domingo, 24 de dezembro de 2017

O VERDADEIRO NATAL

O VERDADEIRO NATAL

O profeta Isaias conhecido como o profeta messiânico profetizou sobre o nascimento do Messias: Isaias 9.6.

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o governo está sobre os seus ombros. E Ele será chamado Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”.

Os textos bíblicos abaixo nos trazem as informações mais precisas de como foi o nascimento de Jesus. 

Mateus 1

18 Foi assim o nascimento de Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo.
19 Por ser José, seu marido, um homem justo, e não querendo expô-la à desonra pública, pretendia anular o casamento secretamente.
20 Mas, depois de ter pensado nisso, apareceu-lhe um anjo do Senhor em sonho e disse: "José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo.
21 Ela dará à luz um filho, e você deverá dar-lhe o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados".
22 Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta:
23 "A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamarão Emanuel", que significa "Deus conosco".
24 Ao acordar, José fez o que o anjo do Senhor lhe tinha ordenado e recebeu Maria como sua esposa.
25 Mas não teve relações com ela enquanto ela não deu à luz um filho. E ele lhe pôs o nome de Jesus.

Lucas 2

1 Naqueles dias, César Augusto publicou um decreto ordenando o recenseamento de todo o império romano.
2 Este foi o primeiro recenseamento feito quando Quirino era governador da Síria.
3 E todos iam para a sua cidade natal, a fim de alistar-se.
4 Assim, José também foi da cidade de Nazaré da Galileia para a Judeia, para Belém, cidade de Davi, porque pertencia à casa e à linhagem de Davi.
5 Ele foi a fim de alistar-se, com Maria, que lhe estava prometida em casamento e esperava um filho.
6 Enquanto estavam lá, chegou o tempo de nascer o bebê,
7 e ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria.

Lucas 1:35

"E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus".

Que nesta data especial o verdadeiro espírito natalino esteja presente em nossas casas: o nascimento de Cristo Jesus. Muita saúde, paz, alegria e serenidade a todos. Que tudo se renove e que os laços familiares se fortaleçam cada vez mais.

O verdadeiro significado do Natal.

O nascimento de Jesus é o amor insondável e incomparável de Deus para com a humanidade. João 3:16-17 diz: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crêr não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele”.

Então  o verdadeiro significado do Natal é a celebração deste ato de amor incrivelmente incomparável de um amor incrivelmente profundo e de um amor incrivelmente insubstituível. O grande amor do Eterno Deus para com a humanidade.  O nascimento de Jesus é o infinito amor de Deus em favor da humanidade. 

A verdadeira história do Natal é a história de Deus se tornando um ser humano na Pessoa de Jesus Cristo. Por que Deus fez isso? Porque Ele nos ama. Por que o Natal foi necessário? Porque precisávamos de um Salvador? Por que Deus nos ama tanto? Porque Ele é o próprio amor (1 João 4:8). Por que celebramos o Natal a cada ano? Como gratidão pelo que Deus fez por nós, lembrando-nos do nascimento de Jesus e através da troca de presentes, quando o adoramos e ao sermos especialmente conscientes dos pobres e dos menos afortunados pelo modo e pelo local que Jesus nasceu,  mas principalmente porque Ele é o Salvador de tantos quantos nEle crer.

O verdadeiro significado do Natal é o amor. Deus amou os seus e forneceu uma maneira, a única maneira, para passarmos a eternidade em Sua presença. Ele deu o Seu único Filho para carregar em nosso lugar a punição por nossos pecados. Jesus pagou o preço por completo e, quando aceitamos esse dom gratuito do amor do amor de Deus, somos livres da condenação. Vejamos a confirmação do apóstolo Paulo  a esse respeito: "Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós".(Romanos 5:8).

Sobre o dia 25 de dezembro?

Há controvérsia quanto à data do nascimento de Jesus em 25 de dezembro. A Igreja Ortodoxa comemora o nascimento de Cristo em 6 de janeiro, e a Igreja Armeniana em 16 de janeiro.

Embora não saibamos o dia exato, sabemos que este glorioso evento foi anunciado por Deus desde os primórdios da humanidade. (Gênesis 3.15). 

O Filho de Deus deslocou-se da Eternidade para o cumprimento das profecias que vaticinaram com impressionante exatidão sua etnia, sua família, sua tribo, o lugar onde deveria nascer, o tempo e o modo inédito de sua geração no ventre de uma virgem chamada Maria. 

A data de 25 de dezembro, aceita pela cristandade ocidental, foi fixada em 440 d.C., talvez para substituir as festas pagãs decorrentes do solstício do inverno, como os cultos solares dos celtas e germânicos. A festa mitraica realizada neste dia celebrava o natalis invicti Solis (nascimento do vitorioso Sol). Ora, a Palavra de Deus identifica Cristo como o Sol da Justiça (Isaías 60.1-3; Malaquias 4.2 e Lucas 1.78-79). Logo, os romanistas aproveitaram essa data para levarem os pagãos a celebrarem o nascimento de Cristo.

Seja como for, não há problema em comemorarmos o Natal em 25 de dezembro, mesmo sabendo que Jesus não nasceu nessa data. O mais importante para o mundo Cristão é comemorar o nascimento  do Salvador. Esse dia perdeu o significado original pagão. A ressalva que devemos fazer é que as alegrias das festividades de Natal não devem estar concentradas somente nos presentes, nem na comida, nem na bebida, mas principalmente em Jesus, o maior presente de Deus para toda a humanidade.

O nascimento de Jesus dividiu a história da humanidade em dois grandes segmentos: antes de Cristo (a. C.) e depois de Cristo (d. C.). Cristo é o centro de todas as coisas. Qualquer documento, qualquer data, para ter valor universal, tem de referir-se ao Natal de Jesus Cristo. Por exemplo: Davi, Rei de Israel, viveu mil anos antes de Cristo. O Brasil foi descoberto no ano 1500 a.D. (ano Domini = ano do Senhor).

Os aniversários natalícios perdem o seu valor com o passar dos anos. O primeiro ano sempre é uma festa fenomenal; depois a euforia se perde no tempo. O nascimento de Jesus é comemorado há mais de dois milênios com maior intensidade a cada ano.

Quando Maria estava prestes a dar à luz, não havia lugar para Jesus nascer (Lucas 2.7). Ainda hoje, também não há lugar para Cristo nos banquetes onde se cultuam mais a glutonaria e a bebedice do que o nome de Jesus. Não há lugar para Cristo nas cestas de Natal, carregadas de bebidas alcoólicas, nem na ganância dos comerciantes que exploram o povo e os comerciários, e muito menos nos presentes doados para bajular, ou visando receber outros em troca. Não há lugar para Cristo nos bailes natalinos e do réveillon  que são prelúdios das orgias do carnaval; nem no Papai Noel, figura pagã, que usam para enganar as crianças, expondo-as a duvidarem, mais tarde, das verdades do Evangelho de Cristo. Por fim, não há lugar para Cristo no sincretismo religioso em que tem se transformado o Natal. Hoje, a linda história do Natal é infelizmente misturada com a idolatria, a magia negra, o fetichismo e outras práticas pagãs.

Os “magos” foram ao encontro de Jesus,  guiados por uma estrela, e lhe ofertaram  ouro, incenso e mirra. Ofertemos-lhe também o ouro do que possuímos, o incenso da nossa fé e a mirra do nosso amor. Se nos oferecermos como um verdadeiro sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, poderemos experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Romanos 12.1-2).
Os “magos”, avisados por Deus, voltaram por um “outro caminho”(Mateus 2.12). 

Se retornassem pelo mesmo caminho, Herodes os forçaria a revelar onde estava o menino Jesus, e tanto Jesus como os magos não escapariam da morte. 

Há sempre um novo caminho para quem encontra a Cristo. Jesus é o “alto refúgio de esperança” e “o caminho santo” de  (Isaías 35.8), porque Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida (João 14.6).

COISAS ÚNICAS NO PRIMEIRO NATAL

Um nascimento único: Deus feito homem.

Uma mãe única: Jesus nasceu de uma virgem.

Um berço único: uma manjedoura.

Uma recepção única: Em Seu nascimento foi saudado por anjos.

Uns visitantes únicos: Os primeiros a encontrarem Jesus eram pastores do campo.

Uma missão única: Jesus nasceu para ser o Salvador dos homens.



Feliz natal para você e sua família.Tenham muita alegria, vida e saúde em todos os natais em nome de Jesus.

Deus abençoe você e sua família. 


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor 


Nenhum comentário:

Postar um comentário