Perderam completamente o temor a Deus, e andam conforme seus próprios desejos, geralmente anunciam em suas predicas que fazem tantos milagres financeiros em nome de suas igrejas. E o pior de tudo, usa quem está ao seu redor para alimentar isso, destroem sonhos, minam a fé das pessoas com suas práticas. Vivem de aplausos e plateia. Seus púlpitos se transformaram  em palcos de shows com suas práticas enganosas que se não se arrependerem, vão pro inferno. Não sou eu quem diz, é a bíblia que afirma isso. Entendam, um cego, não pode guiar outro cego. Busquem na palavra de Deus o conhecimento e nas orações intimidade com Deus. Acorda povo! Cuidado naquilo que aprovam. Não sejam participantes na mesa com escarnecedores, nem se assentem na mesma mesa com esse tipo de gente. Leia e medite no Salmo 1. 

Toda honra e toda glória pertence a Deus. Deus não divide com coisa imunda sua glória. Foi pago um preço muito alto pela nossa salvação, pra esses filhos do diabo ficarem agora atrapalhando a obra de Deus. Julgai tudo, retenha o que é bom. Como posso tirar água limpa de um poço sujo? Como posso me alimentar de forma saudável com comida estragada? Parem pra pensar. Não andem como gado; você não está em um curral fechado; foi para a liberdade que Cristo nos chamou. Deus nos deu capacidade de raciocinar e escolher, pelo livre arbítrio, o que é melhor para nossa saúde espiritual.  Portanto, leiam e examinem a palavra de Deus.

“A arrogância  precede a ruína e a soberba a queda". Provérbios 18.18.

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.






Nenhum comentário:

Postar um comentário